Carregando...

Televangelismo : Bençãos e Confusões na TV Aberta

Edir Macedo (esq), Valdemiro Santiago e Agenor Duque (dir)

Cada vez mais as igrejas evangélicas neo-pentecostais entram no ar na TV Aberta Brasileira.

Antes de começar o texto que fique explicado o seguinte, que a intenção não é criticar ninguém, nem os evangélicos e nem aqueles que não gostam deste tipo de programação e sim mostrar de uma forma justa e coerente a situação e quem saiba até um debate de opiniões descente para que haja um bom senso, e quem saiba possamos colocar o pingos no "i" e que fique agradavél a todos.


As igrejas de um modo geral, tanto as evangélicas quanto a católica usam os veículos de comunicação para fazer suas pregações, missas, etc.
Elas usam desde de jornais e revistas até a internet, mas os meios que tem um alcance com mais repercussão sempre foram o rádio e a televisão.


O cristianismo sempre enfatizou a necessidade da pregação do evangelho para todos os povos. Historicamente, isso foi alcançado com a ajuda de missionários, com a distribuição de bíblias e livros sobre o assunto. Alguns cristãos perceberam que a rápida disseminação de informações era possível por meio do rádio. Na década de 1920, nos Estados Unidos, o televangelismo começou a ser usado para essa tarefa, com a ida dos primeiros pregadores para o rádio. Transmissões via rádio eram vistas como uma atividade complementar para o tradicional missionarismo, permitindo o aumento no número de pessoas atingidas e redução de gastos para isso e também facilitando o acesso à mitologia cristã em países que tinham proibido a atividade dos missionários. O objetivo do rádio cristão era converter novas pessoas ao cristianismo e fornecer informações e apoio aos fiéis. Tal ideia continua a funcionar hoje, também via televisão, de acordo com a Wikipédia.

Aqui no Brasil sempre existiu programações das mais diversas religiões no rádio, deste dos tempos auge do rádio AM que se perpetua até hoje e inclusive nas Rádios FM onde atualmente tem um maior alcance. Na TV brasileira, não tem como dizer qual foi o primeiro programa religioso da história, porém é sabido que o programa "Mosaico na TV" que é exibido desde 16 de julho de 1961, sendo o programa mais antigo da televisão brasileira ainda em exibição, seguido pelo Programa Silvio Santos. É um programa voltado à comunidade judaica da cidade de São Paulo. Atualmente sendo transmitido nos canais 9 da NET e 186 da Vivo TV em São Paulo.

Nos tempos da TV Excelsior, também já se exibiam programas religiosos, o "Santa Missa no Seu Lar" que estreou em 1963 indo até o ano de 1968 e desde de 1965 é exibido na TV Globo, logo na primeira semana da emissora da Familia Marinho, sendo assim o programa mais antigo da Rede Globo

A TV Tupi também transmitiu programas religiosos. Em outubro de 1978 entrava no ar um programa chamado "O Despertar da Fé" apresentado pelo então "Pastor Macedo". Na página 26 do Livro "Nada a Perder 2", o bispo Edir Macedo relata.

Edir Macedo em 1978 na TV Tupi
"Em outubro de 1978,porém, seis meses a nossa pioneira investida no rádio, decidimos alugar um horário na televisão. a chance surgiu na extinta TV Tupi que já demonstrava sintomas de crises financeiras... O programa exibido para todo Brasil tinha apenas 30 minutos diário.. O Despertar da Fé começava ás 7h30 horário que não tinha nenhum tipo de programação nas demais emissoras. Naqueles tempo, a maioria dos canais ficavam fora do ar ate o final da manhã... Eu gravava pessoalmente os programas no bairro da Urca, na sede da TV Tupi, canal 6 no Rio de Janeiro, o cenário tinha ao fundo o desenhos de mãos unidas em posição de oração suavemente cortada por raios solares... Quando a TV Tupi faliu em julho de 1980 passamos ir ao ar através da Rede Bandeirantes com programação regional.Em 1981 ja eram 20 estados recebendo o sinal do nosso programa de lá até os dias atuais, jamais abandonamos a televisão para a pregação do Evangelho em atendimento aos necessitados."

Outro pastor que está há muito tempo na TV é Silas Malafaia, só na CNT ficou no desde 1982 até o ano de 2014, quando a Igreja Universal arrendou 22 horas da programação da emissora da Família Martinez.

Na virada de 1989 para 1990, Edir Macedo compra de Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos, a TV Record. Em março de 1993 surge a Rede Boas Novas, em 1º de maio de 1995 surge a Rede Vida inaugurada pelo Dom Antonio Maria Mucciolo e João Monteiro de Barros Filho, tendo o extinto Banco Bamerindus sendo o primeiro anunciante da Rede Vida, pagando os anúncios antecipadamente. Não esquecendo dos arrendamentos que a Igreja Renascer em Cristo, liderada pelo Apóstolo Estevam e a Bispa Sônia Hernandez fizeram na Rede Manchete no ano de 1999.
Até este ponto entende-se que canais religiosos e programas alugados não é uma coisa atual e que isso existe há bastante tempo.

Apóstolo Valdemiro nos estúdios de TV
Em 2006 a Rede 21, canal que pertence ao Grupo Bandeirantes é alugado para a PlayTV de Fábio Luís Lula da Silva (conhecido como Lulinha), é filho do então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. O contrato era para ser de 10 anos, mas foi interrompido devido divergências entre o Grupo Bandeirantes e a GameCorp pois alega-se, a Gamecorp teria sido politicamente beneficiada por ser propriedade do filho do presidente Lula em sociedade com os filhos do político Jacó Bittar, um dos fundadores do PT. Então em 1º de agosto de 2008 o Grupo Bandeirantes fecha parceiria com o Apostólo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD). Desde 7 de julho de 2008, a IMPD já ocupava 7 horas na programação da emissora (das 3h ás 10h), depois desta renovação de contrato, passou assumir 22h de programação, sendo de 0h até a 22h do outro dia e depois disso parece que se tornou comum o hábito das emissoras arrendarem seus horários para terceiros.

Desde 2012 , canais como Ideal TV, RBI, CNT, Rede NGT alugam praticamente sua grade toda de programação, não esquecendo de outras emissoras que alugam alguns horário como a Band, Rede Brasil, Rede TV entre outras que também alugam horários.

A programação religiosa não tem nada demais e não faz mal a ninguém, tirando algumas excessões de intolerância a outras religiões, etc.
Mas geralmente estes programas religiosos vem trazer um pouco de paz uma mensagem de conforto para aqueles que assistem, muitos acabam tendo suas dores internas, aquela inquietação do dia a dia saciadas por uma oração com o copo d'água diante da TV. Muitos vão para estas igrejas e deixam de ter vícios como o da bebida, drogas que destroem lares, não podemos esquecer em hipótese alguma, o trabalho social que todas essas igrejas realizam, não só igrejas mas como outras religiões também fazem. Claro que nem todo mundo ali é santo, na verdade, alguns são sacripantas, hipócritas e enganadores pregando heresias na televisão, mas não podemos manchar a história de um movimento por causa de um ou outro que faz besteira, mesmo você não seja adepto a alguma religião ou sua religião é diferente das outras tem que haver respeito; até porque o respeito é uma palavra que tem poder para não entrarmos em brigas desnecessárias.

Só que isso tudo, é muito bacana, mas apesar de tudo tem que ser fazer cumprir as leis que existem neste país, que mesmo que não sejam levadas muito a sério tem que obdecer as leis, estamos falando da "Constituição Federal de 1988" que no seu artigo 221 diz que :

A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:

I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;

II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;

III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;

IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.


Neste artigo da Constituição Federal diz que devemos ter programas educativos, culturais, respeitando valores éticos, etc. O mais interessante é que em relação a programação promíscua, irrelevante ou programas que induzem ao erro como é o caso daqueles jogos caças níquéis, não existe, nada que possa tirar isso do ar, mas contra programa religiosa existem vários projetos que querem impedir este tipo de programa, pois alegam que ultrapassam a cota de aluguel comercial, porém uma noticia saiu no site do ConJur, neste no dia 11 de maio de 2018 onde a Justiça reconhece que canais de TV podem sim vender suas programações para igrejas pois segundo o procurador Bruno Costa Magalhães reconhece que nos autos que não é possível caracterizar o contrato de comercialização como descumprimento do percentual destinado, porque “programas de cunho religioso e cultural não podem ser considerados, em tese, como publicidade comercial."

Mas o problema não é isso, o problema é quase esse oligopólio, não dando opção ao telespectador assistir praticamente nada em TV Aberta, visto que, um país com dimensões continentais como o Brasil, não pode forçar que todos assistam este tipo de programação o dia inteiro ,todo dia, tem quer espaço para todos. Não acho certo que tirem a programação religiosa da TV, mas sim que haja um controle disso.

Logo no início deste texto tem um relato do Bispo Macedo em seu livro "Decidimos alugar um horário na televisão. a chance surgiu na extinta TV Tupi que já demonstrava sintomas de crises financeiras" As coisas não estão diferente hoje em dia, se esses canais não venderem suas programações elas vão falir assim como foi a TV Tupi, porém hoje o nosso padrão de TV Digital que é o ISBD-T permite que façamos uso da multiprogramação, sendo que isso é restrito aos canais estatais como a TV Brasil e TV Cultura por exemplo, porém se esses canais fossem liberados daria para fazer o seguinte.


1. Liberar até 3 canais da multiprogramação para os canais comerciais.
2. Sendo 1 desse poderiam ser alugados 24h por dias para terceiros
3. Uma empresa que aluga em um canal não poderá alugar em nenhum outro
4. Para o canal que tem a concessão ter direito a multiprogramação elas deveriam no minimo 19 horas de programação própria, sem vender nenhum horário para terceiros, somente anúncios comerciais comuns.
5. Descumprindo estas regras. Multa ou perde a concessão de TV.


Pois já que não tem condições de ter um canal de TV funcionando decentemente, devolve a Governo Federal, simplesmente.
Com essa ideia acima, quem está interessado em programas religiosos poderiam assistir este tipo de conteudo, porem aqueles que não estão a fim poderiam assistir conteúdo produzido por aqueles canais que hoje não transmitem nada que é do interesse deles. Você imagina a Ideal TV, Rede NGT, RBI, CNT fazendo isso? Ganharíamos 4 canais com conteúdos próprios, voltados ao jornalismo, entretenimento, variedades, programas culturais, etc.

Isso pode parecer uma utopia, pode até parecer maluquice todas essas idéias, visto que não se respeita nada neste país chamado Brasil, entretanto tudo pode mudar se tivermos um Ministro das Comunicações que entendam do assunto e que seja sério; até porque nós que somos entusiastas da TV Aberta queremos diversidade de conteúdo, independente de qual programa seja, não é legal, todos os canais o mesmo horário transmitirem um só tipo de programa tenha ele a vertente que for e aqueles programas que são de má índole e que ofendem o telespectadores tem que ser denunciados, canais que exibem coisas promíscuas, você troca de canal e mostra pra eles que isso não presta e quem detém o poder da audiência é você com seu controle remoto. Veja como fazer isso no site da EBC, neste link você encontra na íntegra tudo isso.
"O que fazer quando a programação de TV e Rádio veicula conteúdos impróprios ou considerados ofensivos? Pela Constituição Federal, os veículos, que operam concessões públicas, devem privilegiar conteúdos educativos, artísticos, culturais e informativos, mas nem sempre é assim. Para o procurador regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Dias, do Ministério Público Federal (MPF), "muitas emissoras acabam adotando uma prática que é colocar no ar conteúdo bastante questionável que, em alguns momentos, tangenciam para atos ilícitos", avalia.

Qualquer cidadão que avaliar que emissoras cometeram abusos em sua programação pode protocolar uma denúncia ao Ministério Público Federal. A partir daí, cabe ao MPF pedir esclarecimentos à emissora e ao Ministério das Comunicações com relação ao conteúdo que foi veiculado - o ministério também recebe denúncias pelo email: denuncia@comunicacoes.gov.br.

Em seguida, é iniciado um diálogo com a emissora no sentido de uma retratação ou de abrir espaço em sua programação para veicular campanhas educativas ou que possam dar voz aos grupos que se sentiram atingidos pelo conteúdo.

Se não for possível um acordo com a emissora, o MPF parte para uma ação civil pública com o objetivo de aplicar sanções. “Nós atuamos em relação à emissora, para impor sanções e também com relação ao Ministério das Comunicações, para que ele atue de forma a fiscalizar esses abusos”, aponta Dias."

Acredito que todos que somos fãs de TV Aberta queremos diversidade de programação, que tenha espaço para todos e que haja respeito, que a TV ensine a educação, os bons costumes, a diversão, credibilidade e tudo que há de bom neste.


Reitero novamente que este texto não tem a intenção de ofender ninguém e desde já peço desculpa se alguém se sentiu ofendido com alguma coisa escrita aqui.

OBS: A opinião é do autor do texto e não condiz com os outros participantes do site.

Curta a nossa pagina no Facebook
www.facebook.com/tvsdorj, ou digite TVs do RJ

TV 7268932369188580751

Postar um comentário

  1. sou evangélico e acho errado o q o agenor tem feito.
    po tem dia q ele esta no canal 12,16 , 51.
    isso é radicalismo, e querer impor na marra q o assistam.
    po 3 canais é absurdo.

    ResponderExcluir
  2. Esses arrendamentos de emissoras de tv pra evangélicos começou com o grupo bandeirantes de televisão, tudo culpa deles e do Valdomiro Santiago que era o inquilino do canal 21 de São Paulo em 2008, me lembro quando o canal 21 entrou na parabólica em 2001, era um canal de filmes, séries, programas de entrevista, jornalísticos e reprises da band. Também lembro quando a play tv entrou no ar nesse canal em 2006, foi o primeiro canal de música do satélite, antes da chegada da MTV dois anos depois. Vez em quando, eu troco os canais da parabólica e me dá tristeza, saber que tantas frequências boas, mas entregue a evangélicos. É ruim assistir o canal que era a MTV hoje ser da igreja universal, o canal que era tv cultura sp, hoje ser da tv novo tempo ( Bem que a novo tempo não é ruim) e o canal que era a tv diário, hoje ser um tal de CJC que vive o tempo todo repetindo clipes gospel e programas da igreja da graça.

    ResponderExcluir
  3. Esses arrendamentos de emissoras de tv pra evangélicos começou com o grupo bandeirantes de televisão, tudo culpa deles e do Valdomiro Santiago que era o inquilino do canal 21 de São Paulo em 2008, me lembro quando o canal 21 entrou na parabólica em 2001, era um canal de filmes, séries, programas de entrevista, jornalísticos e reprises da band. Também lembro quando a play tv entrou no ar nesse canal em 2006, foi o primeiro canal de música do satélite, antes da chegada da MTV dois anos depois. Vez em quando, eu troco os canais da parabólica e me dá tristeza, saber que tantas frequências boas, mas entregue a evangélicos. É ruim assistir o canal que era a MTV hoje ser da igreja universal, o canal que era tv cultura sp, hoje ser da tv novo tempo ( Bem que a novo tempo não é ruim) e o canal que era a tv diário, hoje ser um tal de CJC que vive o tempo todo repetindo clipes gospel e programas da igreja da graça.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos