Carregando...

Opinião: A banalização da comunicação e do audiovisual

Foto á esquerda de Leilane salvando o caminhoneiro e ao lado uma arte em formato de quadrinhos.
Créditos:  Instagram @AngeloFrance


De uma maneira bem sucinta, irei expor o que muita gente não tem coragem de dizer e isso é algo que me incomoda. Vou falar da década de 80 pra frente. Naqueles tempos você ter uma câmera fotográfica ou filmadora VHS era coisa de rico, eram poucos que podiam ter estes equipamentos naquela época.
As fitas VHS eram caras, você só reproduzia ela nos video-cassetes e a fotos você tinha que pagar para revelar e torcer para que nenhuma delas saísse tremidas ou com aqueles tenebrosos olhos vermelhos.

Lembro-me muito de em 2006 ter ganhado meu primeiro celular que tirava fotos, era o Siemens MC60, era fenomenal, coisa de outro mundo, "pura ostentação", porque aquilo era novidade naquela época, mas era sensacional você poder registrar fotos com uma celular mesmo com uma baixa resolução. Em seguida surgiram os telefones celulares que filmavam, outra função espetacular, apesar de gravar em VGA, ou seja, baixíssima qualidade e detalhe, só podia gravar cerca de 3 minutos porque acabava com a memória do celular e naquela não existia cartão de memória para os celulares, estamos falando de 2007, inicio de 2008.



Siemens MC60
Em 2010 surgem os "Telefone com internet". Na verdade isso sempre existiu só que era coisa de louco, acabava com todos os seu créditos, era um sistema chamado GPRS. Com o advento do Smartphones as telas passaram a ser coloridas, passou a ter um toque na tela, a resolução de imagem aumentou, o espaço de memória também, a internet mais rápida na medida do possível, etc.
Mas banalização do audiovisual se tornou muito grande, pois hoje em dia qualquer pode produzir qualquer tipo de conteúdo. Não vou falar do Youtubers, frívolos e pueiris que tem por aí e sim das pessoas que usam estes tipo de recurso para fazer algo cada vez mais relevante. Por exemplo, no dia 11 de fevereiro de 2019, veio a falecer em um acidente de helicóptero o jornalista Ricardo Boechat. A aeronave bateu em um caminhão e uma moça tentava salvar o motorista, diversos marmanjos filmavam ao invés de ajudar. Como que pode isso? O povo está ficando louco? Muito mais que likes na internet; é uma vida!!! E a mulher sozinha, tentando ajudar e todo mundo parado filmando. Um outro caso recente foi de um padrasto espancando o enteado, talvez você diga. "Ah! Mas é para fazer provas contra ele. Tudo bem, entendo. Mas como pode uma mãe vendo o filho ser espancado, nu, sendo virado de ponta cabeça e jogado em cima da cama, aceita ver o filho apanhar e ao invés de fazer algo contra o agressor, em risco da criança sobre uma lesão grave. Claro que existem casos e casos, mas poxa, pensem nisso. Outra coisa que me aborrece muito é ver adolescentes em brigas escolares, eles filmam e jogam na internet como se fosse pra falar Olha lá o que eu fiz. Daí chutam a cabeça, puxam cabelo, rasgam as roupas, tudo para ganhar repercussão nas redes sociais e pior que isso ainda vai para TV. Será que não tinha ninguém para separar esta briga? O meu desabafo, é porque isso já aconteceu comigo. Há alguns tempo atrás, fui comprar uma televisão e passei mal, me filmaram, jogaram na internet, dizendo que eu tive um "mau súbito", meus parentes ligando desesperados, pensam que algo mais grave tinha ocorrido, eu simplesmente tinha desmaiado; não me socorreram e por sorte 2 amigos meus me encontraram e me socorreram e impediram sabe de que? Que furtassem minha TV. Graças á Deus estou teclando agora, olhando para essa TV/Monitor que quase foi furtado por que passei mal. E quando algumas pessoas vão à um show, no cinema ou uma peça de teatro e fica lá filmando, será que ela vai gravar em DVD depois? Superdesnecessário.

Tenho amigos meus que são fotógrafos, designer, editores que estudaram para exercer a profissão sendo criticados, quiçá até humilhados por que vem algum pateta dizendo "Ui minha camêra é melhor que a sua, e olha meu notebook, meu PC, super moderno. Mas mesmo tendo equipamento muito evoluídos, não sabem tirar uma foto, não editar, não sabe o que é fade in, fade out, numa edição de vídeo. Simplesmente acham que a câmera ou PC tem que fazer tudo para eles e ainda são esnobes e tenha a intrepizer de disser coisas do tipo "Sou blogueirinho, fotografo pra que?" Claro, com um celular ultra caro, que faz tudo para você, até eu faço! Não estou falando só pelos meus amigos fotógrafos não, mas falo por todos os profissionais que estudaram alguma área da comunicação e é desvalorizado por causa de uma mané, que acha que tudo é feito por um simples aperta de botão, não é assim que a banca toca. Profissionais que estudaram, sabem o que fazem, sabe da ética em produzir algum conteúdo, sabe da técnica, assim também falo dos auto-ditadas que aprenderam com afinco e dedicação extrema uma profissão e também merecem todo respeito.

Os mesmo vale para paginas de Facebook, sites, blog's que por terem tudo aos suas mãos querem vir humilhar os outros. Quero ver por exemplo, fazer que nem eu, trabalhar de segunda à sabádo, estudar à noite, de segunda a sexta, pós serviço, internet da Oi Velox de 10mb e um PC de R$ 300, com 80 Gb de HD e 2Gb Ram, vira e mexe vem algum abobado dizer que não tenho compromisso, que sou relaxado, que sou "CTRL+C CTRL+V", quem diz isso são aqueles que se achamn os donos das informações, como se fossem mandatários, ditadores das notícias, mas na realidade são verdadeiros sofômanos; como se eu precisasse copiar alguma notícias de alguém. Sempre que fiz coisa erradas, pedir desculpas ao leitores e tenho aprendido dia após dia, já quase 6 anos escrevendo para o TVs do RJ. Eu sou um auto-ditada, o único curso que fiz, foi um de Técnico em AudioVisual que nem completei. Admiro quem é auto-didata, admiro quem estuda, admiro que trabalha com qualquer área da comunicação ou qualquer profissão que seja, escreve com seriedade nas suas páginas,mas por fineza, não sejamos esnobes. Ninguém nasce sabendo, nem todo mundo nasce em berço de ouro. O tempo vai dizer quem presta e quem não presta e o humilhados serão exaltados por Deus.


A opinião é pessoal do autor e não de outros componentes do site

Curta nossa fanpage no Facebook
facebook.com/tvsdorj ou digite TVs do RJ
ou nos siga no Twitter @TVsdoRJ
Técnico 2223323091666587487

Postar um comentário

  1. replica bags by joy gucci replica g7r46x7v88 replica bags in dubai replica bags wholesale in divisoria fake hermes a6p61s8h24 replica bags korea pop over to this web-site f0b50p0x81 louis vuitton replica handbags replica bags hong kong g1m85i9x46

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos