Carregando...

Canal 2 VHF

O Canal 2 VHF é transmitido pela Frequência de 54 MHz a 60 MHz.

No Rio de Janeiro o Canal 2 VHF transmitiu inicialmente a Rede Excelsior (1963-1970).

Rede Excelsior (1963 - 1970)

A Rede Excelsior é uma extinta rede de televisão brasileira cuja primeira emissora, a TV Excelsior de São Paulo, entrou no ar em 9 de julho de 1960. Fechou as portas em definitivo em 30 de setembro de 1970. A rede de televisão pertencia ao empresário Mário Wallace Simonsen.

Ocupou o espaço do antigo Cine Astória na Rua Visconde de Pirajá - Ipanema. Em 1963, comprou a concessão do canal 2 do Rio de Janeiro, até então pertencente à Rádio Mayrink Veiga, que nunca desenvolveu sua estação de TV.

Em 1º de outubro de 1970: a Excelsior se encontrava á beira da falência. Por volta das 18h40, Ferreira Neto invade o estúdio, que estava transmitindo um programa humorístico (Adélia e Suas Trapalhadas), e anuncia aos telespectadores que o governo decretara o fim da Excelsior. Naquele momento, na central técnica da Excelsior, estavam alguns técnicos do DENTEL, que tiraram a emissora do ar naquele momento. A Rede Excelsior acabava ali.

Judicialmente, a Excelsior tinha o prazo máximo de até 15 de dezembro de 1970 para "acertar as contas" com o governo Médici, ou seja, pagar no mínimo metade de tudo o que devia. No fim do prazo, a estação não havia pago nem 1% de tudo que devia. No dia 15 de dezembro, as concessões outorgadas à Excelsior são cassadas.

Em 1970 o canal 2 do Rio sair do ar, a ACERP por meio do Governo Militar, ganha a concorrência aberta pelo próprio Governo para transmissão de uma emissora educativa, a TVE Brasil, que imediatamente se associa com a TV Nacional e a TVE Maranhão, e 19 anos mais tarde, com a TV Cultura e outras emissoras públicas. Hoje, o canal 2 abriga a matriz da rede TV Brasil. Coincidentemente, a TV Nacional de Brasília também era afiliada a Excelsior.


TVE Brasil (1975 - 2007)

A TVE Brasil (Televisão Educativa) foi uma rede de televisão brasileira, mantida pela ACERP, que atua na área de radiodifusão. A rede entrou no ar em 1975 e foi extinta no dia 2 de dezembro de 2007, para dar no lugar à TV Brasil.

A Fundação Roquette Pinto foi criada em 1991, reunindo todos os veículos de comunicação do Ministério da Educação e da Cultura, na época, estavam sob a tutela desse ministério a TVE do Rio de Janeiro e do Maranhão e dos canais de rádio (Rádio MEC) no Rio de Janeiro e um em Brasília. Até este ano, cada veículo era administrado isoladamente, não havia um órgão central e cada emissora operava sua programação separadamente.

Sem uma política de comunicação bem definida, as sucessivas mudanças de presidência na fundação, e total falta de responsabilidade fiscal por parte dos diretores, a Fundação Roquete Pinto quebra financeiramente, com dívidas superiores a R$ 34 milhões, o governo federal muda radicalmente a forma de administrar os canais extinguindo a Fundação Roquete Pinto, ligado até então, ao Ministério da Educação e Cultura e criando a ACERP.

TV Brasil (2007 - Atualmenete)

A TV Brasil é uma rede de televisão pública brasileira pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma sociedade de economia mista criada pelo governo federal brasileiro. O canal estreou sua programação no dia 2 de dezembro de 2007, ao meio-dia, mesma data que se iniciaram as transmissões de TV digital no território brasileiro.

A TV Brasil nasceu da criação, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, da Empresa Brasil de Comunicação, em 25 de outubro de 2007. A empresa nasceu da fusão dos patrimônios da Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobrás) e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que coordenava a TVE Brasil.

A falta de equipamentos impediu o lançamento em rede nacional da TV Brasil, que entrou no ar no dia 2 de dezembro apenas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, São Luís, Salvador e Juiz de Fora.

A TV Brasil Rio de Janeiro é uma emissora de televisão brasileira, com sede na cidade do Rio de Janeiro. É a geradora do sinal da TV Brasil. Produz um telejornal local, o Repórter Rio, comandado por Carla Ramos.
TV 6164578640661568578

Postar um comentário

  1. Para quem não sabe, o canal 2 quase foi para o Jornal do Brasil. Na verdade, os dois canais 2 do Rio e 9 de São Paulo. Ele chegou até ganhar estas concessões, mas como demorou muito para colocar o canal do ar e começou a entrar e embates com o governo militar, perdeu o prazo e seus canasi foram para a TVE. Outras duas curiosidades são que meses antes da Tv Excelsior fechar, a torre dela caiu por causa de um imenso temporal que atingiu o Rio no final da década de 60. Tais escombros da torre estão no mesmo lugar até hoje, mais de quarenta anos depois. E finalizando, aquele imenso prédio que JB tinha na Avenida Brasil foi construido para abrigar uma rede de tv que eles quase colocaram no ar e que infelizmente não foi e que ainda foi uma das causas de sua falência.

    ResponderExcluir
  2. Esta torre ficava ao lado da torre da TVE e da Record no Sumaré.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos