Carregando...

Curiosidade: Entre o Canal 2 - 13 VHF cabem 9 emissoras!

Virou uma espécie de mito popular nos sites de televisão que entre o canal 2 e o canal 13 só cabem 7 emissoras. Na verdade, cabem 9 emissoras (!), pois, para evitar a interferência, entre um canal e outro, só precisa haver espaço vazio de 3 MHz, ou seja, 1/2 canal.

A solução encontrada é apenas decalar
, ou melhor, deslocar o canal um pouco para frente (+) ou um pouco para trás (-), sem prejuízo para o aparelho do telespectador. E também, sem prejuízo para a emissora de televisão, pois o decalamento é feito na sintonia fina dos equipamentos de transmissão.
Não se costuma fazer isso, usar 100% das possíbildades do espectro, pois trás prejuízo para as cidades próximas, no caso do Rio: Nova Friburgo, Cabo Frio e outras cidade próximas (em torno de 100-120 Km) ficariam sem espaço para implanção de sinais VHF.

Mas, no caso das capitais há excessões: Como exemplo - São Paulo, o Canal 4 pertence ao SBT e o canal 5 pertence a Rede Globo (entre os dois canais, um ou os dois é decalado).

No final dos anos 80 e início dos anos 90, o governo federal encomendou um estudo para aumentar o espectro paulista e carioca de 7 para 9 emissoras, chegaram a conclusão que com os devidos ajustes técnicos, é plenamente possível acomodar dois (2) novos canais no espectro das duas cidades.

Em 1991, a Rede OM (atual CNT), de José Carlos Matinez, ligado ao então presidente Fernando Collor,
era diretamente interessada em um desses canais em São Paulo, porém, o acordo com a TV Gazeta enterrou essa empreitada.

Dois exempos de decalamento:

2 - , 3 , 4 +, 6, 7 -, 8, 9+, 11, 13

2, 4 -, 5, 6+ , 7, 8+, 10, 11+, 13


Texto produzido por Danilo Aguiar
TV 7260908886094086477

Postar um comentário

  1. Mas em São Paulo também só tem 7 canais no UHF, a única diferença é a numeração usada. Aqui no Rio também não tem dois canais juntos? Não tem o 6 e o 7?

    ResponderExcluir
  2. Victor, usei o exemplo paulista APENAS para evidenciar que é possível ter dois canais "colados" no espectro. Lógico que o canal 4 e o canal 5 não estão colados, eles estão distantes.

    O foco principal da minha postagem é que se, desde os anos 80/90, o governo tivesse gerido corretamente as frequencias de TV, optimizando os canais, principamente nas grandes capitais, poderiamos ter ATÉ 9 emissoras do canal 2 ao 13 VHF.

    Uma faixa SUPER, Hiper valorizada pelo mercado. Grades grupos poderiam se habilitar ao usos dessas novas faixas, aumentando a concorrência e trazendo novos players ao mercado de TV.

    ResponderExcluir
  3. Vitor, na verdade, a faixa que chamamos de VHF é o recorte de três faixas separadas no espectro:

    * 54 - 72 megahertz: Canais de TV 2 a 4

    * 75.5 - 87.5 megahertz: Canais de TV 5 a 6

    * 174 - 216 megahertz: Canais de TV 7 a 13

    ResponderExcluir
  4. Danilo,
    Só que ainda sim não é possivel, pois o sinal de ambas gera interferencia e batimento mutuo. Tanto é que em 1960 a Tupi de São Paulo teve que mudar para o cana 4, pois o canal 2 da Tv Cultura interferia no canal3 que era da Tupi.

    ResponderExcluir
  5. O que sei, é que desde o final dos anos 80, existe uma espécie de "filtro", que junto com o transmissor, elimina essa interferência. Diminuindo assim a necessidade de manter um canal inteiro vago.

    Em São Luís (MA), a TV Aragaci está transmitindo no canal 5 entre a TV Cidade - canal 4 e a TV São Luís - Canal 6. Apesar do canal está localizado na cidade vizinha, a TV pega em toda região metropolitana, o sinal estava interferindo nos outros, após muitos ajustes, hoje esse sinal entra no ar harmonicamente com os outros.

    Links
    http://vcfaz.net/viewtopic.php?t=125104
    http://www.maranhaohoje.com.br/index.php/colunas/conversa-franca/2403-conversa-franca

    Em 2001, a NBR testou um desses filtros por alguns dias no Rio. Usarm o canal 8! (tirei essa referencia da memória)

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos