Carregando...

Especial - O fracasso da RedeTV! no Rio de Janeiro (1° Parte)

O opinião Tvs do RJ a partir dessa semana apresentará uma série especial de postagens que tratará da presença da RedeTV! na cidade do Rio de Janeiro. Na postagem de hoje, falaremos sobre os primórdios da emissora desde o fim da Rede Manchete em meados de 1999 até os suas primeiras semanas em 2000.

Como já foi postado anteriormente no TVs do RJ, a idéia inicial do então futuro dono da RedeTV!, Amilcare Dallevo, era instalar a sede da futura rede no Rio de Janeiro, mas, no final do mês de maio de 1999, a emissora mudou de nome e de local de geração, passou a se chamar TV! e passou a ser gerada provisoriamente no prédio da Rádio Manchete de São Paulo.

No periodo entre maio - novembro de 1999, segundo fontes na internet, o canal 6 do Rio de Janeiro simplesmente retransmitiu a programação gerada precariamente em São Paulo. Não havia sede nem mesa de corte, simplemente o sinal era recebido direto na torre do Sumaré por parabólica e retransmitido no transmissor. Esse periodo foi conturbado e a então "TV!" ficou no ar em toda rede precariamente e provisoriamente.

Segundo fontes da internet e em jornais da época, em outubro de 1999, dentro do projeto de reconstrução da rede de emissoras da antiga Rede Manchete, a futura RedeTV! aluga um andar inteiro do Teleporto na Cidade Nova, centro do Rio de Janeiro. Nessa estrutura, instalou-se toda infra-estrutura nessesária a uma pequena emissora local. Além disso, foi montado um estúdio de 150 m² para a produção do telejornal RTV!, além da redação e outras necessidades.

Assim que a RedeTV! entrou no ar, em 15 de novembro de 1999, a emissora do Rio de Janeiro entrou no ar, sendo que em nossa cidade, a imagens eram recebidas de São Paulo e repassadas ao transmissor do Sumaré via centro de produção localizada no Teleporto. O RTV! era gravado no Rio de Janeiro enviado para São Paulo e exibido para a rede.

Em alguns jornais da época, chegou-se a afirmar que os telejornais locais, inclusive o do Rio de Janeiro,  entrariam no ar ainda em meados de 2000(!). O inicio da RedeTV! aqui na nossa cidade parecia promissor.

Mas não foi só isso que aconteceu. A medida que a emissora paulista enfrentava sua primeira crise, foi-se centralizando suas produções, em março de 2000, o RTV! já estava sendo gerado ao vivo de São Paulo, e as luxuosas estruturas do Teleporto foram trocadas por apertadas acomodações da Torre Rio Sul. A segunda maior praça da emissora de Amilcare Dallevo era a partir daí, simplemente foi esquecida por parte de seus donos...

Próxima postagem: O Fracasso da RedeTV! no Rio de Janeiro (2° Parte), falaremos sobre a confusa cobertura geográfica da emissora no estado do Rio de Janeiro e o primeiro jornal local exibido pela emissora em 2004. Até lá!
TV 5126804981899031982

Postar um comentário

  1. Uma coisa que eu lembro da entrada no ar da Rede TV! é que a imagem da Manchete era ótima, quando entrou a Rede TV! (não lembro da fase TV!) passou a ser horrível de um dia pro outro. Não sei porque já que pelo que eu soube o equipamento de transmissão continuou sendo o da Manchete.

    ResponderExcluir
  2. Sei que não tem nada haver com o assunto,mas nesse sábado reparei que o canal Futura aumentou a sua potência de sinal...

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a imagem do Futura tá mais forte.... aqui em casa tá quase igual a MIX TV, bem limpinha...Eles prometeram isso pro início do ano... demoraram, mas cumpriram :)Abs,Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Uma vergonha total por parte dos donos da RedeTV!Amilcare disse que a futura sede seria o RJ,mas foi para SP.Atualmente,tem esse precário telejornal que é o RJ Notícias.Até quando essa TV Ômega Ltda.,razão social da RedeTV! vai tomar vergonha na cara?

    ResponderExcluir
  5. Aliás, falando nos canais UHF analógicos, a TV PassaPonte (canal 32) está com algum problema em seu transmissor, pois apesar do sinal está forte, não forma imagem (dá pra ouvir alguma coisa), e a Rede Gospel (canal 50) está fora do ar já a alguns dias.Abs,Eduardo

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos