Carregando...

A BAND e a cobertura de hoje no desastre na Praça Tiradentes

Hoje, ao ver a cobertura da BAND no desastre da Praça Tiradentes, me chamou a atenção como mudou (para melhor) a estrutura da emissora no Rio de Janeiro. Além da cobertura por links microondas e até mesmo uma Unidade de transmissão via satélite. Agora, o que a um tempo era impensável: Um helicóptero cobrindo ao vivo o evento.

Me lembro muito bem que a um tempo atrás, quando dois trens colidiram próximo a estação de Austin, que a Globo e a Record rapidamente iniciaram suas coberturas jornalísticas através de helicópteros! Mas a BAND, em pleno horário do Brasil Urgente, somente conseguia colocar no ar imagens da internet e repórter falando pelo celular. Hoje tudo mudou.

Valeu a pena investir, pelo menos um pouco, na emissora do Rio de Janeiro. Não é o ideal, o helicóptero e as unidades de transmissão externa são de segunda mão, oriundos da matriz em São Paulo. Mas deu pra ver hoje como foi importante para a emissora paulista ter a disposição imagens e estrutura no Rio. Hoje pra mim foi um dia histórico, ver o Datena mandar colocar na tela as duas imagens: Uma com o helicóptero voando por São Paulo (em HD) e do outro canto, o helicóptero cobrindo o desatre no Rio (em SD).

Fora a variedade de links da Band no Rio, coisa impensável a um ano atrás! Agora, das grandes, tirando a RedeTV! que pra mim é a mesma coisa que nada, o SBT fica para trás nessa guerra entre as redes na cidade.
TV 3665836932856672

Postar um comentário

  1. Ainda bem que a Band paulistana resolveu tomar vergonha na cara e botar um helicóptero para transmissão ao vivo.Isso que é investimento sério!Mas ainda a Band carioca está longe de ser a matriz de SP.Tinha que acabar com esse Jornal do Rio e colocar o Band Cidade,telejornal padrão das emissoras próprias da Band e tem que ser pelo menos em duas edições:13:00 depois do Jogo Aberto Rio e as 18:45 depois do Brasil Urgente,tirar essa porcaria de Furacão 2000,esses programas de igreja que loteiam os horários da manhã de sábado,e além do mais,reformular urgentemente a Rádio Bandeirantes AM 1360,para pelo menos ficar nos moldes da RB 840 paulistana.
    Agora esse SBT não digo que é fraco,mas tem que melhorar o programação local,colocar o SBT Rio 2º edição a noite,parar de imitar a concorrente Balanço Geral e trazer a bancada de volta ao estúdio e mandar embora esse chato e gaúcho do Rogério Forcolen,que trabalhou na Record RS.

    ResponderExcluir
  2. Que papo é esse de que o helicóptero da Band é alugado?

    ResponderExcluir
  3. Todas as emissoras de rádio e televisão alugam helicópteros de empresas de táxi aéreo especializadas em aerorrreportagem (SAE). São licenças especiais da ANAC.

    ResponderExcluir
  4. Glicerio, é importante saber disso...outra coisa, vc tem msn ou e-mail? Gostaria de manter algum contato, ok? Meu e-mail/orkut/msn/face é sitiodosaguiar@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. O Globocop, por acaso, também é alugado?

    ResponderExcluir
  6. Por acaso todos, caro Victor.
    Sem exceções.
    Se não me engano, apenas a Record em São Paulo ainda tem um "águia dourada" que pertence a ela, embora desde o "imbroglio" Datena, a empresa do Hamílton foi contratada.
    Para que você tenha uma idéia, a empresa do Hamilton emprega uma equipe de 6 jornalistas para fazer apuração e rádio-escuta exclusivamente para ele, além dos profissionais da Record (ou da TV para qual prestar serviço).
    Na Record Rio e Belo Horizonte, a mesma empresa presta o serviço (inclusive a aeronave de MG era a antiga do Rio, quando foi adquirida uma nova para o Rio).
    E por aí vai...

    ResponderExcluir
  7. Agora, só acho q a info sobre o cop novo da band ser de 'segunda mão' está um tanto quanto equivocada, pois a aeronave é zero bala e parte do recreio...

    ResponderExcluir
  8. Jumentio,
    Eu acho que entendi o que o Danilo quis dizer. Referiu-se na verdade à unidades móveis que seriam de segunda mão e não o helicóptero.
    (E olha que eu poderia jurar que a Band Rio tinha um microondas HD...)
    Atualmente, a Band Rio bota um link SD na rua e puxa um gatilho no jardim da sede em Botafogo. Lembra o comecinho do SBT Rio, que tinha uma entrada ao vivo todo dia do viaduto de São Cristóvão...srsrsr... Aí, dá a impressão que tem 2 links.

    A Band tem um grande problema. Ela não tem torre própria. (Se não me engano, usa a torre da Fundação Roquette-Pinto). E deveria pensar muito seriamente nisso.
    Enfrentará sempre problemas, pois não tem como instalar confortavelmente uma central de recepção (como a Record Rio tem duas Proscan III).
    Serviria para o COP e para as UME. Mas fico muito feliz em ver a Band fazendo do limão uma limonada com o que tem. Mudou a mentalidade e isso é louvável. Falta até carro, tavam andando até com voucher de rádio-taxi. Carro usado. Levando equipe reduzida, usando miniDV-CAM... tá valendo! Torcendo muito por eles, para que fazendo o sucesso merecido, sejam premiados em incremento de faturamento e equipando cada vez melhor a Band Rio. São Paulo deveria olhar mais para o Rio, ainda mais sofrendo com a falta de espaço no Morumbi... mas eles não olham...

    Hoje, acho que todos deveríamos torcer (e encher o saco deles) para:

    - Tentar instalar uma torre própria;
    - Modernizar e uniformizar as viaturas;
    - Remodelar o Jornal do Rio e fazer uma edição no início da tarde;
    - Instalar câmeras HD no helicóptero;
    - Adquirir mais uma unidade de link via SAT;
    - Adquirir um link Fly-away (importante para coberturas como a Região Serrana);
    - Montar um cenário virtual e poder até auxiliar a rede quando necessário.
    - REATIVAR A RÁDIO BANDEIRANTES AM 1360 - Fazer futebol e manhã com o Boechat em AM e FM (94,9).
    - Estruturar e ampliar o departamento comercial.

    Tô muito na torcida pela Band Rio. Mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Ah, antes que eu me esqueça:
    A BAND RIO foi uma das primeiras a registrar seu domínio próprio na internet.
    O "bandrio.com.br" foi registrado em 1997.
    14 ANOS DEPOIS...
    A emissora continua sem site. Numa era digital, de mídias sociais...
    Sério.
    A Band Rio que deveria trabalhar MUITO com pautas, contatos via email, ferramentas via portal para envio de vídeos dos telespectadores, sites dos programas, das rádios, streaming ao vivo das rádios e da TV...
    E usar e abusar do Facebook, twitter...

    Quem sabe as novas cabeças, mais jovens, não pensam nisso?

    Se resta alguma dúvida sobre alguma afiliada da Band que use bem a internet, visite a do Rio Grande... http://www.bandrs.com.br

    ResponderExcluir
  10. Parece que a Band Rio é a última emissora própria a receber algum investimento da matriz paulistana.Até para Band Campinas,Band Triângulo Mineiro e até a Band Barra Mansa recebem mais investimento e reformulação da grade de programação,viaturas de reportagem e etc o escambau!
    Não considero a Band Rio pior do a CNT Rio em termos de estrutura,mas devia e muito mudar e reformular a grade de programação.Já no caso da CNT Rio,não adianta nada!Continua sem investimento,sem HD,sem antena própria (que divide com o do SBT).
    E claro,investir tambem em redes sociais como Facebook,Twitter e voltar a ter seu site próprio!

    ResponderExcluir
  11. A muito tempo perdi as esperanças com relaçao a Band. Duvido muito se farão qualquer investimento no Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir
  12. Caro Glicerio,

    Parabens pelos comments de alta qualidade, sem mt blablabla!

    Porem, acredito q da parte do cop, a camera já seja HD, pois é dificil hj em dia esses sistemas serem adquiridos sem essa função. O q deve faltar a eles é um encoder/transmissor HD no cop, pois mesmo a bolha sendo HD, deve ser downconvertida para q seja feita a transmissao, ja q o TX so deve suportar sinais SD.

    ResponderExcluir
  13. Olha ate ficarei na torcida pra que o Grupo Band ate tenham mais "carinho" pelo Rio ( e outras cidades claro )!!

    Agora se eles querem isso ate poderiam fazer isso pelo portal deles que foi mudado recentemente, POXA !!!
    Ate mesmo a questao das cameras ao vivo (que tem essa opcao no site ) pq nao colocam as cameras da CET-RIO ???
    Ou entao como o amigo disse acima, criar so um portal pra Band do Rio ?? Ou entao saber das noticias da sua localidade no mesmo portal principal da Band, e ai quando a pessoa clica na sua cidade ai tem as noticias da sua cidade e as imagens on line do transito da sua cidade ??!!
    Acho que se a Band tivesse um pouco mais de "cabeca" (ou como queriam, criatividade ), poderiam fazer "show" ou sucesso no seu portal !! MAS.....

    De resto concordo com tudo que os amigos disseram acima nas suas respectivas msgs !! Parabens !! E vamos torcer pela melhoria do canal no Rio e Grande Rio!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, fiquei triste ao saber que o tal DanAguiar do forum vcfaz está escrevendo aqui, um sujeito que criou tópicos absurdos lá, como do sbt perdendo 40 afiliadas, ou do uso dos estúdios da RedeTV! que ele nem sabia como funcionava.

    Lamentável TVs do RJ.

    ResponderExcluir
  15. É Cristiano, é triste mesmo, desde 3/1/2011 fui banido de lá e fui acolhido pela equipe do TVasdoRJ! Naquela época, o TvsdoRJ era somente um pequeno blog, hoje, somos o maior site do gênero no Brasil, vide a audiência e o reconhecimento e respeito que temos por parte dos departamentos de engenharia das redes, já o VCFaz ... bem, os números mostram claramente que de lá pra cá, apenas 30-40% do público daquela época se mantém lá! Absurdo é ver invejosos que não sabem reconhecer o talento dos outros!!! Hoje, a equipe TVsdoRJ (Colaboradores e leitores) é uma família, já não posso dizer o mesmo do VCFAZ!

    ResponderExcluir
  16. Mas fiquei com a impressão de que o Cristiano não gostou da sua presença aqui.

    ResponderExcluir
  17. Mas o helicóptero que a Globo usa tem a marca dela, não podendo ser usado por ninguém mais, certo? Então é alugado, mas só pode ser alugado pela Globo? Porque que eu saiba o Globocop tem o logo da Globo, ou não?

    ResponderExcluir
  18. Eu não entendi o motivo do Cristiano, seria melhor se ele explicasse o que o levou a dizer isso.

    Houve alguma no VCFAZ.Net que prejudicou você e aos demais usuários? E talvez por isso você está querendo atribuir a culpa ao Danilo.

    Espero que você pense e reflita melhor, você e os demais usuários do VCFAZ.NET e dos demais sites do genêro estão sempre convidados a participar do TVs do RJ, TVs do BR e TEA Brasil e dos demais parceiros.

    Acho errado caso futuramente por algum motivo sua opinião for apagada, mas acho que o Danilo e pessoal do TVs do RJ podem deixar ai para que sirva de exemplo aos outros que aqui é um espaço livre e respeitoso, desde que você respeite os demais.

    ResponderExcluir
  19. PUTS a BAND ta show agora muitas series filmes e muito desenho e jornal e e 100000000000 alem de documetaraiso como policia 24 horas , mulheres ricas,emergecia 24 horas alem series prison break bones , sobrenatural, angell,
    e os filmes na sexta como as predadoras mesmo sendo repetitvo foi bom filmes mais que pena e so sexta

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos