Carregando...

Transmissões de F1 no rádio: insistência ou teimosia?

Uma coisa que me intriga há anos é a permanência das transmissões das corridas de Fórmula 1 no rádio. A primeira vez que sintonizei corridas de F1 no rádio foi no início dos anos 90, quando Ayrton Senna ainda disputava corridas e títulos pelo mundo afora. E uma emissora que transmitia as corridas no Rio era a Transamérica FM 101,3. Eu já julgava um anacronismo uma transmissão característica do AM em rádio FM. Mal sabia eu que ainda viria a Catedral FM 106,7 e um monte de FMs com transmissões de AM em toda ou parte da programação...

Depois da morte de Ayrton Senna, nunca mais um brasileiro fez história na Fórmula 1. Tivemos no máximo brasileiros vencendo corridas esporadicamente. Rubens Barrichello ali, Felipe Massa acolá, e assim por diante. Além do próprio Massa tendo disputado o título em apenas um ano, mas sofrendo toda sorte de sabotagens, inclusive de sua escuderia. A rigor, a Fórmula 1 atrai hoje a atenção apenas dos fãs de automobilismo em geral, independente da categoria. Não gera mais atenção nacional como nas eras de Fittipaldi, Piquet e Senna. De modo que o que sustenta o interesse na Fórmula 1 fora dos redutos de fãs de automobilismo é a permanência da F1 na programação da Rede Globo. E, na Globo, nada que é transmitido por eles fica só nas transmissões. Invade tudo quanto é programa da casa. Mas se os caras não tem direito de transmissão, o fato esportivo vira uma não-notícia. Nem imagem, nem fotos, nem notas são mostradas. Só depois dos protestos dos telespectadores, como aconteceu durante o Pan 2011, transmitido apenas pelas redes Record e Record News.

No rádio a permanência das transmissões de Fórmula 1 fica mais anacrônica. Porque rádio é um veículo essencialmente local, principalmente a programação AM. Tanto que as rádios do Rio não se interessam em acompanhar times de futebol paulistas, mineiros, gaúchos ou de outros estados, nem seleções de outros países, exceto durante a Copa do Mundo. Só acompanham os times do Vasco, do Fluminense, do Flamengo e do Botafogo, e a Seleção Brasileira. Talvez faça sentido as AMs de São Paulo continuarem transmitindo a Fórmula 1, pois os pilotos brasileiros ainda resistentes na categoria são paulistas, o GP Brasil de Fórmula 1 é feito em Interlagos e os paulistas tem uma cultura automobilística bem maior, provocada pelo nascimento da indústria automobilística brasileira naquele Estado.

Só o fato de as rádios cariocas CBN e Band News integrarem redes encabeçadas em São Paulo explica a insistência dessas emissoras em transmitirem corridas de Fórmula 1. Nem a Transamérica Rio transmite mais todas as corridas... Mas temos ainda o desprazer de flagrarmos a Rádio Globo repetindo as transmissões da CBN em AM em FM, e olha que a CBN já faz dupla transmissão em AM e FM. Ou seja: é uma tetra transmissão (dois canais AM + dois canais FM).

Este foi o assunto da semana. Espero que os amigos tenham gostado. Podem participar, mandando comentários.

Até a próxima!

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Rádio 1392319589596048219

Postar um comentário

  1. Além da Rádio Globo,CBN e Band News,ainda tem as rádios Bandeirantes AM 840 de SP e Jovem Pan AM 620 de SP que transmitem F1.
    Não sou nada contra,mas prefiro mesmo a transmissão da F1 da televisão do que no rádio.

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma lista com as emissoras cariocas que transmitem F1. O Rio não tem Jovem Pan, nem AM nem FM. E a Bandeirantes AM 1360 não transmite corridas. Aliás, nem futebol os caras transmitem. Aquilo é uma locadora de horários.

    ResponderExcluir
  3. ernesto tá certo
    fórmula 1 é um espetaculo para ser visto.No rádio é mto chato

    ResponderExcluir
  4. Aliás,nem a Band investe no canal 7 carioca,imagine a Bandeirantes AM 1360?
    A Band AM,é que nem a Metropolitana AM 1090:locadora de horários.
    O Grupo Bandeirantes comprou a então Rádio Guanabara em 1972,5 anos antes da Band Rio canal 7 entrar no ar.
    Quem vê o "stúdio glass" da rádio lá na Rua Álvaro Ramos 350 em Botafogo,muita gente pensa,"-ah,o pessoal da Band investe pesado nessa rádio,e que tem uma ótima programação,equipe de primeira e tudo mais",ledo engano!É porque eles nem ouvem a rádio para conferir a qualidade da programação oferecida.
    A Band AM 1360 chegou a ter uma equipe de esportes liderada pelo Edilson Silva,mas não durou nem 3 anos.
    Não é falta de $$$,é falta de investimento na sua filial carioca,que é mais importante (não para eles,claro!).

    ResponderExcluir
  5. Bom, agora pelo menos a Band tá investindo na emissora na televisão aqui do Rio.

    ResponderExcluir
  6. O único fator positivo da transmissão da F-1 no rádio é que quem está na rua e não tem uma TV pra acompanhar pode ficar por dentro da corrida, mas isso seria bom (seria realmente importante) se o Brasil estivesse em alta na F-1. Do jeito que tá, só vale mesmo pelo espetáculo (e isso só pela TV mesmo).

    ResponderExcluir
  7. Formula 1 no Rádio tem um nome: Burrice!
    Na tv já está chato, imagina via aúdio, nos poupe!

    ResponderExcluir
  8. Já é teimosia exibri na TV imagina no rádio

    ResponderExcluir
  9. Amigo, vi seu post durante um pesquisa e tenho de informar que, por incrível que pareça, a Fórmula 1 no Brasil tem a maior audiência do mundo: 77 milhões de pessoas ou o equivalente a 38% da população, segundo o jornal O Estado de São Paulo. Pode apostar que nada é por acaso. A Fórmula 1 ainda hoje representa o maior faturamento esportivo de todas as emissoras que a transmitem (depois do futebol, é claro) tanto na TV quanto no rádio. Link da matéria: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,brasil-tem-a-maior-audiencia-da-formula-1,17025,0.htm.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares