Carregando...

De Ary Barroso ao Pop Bola: os torcedores doentes no rádio

É longa a história dos torcedores doentes de times de futebol no rádio do Rio de Janeiro.

Um dos primeiros que lembro (não de ouvir, mas de histórias) é de Ary Barroso. O famoso radialista, apresentador de programas de auditório e compositor de sucessos como Aquarela do Brasil também era um locutor esportivo, na Rádio Tupi. E era torcedor fanático do Flamengo. Torcia descaradamente no meio das transmissões. A Wikipedia registra histórias de Ary. Às vezes ele largava as transmissões no meio para comemorar os gols do Flamengo. Quando o time adversário ia para o ataque, ele declarava coisas como "Ih, lá vem os inimigos. Eu não quero nem olhar". E deixava de narrar o gol do adversário. Ele também costumava tocar uma gaita, quando narrava gols de jogos em que o Flamengo não era um dos times em campo.

Muito tempo depois, no fim dos anos 80, o jornalista Áureo Ameno ficou famoso por ser o torcedor vascaíno doente da Rádio Globo AM 1220. Aos domingos, dava seu show particular nos programas de debates Enquanto a bola não rola (antes da jornada esportiva) e Bola de Fogo (depois da jornada). E tome provocação aos times rivais do Vasco. Quando a Beija-Flor lançou para o Carnaval de 1989 seu célebre enredo Ratos e Urubus, larguem minha fantasia, gravou uma vinheta em que um folião (possivelmente ele mesmo) reclamava: "Sai, urubu! Largue minha fantasia". Uma alusão ao urubu, mascote do Flamengo. Invariavelmente, Áureo Ameno faltava ao programa Bola de Fogo, quando o Vasco saía derrotado de campo. E era caçoado pelos demais debatedores. Naquela época, rivalizou com ele na mesma rádio o jornalista Celso Garcia, um fervoroso rubro-negro, mas com um pouco mais de comedimento. Era só para se contrapor ao Áureo. É atribuída a Celso a descoberta para o futebol do jogador Zico, até hoje o mais célebre da história do Flamengo.

De janeiro de 2002 a 30 de julho do mesmo ano, o grupo Dial arrendou a Manchete AM 760. Eles reativaram a emissora, com investimento pesado. Uma característica importante da Manchete AM naquela época foi a sua equipe de esportes que só cobria o Flamengo. Os locutores, comentaristas e repórteres torciam fervorosamente durante as partidas, como fazia Ary Barroso décadas antes. O locutor da Manchete também não narrava os gols dos adversários do Flamengo. Apenas dizia laconicamente "Gol deles". Quando o grupo Dial deixou a Manchete AM, a equipe rubro-negra também saiu, com alguns deles dizendo que a equipe iria para outra rádio, nem que fosse no FM. A equipe não voltou ao ar.

Hoje é famosa a equipe do programa Pop Bola, que começou como Rock Bola na Rádio Cidade, então arrendada pela Rede Rock da 89 FM de São Paulo. O Rock Bola carioca era a adaptação carioca do programa homônimo da 89, que tratava dos times paulistas. O programa passou também pela FM O Dia 100,5 e pela Oi FM, estando desde janeiro de 2012 na MPB FM 90,3. Na mudança da Oi FM para a MPB FM, o programa mudou o nome para Pop Bola, pois Rock Bola é uma franquia que foi cedida pela 89 FM apenas para a Rádio Cidade e a Oi FM. Desde os últimos meses na Rádio Cidade, a equipe é composta pelo mediador Alexandre Araújo, pelo repórter BB Monstro e pelos quatro comentaristas-torcedores doentes: Waguinho (Vasco), Lopes Maravilha (Botafogo), o cantor Toni Platão (Fluminense) e o locutor da JB FM Alexandre Tavares (Flamengo).

É provável que, enquanto houver vida no dial carioca, surjam mais torcedores doentes no anedotário da história do rádio desta cidade. Gerando mais polêmica, mais provocação aos torcedores dos times rivais e mais risadas.

Fico por aqui, agradecendo o prestígio dos leitores.

Até a próxima!

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Rádio 7873958727201834414

Postar um comentário

  1. Pelo menos o "Pop Rock" (antigo "Rock Bola") é democrático e tem espaço para torcedores dos 4 grandes times cariocas.

    ResponderExcluir
  2. Desde Janeiro até Março deste ano,alguns nomes do rádio e da televisão nos deixaram.Exemplo disso é o locutor Orlando Batista,que narrou 14 Copas do Mundo,que teve passagens pelas rádios Tupi,Mauá e Nacional,onde encerrou a carreira em 2002 depois de narrar a Copa da Coreia e do Japão.E claro,apresentou programa de televisão na TV Record,chamado Campo do 13 a Dois na Bola na TV Brasil.Morreu em 26 de Janeiro vítima de infarto aos 82 anos.
    No mesmo mês de Janeiro,só que logo no primeiro dia de 2012,morria Carlos Valadares,que foi locutor esportivo,com passagens pelas rádios Itatiaia e Inconfidência e pelas TVs Globo,Record e SBT.
    E no dia 23 de Março,o Brasil perdia Chico Anysio,o mestre do humor.Ele fez teste na Rádio Guanabara,onde ficou em segundo lugar,só perdendo para o Sílvio Santos.O Chico era radioator e comentarista de futebol.E ainda ele passou pelas rádios Mayrink Veiga (hoje Rádio Livre),Clube de Pernambuco e Clube do Brasil (depois Mundial 860,atualmente CBN).
    São nomes de feras do rádio que nos deixaram em menos de 3 meses em 2012.

    ResponderExcluir
  3. O mediador do Pop Bola e Alexandre Araujo, o Alexa.dre Tavares e.um.dos.debatedores.e torcedor do.Flamengo e.locutor.da.JB e dos.comerciais da Globosat

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo toque, Roger.

    ResponderExcluir
  5. Na Tupi, o pelo Luís Penido tem "orgasmos múltiplos" quando o Flamengo faz gol, ele chega a ser nojento.

    ResponderExcluir
  6. O mais interessante é que o Luis Penido não é flamenguista, mas o profissional sabe onde ibope está... rsrsrsr. Fica a dica.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos