Carregando...

Mais três emissoras alteram formato de tela na TV analógica no RJ


Após o blog TVs do RJ anunciar a mudança de formato de tela da TV Globo neste mês de março, notou-se que mais três emissoras alteraram o aspecto da imagem da TV analógica nesta semana (01 a 07 de agosto de 2016): Band, Record e Record News agora operam em letterbox (barra preta no topo e embaixo da imagem), adequando-se ao formato estabelecido pelo Ministério das Comunicações a todas as emissoras até o final do sinal analógico, previsto no Rio de Janeiro, para outubro de 2017, como o leitor pode visualizar na foto abaixo.

Band analógica em letterbox 
Outro fator que pode ter apressado as três emissoras a mudarem o formato de tela foi a transmissão das Olimpíadas. O sinal gerado pela OBS (Olympic Broadcast Services) não respeita a área visível (ou safe area) do 4x3, seguindo uma tendência das demais transmissões esportivas no mundo. Assim, no formato anterior, muitas informações - como placar - ficavam cortadas, impossibilitando de ler o placar da partida de futebol. Com o sinal em letterbox, aqueles que ainda assistem pelo analógico poderão ter as mesmas informações do telespectador do sinal HD.

Atualização em 08/08/2016 às 12h58: Fui informado que a Band voltou ao formato pan&scan (ou tela cheia) na programação local. A verificar se a programação da Rede estará em letterbox ou se mudarão apenas durante a transmissão dos jogos olimpicos. A Record Rio permanece em letterbox no restante da programação

Opinião do blogueiro: Estamos em  2016. Quase nenhum canal fora do país respeita mais o 4x3. O wide screen é um padrão mundial, sem volta. Tal como aturei as barras laterais no sinal digital quando a maior parte da programação era em 4x3, é natural que agora aqueles que possuem televisões de tubo assista a maior parte da programação em 16x9 com letterbox. Entendo perfeitamente que é complicado o telespectador mudar o aparelho de uma hora para outra, principalmente no momento econômico que vivemos atualmente, mas, num momento mais oportuno, ele conseguirá fazer a transição, assim como aconteceu na época do preto e branco para a TV a cores (Num cenário econômico ainda pior, com a hiperinflação). A transição levou 20 anos, porém dificilmente há pessoas que ainda acompanham a programação em preto e branco hoje. É necessário compreender que agora este é o padrão de todas as produções audiovisuais.
TVs do RJ 5790155743211710865

Postar um comentário

  1. "Forçadamente"... Pq a Band Rio ainda exibe comerciais no formato normal. Acho ainda que tanto Band, qnto Record podem voltar ao 4x3, pois nem todas as retransmissoras tenham conhecimento ou viabilidade técnica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voltar ao formato anterior, coloco uma observação no final da matéria. Porém é determinação da Anatel pra todas as emissoras mudarem o formato para o apagão. SP e DF já mudaram há bastante tempo.

      Excluir
  2. Quando sera que os logos vao mudar para o 16:9 ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desta vez não tenho esta informação :/

      Excluir
    2. Record News: já mudou e deve permanecer assim... Band: é uma interrogação, usa em 16:9 e 4x3. Record: só em 4x3 e nem com reza braba diminui aquela logo!

      Excluir
    3. Kkkk verdade...a logo é muito grande...gostei da globo com o simbolo das olimpiadas..ficou pequena..e podia permanecer daquele tamanho.

      Excluir
    4. Pelo que venho acompanhando, a Record mudará a posição da logo no final de setembro, nas comemorações de aniversário, onde lançará nova logomarca deixando de lado os aspectos coloridos e se lançará no mercado como Record Tv.

      Excluir
    5. Até q enfim a recorda vai inovar na sua marca

      Excluir
  3. E só pra constar: a Record mudou pra 16x9 mas aquela logo grande e horrível ficou na mesma posição. Só deixaram em cinza pq sabem que atrapalha a visão na tela. Desde os tempos de HD acho que ela deveria reduzir a logo, nem a Globo segue mais o padrão, deixou uma bolinha no canto, bem discreta. Falando em logo, Rede TV Rio (RJ Notícias) também é outra q deixou a logo quase que no meio da tela, praticamente!

    ResponderExcluir
  4. Porra cadê a Record News digital no Rio ?

    ResponderExcluir
  5. A que mais demora a mudar é o SBT. Parece que eles vivem em outro mundo!

    ResponderExcluir
  6. Tv Canção Nova voltou em HD !

    ResponderExcluir
  7. Será que teremos um dia a Tv Cultura em HD no Rio ?

    ResponderExcluir
  8. Globo de Petrópolis sumiu

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe informar se a Rit HD voltou ?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a Record News foi finalmente lançada no Rio de Janeiro no Canal 42.1

    ResponderExcluir
  11. AFINAL O CANAL DIGITAL É 42.1 ou 52.1????
    A CADA DIA MUDA. ZONA TOTAL, POIS O CANAL 42 ESTÁ RESERVADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://itvrj.blogspot.com.br/2016/09/record-news-hd-no-ar-no-rio-de-janeiro.html

      Excluir
  12. Porra de site que demora para postar noticia

    ResponderExcluir
  13. Parece que o site faliu

    ResponderExcluir
  14. http://itvrj.blogspot.com.br/2016/09/record-news-hd-no-ar-no-rio-de-janeiro.html

    ResponderExcluir
  15. NOVOS CANAIS NA CIDADE DO RIO
    51.1 REDE BRASIL
    5.1 BOAS NOVAS
    isso mesmo pode acreditar entre a globo e a rede tv
    4 e 6

    Oveja Barros
    escreveu

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos