Carregando...

Opinião : A decadência da TV Aberta



Depois de uma semana inteira de trabalho, por ventura, você acorda cedo em pleno domingo e se depara com um programa da Ultrafarma, onde um repórter está dentro de uma farmácia entrevistando os cliente falando sobre os preços do remédios. Este programa até estava interessante e com uma chamada de markenting bem forte. Um pouco mais tarde, você vai trocando de canal e ver programas de televendas sem nenhuma jogada de markenting inteligente, mas bem monótonos, chatos, exaustivos, além de programas religiosos, sendo que alguns transmitindo em vários canais transmitindo a mesma coisas, pegadinhas trash, ou seja de baixa produção, sem graça nenhuma, desenhos sem conteúdos, além de histórias longa e cansativas de 'alguém que mora no interior do Brasil e que sonha em virar um cantor' ou então 'deseja conhecer o Amado Batista'. Se for fazer programas para realizar sonhos de ser cantor ou conhecer o 'Amado Batista', haja edição de programas, porque o que tem de gente que quer conhecer o Amado Batista não está gibi, até eu quero conhecer ele. (risos)

Programas de "Sucessos da Internet", "Vídeo da Internet", chegam causa náuseas, a única coisa que dá pra assistir apesar de ser bem antigas é o Silvio Santos, Chaves e o Mr. Bean e olhe lá, falando de transmissão ao vivo, somente eventos esportivos são capazes de chamar atenção do público. Hoje, dia 29 de julho de 2018, tivemos jogos do Campeonato Brasileiro Série A pelo horário matutino, mas cadê que passa na TV Aberta? Há um tempo atrás estava sendo exibido jogos de vôlei, mas cadê?

O mais impressionante de tudo é que se pagar uma fortuna para fazer faculdades e cursos de jornalismo, Rádio e TV, mas não tem nada de interessante produzidos pelos próprios brasileiros, o programas que ainda dá pra assistir na TV Aberta são enlatados, ou seja, são criado por estrangeiros e quando vem cá, somente é feita a "versão Brasil" de um programa que já é exibido no exterior.

Será o politicamente correto? Será preguiça dos empresários de TV? Falta de conhecimento de quem trabalha com TV, que tem até diploma, mas não entendem nada do que estão fazendo e trabalham somente pelo ganho financeiro e não fazendo a sua profissão com dedicação e simplesmente pelo comodismo de ganhar um bom salário. Claro que todos querem ganhar bem, mas do que adianta ganhar bem e não gostar do que faz, seria uma pessoa feliz vivendo deste modo? Somente ela pode dizer. Mas a pessoa pode exercer a profissão mais simples, mas por amar tanto aquilo chegar ao alto nível da profissão pelo seu desempenho, dedicação, aproveitando oportunidades, com isso com o tempo, sendo reconhecido pelo que fazem, pelo afinco, pela perseverança, pelo amor a profissão e não simplesmente, chegar lá e fazer qualquer coisa.

Por um outro lado, as emissoras quebram a cabeça pois tem perdido cada vez mais audiência, para internet, TVs por assinatura e para outras plataformas de vídeo e até mesmo para o Rádio FM, mas porque que não conseguem achar uma solução? Porque não se modernizam, não são espontâneos, não são simpático, não tem carisma, parecem um monte de robôs apresentando os programas de TV. Vivemos em tempo onde a naturalidade está se espalhando nos veículos de comunicação, as pessoas se identificam com o emissor da mensagem, ou seja, o locutor/apresentador, mas ser natural e espontâneo não significa fazer qualquer jeito e também não pode perder a coerência e a credibilidade naquilo que faz.

Falando em termos técnicos emissora menores não conseguem um êxito maior, porque também não investem em equipamentos que façam que o telespectador receba melhor o sinal em suas casas, simplesmente poe qualquer coisa para gerar o sinal, deixa lá de qualquer jeito. Bom pelo menos é essa a impressão. Sabemos que tudo isso é caro, envolve muita grana, mas a TV Aberta Brasileira poderia investir melhor em seus conteúdos, dando espaços a novos apresentadores, a novas pessoas que dão novas ideias, até mesmo os mais experientes que já fizeram TV no passado, ou se inspirar neles. Do que adianta HD, 1080p ou um 4K se não tem nada de bom para passar na TV? E quando tem é exclusivo da TV por assinatura e quando você pagar uma operadora de TV para assistir tais programas você acaba se decepcionando com a qualidade de muitos programas que são veiculados por lá.

É raro de sair um texto na primeiro pessoa do singular, mas este texto é mais uma forma de pensar, uma opinião, mas reflexivo.
Concluo dizendo que tem espaço para todos as plataformas de comunicação, seja o Rádio ou TV, Jornal Impresso ou sites e blogs, etc, o que não pode é deixar de se atualizar, no que concerne a comunicação, se pararmos no tempo sobre qualquer assunto e em qualquer profissão, alguém vai vir e vai tomar o seu espaço. Não pode um médico dizer que faz cirurgia, um mecânico dizer que conserta os carros, um técnicos de informática dizerem que praticam suas profissões desde 1985 e que de lá pra cá não fez um curso pra se atualizar, alguém com certeza, alguém mais atualizado vai ultrapassar o que estão no comodismo. Se inspirar no passado é interessante, forma-se agora é ótimo, porém manter atualizado é o mais importante.


Região Noroeste Fluminense 8037343337003326737

Postar um comentário

  1. concordo em parte com seu comentario,creio que e tudo questao de gosto pessoal,eu por exemplo,gosto de alguns programas da rede vida,tv escola,ngt,tv brasil,nao sou muito fa da globo,bandeirantes,rede tv,record e sbt (silvio santos ta velho gaga)fala muita bobagem,abraços

    ResponderExcluir
  2. Internet Faz mais Falta para mim do que Emissora de TV Aberta. Hoje com as os aparelhos Smart assisto filmes ou reportagem no Netflix, acesso endereços diversos e ainda ouço Rádio FM.

    ResponderExcluir
  3. As emissoras de TV aberta que se cuidem, a NETFLIX está com tudo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos