Carregando...

Devendo uma grana: Band acumula mais de 1 bilhão em divídas



É triste saber que uma emissora importante passa por essa dificuldade tão grave, um misto de má administração, altos gastos e vários fracassos constantes. A emissora fundada em 1967 por João Jorge Saad, (1919-1999), está passando pela pior crise financeira de todos os tempos, tendo dividas acumuladas em R$ 1,2 bilhão. de reais. A Band vem fechando no vermelho desde 2015 em 2016 e 2017, a Band teve aproximadamente uma queda de 28% em seu faturamento. Houve também um deficit recorde nos últimos 15 anos. A emissora, no entanto, não divulga balanço há três anos.

Johnny Saad alega que essas dividas é por causa do órgão governamentais estaduais e federais que deixaram de veicular anúncios na emissora, pois o estados estão cada vez mais enxugando gastos financeiros, devido a crise económica que atingiu o Brasil nos últimos anos.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o Estado do Rio reduziu em 50% segundo informações. O resultado na época, assustou principalmente as irmãs de irmãs de Johnny, que são a Márcia de Barros Saad e Maria Leonor Saad, , além de seu filho, José Saad Duailibi, ex-diretor geral da Band em Minas Gerais.

Esse senhor chamado José Saad é um crítico ferrenho da programação e dos negócios da Band. De acordo com informações do site NaTelinha pessoas próximas ouvidas pela reportagem, ele criticou as decisões da emissora para a programação de 2018,que privilegiou o entretenimento feminino, em detrimento a bandeiras da marca, como jornalismo e esportes. Um outro exemplo foi a saída de Paloma Tocci, que até pouco tempo estava apresentando o Jornal da Band, principal telejornal da emissora. A Band propôs uma redução de salário para a jornalista, que até aceitaria a proposta, mas não uma queda drástica; e ela ainda queria fazer reportagens e ajudar na linha editorial, o que a emissora negou. Acabou deixando a emissora. Temos um exemplo que não é tão recente assim, mas mostra a confusão dos irmãos Saad em administrar a emissora, o programa Agora é Tarde, na época apresentador por Danilo Gentili começou sendo exibido somente uma vez por semana. Em pouco tempo ele passou ser exibido de terça a sexta, as segundas passava o CQC - Custe o Que Custar, que era outro programa que assim como Agora é Tarde tinha audiência bacana e alta repercussão. Porém divergências entres os donos da Band e o Danilo Gentili fizeram com que o apresentador também deixasse a emissora, logo em seguida ele foi para o SBT, e lá estreou o The Noite com Danilo Gentili e está arrebentando em audiência, ganhando da Globo e faturando uma grana com os anunciantes. Isso mostra que o empresário da Band, tem que parar e pensar um pouco antes de tomar certas decisões. Outro programa humorístico era o Pânico na Band que chegava a dar cerca de 4 à 5 pontos de audiência, coisa que era muito alta pra Band, ainda mais nas noites de domingo com vários concorrentes pesados no horários, vide exemplo Programa Silvio Santos no SBT, Fantástico na Globo e Domingo Espetacular na RecordTV. As irmãs Márcia e Leonor estariam dispostas a levar até a última consequência a intenção de destituir Johnny Saad do cargo máximo da empresa. A família trava uma disputa pelo controle do Grupo Bandeirantes entre os acionistas. Especula-se também que elas não querem usurpar o poder de Johnny, mas querem que troque o comando da emissora a cada três anos.

José Saad Duailibi, uns dos 'patente alta' da Band, reclama por exemplo de que; a emissora está parada no tempo há 'uns 20 anos' em relação a falta de investimentos em conteúdo multimídia, ineficiência na produção, perda de publicidade e também da tradição que tinha há um tempos atrás. Falando nisso, a Band hoje deixou de ser o 'O Canal de Esportes na TV Aberta', já que tinha muita força em transmissões esportivas. A situação anda tão complicada que Nilson Moyses, diretor comercial saiu da emissora. Ele deixou a Band para assumir um cargo em uma empresa de mídia, porque não conseguia entregar resultados satisfatórios para seus superiores. Quando recebeu uma a proposta de ir pra produtora e aceitou de imediato.
Os irmãos Saad estando brigando para definir quem irá controlar a emissora, as irmãs assinaram um documento em 2014 dando poderes a Johnny e o comando do Grupo Bandeirantes até 2026. É nele que o executivo se baseia para continuar comandando legalmente a Band. Apesar desta toda essa confusão digna de um filme de drama, outros diretos da emissora que seja dificil tirar o Johnny Saad do poder da emissora, mas isso também não é impossível.


As rádios do Grupo Bandeirantes até tem ido bem, mas eles deveriam ver que existem muita coisa que causa prejuízo na emissora, como por exemplo o Band Sports que já não é mais o mesmo, que tal se pegasse o que há de bom colocar na Band, por exemplo exibir os Amistosos Internacionais de Futebol para voltar a gerar publicidade mesmo que esporadicamente. Porque não pega essa Rede 21 e vende ela para algum empresário, mas não vender em um valor absurdo como há um tempo atrás, que 'ofertaram' por incríveis R$ 800 milhões de reais, uma rede de televisão que não pega nem no Brasil direito, mas que está no ar em São Paulo que é uma grande cidade, está no ar pela parabólica, porém não vale tudo isso. Pega o que há de bom no Arte 1, no Band News e até no Terra Viva, cortar o que não presta e salvar a Rede Bandeirantes.

Importante ressaltar que boa parte da dívida da Band está nas mãos de bancos que certamente estão cobrando juros. Outra parcela significativa é com credores. A emissora deve, inclusive, direitos de futebol à Globo.
Esperamos que essa briga familiar não acabe com a TV Band, pois seria muito triste, que acontecesse com a emissora da família Saad, o mesmo que aconteceu com a Rede Manchete, que depois que seu fundador, o Adolpho Bloch faleceu, ficou na mãos do sobrinho e não soube controlar a emissora. Esperamos que algum empresário se interesse em ajudar a Band, que apesar de ser uma emissora que é a 4º lugar em audiência, ela tem um certo prestígio pelo público, principalmente por aqueles que acompanhavam programas esportivos e um telejornalismo muito forte da emissora. Tem muito água para passar debaixo dessa ponte e esperamos que seja águas limpas e não águas poluídas de um relação de amor e ódio.


Curta nossa fanpage no Facebook
facebook.com/tvsdorj ou digite TVs do RJ
ou nos siga no Twitter @TVsdoRJ
Região Metropolitana 5247103453709671531

Postar um comentário

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos