Carregando...

História da TV: Treta entre Globo e Crivella é muito antiga, entenda.

Marcelo Crivella, prefeito do Rio e o logotipo da TV Globo



Antes de mais nada, queremos deixar bem claro, que esta postagem não é está favorecendo nenhum dos lados, somente relata fatos que já aconteceram. Depois deste prefácio, vamos ao texto:

Umas das primeiras reportagens-denúncias contra a Igreja Universal do Reino de Deus, foi na extinta Rede Manchete no programa "Documento Especial" em 1989. No final de 89, foi quando Edir Macedo decidiu comprar a TV Record, de Silvio Santos e da Família Machado de Carvalho. Nesta época, a Universal já demonstrava um grande crescimento e isso de certo ponto chamava atenção, até porque o numero de evangélicos crescia a cada ano, entre outros fatores.

Pode ser dizer que o "Globo Repórter" de 1990 foi uma das primeiras reportagens-denúncias da Globo contra a Igreja Universal. Veja abaixo a chamada desta edição do "Globo Repórter".




Em 1992, após um culto de domingo na antiga catedral da Universal no bairro de Santo Amaro em São Paulo, várias viaturas da Polícia Civil cercaram o carro de Edir Macedo e o levaram ao 91º Distrito Policial no distrito de Brasilândia. Ele foi acusado de charlatanismo, estelionato e curandeirismo. Em plenário, Márcio Thomaz Bastos disse que não havia base para manter a prisão. O advogado recorreu a quatro justificativas para acabar com a prisão provisória: o bispo Macedo tinha bons antecedentes, residência fixa, família e não havia se recusado, em nenhum instante, a dar esclarecimentos sobre as acusações. A discussão durou quinze minutos. Os desembargadores decidiram por 3 votos a zero a libertação do bispo. Essa foi mais um ato que ocasionou reportagens da Globo contra Edir Macedo/Igreja Universal.

Em 1995, a Rede Globo mais uma vez exibe uma reportagem denúncia que repercute até o dias de hoje. É aquela reportagem do "Ou dá ou desce", onde Edir Macedo está junto com outros pastores em um campo jogando bola e ensinam à eles como pedir dízimos e ofertas. A matéria do foi exibida no dia 22 de dezembro de 1995.

Dois meses antes, mas precisamente no dia 12 de outubro de 1995, ocorreu outro fato que repercute até hoje, que foi o Chute na Santa. Aonde o hoje ex-bispo da Universal, Sérgio Von Hélder, chutava a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O tempo passa e outras reportagem contra Universal surgem e outro veículos de comunicação, porém sempre com ênfase maior vindo da Rede Globo. O motivo da rixa entre Globo e Igreja Universal, não sabemos dizer a origem. Claro que muitas destas reportagens ocasionaram certos danos para IURD, porém nenhuma destas reportagens impediu o crescimento da igreja fundada por Edir Macedo.

Em 2009, novamente a Globo mostra outras reportagens contra a Universal, desta vez por lavagem de dinheiro. Enquanto outras emissoras falavam por até 5 minutos , a Rede Globo falou sobre o assunto pelo dobro do tempo. Desta vez a Universal chegou a fazer a "Vigília da Reposta da IURD á Globo", sendo transmitido pelo programa "Fala que eu te escuto ", com depoimentos ao vivo de membros da igreja repudiando a atitude da Globo. Ocorreu vigílias em vários estado onde a Universal está presente.

Voltando um pouquinho nesta linha cronológica, mas agora falando sobre Record versus Globo, vemos que em 2007 a emissora da Família Marinho, novamente arruma uma treta com a turma de Edir Macedo, desta vez, tentando impedir a inauguração da Record News em 2007, veja o vídeo:




Anos se passaram, houve muita treta durante isso, mas vamos pular para 2014.
Durante a campanha do 2º turno do Governo do Estado do Rio de Janeiro; Luiz Fernando Pezão, exibiu aquela reportagem do "Ou dá ou desce" na íntegra durante o horário político, matéria essa produzida pela TV Globo, em 1995. Reportagem essa que já citamos aqui neste texto. Porém, há um detalhe importante nesta história; a alta qualidade do vídeo. A reportagem exibida pelo Pezão, além de uma resolução padrão, mostra que ela não foi baixada da internet. A versão original desta reportagem-denúncia apresentada por Sérgio Chapelin no Jornal Nacional está disponível desde 13 de agosto de 2009, no Youtube.


Se Pezão, pegasse esse vídeo sem autorização da Rede Globo, logicamente, ele sofreria algum processo de direitos autorais, pois estaria usando sem permissão um conteúdo produzido pela emissora dos Marinho.
Outra questão é alta qualidade do vídeo, o que provavelmente deve ser uma cópia da matéria original exibida do Jornal Nacional. Crivella, que disputava o 2º turno com o Pezão rebateu as críticas dizendo

“O senhor foi para a inauguração do Templo de Salomão e foi tão cordial com o bispo Macedo”, referindo-se a presença de Pezão no mega templo erguido pela Igreja Universal em São Paulo.
Fonte: Gospel Prime

Em 2016, Marcelo Crivella foi eleito prefeito do município do Rio de Janeiro, muita gente não gostou,mas ele foi eleito democraticamente. Mas desde do primeiro dia de mandato do Prefeito Crivella, a Globo se dedica veementemente a fazer reportagens contra Marcelo Crivella. O que por um lado não está errado, já que o ele é o prefeito e tem um monte na cidade para resolver. Mas o estranho disso tudo é o seguinte, porque a Globo, não fala das prefeituras do municípios da Baixada Fluminense? Lá está perfeito, uma maravilha !?

A Globo agora em junho de 2019, recusou-se a exibir este anúncio da Prefeitura do Rio , assista.




Muitas dessas denúncias feitas foram arquivadas por faltas de provas, tem muita coisa a ser falada, tanto do lado da Universal, quando pelo lado da Globo, mas a questão é.

O Crivella faz um mau mandato? Isso é relativo. Uns gostam, outros acham horrível, mas o questionamento deste longo texto é um só. Se um outro prefeito, sem ser "rival da Globo" estivesse fazendo um suposto "péssimo mandato", a Globo estaria falando tanto? Sendo a Globo inimiga numero de 1 de Edir Macedo há quase 30 anos, tentou ataca-lo de toda forma e até hoje não conseguiu, digamos, feri-lo com força, porque a emissora do plim-plim iria aliviar com o Marcelo Crivella, sobrinho de Edir Macedo? Se alguém não consegue atacar o alvo, vai procurar algo mais próximo, não é mesmo?

A questão não é a religião do prefeito, pode até ser o mandato dele, mas existem críticas da Globo mais pessoais do que sobre o mandato; tudo isso por conta de uma rixa histórica que já fazem cerca de 30 anos que acontece. Oposição sempre vai existir e a Globo não está errada de cobrar o prefeito, mas o questionamento fica sobre. Se Crivella é tão ruim, porque não falam dos outros prefeitos, deputados e vereadores? Será que a Globo ainda tenta influenciar? Ou será que o Crivella tá errado mesmo?
Isso é uma coisa que só você amigo(a) leitor, pode responder, porém , o mais importante de tudo é. Não usei somente como armazamento de informação, onde as pessoas jogam o que quiserem na sua cabeça, use sua cabeça como processador e crie a sua própria opinião e sempre ouça os dois lados da historia.
Televangelismo 1882821393667375221

Postar um comentário

  1. Não acredito que seja puramente perseguição da Globo para com o senhor prefeito do Rio, ela sempre fez esse tipo de abordagem jornalística seja no campo da saúde, da segurança, da infraestrutura... É curioso isso pois de duas, uma. Ou a Globo gosta do Rio, a ponto de fazer tantas cobranças das autoridades com o intuito de ajudar a cidade a melhorar ou não gosta e só exibe o pior da cidade, visto que não faz o mesmo, em rede nacional, com São Paulo que no Brasil é a única cidade mais importante que a capital fluminense. Nos jornalísticos da Globo, em rede nacional, não se vê falar de São Paulo e a cidade também é cheia de problemas, como o Rio. Quanto a se falar das cidades da baixada, elas sempre foram deixadas de lado pela emissora, nem Niterói que é a segunda principal cidade da região metropolitana, em todos os sentidos, recebe tanta atenção.
    Tudo isso não me faz duvidar que a Globo realmente tenha a intenção de fazer campanha contra o prefeito, se for o caso ele merece pois não haveria conteúdo contra se a administração dele fosse minimamente boa, o que não é o caso. A atual prefeitura é totalmente desorganizada.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos