Carregando...

Relatório TVs do RJ / Setembro

19 A+ A-


Como estão os trabalhos para implementação do sinal digital no Rio? Aqui, você tem informações atualizadas sobre o mundo da TV fluminense!


Por Pedro Paulo Spoletto


Apesar de ser o terceiro menor estado do Brasil, o Rio de Janeiro é o de segunda maior economia, atrás apenas de São Paulo, e o terceiro estado com maior IDH (índice de desenvolvimento humano), atrás apenas de Brasília e São Paulo. Principal ponto turístico e cultural do país, terá fortes investimentos nacionais e internacionais por causa da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Mas, e sobre tecnologia televisiva? Infelizmente, o Rio sofre hoje com a pouca oferta de canais analógicos e digitais. Para saber como estão os investimentos na cidade e no estado, o TVs do RJ traz para você, a partir deste mês, um relatório mensal sobre o processo de implementação da TV digital!

Entramos em contato com a RedeTV!, Band, CNT e Rede Record. A partir de agora, você confere como está a situação da TV fluminense.




RedeTV!
O transmissor analógico foi trocado há uma semana. O novo equipamento tem uma potência de 30kW.

Nesta segunda-feira, 13.09.10, um técnico irá ao Sumaré para verificar a viabilidade técnica para trocar antena e transmissor digital atuais. Não há previsão para a mudança.

Mendanha: Há entraves com o IBAMA, mas o transmissor já está em fase de licitação. Não há previsão de instalação, mas especula-se que até dezembro deste ano o sinal já esteja disponível para a Zona Oeste carioca e o Sul fluminense.



Band Rio
Quem percebeu falhas na transmissão, pode ficar despreocupado. O problema aconteceu entre o satélite e a sede da Band Rio nos últimos dias. O sinal já está normalizado hoje.

Perguntamos sobre a baixa qualidade da imagem da emissora em relação a São Paulo. A resposta foi simples: Em São Paulo, o master é em HD; na Band Rio, o master é SD upconvertido. Ou seja, depois da inserção de comerciais locais, nunca mais vimos o sinal original de São Paulo, mas sim um SD Wide upconvertido. Não há previsão para implantação de master HD na Band Rio.

Mendanha: Já está tudo instalado no Mendanha. Agora estão fazendo apenas alguns testes. Entretanto, não há previsão para início das operações do Mendanha.



CNT

A emissora apenas afirmou que a previsão para início de transmissão é para dezembro deste ano. Tentamos conseguir mais informações, mas os técnicos não se dispuseram a entrar em detalhes.




Record Rio
A emissora está passando por uma manutenção de rotina. Por isso, alguns bairros sofreram queda na recepção digital.

Foi confirmado que houve reformas na casa do transmissor do Sumaré, mas não há previsão de troca do transmissor nem de antena.

Mendanha: Não há previsão para instalação de transmissor e antena no Mendanha. Segundo os técnicos da emissora, o objetivo principal da Record é atender ao Centro e zonas Norte e Sul do Rio, e Baixada fluminense.

Ainda de acordo com os técnicos, o foco principal da emissora é a transmissão analógica devido ao baixo número de receptores digitais.

_________________________________

Vale lembrar que todas as informações aqui postadas são de inteira responsabilidade das emissoras. Todo o conteúdo foi proveniente de consulta telefônica a técnicos e funcionários da RedeTV!, Band, CNT e Record. O TVs do RJ não se responsabiliza por afirmações desencontradas ou falsas.
_________________________________

Este foi o relatório de Setembro do TVs do RJ. No próximo mês, você confere como estão os processos de implementação da TV Digital no Rio. Se você tem dúvidas, críticas, sugestões ou elogios, não deixe de postar um comentário. Até lá!
TV 4144582038099020338

Postar um comentário

  1. Pedro Paulo,
    Isto que você citou aqui no seu blog não é novidade. Ha um ano atrás escrevi no meu blog a forma como as emissoras encaram a Tv digital, sobretudo a Globo que prefere investir em digitalização dos seus canais a cabo, em detrimento dela mesma só invstindo pesadamente agora. Na verdade isso acaba desincentivando as pessoas a comprarem tv com conversor embutido, bem como de síndicos investirem em amplificadores de sinal UHF para receber o sinal digital nos prédios que administram. A pessoa que compra uma Tv com conversor digital não quer só qualidade de imagem e som e sim variedade de canais. Se não tiver isso, não há razão para investir, uma vez que ele não vai gastar um dinheiro relativamente alto para assistir dois ou três canais abertos e em geral com qualidade duvidosa de programação. Se for para ficar assim é preferivel ficar com a analógica, pois pelo menos temos uma imagem razoavel e com variedades de canais, tanto em VHF como em UHF. Eu mesmo preferi comprar uma tv LCD sem conversor e um celular chines com tv analógica, pois no analógico tenho mais variedade e no meu prédio o meu síndico ainda não instalou os amplificadores de sinal de UHF pelos motivos aqui citados. Fique ciente de uma coisa, quando chegar em 2016 a maior parte dos brasileiros, inclusive aqui, ainda estarão assistindo a tv analógica obrigando o governo a prorrogar as concessões análogicas ou na pior o da hipóteses, cassar os canais analógicos na marra para obrigar as pessoas a comprarem a tvs com conversor como ocorreu nos Eua no ano passado, embora isso dificilmente ocorra aqui.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, ainda há algumas emissoras que nem sequer conseguer operar com qualidade no sinal analógico. Volta e meia vejo reclamações sobre o sinal da Rede Brasil no satélite C1 e também sofro com a mesma aqui no Rio de Janeiro. O canal 57 UHF de Petrópolis vive travando, com sinal fraco ou fora do ar. Não sei se é problema do satélite C1 com a região de Petrópolis (onde está a afiliada da emissora), se é problema da antena da afiliada ou se é problema mesmo no satélite da Rede Brasil (porém, não acredito que seja sempre problema do sinal do satélite da Rede Brasil, já que muitas vezes leio em fóruns e comunidades que é o problema é só aqui no RJ, entao acredito que na maioria dos casos o problema seja ou do equipamento da afiliada de Petrópolis ou então seja a cobertura do satélite C1 na região de Petrópolis). Outro caso problemático é da NGT, como exemplo cito o canal 45 UHF do Mendanha, que vivia a maior parte do tempo ou com muitas interferências ou sem cor ou mesmo fora do ar e até sem som. Recentemente, a NGT desativou por tempo indeterminado o canal no Mendanha. Voltando a falar da Rede Brasil, acho ela é uma das únicas redes que não tem sinal digital em nenhuma cidade e nem tem previsão para isso acontecer.

    Acredito que para a Copa 2014 e para as Olimpíadas de 2016 já teremos um panorama bem melhor, mas acredito que a TV analógica ainda permanecerá um bom tempo aqui.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo Ivo e Victor Faria, obrigado pelos posts!

    Sobre os comentários, creio que, se não houver uma participação ativa de quem já tem um televisor preparado ou um set top box, esse cenário não mudará nem tão cedo. Temos de ficar em constante contato com as emissoras para que eles enxerguem o potencial mercado já existente aqui no Rio. Certamente que em áreas de recepção mais prejudicada, a alternativa da TV Digital é uma eficiente ferramenta, visto que este público deseja uma recepção melhor e sem os famigerados fantasmas ou chuviscos. As emissoras ainda não acordaram para este tipo de público alvo, pensam que o poder aquisitivo concentra-se somente próximo ao centro da cidade.

    Outro fator importante para a lentidão da TVD aqui no Rio (e em todo o Brasil, exceto São Paulo, que foi uma imposição política e em condições mercadológicas estratégicas) é que o Ibope só começou este ano a medir a audiência da TV Digital. Ou seja, até 2009, produzir e transmitir em alta definição era um tiro no escuro. Em tese, hoje podemos cobrar por já haver algum tipo de aferição de demana do sistema. Digo 'em tese' porque não se sabe quantos aparelhos de recepção digital estão sendo pesquisados pelo Ibope, então é meio que uma teoria dizer que agora algo melhorou. Cabe salientar também que a medição do Ibope é feita somente nas Zonas Norte e Sul, Centro e Baixada. Ou seja, quem mora na Zona Oeste "não tem muita importância" para as emissoras, já que não há como medir a participação do telespectador.

    Quanto à NGT, essa emissora merece descrédito. Disse que os equipamentos já estariam até instalados, mas agora não têm previsão para.. instalar (??). Talvez essa saída do Mendanha seja devida ao fato de que o canal 45 esteja reservado para ela mesma, mas no Digital. Vamos esperar pelos próximos capítulos dessa novela. Já a Rede Brasil.. Bom, essa é mais complicada ainda. Apesar de ter uma boa programação, sua transmissão é mais incerta do que uma transmissão em HD pela Record Rio, rs.. Quanto ao sinal cair, pode ser por causa do tamanho da antena receptora da retransmissora ou por pouco espaço de banda utilizado no satélite, por economia mesmo.

    Voltando à TV Digital, na minha opinião, o Governo deveria obrigar a instalarem transmissores e antenas simultaneamente no Sumaré e no Mendanha. Digo isso porque é uma falácia dizer que o Rio tem cobertura de TV Digital enquanto metade da população não capta os sinais das emissoras. Outra coisa importante é a potência dos transmissores do Mendanha: A Zona Oeste é uma área muito grande para apenas 100W de potência. Nunca, com essa potência, o sinal 1SEG será estável em toda a região. Se você se locomiver com um celular com TV Digital sintonizando o SBT em Santa Cruz, será praticamente impossível ter um sinal estável. Se você estiver em Realengo e sintonizar a TV de seu celular na Globo, também não conseguirá!

    Já que as emissoras não estão fazendo por onde, temos de pressioná-las, assim como a Anatel e o Ministério das Comunicações. Uma emissora é uma concessão e deve atender a todos.

    ResponderExcluir
  4. Victor,
    Quanto ao publico da verdadeira Zona Oeste, eu fico muito perplexo e estarrecido como o mercado, as empresas e os governos os despreza. E um mercado em potencial e a região que mais cresce depois da Zona Sul, Norte, Baixada, Leste( Jacarepaguá, Barra e Recreio e Grande Niteroi( São Gonçalo, Itaborai, Tanguá e Maricá). È uma região onde a classe média mais cresce, mas o mercado não acompanha. Diante disso, tudo o que é pirata cresce, o que é muito natural. Isso é um absurdo se analisarmos o que é o principio capitalista, portanto um absurdo o que acontece lá. Vale lembrar que só agora que surgiu uma repetidora de FM no Mendanha, isso após mais de quinze anos da Catedral FM ter instalado a sua lá. A radio que instalou repetidora lá foi a 93 FM e brevemente a Mix FM, cuja a frequencia não lhe pertence, mas pertence a radio Imprensa. Isso explica do porque a Mix não investir na digitalização do canal 16 carioca. Uma outra noticia que adianto aqui e que será colocado no meu blog Fatos Gerais e no Rio TV News que gerencio com o Alexander Sabino é que MTV canal 48 está fora do ar desde a tarde desta última sexta-feira e a outra é que no mesmo canal ela vai instalar uma repetidora no Mendanha. E finalizando, eu chamo os bairros de Jacarépagua, Barra e Recreio de Zona leste pelo simples fato de que eles são completamente diferentes da verdadeira Zona OEste em todos os sentidos, tendo mais identidade com Zona Norte no caso de Jacarépaguá e Zona Sul com relação a Barra, Recreio e Vargem GRande. Por isso eu chamo esta região de Zona leste do Rio e também chamo assim, pois convencionei a chamar a tudo que está para o mar de leste. Eu ja escrevi isso numa matéria no Fatos Gerais ha um ano atrás. ABS!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Leonardo Ivo, sobre o canal 48 da MTV, ela está no ar sim, mas está fora de frequência. Tanto que agora a emissora está pegando tanto no 47, como também no 48. (Mas está fora de Frequência.) Tenta fazer a busca de canais novamente. Ou use a sintonia fina de sua TV.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com Leonardo Ivo. O Rio deveria ter 3 pontos de transmissão/reforço.
    Seriam:
    PRINCIPAL: MORRO DO SUMARÉ
    REFORÇADORES: MORRO DO MENDANHA e MORRO NOSSA SENHORA DA PENNA (JACAREPAGUÁ).

    Para a chamada Zona Leste, Barra e Jacarepaguá, QUE NÃO SÃO ATENDIDOS PELO MENDANHA, deveria se utilizar a estrutura que lá já existe e é boa.

    ESTÃO LÁ:
    TV GLOBO (30 UHF)
    TV RECORD (25 UHF)
    TV BOAS NOVAS
    POLÍCIA MILITAR (enlace)
    TVA (reforço MMDS)

    ACHO QUE TODAS AS EMISSORAS DEVERIAM RECEBER OUTORGAS PARA REFORÇADORAS DE SINAL NOS DOIS PONTOS AVANÇADOS, MENDANHA E JACAREPAGUÁ, inclusive para futuramente EXTINGUIR ESSAS CONCESSÕES DE RTV que SÓ SERVEM para ATENDER (E MAL) A DETERMINADAS LOCALIDADES, ONDE INCLUSIVE O NÚMERO DO CANAL MUDA.

    EXEMPLO: COM A TV DIGITAL, SE O SINAL DO MENDANHA FOR POTENTE, NÃO É NECESSÁRIO MAIS O PONTO "CAMPO GRANDE" PARA AS EMISSORAS DE CANAL ABERTO...

    Exemplo de Inoperância: Nos EUA, o UHF mesmo analógico era levado a sério. A maioria das afiliadas das grandes redes em grandes cidades trabalhavam em UHF. Inclusive o sinal em UHF fz "menos força" pra chegar mais longe.
    Aqui em Jacarepaguá EU N]AO CONSIGO ASSISTIR A TV SENADO POR EX... 49 UHF.... MAS... ALGUÉM CONSEGUE?

    abraços !

    ResponderExcluir
  8. Leonardo Ivo, sobre o canal 48 da MTV, ela está no ar sim, mas está fora de frequência. Tanto que agora a emissora está pegando tanto no 47, como também no 48. (Mas está fora de Frequência.) Tenta fazer a busca de canais novamente. Ou use a sintonia fina de sua TV.

    ResponderExcluir
  9. @Dj Mark AndersonLeonardo Ivo, sobre o canal 48 da MTV, ela está no ar sim, mas está fora de frequência. Tanto que agora a emissora está pegando tanto no 47, como também no 48. (Mas está fora de Frequência.) Tenta fazer a busca de canais novamente. Ou use a sintonia fina de sua TV.

    ResponderExcluir
  10. Só pra constar, a teórica Zona Leste do Rio seria a Baía de Guanabara. Não tem como dizer que Barra e Jacarepaguá são zona Leste, visto que estão claramente na Oeste no mapa..

    ResponderExcluir
  11. Aqui em Sulacap (Zona Oeste), que não tem uma boa recepção de TV, eu consigo assistir a alguns canais do Sumaré, mesmo usando uma antena interna. Há canais do Mendanha eu não consigo sintonizar. No analógico, aqui no Rio só há medição de Ibope no sinal que vem do Sumaré (o sinal principal do Rio), é isso, não é? E no digital? Já tem medição de Ibope no Rio? Só Globo e SBT estão com sinal digital no Mendanha? Então, o sinal digital na Zona Oeste é instável? Por que será? Acho que apenas o Rio, devido à sua geografia, tem todos esses pontos de retransmissão de TV, não é? Em outros estados não são tantos. Um colega meu que mora em Guaratiba não sintoniza praticamente nenhuma das tradionais rádios cariocas em FM. Nem em São Paulo, a coisa é perfeita: a Rede Brasil, cuja sede está em São Paulo, não tem sinal digital na capital paulista e nem tem previsão para isso. Além disso, nem lá a programação das emissoras está toda em HD (ainda está bem longe disso). Outra importante emissora que também não tem sinal digital em SP é o Esporte Interativo, mas o EI até agora só tem canal UHF em SP e a tendência é que cresça bastante nesse seguimento.

    ResponderExcluir
  12. Só acrescentando: na Baixada Fluminense, a predominância não é de canais do Mendanha? Nova Iguaçu, por exemplo, é vizinho do Mendanha.

    Falando em Mendanha, na Wikipédia consta que a Band e Record tem retransmissores no Guandu e não no Mendanha. Será? Também segundo a Wikipédia, outros pontos da cidade em que retransmissor de TV são Botafogo e Barra da Tijuca, além é claro, do Sumaré e de Jacarepaguá. A conferir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:Canais_de_TV_do_Rio_de_Janeiro

    ResponderExcluir
  13. A MTV canal 48 voltou a funcionar normalmente, porem eu notei que o sinal está um pouco mais fraco. Sobre o sinal da Record HD, realmente alguns meses atras o sinal estava mais forte. Eles devem ter reduzido o sinal mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Uma correção: com o arrendamento do canal 36 UHF de São Paulo, o Esporte Interativo também conseguiu mais alguns canais (um canal no Maranhão e os demais também no estado de São Paulo). Todos esses canais pertencem ao mesmo grupo do 36 UHF paulistano. Pena que aqui no Rio não tem nenhum canal desse grupo. Espero que o EI chegue logo no UHF daqui.

    ResponderExcluir
  15. Victor !!

    Os retransmissores que existem e que vc citou na msg e que tem no wikipedia !! Sao respectivamente !!
    Barra > MTV (quase em frente ao Extra Barra! No alto de um predio ali )
    Botafogo > Globo (no alto das torres do Rio Sul )

    Alex

    ResponderExcluir
  16. Para o amigo da Postagem acima, os sistemas de RTV na Barra são:

    Barra - Torre Athaydeville (recebe vários sistemas, entre eles enlaces de serviços correlatos, Rádio-táxi e também a RETRANSMISSÃO DA MTV 46 (exclusiva da Barra) e a REFORÇADORA DOS CANAIS MMDS DA TVA (Tv por assinatura)

    Botafogo - Torre do Rio Sul - lá tem reforçadora da globo e um lugar que já pensei até que abrigaria os sistemas da Kiss, já que no Suamré vai ser difícil. Vale lembrar que na falta de lugar, lá seria uma boa opção.

    Em jacarepaguá, o morro da igrejinha NOSSA SENHORA DA PENNA (com dois "n" mesmo), onde estão as RTVs:
    25- RECORD
    30- GLOBO
    TV BOAS NOVAS
    POLÍCIA MILITAR

    Concordo com o Leonardo, já de longa data, que um parque auxiliar de transmissão, como no pico da tijuca, ponto mais alto da região metropolitana, são mais de 900 metros de altura, atingiria todos os bairros em todas as zonas praticamente. Mas, infelizmente, se o IBAMA cria caso no Sumaré, imagina no Pico da Tijuca?
    E olha que tem até estradinha pra lá....

    O SUMARÉ DEVERIA SER UM PONTO DE VISITAÇÃO. SÓ ASSIM O LUGAR PODERIA SER RESTAURADO, INCREMENTADAS AS INSTALAÇÕES PARA OS FUNCIONÁRIOS, ESTRUTURA DE ENERGIA E ÁGUA E ESGOTO E DE ACESSO ALTERNATIVO.

    EM SP, O PICO DO JARAGUÁ É UM LUGAR DE VISITAÇÃO.
    AQUI, É UM PONTO HISTÓRICO DAS COMUNICAÇÕES NO BRASIL, TOTALMENTE ESQUECIDO.

    ResponderExcluir
  17. bom dia meu nome é fco jose e moro em fortaleza ceara . e gostaria de saber se voces tem noticias do sinal digital da rede tv aqui , pois ate agora só alguns bairros pega o sinal e muito baixo onde eu moro em messejana só aparece uma tarja preta.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com o missivista que comentou que a poderosa Globo, só invista em HD, nos canais Globosat. Realmente fica difícil vc adquirir uma Lcd, com conversor, pois as emissoras, estão com as programaçãoes pífias(tv aberta). Agora seria interessante, que as emissoras abertas do Rj,poderiam a ser transmitida pela tv a cabo, como por exemplo, pela SKY,VIA EMBRATEL e, outras que estão no mercado.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos