Carregando...

Canal 4 VHF

A Rede Globo é uma rede de televisão brasileira. Foi fundada em 26 de abril de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. Atualmente, a cadeia é a maior de toda a América Latina e a quarta maior emissora comercial do mundo; a nível mundial perde apenas para as americanas ABC (pertencente à Walt Disney Company), CBS (pertencente à CBS Corporation) e NBC (pertecente à NBC Universal), é assistida por 120 milhões de pessoas diariamente. A empresa faz parte do grupo empresarial Organizações Globo.

A sede administrativa da Rede Globo encontra-se no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro. O departamento de jornalismo também está situado no Jardim Botânico, e os principais estúdios de produção localizam-se no complexo conhecido como Projac, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. A Rede Globo possui ainda estúdios de produção em Vila Cordeiro, bairro de São Paulo, onde também possui departamento de jornalismo e gera parte da programação da rede. São, ao todo, 122 emissoras próprias ou afiliadas, além da transmissão no exterior pela TV Globo Internacional e de serviço mediante assinatura no país.


O início da Rede Globo

A Santa Missa em seu Lar foi criada em 2 de maio de 1965, sendo assim o programa mais antigo em exibição pela emissora.

O início da TV Globo como uma rede de emissoras afiliadas por todo o país se dá a partir de 1969 quando entrou no ar o "Jornal Nacional", primeiro telejornal em rede nacional, ainda hoje transmitido pela emissora e líder de audiência nacional. O primeiro programa foi apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira.

Em 1970, transmitiu pela primeira vez a Copa do Mundo, vencida pelo Brasil. Grande parte das "inovações" impostas na grade de programação e na forma de produção dos programas foi obtida graças à contratação de profissionais oriundos da TV Excelsior (cuja concessão fora cassada pelo Governo Militar no mesmo ano) e que já operava com muitos dos parâmetros utilizados pela Rede Globo para criar seu "Padrão Globo de Qualidade".

Em 21 de abril de 1971, entrou no ar a TV Globo Brasília, no canal 10, apresentando uma partida do Vasco contra o Flamengo (ao vivo do Rio de Janeiro) e o programa Som Livre Exportação. No mesmo ano, entrou no ar o vespertino "Jornal Hoje", no ar até hoje e único telejornal vespertino exibido pela rede, ao contrário das concorrentes.

Em 1972 foi inaugurada a TV Globo Recife. Também naquele ano a Globo participou do pool de emissoras que efetuou a 1ª transmissão nacional e oficial em cores, junto com as concorrentes Tupi, Record, Bandeirantes entre outras. A televisão mostrou a abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul, em 19 de fevereiro.

Em 31 de março (dia da inauguração do sistema de televisão em cores no Brasil), a TV Globo exibiu o especial "Meu Primeiro Baile", o primeiro programa da televisão brasileira inteiramente gravado em cores.
Em 1973, estreou o "Globo Repórter", no ar até hoje. No mesmo ano, entrou no ar o programa "Fantástico", também líder de audiência e ainda hoje transmitido aos domingos.

Em 28 de abril de 1974, passou a ser transmitido em cores. Em 1977 toda a programação da emissora passa a ser a cores. Em 1982 a emissora implantou a transmissão via satélite.

A dupla Walter Clark e José Bonifácio, que mais tarde seriam chamada de Boni & Clark, alusão ao Bonnie e Clyde, seriam também responsáveis pelos ganhos das afiliadas da TV Difusora (São Luís, Maranhão em 1972) e a TV Ajuricaba (Manaus, Amazonas, em 1974), ambas da TV Record.

Em 1975, a Rede Globo foi forçada pelo Governo Federal, na época do Regime Militar, a não exibir o Roque Santeiro, com 34 capítulos gravados. No lugar, foi colocada a reprise da novela Selva de Pedra de 1972. Em 1985, com o fim do regime e a censura, com a posse do governo civil, a nova versão da novela voltou ser gravada e exibida com sucesso. No mesmo ano, estreava Caso Especial, que entrava no ar semanalmente (abril-dezembro) e manteve no ar até 1995. A Sessão da Tarde também estreou neste mesmo ano, e está no ar atualmente.

A partir de 1976 é o momento em que a Globo começa a construir o que seria chamado de "Padrão Globo de Qualidade", em que o horário nobre é preenchido com duas novelas encaixadas por um telejornal curto e sintético, uma telenovela que seria chamada a partir de então de "novela das oito" e depois uma linha de shows, filmes ou o "Globo Repórter", sempre com bastante regularidade de horário e programação. Este padrão nada mais é do que a chamada "grade fixa", tanto na vertical (sequência dos programas no dia), quanto na horizontal (respeito à sequência ao longo dos dias da semana), orquestrada por Walter Clark e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (mais conhecido como "Boni") em 1960, antes responsáveis pela programação da extinta TV Excelsior. A grade fixa é utilizada pela Globo nos dias de hoje fielmente. O padrão seria decisivo para a conquista da liderança de audiência, pois, no final da década de 1970, as duas grandes redes, a Rede Record e a Rede Tupi, estavam se deteriorando por falta de recursos e estratégia, sobrando apenas a Globo como uma alternativa de certa qualidade, e tem a estréia das novas sessões de cinema, o Festival de Inverno e a Sessão de Gala.
Em 1977, a rede é também forçada pelo mesmo Governo Federal a não exibir a novela Despedida de Casado, sendo substituído por outra novela. No mesmo ano, a rede estreia Os Trapalhões, considerado o programa de humor de maior tempo no ar.
Em 1978, a emissora transmite a Copa do Mundo de 1978. Após o encerramento do evento esportivo, estreou o Globo Esporte, o programa esportivo no ar até hoje, e tem a faixa Bom Domingo, com as atrações: Som Brasil, Concertos para a Juventude, Operação Resgate, O Bem-Amado, Balança Mas Não Cai, Alerta Geral, Fantástico, A Festa é Nossa, Os Trapalhões, Dallas, O Planeta dos Homens, Geração 80, Chico Total, Esporte Espetacular e Globo Gente.
Outra estreia foi o Domingo Maior, a segunda sessão de filmes exibido pela Globo. A cada ano a Rede Globo programa mudanças em sua grade de atrações.
O programa já estreou Alerta Geral. exibido na Sexta Super, Bom Domingo e Domingo Global, entre 1979 e 1984, apresentado por Cid Moreira (1979-1981), Francisco Cuoco (1981-1982) e Armando Bogus (1982-1984), uma das atrações musicais que marcaram essa semana no Brasil e no mundo.

TV Globo Rio de Janeiro

TV Globo Rio de Janeiro (mais conhecida como TV Globo Rio) é uma emissora de televisão brasileira com sede no Rio de Janeiro, capital do estado brasileiro homônimo. Opera nos canais 4 VHF e 28 UHF analógicos e 29 UHF digital. É a emissora geradora da Rede Globo de Televisão.


Em julho de 1957 o Presidente da República, Juscelino Kubitschek, aprovou concessão de TV para a Rádio Globo e, em 30 de dezembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou decreto concedendo o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Ltda. Daí até 1965, a Rádio Globo se organizou para a inauguração da TV Globo.

Em 26 de Abril de 1965, às 10h e 30min foi executado o hino nacional, logo após o presidente das Empresas Globo Roberto Marinho apresentou a nova emissora aos telespectadores da cidade do Rio de Janeiro e do Estado da Guanabara e o Cardeal Arcebispo D. Jaime de Barros Câmara benzeu os estúdios da emissora. Às 11h foi exibido o programa Úni Dúni Tê, com Tia Fernanda e ao meio-dia, os desenhos animados O Gato Félix, Wally Gator, Tartaruga Touché, Jambo & Ruivão e Hércules.
Às cinco horas da tarde estreou o programa Clube do Capitão Furacão, apresentado por Pietro Mário Bongiancchini, então com 26 anos, onde, além de histórias contadas por Pietro, haviam brincadeiras, jogos e a estréia das séries Superman e Os Três Patetas e também os desenhos animados Magilla Gorilla e Bacamarte & Chumbinho.

Também, naquele primeiro dia de funcionamento, a TV Globo do Rio de Janeiro estreava às 19h o seu primeiro trabalho de teledramaturgia, Rua da Matriz, que trazia a novidade de apresentar histórias completas em cinco capítulos, exibidos de segunda a sexta, com um elenco até então desconhecido do público de televisão, entre outros Lafayette Galvão, Iracema de Alencar, Milton Gonçalves e a direção de Graça Mello e Moysés Weltman. Mais tarde, às 22 hs, a TV Globo do Rio de Janeiro, estreou também sua primeira novela, Ilusões Perdidas, atuando também pela primeira vez em televisão: Reginaldo Farias, Leila Diniz, Miriam Pires, Osmar Prado e ainda as participações de Norma Blum e Zilka Salaberry contratadas da TV Tupi do Rio, onde participavam do Teatrinho Trol dos domingos à tarde.

Naquela primeira semana, também estrearam programas musicais com Darlene Glória e a dupla Cyl Farney e Dick Farney; o programa humorístico TNT, com Betty Faria e Márcia de Windsor; A Caça ao Tesouro, apresentado por Walter Foster em que os convidados tinham que descobrir numa maquete do Rio de Janeiro, aonde a produção havia escondido o baú com o tesouro através de dicas sobre aquele determinado local; Quem é quem? apresentado por Célia Biar, quando os convidados tinham que descobrir entre os três participantes, qual falava a verdade em relação a ter uma determinada profissão e TV Ó canal zero e TV 1 canal meio com Agildo Ribeiro e Paulo Silvino, todos oriundos do cinema, sem terem feito nenhum trabalho até então para a televisão e Câmera Indiscreta, esse último, uma versão nacional adaptada do original americano com direção de Mauro Salles, Maurício Dantas e Roberto Farias, exibido às quartas, às 19h15, apresentado por Renato Consorte e o "cara de pau" jornalista e humorista José Martins de Araújo Jr. e um noticiário apresentado por Hilton Gomes, o Tele-Globo.

Aos domingos à tarde, a Globo estreou já na primeira semana os desenhos animados Jonny Quest e o desenho inglês de animação feito com bonecos de marionetes Thunderbirds, ambos conseguiram grande sucesso entre as crianças na época.

A TV Globo do Rio de Janeiro também exibia o programa Show da Noite, apresentado pelo autor de teatro Gláucio Gil, que faleceu diante das câmeras em seu programa do dia 13 de agosto de 1965, dez minutos depois da introdução, quando proferiu o texto: "Hoje é sexta-feira, 13 de agosto. Dia aziago. Mas até agora vai tudo caminhando bem, felizmente", esse episódio deu à TV Globo Canal 4 do Rio de Janeiro a fama de macabra na mídia da época.

Essa primeira fase da TV Globo do Rio de Janeiro, também foi a responsável pelo lançamento no Brasil de séries americanas como: A Feiticeira, A Família Buscapé, Os Monstros, A Ilha dos Birutas, As Viagens de Jaimie, Mr. Ed, Ben Casey, Jeannie é um Gênio e Batman. A Globo também incluiu nessa época as sessões de longa-metragem apresentadas por atores famosos, como o Romance na Tarde, apresentado por Norma Blum, a Sessão das Dez, apresentada por Célia Biar e mais tarde em 1967, a sessão da Meia Noite, apresentada por Augusto César Vanucci.

Outro programa exibido em primeira mão nessa primeira fase da TV Globo do Rio de Janeiro, foi a série produzida em filme pela Herbert Richers em sociedade com o jornal O Globo, 22-2000 Cidade Aberta, trazendo Jardel Filho no papel de um repórter que ajudava a polícia a resolver casos complicados, personagem esse tirado do filme Paraíba, Vida e Morte de um Bandido.

Outra novidade trazida ao país pela TV Globo Rio de Janeiro, foi ser a primeira emissora a inaugurar com uma aparelhagem totalmente nova, de última geração na época, quando todas as outras funcionavam com aparelhos velhos de segunda mão, já sucateado por empresas americanas. Outras novidades que a TV Globo Rio de Janeiro trouxe para o país foram as primeiras câmeras "gruas" que na época eram utilizadas no auditório da emissora e faziam movimentos em pleno ar, presas por uma sanfona as paredes, sob uma plataforma onde os operadores ficavam sentados e também as câmeras de externa portáteis, que funcionavam no ombro do operador, apelidadas no Brasil de "globetes".

Os estúdios da TV Globo Rio de Janeiro eram também novidade, situado na época na Rua Von Martius, 22 no bairro do Jardim Botânico, onde funcionava toda a emissora em um prédio de 3 andares e cerca de 9.000 m², foi a primeira emissora brasileira a ser inaugurada em um estúdio especialmente construído para ela, com planta copiada da WJMTV de Chicago: até então, todas as outras emissoras do país funcionavam em prédios velhos, que haviam pertencido à emissoras de rádio, cassinos ou antigos teatros.

A TV Globo Rio de Janeiro tinha inicialmente apenas 200 funcionários e era dirigida por Rubens Amaral, ex diretor da Voz da América.

Em janeiro de 1966, o Rio sofreu uma das suas piores enchentes. Mais de cem pessoas morreram e vinte mil ficaram desabrigadas. A TV Globo fez a cobertura das consequências da enchente e veiculou informações para a população, participando, pela primeira vez, de campanha comunitária, centralizando a coleta de donativos em um dos seus estúdios. Na época o sistema de transmissão era preto e branco.
Ainda em 1966 a TV Globo Rio de Janeiro exibiu seu primeiro sucesso em dramaturgia, a novela O Sheik de Agadir, uma telenovela de Glória Magadan, com direção de Henrique Martins e Régis Cardoso; trazendo no elenco: Henrique Martins, Yoná Magalhães, Amilton Fernandes, Leila Diniz, Márcia de Windsor, Marieta Severo, Emiliano Queiroz, Yara Lins, Cláudio Marzo e outros. Essa novela fez tanto sucesso no Rio de Janeiro, que uma frase usada pelo personagem principal o rebelde Demian, vivido por Henrique Martins, para marcar os lugares onde ele passava e executava sua vingança contra o Sheik usurpador, vivido por Amilton Fernandes, Demian Esteve Aqui acabou fazendo parte de pichações e sendo também motivo de brincadeira por vários cariocas.

Em 1967 a TV Globo Rio de Janeiro também conseguiu se consagrar com mais dois sucessos em tele-dramaturgia: A Rainha Louca, com Nathália Timberg e Rubens de Falco nos papéis principais e Anastácia, a Mulher sem Destino, adaptação de Emiliano Queiroz, que foi substituído nos últimos capítulos por Janete Clair e Dias Gomes que estreavam como escritores para a televisão.

Em 1968, a dupla Janete Clair e Dias Gomes adaptaram o romance Sangue e Areia marcando a estreia na TV Globo Rio de Janeiro de Tarcísio Meira e Glória Menezes e do diretor Daniel Filho, a novela também foi um grande sucesso na época.

Em 1970, a TV Globo Rio de Janeiro produziu e exibiu a telenovela Irmãos Coragem repetindo Janete Clair como escritora e protagonizado por Tarcísio Meira e Glória Menezes com a direção de Daniel Filho e a assistência de Milton Gonçalves, que acabou sendo o primeiro sucesso em âmbito nacional da emissora, consagrando-a nesse estilo de produção televisiva.

Em 1972, a produção de programas de auditório foi deslocada para o Teatro Fênix após um incêndio no estúdio A do prédio, onde funcionava o Teatro Globo.

Em 1976, foi inaugurado o prédio administrativo da TV Globo na Rua Lopes Quintas, 303, que se liga pelo fundo com os estúdios. Esse edifício ganhou o apelido de Vênus Platinada, nome que se estendeu à emissora.
A produção de teledramaturgia (que se dividia entre os estúdios da Rua Von Martius e estúdios alugados) foi transferida para os primeiros quatro estúdios de 1.000 m² inaugurados em Jacarepaguá, no espaço conhecido como Projac em 1995. Com isso, os estúdios do Jardim Botânico passaram a abrigar apenas os programas da Central Globo de Jornalismo que funcionam lá até hoje, assim como a geradora da Rede Globo e dos canais pagos Globo News e SporTV. Algum tempo depois, o Teatro Fênix foi desativado e os programas da linha de shows também foram transferidos para o Projac, onde foram inaugurados mais dois estúdios de 1.000 m² para a linha de shows e posteriormente mais quatro de 560 m² para a produção de programas menores.

Hoje, a Rede Globo no Rio de Janeiro se divide entre os quatro estúdios destinados ao jornalismo no Jardim Botânico (um deles é a redação e o estúdio do Jornal Nacional) e os dez estúdios da Central Globo de Produção no Projac (Projeto Jacarepaguá, situado no bairro de mesmo nome, na região de Curicica, no Rio de Janeiro).
TV 5958839984564067174

Postar um comentário

  1. Parabéns pelo excelente post!

    O canal 4 deve ser o único VHF do Rio que até hoje só foi ocupado por uma única emissora, certo?

    Vale lembrar que a Globo também possui um retransmissor em Jacarepaguá, cujo canal é o 30 UHF.

    Um fato interessante que não foi citado aqui refere-se à logomarca da emissora, que inicialmente tinha a forma de um catavento e era formado por quatro números 4, fazendo referência ao canal da emissora. Este logotipo durou apenas 1 ano. (Fonte: matéria públicada hoje no site Rede Globo - http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2010/11/voce-sabia-primeira-logomarca-da-rede-globo-era-um-cata-vento.html)

    ResponderExcluir
  2. Retransmissora também no Mendanha. Canal 28.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o texto seria muito comprido para escrever tudo em uma unica postagem. Em breve postarei mais sobre a globo e canal 4

    ResponderExcluir
  4. @Mark Anderson
    Mark, o canal 28 UHF foi citado. Só faltou mesmo dizer que é do Mendanha. Mas, como já disse, o Igor está de parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. a espera do relatorio de dezembro!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos