Carregando...

O ostracismo da TV na cidade do Rio de Janeiro

TV na cidade do Rio de Janeiro deixou de ganhar canais e agora passou a perder canais também!



O que é Ostracismo???

É a ação de excluir alguém de um grupo, de um partido, do poder, de colocá-lo à margem. Efeito dessa exclusão.

Hoje, a TV na cidade do Rio de Janeiro passa por um momento de completa falta de novidades, tanto no analógico quanto do novo sistema digital. Enquanto a capital paulista está num momento de franco crescimento, com muitas novidades aparecendo todos os anos. Na cidade do Rio de Janeiro, basicamente, o line-up não muda a muito tempo.

Quando muda, é fruto de aluguel de antenas retransmissoras já existentes. O caso mais concreto disso é a TV Esporte Interativo que entrou na cidade por fruto de um aluguel de canal, ficou alguns meses e saiu do ar, provavelmente, a real dona do canal preferiu encerrar o aluguel para alugar novamente a quem pagar mais, como denominações evangélicas de qualquer sorte.

Retirando esses casos isolados, a cidade do Rio de Janeiro encontra-se num estado de ostracismo em relação a cidade de São Paulo. Canais importantes simplesmente desconsideraram implantar-se na cidade. Seja pela perda de importância economica, seja também pelo aspecto burocrático junto ao MC e ao IBAMA.

Até canais públicos e estatais, estão desconsiderando a cidade, preferindo direcionar seus investimentos em São Paulo e Brasília. A nossa cidade está sendo deixada de lado, ficando totalmente a margem dos acontecimentos, num completo ostracismo!

O TVs do RJ hoje basicamente está publicando colunas, curiosidades, cobrindo esporadicamente o que algumas cidades estão fazendo para melhorar o sinal...mas canal novo que é bom, há muito tempo não publicamos, ao contrário, passamos a publicar que canais estão saindo do ar na nossa cidade(!). Para se ver aonde nós, telespectadores do Rio de Janeiro chegamos.

O TVs do RJ deixa aqui então registrado sua a insatisfação em relação a situação mediocre da TV em nossa cidade!

TV 3737238430961358702

Postar um comentário

  1. Parabens !! E pura verdade isso !! Alex RJ BR

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, a cidade do RJ está esquecida em todos os aspectos, principalmente se tratando em tv digital.

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi uma emissora como a TV Esporte Interativo ter a sua sede e estúdios gerados do Rio de Janeiro,pagar pelo alugel do canal 40,ficando poucos meses no ar e depois saí do canal 40.A TV EI não devia ter um canal próprio para a cidade e parar de ficar alugando ou arredando canal de terceiros???Sinceramente,não considero o RJ pobre em TV,mas devia oferecer mais canais e mais entretenimento.

    ResponderExcluir
  4. Amigos, permitam-me fazer algumas considerações.1. Ao Danilo, autor da postagem; Antes de mais nada, parabenizá-lo pela escolha do tema. Embora não concorde completamente com vossa opinião, nos seguintes aspectos:a) TV Esporte Interativo pode não ter saído por vontade própria ou por conta da concessionária do canal. O canal 40 mudou de número (57 UHF RJ)e permanece na categoria TVA, que ainda NÃO teve regulamentação atualizada pelo MINICOM. Ainda existem restrições de horários limite de transmissão, o que impede inclusive o excelente Globonews ser descodificado no canal 36. O Esporte Interativo poderia adquirir um evento que caísse bem no horário onde não seria permitida a sua veiculação. Perda grave de dinheiro e risco de descumprimento de contrato de patrocínio do evento.Por segurança, deve ter feito bem o EI. Deve estar procurando uma outra concessão RTV, por exemplo.b) Não estamos atrasados em relação a SP. Todas as emissoras que tem retransmissão no Rio já gostariam de instalar seus sistemas HD no Rio, mas os entraves com órgãos de proteção ao meio ambiente são causadores dos atrasos, pelo impedimento da ampliação e modernização do Parque do Sumaré.Mais importante do que a própria ampliação é a MANUTENÇÃO e RECUPERAÇÃO do Sumaré. Quem está acostumado a visitar, sabe das carências, dos absurdos e das péssimas condições de trabalho dos técnicos. Sem contar vários descumprimentos com regras básicas do MINICOM e falta de fiscalização da ANATEL.Em SÃO PAULO, os sistemas irradiantes, EM SUA MAIORIA, estão no espigão da Av. Paulista, no topo de edifícios PARTICULARES, o que permite MUITO mais agilidade na negociação, e instalação de qualquer sistema autorizado e/ou licenciado. Não dá pra comparar.Nosso parque, infelizmente, está no meio de uma discussão entre emissoras e órgãos ambientais irredutíveis, e não há mediador para as negociações.Falta TUDO no Sumaré. Ordem, principalmente.

    ResponderExcluir
  5. concordo plenamente com texto e no amigo chamado Eng. Armando Torres Fortes ,algumas coisa eu até concordo mais outras não mas você diz tudo ,tanto você e tanto no texto do Danilo

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz com o comentário do Eng. Armando Torres Fortes, é sinal que a minha postagem gerou um certo interesse e um certo descontentamento dos telespectadores. Concordo integralmente com o que vc escreveu em relação a burocracia imposta pelos orgãos no MC e no IBAMA. Só faço uma ponderação: Se a TV Esporte Interativo sabia que o canal era uma TVA, por que quizeram entrar do mesmo jeito??? Pra sair depois??? Essa entrada e saída nessa explicação, não faz muito sentido...Eu, pela experiência de outros casos parecidos, acredito mesmo nessa possibilidade, de que "alguém apareceu dando mais pelo aluguel" e o dono da concessão deve ter usado de seu direito em contrato.Em relação as concessões de TVA, me lembro de um caso muito interessante. A "RedeTV! ES" Canal 18 que é uma TVA usa de um interpretação administrativa, onde geram até 11 horas diárias e as outras 13 hs, repetem o sinal de uma geradora normal (RedeTV! SP). O Grande problema é que essas emissoras ficaram amarradas a uma lei antiquada. Espera-se que em 2016 (ou antes mesmo) ela virem automáticante concessões de TV digital. Assim, acredito que entrará pelo menos mais duas redes de TV no Brasil.Abraços ao nosso colega Armando, espero que vc fique com a gente no blog, OK? Abraços!29 de julho de 2011 12:17

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, parabéns ao Danilo pela matéria!E o Esporte Interativo chegou a mais 4 estados, conforme divulgação da emissora - http://diario.esporteinterativo.com.br/blogdadiretoria/novidades/rede-esporte-interativo-chega-a-bh-e-mais-5-cidades/ -, mas há comentários reclamando que até agora nada do EI aparecer no 20 UHF de Vitória - um dos novos canais do EI. aqui no Rio, pelo que sei é que ele entrou em fase de testes no 40 UHF, tanto que este canal nem foi divulgado pelo pessoal da emissora. Infelizmente, pelo que tenho visto, São Paulo está bem a frente do Rio, mas outras capitais estão tão ou mais atrasadas que o Rio, porém aqui teremos a final da Copa e as Olimpíadas, além de ser o Rio, que mesmo se não fosse sediar estes eventos, já merecia mais investimento por parte das emissoras. Não digo estarmos a frente de São Paulo, pois lá é o centro financeiro/comercial do país e a maior parte das emissoras está sediada lá, além do andamento da TV digital ter iniciado primeiro por lá, mas pelo menos próximos da capital paulista deveríamos estar.

    ResponderExcluir
  8. Danilo,Creio que o Governo terá interesse em não renovar as concessões TVA, para poder licitá-las novamente. Seria ruim, pois criaria uma guerra jurídica, que só atrasaria ainda mais os processos.A título de curiosidade, as concessões TVA foram regulamentadas em 1988, por um decreto da Presidência da República (José Sarney), que tem um artigo interessante, o segundo. Transcrevo:"Art. 2º O Serviço Especial de Televisão por Assinatura - TVA é o serviço de telecomunicações, destinado a distribuir sons e imagens a assinantes, por sinais codificados, mediante utilização de canais do espectro radioelétrico, permitida, a critério do poder concedente, a utilização parcial sem codificação".Percebe-se que há uma "janela" para que estes canais funcionem sem codificação - Deve, inclusive, responder à sua questão sobre a RedeTV" Espírito Santo, única TVA do ES - Estranho é porque não a utilizam (janela de autorização). Fica claro que as concessões "TVA" passaram pelo mesmo rito que as conhecidas "TV" e devem ser reconhecidas, por justiça, como GERADORAS nos seus respectivos estados. Isso é o que defendo.Por que o Governo não decretaria isso de uma vez? hum...As concessões "TVA" tinham validade de 15 anos, e já estão vencidas HÁ 8 ANOS... Por que não são renovadas como "TVD" ??Imediatamente, teríamos, Abril no 33; Globonews no 36; Alguém no 40 que agora é 57 (estranha essa mudança neste momento, não?), e mais uns religiosos de menor expressão e serventia. São canais importantes, pois todos estão instalados no Sumaré, e funcionando!Ainda não tenho informação sobre o 40-Esporte Interativo.Tenho certeza que a restrição de horário afugentou a Top Sports.E ainda acho estranha a mudança do canal feita no início do ano, para o 57. Atualmente, nenhuma concessão, de nenhuma natureza, ocupa o canal 40 UHF no Rio.Vale lembrar que a faixa utilizada pelo serviço de TVA - 500 MHz a 700 MHz - é considerada uma faixa nobre atualmente por conta da sua grande capacidade de propagação à distância.

    ResponderExcluir
  9. Armando, concordo plenamente com vc nisso! Inclusive, somente a título de curiosidade, o presidente José Sarney expediu 25 concessões de TVA, o grupo Abril tem 5 (na qual administra direta e indiretamente) e a Globo 2 (chegando a 5 se contar-mos com os grupos regiões ligados a emissora). Ou seja, estamos falando da formação de pelo menos, duas futuras redes nacionais de TV(!).Outra coisa importante é que no momento que essas novas concessões entrarem no jogo e ocorrer o fim das transmissões analógicas, o circo vai pegar fogo no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte (cidades com o maior número de TVA's). Como todas as TVs serão UHF Digitais, todas as geradores estarão em pé de igualdade! Em SP, no Rio e em BH, se não me engano, cada uma tem 4 emissoras TVA, dificilmente não haverá uma explosão de novas opções na TV Aberta....Mas isso só será mesmo para 2016!!!! Vamos ver os novos episódios dessa história...Legal Armando, manda seu e-mail para gente!!!! OK? até...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos