Carregando...

IBOPE obriga redes paulistas a investirem no Rio literalmente na marra!

Por muitos anos, as redes de televisão com sede em São Paulo, notadamente a Band, RedeTV!, Record e a SBT, sempre despresavam qualquer iniciativa de novos investimentos em nossa cidade. Seja em estrutura fisica ou em produção de programação local. A ordem sempre foi a mesma, produz um jornal local (conforme exigência da lei) e repete a programação da rede ou vende o horário a terceiros, dependendo da rede em questão.

O caso da Band é o mais polêmico. Por muitos anos, o grupo Bandeirantes financiou a programação da faixa local em SP, com a venda para terceiros da mesma faixa horária na praça carioca. Ou seja, para manter uma programação própria e de qualidade entre as 12:30 - 15 hs na sua principal praça, a emissora da família Saad simplesmente mantinha uma política de arrecadação de recursos na praça carioca, alugando sistematicamente todos os horários possíveis, mantendo apenas o jornal local das 19 hs, já dito, por força de lei.

Tudo isso mudou no momento que o IBOPE passou a fazer a medição ao vivo na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, as empresas de propaganda passaram a levar em conta também os resultados obtidos pelas redes no Rio. A partir desse momento, emissoras como a Band, SBT e RedeTV! (A Record é um caso a parte) começaram a perder cotas publicitárias. Em muitos casos nessas emissoras, enquanto a praça paulista obtinha bons ou ótimos índices de audiência, no mesmo momento, na praça carioca, essas mesmas redes acumulavam até traço no IBOPE (!).

Antes da medição do IBOPE, o que sempre importou para as redes paulistas foi recolher os lucros das suas emissoras no Rio. Depois da medição, as redes começaram a ser pegas de surpresa! Ou investiam em suas praças no Rio, ou perdiam cotas publicitárias milhonárias.

E os resultados dessa mudança começaram a aparecer no vídeo. A Band, produz diariamente quatro programas próprios locais, o SBT está investindo em seu jornal da faixa das 12 hs e poderá até mesmo lançar seu jornal noturno em breve, e a RedeTV! lançou um precário jornal e acena com a possibilidade da aquisição de uma sede em breve.

Não acredito que as redes estão investindo na cidade pelo seu potencial olímpico ou cultural, estão sim, investindo na cidade pelo simples fato de estarem começando a perder dinheiro, seja pela medição do IBOPE, seja pela guerra declarada pela audiência entre a Globo e a Record, migrando as cotas publicitárias para quem tem mais IBOPE!

Ou seja, essas emissoras passaram a ser obrigadas a investir em suas praças no Rio, sob pena de perderem cotas publicitárias importantes até mesmo em sua praça maior que é São Paulo. Na prática, a Band, o SBT e em menor escala, a RedeTV! estão investindo no Rio literalmente na Marra!!!!
TV 8273386379064379237

Postar um comentário

  1. Vingança é um prato que se come frio. O mercado publicitário está vingando o Rio de Janeiro. Esses "ezecutivos" das geradoras de TV do Rio só entendem uma língua: o dinheiro!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com o Ibope dando mais importância ao Rio, ainda estamos muito longe de São Paulo, pois lá a neurose por audiência é bem maior e nós cariocas, querendo ou não, o dinheiro ainda gira em torno de São Paulo e o que se vê em certas emissoras é uma programação nacional voltada apenas ao público paulista.

    ResponderExcluir
  3. pow, o português tá complicado hein, assim fica díficil de ler e a credibilidade ò...

    ResponderExcluir
  4. Então, a RedeTV!, que aqui no Rio, só produz mesmo um telejornal local está dentro da lei, pois esta obriga que se produza ao menos isso. Mas, por que a NGT, que também é geradora aqui, não é obrigada a produzir nada?Quanto ao SBT, acho pouco uma emissora grande produzir apenas um telejornal no Rio, mesmo que este seja um dos melhores da cidade.

    ResponderExcluir
  5. Bem entao vamos lah !! IREI dar algumas noticias boas pra vcs !!A tempos atras eu vih num programa local do Rio (uma moca jornalista e de madrugada ate, ana sei lah o que o nome) numa epoca (no final do ano passado se nao me falha a memoria), A BAND, JUSTAMENTE ELA MESMA, estaria jah fazendo algumas producoes de novelas ou series( como queriam) aqui pelo Rio. Eu achei uma pena nao ter dado certo aquele projeto dela com a tv portuguesa chamado Mamaos Com Acucar, a qual em Portugal faz tanto sucesso ate hoje, e aqui no pais, nem ficou mais de 6 meses aqui !! E nessa epoca eram producoes duplas (aqui e lah) e sendo que aqui era feita aqui no Rio mesmo !!Ate nessa entrevista tinham falado de uma mini novela chamado Anjo Maldito ou algo assim ( acho que jah em Portugal estao jah exibindo e com toda a dramaturgia de lah) !! E aqui a BAND NACIONAL (via band rio) e nao sei se tb seria com a cooproducao de uma empresa portuguesa chamada NBP (se nao me falha a memoria) como foi feita com a atracao que disse acima (mamaos com acucar),entao, iriam bancar essa producao do tal Anjo Maldito ou algo assim, fazendo toda essa producao no Rio. E ate tinham falado de um outro projeto que seria meio comercial. E que mais tarde veio o tal do OVO,que foi feito pela nestle e oi (axo eu)que foi vinculado na Band e MTV!! ENTAO ??!! A band nesse caso ela jah vinha e ate pensa em fazer producoes nacionais SIM !!! Afinal,se ela nao conseguir faturar muito aqui, ela poderar faturar com a venda lah fora pro exterior!! E entao ela jah pensava em fazer isso pelo menos no ano passado ou inicio desse ano ate !! MAS.... Nao sei que cargas dagua levou isso !! E pra finalizar !! Primeiro > E triste ver o SBT, so investir no jornalismo. Poderiam fazer algo a mais de producao no Rio. Afinal tudo que comecou do SBT, comecou no RIO (pra quem nao sabe disso ) !! E tb achei estranhissimo o IBOPE nao fazer medicao no RJ ou em outro estado !! Se o IBOPE fazia isso, entao era caso de POLICIA. Afinal nao se pode medir uma audiencia da tv brasileira soh por uma praca. Tem que medir por TODAS AS PRACAS!! Isso se tem um nome DISCRIMINILIZACAO ou PURO PRECONCEITO !! Concordo com o amigo acima que disse que soh doendo no bolso pra elas se mecherem !! E alem delas existe outra ameaca muitissimo grande e em que aos poucos sera uma ameaca seria !! JUSTAMENTE ISSO AKI QUE ESTAMOS USANDO !! A INTERNET !! Entao que elas (as emissoras) se cuidem mesmo !! Pq a ameaca bate a porta delas !! Alex RJ BR

    ResponderExcluir
  6. A BAND sempre pensou só em SP, é só ver o Jogo Aberto (só fala do Corinthians). Mas ela já foi pior, alias ela quase faliu o futebol do Rio em 98 por causa do seu bairrismo (ela tinha exclusividade do Campeonato Carioca, mas colocava o futebol do Rio como segundo plano). Com o Pan de 2007 a coisa começou a mudar, a BAND, Rede TV e Record começaram a olhar mais para o Rio e agora sim com o IBOPE REAL TIME no RJ a coisa começou a deslanchar.Só lembrando, além do Rio sediar as olimpíadas de 2016, a nossa cidade terá o IBC da Copa de 2014, ou seja, quer queira, quer não, TODOS OS JORNALISTAS, seja da Globo, BAND, SBT, RECORD, NGT, TV0, TVR, TV o escambau estarão aqui na Cidade Maravilhosa, então está na hora deles darem mais atenção aqui.

    ResponderExcluir
  7. Jornalismo da NGT no Rio? Nem sei se eles ainda em produzem alguma coisa em São Paulo? Não sei se ainda tem repórteres ou mesmo se ainda existe algum telejornal da casa (a última vez que vi, o jornal era quase todo composto por notícias do Repórter Brasil, da TV Brasil, com o GC e tudo e da emissora pública e pouquíssimas matérias próprias - e todas elas da Grande São Paulo (de cidades próximas à capital paulista). Na RBTV, a situação era ainda pior, pois o telejornal era realmente todo de matérias da TV Brasil e agora nem telejornal tem mais (atualmente, passa um tal de NBR Notícias - que é de uma emissora estatal e também uns rápidos informativos da RBTV), mas estão prometendo um telejornal reformulado em breve.

    ResponderExcluir
  8. Podem tirar o cavalinho da chuva!A RedeTV! pode até ter sua nova sede,mas investir para produzir programas locais,hahahahaha,nem na praça maior,que é SP fazem isso.Só se for programetes de televendas,igrejas,etc e afins.No rio,a RedeTV! mantém esse telejornal precário que é o RJ Notícias.Se vcs repararem nas emissoras próprias da Band nas principais cidades como Porto Alegre,Curitiba,Campinas,Taubaté,Presidente Prudente,Salvador e Brasília,tem o jornal local,o Band Cidade.Já no rio,a Band Rio tem o Jornal do Rio,fugindo dos padrões da emissora.Seria bom,se pelo menos,mudar a grade da Band no Rio em quesito programação local.Ficaria o seguinte,na minha opinião:Segunda a Sexta07:30 RJ Acontece12:30 Jogo Aberto Rio13:00 Jornal do Rio13:30 Boa Tarde Rio14:00 Cidinha Livre19:00 Band CidadeE tirar alguns programas independentes da manhã de sábado para por clipes musicais,como já faz algumas vezes.

    ResponderExcluir
  9. A Rede Record é a emissora paulista que mais investe no RIO

    ResponderExcluir
  10. é uma VERGONHA , acabaram com a tv manchetes e ter ficar vendo Datena mostrando rua Inundadas em São Paulo -UMA VERONHA

    ResponderExcluir
  11. O que muitos não se dão conta é que a razão da Rede Globo ser a maior do Brasil é justamente o fato de ela ser uma REDE de emissoras de televisão. Respeitar as grades locais é importante se uma emissora quiser crescer em audiência, sob pena de perda de audiência. A RecordTV também é um exemplo - em escala menor - de emissora que se esforça em transmitir seus programas de uma forma mais nacional.

    ResponderExcluir
  12. essas emissoras de sp ultra bairrista como a band ainda não aprenderam a lição . se ficar só se focando em sp estão ferrradas. provincianismo bairrismo nõo estão com nada . por muito menos de divida a manchete e tupiu faliram. estão esperando o que para essa fechar essa emissora de quinta.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos