Carregando...

Veja a lista das emissoras educativas perdidas do Rio deJaneiro!

Nessa postagem especial da coluna opinião Tvs do RJ, vou colocar uma lista de todas as emissoras educativas do estado do Rio de Janeiro. Desconsiderando a TV Brasil, que tem financiamento público federal, as outras concessões educativas do estado estão sendo utilizadas hoje para outros fins.

Hoje, temos operando no país, tanto concessões de TV Educativa quanto as antigas retransmissões mistas educativas, que podem inserir até 15% de programação de interesse local. No estado do Rio de Janeiro, existem sete (7) emissoras educativas e algumas retransmissoras mistas educativas.

Nessa postagem, listarei e farei um breve relato da situação das concessões de TV educativa: Vamos lá!

1) TV Brasil Canal 2 VHF- Concessão pública federal pertencente a EBC (Empresa Brasil de Comunicação S.A.). Após a criação da estatal, em 2007, a emissora do Rio de Janeiro vem perdendo a importância em função de programas produzidos pela estatal em São Paulo e Brasília.

2) NGT Rio Canal 26 UHF - Concessão educativa pertencente a Fundação Veneza de Rádio e Televisão Educativa. Apesar de ter uma estrutura completa no Rio de Janeiro, nunca a usou. Chegou a operar uma retransmissora na Serra do Mendanha no canal 45 UHF, porém abandonou o canal.  Hoje, é praticamente uma retransmissora da NGT São Paulo.

3) Fundação Vila Real Canal 40 UHF - Emissora educativa de Niterói (RJ). Pelo pouco que sei, nunca operou programação própria. Sempre arrendou o canal, opera sempre como retransmissora de outras emissoras comerciais.

4) TV Futura Canal 18 UHF - Emissora educativa de São Gonçalo (RJ). A Fundação Educativa de Radiodifusão Futura  provavelmente é um braço das Organizações Globo e Fundação Roberto Marinho. Provavelmente o sinal exibido pela TV Futura é gerado pela TV Globo ou Globosat no Rio de Janeiro. Boa programação, porém, não recebe o devido investimento que merece. O sinal analógico poderia ser melhor e o sinal digital já deveria está no ar!

5) TV Passaponte Canal 32 UHF - Emissora de São Gonçalo (RJ). Pertencente a Fundação Universo, basicamente exibe a programação da SESC TV. Em toda sua história, somente exibiu por um curto espaço de tempo, um programa esportivo Copa no Papo (exibido em 2006), hoje, opera basicamente como retransmissora.

6) Rede Grande Rio Canal 55 UHF - Emissora de Petrópolis (RJ). Pertencente a Fundação Cidades Históricas, retransmite integralmente a programação da RBTV.

7) TV Volta Redonda Canal 3 VHF - Pertence a Prefeitura Municipal de Volta Redonda - Pelo pouco que sei, a prefeitura nunca desenvolveu uma programação local, não sei se hoje em dia isso mudou. Sempre repetiu a programação, dependendo do governo local, hora da TV Cultura, Hora da TVE Brasil. Hoje, retransmite a programação da TV Brasil.

Além dessas emissoras, existem muitos casos de retransmissoras mistas educativas, que podem transmitir até 15% de programação local. Esse tipo de permissão foi extinta em 2002, mas as fundações e associações que receberam tal autorização, consevaram o direito adquirido. Porém, nesses casos, também as concessões estão sendo usadas indevidamente.

Mas isso fica para a próxima postagem semana que vem. Está aberto o debate!
TV 6550425724359688189

Postar um comentário

  1. Danilo, no caso da Fundacao Vila Real, esta pertence a Kiss, ou seja, a rede CBS dona da tv Tupi. eles tem um estudio improvisado no mesmo local da Kiss, na Cinelandia. eles ainda so nao colocaram nada de local na programaçao dela, pois estao priorizando colocar a Kiss 91,9 no ar primeiro. Isso e o que minha fonte me passou.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que eu entendi, não é só a TV Brasil. Também a Futura e a Passaponte/SESC de fato exibem uma programação educativa.

    ResponderExcluir
  3. Será que um dia o canal 57 de Niterói (que irá mudar para o 40) transmitirá um dia do Sumaré?

    ResponderExcluir
  4. O Futura não é gerado pela TV Globo e nem pela Globosat.... eles possuem uma sede própria no Rio Comprido....

    Antigamente passavam muitos anúncios locais falando do canal 18, hoje em dia não vejo mais isso...

    ResponderExcluir
  5. Eng. Armando Torres Fortes19 de setembro de 2011 às 00:55

    Está sendo elaborada pela EBC (mesmo não sendo sua obrigação legal) a formulação administrativa e operacional do Operador Nacional do Sistema Brasileiro de TV Digital.
    O Decreto 5820/2006, que instituiu o SBTVD, prevê uma formação de sistema de transmissão comum capaz de gerar, em várias cidades (chegou a ser divulgado um plano para edital de construção de mais de 200 torres pelo país, para quem tiver boa memória), os sinais DIGITAIS das emissoras criadas pelo Decreto:
    - EBC (TV Brasil HD e NBR);
    - TV Câmara HD e TV Senado HD;
    - TV Justiça HD;
    - Canal da Educação (MEC)
    - Canal da Cultura (MinC)
    - Canal da Cidadania (Minicom)
    - Televisões estaduais eventualmente compartilhariam o espaço também;

    Já foram feitas duas audiências públicas em 2010 e uma reunião do Conselho Curador da EBC. Em 2011, a última movimentação foi uma audiência pública, na Cãmara dos Deputados, no dia 14 de junho.

    Até agora, sem novidades. Vale lembrar que no Rio de Janeiro, a EBC poderia concluir a edificação do antigo Sistema Rádio Jornal do Brasil, e instalar sua torre no alto, melhorando suas condições técnicas e aumentando a capacidade de peso, resistência e disponibilidade de instalação de refletores de todas as emissoras supracitadas. A mesma pode ser vista, numa espécie de "vale" entre os dois conjuntos de antenas do Sumaré.
    A única estrutura similar a esta é a Globo.

    ResponderExcluir
  6. Pra quem nao sabe antigamente a Globosat era no Rio Comprido mesmo !! E recentemente se mudaram pra Barra da Tijuca no RJ !! E com isso acredito que a emissora Futura seja no Rio Comprido por causa disso ( ai e um chute meu ) !!
    Sobre o canal 18 !! Eles ate poderiam divulgar mais, e incentivar mais as pessoas a usarem e a ter um melhor sinal !! Afinal o canal e nos agradecemos por uma programacao "alternativa" interessante !!

    ResponderExcluir
  7. Perg. que num quer calar Sr. Eng. Armando !! Quem deveria entao cuidar ?? O Ministerio das Comunicacoes ?? Ou a Anatel ??
    Da minha "imensa ignorancia " sobre o assunto, acho que quem deveria cuidar disso seria a ANATEL !! Num e ?? Mas esta nem dos celulares, radios piratas e outros cuidam bem ?!!
    Seria interessante a gente tb debater esse assunto das antenas publicas !! Pq com isso acabaria com essa " fanfarra" de aluguel das emissoras !! Seria interessante ter uma materia e aprofundar sobre esse assunto (nao so a nivel de RJ !! Mas de SP [lah entao eles alugam topo dos predios pra colocarem suas antenas na paulista], BH, DF, enfim em varias cidades fazendo um raio X dessa situacao ) !! Fica ai uma susgestao minha !!

    ResponderExcluir
  8. Aproveito pra parabenizar a todos aqui pelo Blog !! Esse e um dos assuntos a qual nao sabia direito !! E nem tinha ideia de que (por exemplo) a NGT teria que ser um canal educativo !! E sempre bom ter as informacoes !! Parabens ao pessoal do Blog !!

    ResponderExcluir
  9. Alex,
    A EBC tomou a frente. Você não leu direito. Eu pus no início do texto: "mesmo não sendo sua obrigação legal".
    Não há no Decreto especificação sobre quem deveria ser o Operador. Ao que me parece, é isso que está em discussão.
    ANATEL é agência REGULADORA. Sua atribuição é fiscalizar, controlar, punir. Não operar.
    Seria até anti-ético. Um órgão auto-fiscalizador.
    Eu hein...

    ResponderExcluir
  10. Não entendi nada,o sinal do canal futura tinha ficado forte pra caramba,mas agora voltou a ficar com o sinal fraco…estranho!

    ResponderExcluir
  11. Eng. armando torres fortes21 de setembro de 2011 às 02:09

    No sábado passado, a GLOBONEWS (36 UHF) estava abrindo e fechando seu sinal, por volta do meio-dia.
    Estranho, não?
    Sinceramente, ainda não entendo porque a ANATEL não livra logo essas concessões TVA. Já deu... 2011, gente...
    Um mísero decreto transforma TVA em TVD. Todas elas já são GERADORAS pelo simples fato de serem TVA! O rito de concessão foi O MESMO!
    De imediato, ganharíamos bons canais abertos.
    Já se ouve fortemente que o canal da MTV HD no Rio seria o 33. (O que seria ótimo para a Abril.. melhor que lá no 48). Este também é TVA...
    Porque não liberar isso logo, gente?

    Que tal juntarmos todos nós num abaixo assinado direto à ANATEL e MINICOM?

    ResponderExcluir
  12. O canal Futura potencializou o seu sinal novamente,será que o sinal continuará forte?Bem,espero que sim!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos