Carregando...

Rede Globo muda posição da marca d'água


A partir do dia 18 de Fevereiro, a Rede Globo começou a adotar uma nova marca d'água visando a unificação dos sinais HD e SD (digital e analógico), já se preparando para o apagão analógico, previsto para 2016.


Emissoras Norte-americanas já adotam logotipo respeitando telas 4:3
A exemplo das emissoras norte-americanas, onde lá não se opera mais o sinal analógico, a nova marca d'água respeitará a "safe area" 4:3 - com um formato perto do quadrado, como as televisões de tubo. Por isto, para quem possui o sinal digital, o logotipo estará no "meio da tela". Isto, porém, já era usado pela Rede Fuso nos Estados que não tem horário de verão há 4 meses.  Além disto, houve uma alteração na fonte  nos caracteres "ao vivo", "áudio 5.1", "HDTV" e similares e uma nova animação antes da entrada dos respectivos logotipos, como pode ser visualizado no video logo abaixo. (Créditos: Canal Tuliohd3d - Youtube)


Para quem tem ainda o sinal 4:3, a única diferença foi o fato da marca d'água se localizar mais perto das bordas da televisão antiga, fora o fato do tamanho do logotipo ter diminuído em relação ao antigo. Por outro lado, com o sinal único, quem não tem sinal HD 16:9 vai sofrer com péssimos enquadramentos na exibição de filmes, uma vez que as cenas não são gravadas considerando os limites do 4:3. Então prepare-se para "narizes falantes" nas cenas.
Com isto, a Rede Globo dá um passo a frente para o desligamento analógico e a emissão de um único sinal que facilita para a emissora, economizando banda de satélite, embora isto desagrade alguns telespectadores por causa da estética.
O sinal em SD (Standard Definition) ainda existirá como um "backup" até 20 de maio de 2013, quando terá o desligamento efetivo. Até lá todas as afiliadas terão de usar o sinal HD, tanto para as transmissões digitais, quanto para a analógica. 
TV 8239684130742638179

Postar um comentário

  1. É por isso que eu estranhei essa nova marca d'água da Globo.Daqui a pouco,CNT,Rede TV!,SBT,Record,Band e TV Brasil terão que fazer a mesma coisa.O caso da CNT Rio já é aberrante sem marca d´água e com péssima programação local,imagine a Rede TV! RJ?Bom,pelo menos há marca na tela,mas em termos de programação local e estruturas técnicas...necas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CNT mal passa nada em HD. Nada iria mudar rsrs. E a RedeTV! gera a programação de SP, nunca vai passar jornal local no sinal HD. Se depender do "carequinha do Megasenha", 95% do país vai ter de comprar parabólica se quiser ver o sinal digital da RedeTV! já que não investem na expansão do sinal.

      Excluir
    2. Se dependesse de mim,a Rede TV! até poderia ter sido vendida para o Valdemiro Santiago,líder da IMPD,que comprou a CNT.
      Mas não se anime,pois logo logo,a CNT vai ser que nem a Rede 21:só telecultos 24 horas...

      Excluir
  2. Mas como assim, Lucas, o sinal analógico vai acabar mais cedo pra Globo?
    Então a partir de maio ñ vai mais existir o VHF e UHF?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu entende tambem !

      Excluir
    2. O sinal SD era o sinal antigo que ia para os sinais analógicos e digitais 4:3 - tv fechada, com o logotipo mais apagado e maior. Atualmente a Globo está usando o sinal HD tanto pra digital quanto para analógico. Similar o que a Band já faz na torre do Mendanha. Tanto é que o canal 15 não tem marca d'água
      O sinal analógico, devido a implantação do 4G, há uma discussão para que seja desligado no Rio de Janeiro em 2015.

      Excluir
  3. Os telejornais vão ser todos em HD a partir de maio???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza. O que sei é que tão trabalhando para as reportagens em HD a partir do 2º semestre deste ano. E a Globo News HD é um teste do jornalismo (embora só cabeça de estudio em HD)

      Excluir
  4. Por falar nisso,hoje,houve um erro que eu percebi.Durante a exibição da novela Da Cor do Pecado,reprise do Vale a Pena Ver de Novo,na volta do intervalo,a Globo trocou a nova marca d'água pela velha.Depois é que trocaram de novo.
    Vai entender,rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente era o sinal de backup SD quando o feed HD falha.

      Excluir
  5. Felipe Oliveira a CNT não foi vendida para o Valdemiro Santiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A notícia deu até na Veja:
      http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/religiao/os-tele-evangelicos-valdemiro-santiago-compra-a-cnt/

      Ou seja,comprou a CNT e vai virar um telecultos 24 horas,se o apóstolo não souber investir decentemente na programação.

      Excluir
  6. A CNT curiosamente só não tem marca d'gua no Rio de Janeiro, em todas as outras filiais existe ele. Quanto a Globo, isso chama-se planejamento, nisso a Globo continua a mesma.

    ResponderExcluir
  7. ola blz pessoal queria saber dos comerciais eu sei q alguns comerciais sao em hd tela cheia , porq os comerciais nao tem um formato de video padrao como nas tvs de tubo alguem entendeu rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curtamente, dinheiro. Não vale a pena para algumas publicitárias emitir as propagandas em HD ainda. Por isto o formato SD Windowboxed (4 tarjas em volta da sua tela). Mas isto está melhorando bastante (na Globo). Em 2009 comercial HD era raro.
      Nas outras emissoras, no Rio, nunca vi comercial em HD passando, até por que existe um ser chamado "zé botão" que corta para o sinal SD local, então não adianta.

      Excluir
    2. porq a resolução nao fica parecida com as tvs de tubo, a emissora tem como deixar em formato so sem q tem q ficar trocando a resoluçao, nao da ne porq depende da qualidade da imagem suportada ne veja o link

      http://www.ybkenterprises.com/products/images/eye-10-12/widescreen9plus.jpg

      Excluir
    3. O que deveria ter sido feito era a TV digital ter começado bem antes (não em 2008) e as emissões em 480i 16x9 já iniciadas antes da migração para o HD. Se os programas em SD fosse Wide, seria melhor.

      Excluir
  8. Será que com essa pequena "mudança", a Globo vai deixar o canal digital (TV Paga) em widescreen?
    Assim como os outro canais pagos (Multishow, Tele Cine...)?

    ResponderExcluir
  9. E o sinal do satélite analógico ? Vai continuar no sat ? Quando o sinal da globo analógico do rio vai ser desligado ? Em tempo...o link qua a BAND tem no mendanha é bizarro e grotesco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai continuar nos satélite. Será desligado junto com o fim da tv analógica. A previsão é que comece o desligamento no Rio em 2015 devido ao 4G

      Excluir
  10. E o sinal do satélite analógico ? Vai continuar no sat ? Quando o sinal da globo analógico do rio vai ser desligado ? Em tempo...o link qua a BAND tem no mendanha é bizarro e grotesco...

    ResponderExcluir
  11. Nunca presenciei o logotipo HDTV desde o dia 18 pra cá, como mostra o trecho do YouTube (acima). Será que ele foi utilizado como teste e depois foi eliminado? Só sei que uma transmissão é em alta definição quando vejo a marca d'água próxima ao meio da tela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca vi! E o outro era bem melhor! Sinto mt falta de ver o HDTV na marca e da posição 16:9 :P

      Excluir
    2. Já eu achava o logo HDTV inútil no sinal digital. Já estou vendo que o programa é HD. Não precisa da Globo me informar isso. E o logo na safe area não me incomoda. Já tou acostumado com as séries e canais como Warner e Sony.

      Excluir
    3. Mais ou menos, Lucas... mesmo no sinal digital há transmissões em SD e os aparelhos de TV permitem configuração automática para que transmissões em SD expandam e tomem conta de toda a tela. Havia situações onde rolava uma dúvida... Por outro lado, agora com o logo na safe area, temos a certeza que o programa é em HD e talvez por isso que eles não usaram mais o logo HDTV.

      Excluir
    4. MAS,EU ACHO QUE FICOU TUDO MUITO SIMPLES.MUITO PADRÃO.
      EU ACHAVA A LOGOMARCA HDTV DA GLOBO MUITO BEM FEITA PELO HANS DONNER...

      Excluir
    5. É.EU TAMBÉM NÃO.E SE FOR DAQUELA FORMA..FICOU MUITO IGUAL

      Excluir
  12. DEPOIS QUE EU LI ESSE ANEXO,EU PUDE ENTENDER O PORQUE QUE A GLOBO MUDOU A POSIÇÃO DA MARCA D'ÁGUA.

    ResponderExcluir
  13. Agora a Record fez a mesma coisa, mas porcamente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk Verdade eu também percebi que a marca d'água da Record hoje tá diferente!

      Excluir
  14. Galera, sabe o que dá mais RAIVA? A IGNORÂNICA de muitas pessoas que são assinantes dessas "SKY's HDTV É ISSO" da vida, acharem que estão assitindo a Globo em HD. Aquele logo achatado chega a dar NOJO!!! E outra, Record de SP com também o logo achatado... NINGUÉM MERECE!!!!! Outro dia em que estava assitindo o Cidade Alerta RJ, o Rogério Forcolen fez uma crítica relacionada a isso, onde ele dizia: - "quem é assinante dessas operadoras via satélite não vão conseguir me ver. Quem não tiver uma antena convencional não vão conseguir assistir ao Cidade Alerta do Rio."

    ResponderExcluir
  15. HÁÁÁÁÁAÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ HELP!!! TO FICANDO LOUCA LEIO LI RELI E NAO ENTENDI NADA NADA !!!SO SEI QUE A GLOBO QUE ERA O CANAL 13 AGORA É 5 E O 5 QUE ERA REDE TV AGORA É 13 E A GLOBO ESTA COM A IMAGEM PESSIMA HORRIVEL... QUE DROGA É ESSA HEMMMM?

    ResponderExcluir
  16. Enquanto isso, o SBT e a Cultura ficam com seus logotipos de acordo com seus programas (4:3 ou 16:9). O da Band e da TV Brasil é sempre 16:9. Mas, depois da "mudança", o grafismo das transmissões da Fórmula 1 está em 4:3 e não mais 16:9. Eu ainda prefiro o 16:9, apesar de ser uma boa ideia na unificação dos sinais (HD e SD).

    ResponderExcluir
  17. Esse logo da globo agora fico pessimo prefiro o antigo

    ResponderExcluir
  18. E a novela do sbt usar 16:9 acabou. Antes o jornal local usava o 4:3 safe. Agora são todos os em hd usam o 4:3 safe

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos