Carregando...

Resumo da TV digital em 2013

27 A+ A-
No ano de 2013, que está chegando ao fim, a TV digital evoluiu em alguns sentidos aqui no Rio de Janeiro, porém deixou a desejar em outros.

Segue abaixo um resumo desse ano, que se não foi como se esperava, pelo menos mudou um pouco o cenário de 2012 na capital fluminense:

  • Em abril, a MTV chega com seu sinal digital ao Rio. A emissora foi disponibilizada no Sumaré pelo canal 47 UHF (48.1 virtual). Mais tarde, o Grupo Abril devolveria a marca MTV à Viacom, deixando a MTV de ser um canal aberto. A faixa ocupada pela emissora na TV aberta carioca foi substituída pela TV Abril, com reprises da extinta Ideal TV.
  • Devido à realização da Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio, a TV Aparecida lançou seu sinal digital na cidade através do canal 46.1. A emissora não tinha sequer canal analógico no Rio e já entrou direto na era digital, inclusive com programas em alta digital.
  • Também pegando carona na JMJ, a Rede Vida expandiu seu sinal digital para o Mendanha. Aliás, quem também chegou ao Mendanha foi a Record. Contudo, até hoje tanto Record, quanto Rede Vida não conseguiram sincronizar seus sinais adequadamente, o que gera conflito entre Mendanha e Sumaré e impede alguns telespectadores de assistirem a essas emissoras, conforme você leu aqui. A Record também instalou uma repetidora do seu sinal digital na Freguesia, em Jacarepaguá, e também há relatos de conflito de sinal.
  • Vale destacar também que a CNT começou a gerar programas em alta definição, porém nenhum programa local da CNT Rio está em HD por enquanto, mas já se nota algumas melhorias no pacote gráfico do canal carioca, como inserção de marca d'água e logo colorido de "ao vivo". Pena que a programação da emissora continua fraca.
  • Podemos mencionar também a NGT Rio, que apesar de manter uma imagem digital de baixa qualidade está prometendo gerar programas em alta definição já no início de 2014. Por falar na NGT, a emissora finalmente começou a investir em uma programação voltada para o público carioca, inclusive usando os estúdios em São Cristóvão.
  • Enquanto isso, a RedeTV! deixou de ser 100% HD aqui no Rio, pois passou a mostrar o precário jornal local também no sinal digital. O público do sinal digital ganhou mais uma opção para ficar informado com as notícias da região, pena que com uma imagem de baixa qualidade.
  • Durante alguns meses, foi possível assistir a certos canais da TV por assinatura na TV aberta. Os canais começaram a ser disponibilizados em abril, conforme você leu aqui.
  • Mas não poderíamos terminar esse resumo sem citar a Rede Globo, que finalmente passou a gerar todo o seu jornalismo em alta definição.
  • Fora tudo isso que foi exposto, tivemos uma série de especulações e outras informações que talvez tenham fugido à mente na hora de escrever este resumo (digitado um pouco às pressas). Quem tiver algo acrescentar, é só deixar um comentário.
Feliz Natal! Próspero 2014! 
Esses são os sinceros votos da equipe do TVs do RJ.
TV 6402112374580049747

Postar um comentário

  1. canais da tv paga em sinal aberto no rio de janeiro em 2013 q fim levou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho essa informação.

      Excluir
    2. Não sei com outras pessoas, mas a tv convencional com o conversor, que tem aqui em casa,os canais da tv paga não pegam mais.

      Excluir
    3. Até onde sei, esses canais não estão mais no ar.

      Excluir
  2. Lembrando que a Globo lançou seu sinal digital em Nova Iguaçu cobrindo assim a área de sombra que havia próximo a serra do Vulcão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela lembrança. Eu nem me lembrei da Globo de Nova Iguaçu, mas de qualquer forma, preferi escrever apenas sobre os canais digitais da cidade do Rio de Janeiro.

      Excluir
    2. Glauco:

      Voces deram a notícia que REDE VIDA entrou no ar em Nova Friburgo, em Cabo Frio e em Volta Redonda; que a RECORD entrou no ar em Campos; Que a REDE VIDA entrou no ar em Macaé.

      Mas não falaram nada quando a GLOBO entrou no ar em Nova Iguaçu no dia 09/08/2013.

      Excluir
  3. So uma correcao aqui nessa materia !! O SINAL DA TV RECORD NA FREGUESIA ESTA FUNCIONANDO SIM !! Tanto que se vc utilizar um aparelho movel ( como o meu celular por exemplo ) o sinal esta lah funcionando direitinho !! A grande questao e quando vc coloca a antena externa em direcao ao Sumare, ou ate podendo colocar a antena em direcao ao Mendanha, pelo local aqui de Jacarepagua, eh que nota-se que o sinal da Antena dessa da Freguesia em Jacarepagua, e que atrapalha pra essas pessoas que captam o sinal mas por via antena externa. Com isso fazendo que se tenha um grande problema ( claro que dependendo da area e da forma da instalacao da antena neh !! ) em se captar o sinal desta emissora pela area de Jacarepagua !! E ai tah correto a materia em ter que sincronizar corretamente o sinal das 3 antenas de transmissao da Record. MAS... dizer que o sinal da Freguesia nao esta funcionando, nao e verdade, esta SIM !! O sinal funciona SIM, tanto funciona que na minha tv da sala nao pega nada x nada a tempos, pra ser mais preciso, foi assim que essa antena de Jacarepagua entrou em funcionamento. Pq antes, era o sinal otimo por aqui !! Agora se colocar pelo meu celular aqui em Jacarepagua, o sinal funciona sim !! Meu nome e Alex e moro na Taquara em Jacarepagua !! Meu celular e um Atrix Tv da Motorola, e o conversor avulso da tv digital e um Semp DC2008H !! Alex RJ

    ResponderExcluir
  4. Aproveitando ..... !! Estou abismado aqui !! No site oficial da Tv Globo, sendo mais especificamente no site da emissora em relacao ao assunto da tv digital, tem uma opcao da qual vc poderar ver a cobertura, e no site mostra claramente que a emissora tem as seguintes antenas de transmissao, Botafogo, Sumare, Jacarepagua, Mendanha, Nova Iguaçu, e tb BARRA !! E ai fiquei pensando!!! Caraca a tempos atras se tinha ventilado a noticia de que a emissora iria colocar uma antena de transmissao por ali. Mas achei estranho !! E pelo site da propria emissora esta lah a marcacao !! Agora estou intrigado ??!! Sera que consta no Siscom da Anatel essa antena da Barra ( Jardim Oceanico )??!! Sera que eles aproveitaram as instalacoes da Globosat ( que e justamente nessa regiao ) e instalaram uma antena de transmissao de baixissima potencia por ali ?? Aonde eles instalaram essa antena ( se eh que instalaram neh ) ??!! Pq com isso entao teremos 6 antenas de transmissao do sinal digital dentro do grande Rio ( e ainda aparece 1 antena em Niteroi, que com essa seria 7 antenas ), mesmo com toda esse complicado terreno geografico do Rio ( entre morros e mar ) ?!! A emissora consegue ( se realmente a da Barra existir mesmo ) colocar 7 antenas com o sinal sincronizado na emissora !! Alex RJ link do site >> http://www.tvglobodigital.com/area-de-cobertura/veja-as-estacoes/

    ResponderExcluir
  5. Feliz 2014 à todos desse maravilhoso site,eu tenho uma dúvida;Será que todas as emissoras serão obrigadas a instalar torres de transmissão para cobrir as áreas de sombra de seu alcance regional no momento do apagão de TV analógico?, Cito o exemplo da TV Globo como bem lembrou o Alex, que iluminou se não me engano a última área de sombra que existia em sua área de cobertura aqui na região metropolitana do Rio com a inauguração da transmissão digital aqui da torre do Ponto Chic em Nova Iguaçu de onde já transmitem também pelo canal 30 UHF e agora temos o 29-1 que no canal virtual fica como 4-1, desde já agradeço á todos e aguardo as respostas.

    ResponderExcluir
  6. O canal 14 analógico que recebo, por morar em Santa Cruz da Serra/RJ, com notícias da regiões serrana e dos lagos, e interior do estado, precisa mudar para o digital, logo. Os canais digitais da tv aberta, precisam ter programação de qualidade. Tv aberta com com imagem bonito, mas com programação porcaria, não dá.

    ResponderExcluir
  7. Alguém me responda a seguinte dúvida: comprei um conversor digital e, ao memorizar os canais, percebi que a Top Tv está na frequência que deveria ser da Ideal Tv (antiga MTV Brasil). A Abril vendeu o canal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Diogo Almeida !! Nesse mesmo site em noticias mais antigas, tem uma materia aonde a emissora do grupo abril aonde era exibido a MTV, passou a exibir essa emissora Ideal Tv. E depois foi comprada por um outro grupo, da qual em breve ( conforme foi informado nesse mesmo blog ) terah um canal mais enfocado pra conteudos de famosos, no estilo canal E! !! Espero que tenha tirado a sua duvida !! Alex RJ BR

      Excluir
    2. Não. Há muito tempo a Top TV ocupa esse canal 33.1, que ainda pertence ao Grupo Abril, mas não é usado. O canal usado pelo Grupo Abril é o 48.1.

      Excluir
    3. Mas a Abril vendeu o canal 33.1, Alex???
      No televisor, ainda aparece o nome Abril SD. Não estaria apenas arrendado para a Top TV???

      Excluir
  8. Caros boa tarde,
    Recentemente instalei uma antena indoor na casa da minha mãe, em Realengo - RJ, e não consegui encontrar o canal da Globo Digital, que deveria estar no 4.1.... Sabem me informar se o canal esta fora, ou se não há cobertura pelo Parque de Antenas do Mendanha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antena interna não é garantia de conseguir sinal, mesmo da Globo, dependendo da localidade. O ideal é vc comprar uma antena externa. Se não tiver jeito, tente ver se seus vizinhos usam antena interna e qual o resultado. Tente com outra antena interna (esqueça antena interna de camelô - se for usar uma, opte por uma de boa marca).

      Excluir
  9. CNT HD parece que já está no Mendanha,a imagem ainda esta um pouco ruim pixelando,moro aqui em Bangu ,depois do Rio da Prata,alguem tbm esta recebendo sinal via mendanha?
    OBS.: na área onde moro só consigo sinal do Mendanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sinal da CNT HD é forte, por isso chega aí. A CNT ainda não está com seu digital no Mendanha.

      Excluir
    2. Bom ,tem um bom tempo que tenho tv com conversor e nunca ela pegou ,só agora ela esta pegando,outro detalhe onde moro o sinal do Sumare nem em sonho,não consigo captar nenhum canal de láe mais uma coisa minha antena esta virada para o Mendanha,nada haver com o Sumare.

      Excluir
    3. Bom ,tem um bom tempo que tenho tv com conversor e nunca ela pegou ,só agora ela esta pegando,outro detalhe onde moro o sinal do Sumare nem em sonho,não consigo captar nenhum canal de láe mais uma coisa minha antena esta virada para o Mendanha,nada haver com o Sumare.

      Excluir
    4. Amigo, o Victor está certo. Não há CNT HD no Mendanha. O sinal que você está recebendo é realmente do Sumaré. Com certeza você está pegando sinal refletido.

      Excluir
  10. Se isso é um sinal refletido ,com a imagem limpinha,que reflitam os demais canais do sumaré pra mim aqui ,mais precisamente ,MIX TV,RECORD NEWS,NGT , REDE APARECIDA e CANÇÃO NOVA ,será uma boa pra mim.

    https://lh5.googleusercontent.com/-SgQKbGYAdG0/U2lanqRJ4vI/AAAAAAAABHk/83r0z6iemRU/s720/IMG_20140505_223217.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que sua situação é bem complicada aí no Rio da Prata por causa da Pedra Branca, mas tente um apontamento fino para o Sumaré. Quem sabe você consiga boa parte dos canais vindos de lá? Faço votos que você obtenha sucesso! Abraço Smitchell.

      Excluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos