Carregando...

Quando que o Esporte Interativo entra no ar na TV Aberta ?


A pergunta que não quer calar!

"Quando que o Esporte Interativo vai entrar no ar?"

Essa pergunta é repetida constantemente pelos internautas desde de medeados de 2010 ou até antes se for o caso, algumas respostas pode se dizer que foram agradáveis ao ponto de causar uma certa expectativa aos telespectadores, outras respostas causaram um descontentamento muito grande, porém, agora Maio de 2018 a resposta é...Depende.

Pra quem não sabe o Canal Esporte Interativo iniciou-se como um projeto nas TVs Abertas, aonde chegou ser exibido na Band e Rede TV como um programa; tudo isso em parceria com a criadora do projeto, a agência carioca de marketing esportivo Top Sports Ventures, antes de se tornar um canal independente de mesmo nome, em janeiro de 2007. Ainda com o formato de programas televisivos, foram exibidos Campeonatos estrangeiros de futebol como o Campeonato Inglês, Campeonato Italiano, Liga dos Campeões da Europa, NBA, NBA All-Star Game, Liga Futsal, Liga Nacional de Basquete,Amistosos da Seleção Brasileira de Handebol e Basquete, Futevôlei, Brasil de Ouro (esportes olímpicos), Radical.BR (esportes radicais), na própria Band e Rede TV!. O projeto ficou no ar na Rede TV! em 2004 e na Band de 2004 até o fim de 2007.

Depois a Top Sports resolveu criar seu próprio canal. No ínicio de 2007 era transmitida através de canais UHF, satélite e algumas operadoras de TV além de alcançar outras plataformas, como internet e celular. Em 2010 o Esporte Interativo fecha parceria com o  Grupo Estado o mesmo que publica, o jornal O Estado de São de Paulo e que detém a TV Eldorado sediada na cidade de Santa Inês no Maranhão, e em São Paulo tem algumas retransmissoras, na própria capital, além de Campinas, Mogi da Cruzes, Santos e São José dos Campos.

Em junho de 2013 o jornalista da Revista Veja, Lauro Jardim, anuncia que a Turner Broadcast Company irá ser sócia do Esporte Interativo em 20% da empresa, na época foi algo que repercutiu de uma maneira positiva principalmente tanto para os telespectadores quanto aos próprios funcionarios da emissora. A Turner é dona dos canais CNN, Cartoon Network, TNT, TBS, Boomerang, TruTV, ToonCast, além de divisões na América Latina, Asia, Europa e nos Estados Unidos. Não passou muito tempo e em agosto de 2015 foi anunciada a compra dos 100% da TopSports pela Turner.

Ou seja, o Esporte Interativo deixou de ser um canal controlado por uma empresa brasileira para ser controlada por um canal estrangeiros e as leis aqui no Brasil, no que concerne a radiodifusão não permite que grupo estrangeiros tenha canais de TV Aberta se ela tiver mais de 30% de controle da emissora, se fosse no caso anterior onde a Turner tinha 20% do Esporte Interativo, a Top Sports, poderia pedir uma concessão própria de TV Aberta sem problema nenhum, mas como agora a Turner é que detém todo o controle da emissora, não tem como ela vir como TV Aberta com concessão própria de TV. O site "Mundo Estranho" do Grupo Abril explica:

Para concorrer a uma concessão, a empresa deve ter no mínimo 70% do capital nas mãos de acionistas brasileiros e respeitar o limite de controle de até dez estações em todo o país, sendo no máximo duas por estado e cinco em VHF (não entram na conta as retransmissoras). Aí uma comissão do Ministério das Comunicações analisa sua proposta de programação e sua condição técnica e financeira, dando pontos em diferentes quesitos.

OBS: VHF não existe mais em cidades onde já ocorreu o Apagão Analógico.

"Ah, mas eles tem sinal na parabólica?"


As informações que encontramos que se alguém quiser ter um canal parabólica basta alugar, sendo que precisa do aval da ANATEL, mas não conseguimos encontrar informações se o canal na parabólica é a própria Esporte Interativo BR ou sua afiliada TV Eldorado.

"Então quer dizer que é impossivel do Esporte Interativo se tornar um canal de TV Aberta ou de vir pro Rio de Janeiro?"

O Esporte Interativo vir com o concessão própria é algo inexequeviel, impratícavél, ao nível de uma utopia, primeiro por causas das leis que impedem de estrageiros terem canais em TV Aberta e segundo que hoje em dia o Esporte Interativo está mais focado na transmissão do Esporte Interativo (antigo EI MAXX) e Esporte Interativo 2 (Antigo EI MAXX 2) que são seu canais exclusivos para TV por assinatura, sendo que são esses canais que transmitem a maioria dos seus contéudos inéditos, diferentemente do Esporte Interativo BR, que é exibido na TV aberta, mas pode ser que sim o EI BR transmita algum contéudo ao vivo, mas mesmo que não transmita já seria um diferencial enorme no nosso line-up de TV Aberta, onde essa canal poderia ser chamado um "canal degustação" e você depois só assina uma TV por assinatura caso você quiser e puder.

"Mas, em São Paulo eles tem o Esporte Interativo em canal aberto e porque aqui no Rio não?"

Só existem duas formas do Esporte Interativo entrar no aqui pelo Rio de Janeiro, é a TV Eldorado vir tem um canal instalar seu canal aqui na capital ou região metropolitanas, mas a gente não sabe até quando essa parceria irá durar. Pode acontecer como já houve há um tempo atrás de por exemplo a "TV Verde Azul" carinhosamente chamado de "Canal 40 UHF" voltar a retransmitir o canal Esporte Interativo, a Rede NGT também foi parceiria do canal, tudo isso é uma hipótese. Ou então ficaremos dependentes de canais como TV Pilar, TV Universo, TV O Dia vir a se afiliar com o Esporte Interativo, enquanto isso infelizmente nós cariocas não iremos poder usufruir deste canal, enquanto os empresário não resolverem essa situação.

O pessimismo e o otimismo se misturam em relação ao Esporte Interativo, pois em 2019 o canal irá transmitir o "Campeonato Brasileiro Série A", o popular "Brasileirão". O Campeonato será transmitido pela TV Fechada também pelo Esporte Interativo e por isso terá uma disputa contra a Rede Globo e o SporTV. Isso também pode ser que futuramente também ocorra um grande embate caso, posteriormente o Esporte Interativo queira transmitir algum jogo "Ao Vivo" pelo seus canais aberto, a não ser que haja um corte de sinal no momento que sejam transmitidos. Mas a jovem e ousada Esporte Interativo, como eles próprios dizem, é perseverante, não irá desistir tão fácil, pois já lutaram para entrar na Sky, Claro TV que não ligadas a GloboSat e conseguiriam, atualmente por exemplo o EI detém os direito exclusivos da UEFA Champions League. Enfim muita coisa pode acontecer em relação ao canal e digo que é coisa boa, porém relacionada a TV Aberta é meio complicado que brevemente venha alguma novidade, mas tudo pode acontecer e se depender do "Canal da Emoção" parcerias com Esporte Interativo até na TV Aberta, mas tudo isso é uma hipótese.

Não se assustem se alguém dizer que o Esporte Interativo vem com canal próprio em TV Aberta, que isso não irá acontecer. Mas se alguma emissora em rede aberta quiser se afiliar, você pode abrir um grande e belo, sorriso, porém isso não irá acontecer tão cedo, infelizmente.

Curta a nossa pagina no Facebook
www.facebook.com/tvsdorj, ou digite TVs do RJ
TV 5556849968856994346

Postar um comentário

  1. amigo do blog obrigado por essas informações.
    eu achei isso aqui, é muito importante vc averiguar.
    trata de uma confirmação do canal esporte interativo BR.
    ATRAVÉS DO CANAL REDE UNIÃO AUTORIZADO EM VOLTA REDONDA.
    AQUI ESTÁ http://lineup.tv.br/cidade.php?idC=428

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado "ANIMAN" pelo elogio e também obrigado pela informação.
      A Rede Opinião também já é afiliada do Esporte Interativo e pode ser sim que esteja expandindo seu sinal. Esperamos que também venha para capital carioca, quem sabe.

      Excluir
  2. De nada amigo. Agora seria interessante vc averiguar essa confirmaçao do canal uniao chegando em volta redonda.caso isso seja verdade e aconteça. As chances são grandes de chegar aqui na capital TB. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Esporte Interativo acho que nao continua com os direitos da Champions Legue, Fox Sports, Sportv e Espn devem ganhar o direito por três anos.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos