Carregando...

Sim. Infelizmente o HT Fórum acabou






Semana passada dia de 23 de agosto de 2020, em um domingo relativamente tranquilo entro aqui no meu computador para pode pesquisar informações sobre TVs no Rio de Janeiro em um dos poucos momentos livres que eu tenho durante a semana. 

Quando eu faço login ao HT Fórum me aparece a seguinte mensagem. 

"Prezados usuários, o HT Forum está fechado para novo conteúdo. O fórum permanecerá aberto para leitura até dia 27/8/2020, com MPs liberadas para que quaisquer assuntos pendentes possam ser encaminhados. A partir do dia 28/8/2020 todo o conteúdo ficará indisponível e será armazenado conforme os requisitos legais, depois do que será totalmente apagado. Agradecemos pela compreensão."

Segundo o Fórum Reddit houve também o seguinte relato na pagina do HT Fórum:

Em maio de 2002, o cenário era muito diferente. Eu trabalhava na indústria e pouco tempo antes tinha sido transferido para outra cidade. Tinha tempo, disposição e conhecia pouca gente. O Facebook ainda levaria 2 anos para entrar no ar, o primeiro iPhone só seria lançado em 2007 e o primeiro logo do recém-criado HT Forum era nada mais do que um smiley gigante.

O fórum nunca teve nenhuma pretensão de se tornar algo tão relevante. Foi uma forma que encontrei de compartilhar conhecimento e cultivar amizades. Fiquei surpreso com tamanha adesão. Logo passamos a nos organizar, fazer e publicar os primeiros testículos polêmicos (evidentemente) e passamos a organizar eventos em hotéis com a participação e apoio de centenas de pessoas, empresas e figuras de renome no meio.

E apesar das contribuições, nenhum desses eventos deu lucro, pelo contrário, em todos tive que cobrir parte do meu bolso. Mesmo assim, e embora o HT Forum tenha crescido muito mais depois disso, essa talvez tenha sido sua época áurea, não tão grande nem tão pequeno, e unindo as pessoas em torno de um hobby comum.O forte do HT Forum sempre foi seu conteúdo técnico, mas é inevitável que, onde se reúnam muitas pessoas, todo tipo de assunto seja discutido. Perdi a conta de quantas noites em claro passamos para reestruturar o fórum para atender à busca crescente de todo tipo e à crescente demanda por recursos de hardware.

Chegamos a servir mais de 50 milhões de páginas por mês.Mas a vida dá voltas e oportunidades me foram oferecidas que eu não poderia deixar passar, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Além disso, a legislação sobre a internet no Brasil começou a fazer avanços importantes que sentimos muito de perto. Pelo mesmo motivo, julgamos ser impossível “passar adiante” o conteúdo. Aos que acreditam que podem, em 2020, manter um conteúdo online sem complicações, desejo muita sorte.

Este ano completamos 18 anos e praticamente em todo o mundo os 18 anos representam a maioridade, é um símbolo importante na vida das pessoas, uma passagem à vida adulta. É muito duro despedir-se, mas chegou a hora de cada um de vocês encontrar um caminho para o HT Forum. Um caminho que, espero de coração, leve à prosperidade e à felicidade. Só tenho a gradecer a oportunidade de ter tido uma companhia, a participação e o empenho de cada um de vocês durante esse tempo. Todos juntos contribuímos um pouquinho para o desenvolvimento do áudio e vídeo no Brasil. Boa sorte e que nossos caminhos se cruzem no futuro"



Essas são as poucas informações que encontrei.
Outros internautas relatam que o site saiu do ar devido a falta de patrocínio e que estava ficando impossível manter  o fórum no ar. Outros dizem que por essa nova lei da  Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e por isso o site saiu do ar, o que não é confirmado, porém o site informa que havia que de se adaptar a várias novas regras. A LGPD diz que é recomendável que as empresas/sites/ façam um mapeamento e documentação dos dados que já possui e classifique essas informações. É importante, por exemplo, verificar se estão armazenados de maneira segura, se foram coletadas mediante consentimento e para qual finalidade. Além disso, aos funcionários que lidam com dados de pessoas e clientes devem assegurar o sigilo das informações seguindo boas práticas de segurança da informação. 

Não há nada confirmado sobre isso. Além do site todas as contas em redes sociais relacionadas ao fórum foram excluídas.


No HT Fórum existia milhares de tópicos sobre áudio, video, aparelhos eletrônicos, falavam desde VHS e TV de Tubo até Blu-ray e TV 4K. Eram incontaveis tópicos sobre o que você pudesse imaginar. Particularmente, o HT Fórum ajudou não só a mim, mas como outras milhões de pessoas na implatanção da TV Digital no Brasil. Eu que o diga. Fiz muita pesquisas sobre antena externas e internas,  qual conversor digital comprar. Participei muito do HT Fórum especificamente por conta do tópico  "HDTV In Rio" que me ajudou bastante a conhecer a TV Digital. Compartilhei muitas informações com eles, já fui xingado também, mas mesmo que eu não postasse sempre, eu estava ali vendo o que estava rolando. Lembro de umas dessas vezes o pessoal ficou chateado porque não dávamos créditos para eles, realmente era um erro meu e fui consertando isso. Já li criticas sobre o "TVs do RJ". 
Como "Lá vem a galera daquele sitezinho lá". Nossa. Eu ficava preocupado, porém dava risada. Coisas que aconteciam em fóruns e isso de certo ponto é comum, não chegava a ser tóxico.  

Desde que soube que o HT Fórum ia acabar fiquei pensando no que eu escreveria  por aqui e me senti obrigado a prestar a uma homenagem ao todos que um dia chegaram acessar o HT Fórum e particularmente a galera do "HDTV in Rio". 

Eu era membro com meu nick de WallacePrecioso desde maio de 2012, mesma época que eu comecei a escrever aqui no TVs do RJ (Precioso por causa do Smeagol do Senhor do Anéis, apelido de infância). Somente no "HDTV in Rio" tinha 2.209 páginas de conversas e relatos como a implantação da TV Digital no Rio de Janeiro, a sincronização da RecordTV Sumaré/Mendanha que deixava a emissora fora do ar e também dos canais de TVs por assinatura no canal 57.2 até 57.11. Uma penca de dicas de quais conversores comprar ou não, lembro do Zinwell ZBT 601 e 633 e o SempToshibaDC2008 serem muitos citados, acabei comprando o Aquário DTV 8000, que funciona até hoje. Dicas de como apontar antenas. aplicativos que fazem o apontamento, enfim era muita coisa. 

Aprendi muita coisa sobre técnica de áudio e vídeo com um rapaz muito querido chamado Lucas Rocha que foi redator aqui no TVs do RJ e hoje ele segue fazendo o canal dele no Youtube chamado Flagamer, que alias super recomendo à todos. Continuo até hoje aprendendo com ele. Por conta do HT Fórum eu fiz sozinho a instalação das minhas TVs em casa, aprendi o que era cabo RG59 e RG06, comprar um descacador de fio e o alicate para prender o adaptador da antena, hoje, vez ou outra eu faço isso para outros, no mínimo dou dicas. 

Eu sou um rapaz que sou saudosista e de certo ponto apegado a história. Ontem mesmo conversei com um amigo meu que disse que em 1998 ele conheceu uma moça de São Paulo e durante muito anos eles trocaram cartas até ela se mudar pro Japão. Segundo esse meu amigo, ele chegou a ter um saco de até altura da cintura só de cartas. Qual a comparação disso com o HT Fórum? Hoje, praticamente não trocarmos cartas, mas acredito que naquelas cartas do meu amigo e com a moça eles trocaram experiências de vida e nós no HT Fórum compartilhamos nossas ideias, nossa experiências técnicas, mesmo que não fossemos próximos. Imagino quando amizade este fórum rendeu. Quantas ajudas em um perrengue dentro de casa e tópico ajudou a resolver, coisa do tipo "Não está saindo som na minha TV o que será?" e vem alguém explica alguma coisa que faz o som funcionar, entre tantas soluções que ajudaram a tanta gente. 

Peço desculpas à todos do HT Fórum - HDTV In Rio se um dia eu azucrinei vocês, garanto que nunca foi por mal. Agradeço especialmente ao mfbald, edufaria4 e Alex Lopes pelo vasto conhecimento que vocês passaram para mim e para tanta gente. Espero ver um outro tópico em um outro fórum por ai. Obrigado por tudo que vocês nos ensinaram. 

Infelizmente, não é mais possível acessar nada do 
HT Fórum.  Porém deixo alguns print como lembranças a menção honrosa ao usuário ColeParmer que inaugurou o tópico do HDTV in Rio em dezembro de 2007 e ao "Trovador Solitário" que fez a ultima postagem. 


Valeu galera, nós esbarramos por aí. 


Obs o link do HDTV in Rio era " https://www.htforum.com/forum/threads/hdtv-in-rio.59469/ " e você consegue ver pelo menos alguns registro de como era o tópico através do site Archive.org corre la pra ver. 


**** CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK - TVS DO RJ****

**** TVS DO RJ, 10 ANOS NO AR**** 























TVs do RJ 1684143046884971155

Postar um comentário

  1. Estão começando outro:
    https://www.htforumbrasil.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É real esses novos sites? Trovador Solitário.

    ResponderExcluir
  3. Sim. O da minha cidade, Juiz de Fora, está do primeiro: https://htforum.net/forums/recepcao-local-mercado.8/
    Pena que os tópicos são recentes e ainda não estão indexados na pesquisa do Google. Exemplo: HDTV Juiz de Fora

    ResponderExcluir
  4. Quero deixar meus cumprimentos ao amigo Wallace Lopes pela citação a meu nome. O HTFORUM, foi um grande referencial em conhecimentos com gente fera, em assuntos relacionados a tv digital. Foi através dele que consegui êxito em minhas instalações de antenas. Até hoje, meu equipamento de recepção funciona bem, apesar do desgaste do tempo.

    Recentemente, surgiu um novo fórum ao qual me inscrevi, sendo o HTFORUM.NET

    Nos encontraremos por lá!

    Um grande abraço a todos!

    Alex Lopes

    ResponderExcluir
  5. Olá pesaoal! Quem quiser matar a saudade do nosso antigo HTFORUM, eis aí o link:

    https://web.archive.org/web/20200824012355/https://www.htforum.com/forum/

    Nele, contém todo o conteúdo dos comentários antigos. Só não dá para fazer login.

    Um grande abraço a todos!

    Alex Lopes.

    https://web.archive.org/web/20200824012355/https://www.htforum.com/forum/

    ResponderExcluir
  6. O HTForum foi uma das primeiras grandes vitimas do mimimi digital - que gigantes da internet sofrem todos os dias - mas por serem gigantes, tb tem juridicos que os apoiam da mesma forma. A famosa "REGRAS DO SITE" - nao servem pra mais nada hoje em dia. Cada um quer fazer o que bem entende e ainda reclamar e apelar pra "direitos humanos" se for proibido pelas "REGRAS DO SITE" que todos aceitam antes de usar. Ai soma-se a isso a tal nova lei, que vem pra judicializar ainda mais o ambiente. Um site que é so um passatempo, sem fins lucrativos, e que pra muitos um ponto de encontro de informacoes - opta por fechar as portas, pq dinheiro nao nasce em arvore. Ter que aguentar gente querendo tirar casquinha e dar uma de esperto num negocio que é um hobby é o fim dos mundos. Mas como se diz- tem esperto pra tudo. E parabens aos politicos que vao acabar com a nossa internet. Cuba? Vai ser melhor que o que teremos aqui.

    A NOVA internet esta deixando de ser o que deveria ser. E isso é so o começo.

    ResponderExcluir
  7. Fui pesquisar sobre uma Tv Sony hoje,fui atrás do HTForum e não achei mais... Estou triste, pois lá aprendi bastante sobre cabos, tvs e receivers.

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu tbm fiquei triste. Mas teve uma turma que se reuniu e fizeram o HT Forum Plus. Claro que todo que conteudo do HT Fórum já era, mas abriram este novo forum

    ResponderExcluir
  9. Boa novidade: http://www.clubehiend.com.br/forum/showthread.php?2095-Procura-se-um-sucessor

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos