Carregando...

Canal 6 VHF

A Rede Tupi (1950 - 1980 SP ) (1951 - 1980 RJ)

TV Tupi ou simplesmente Tupi, canal 3 (1950-1960) canal 4 (1960-1980) de São Paulo, foi a primeira emissora de televisão do Brasil e da América do Sul. Fundada em 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, fazia parte do Grupo Diários Associados. Em 1972, uniu-se à TV Tupi Rio, à TV Itacolomi e outras para formar a Rede Tupi de Televisão. Em 16 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo brasileiro. Outras 6 emissoras que formavam a rede também sairam do ar.


Logotipos


1951 - O Índio Tupiniquim passa a ser o Logotipo da TV Tupi São Paulo
1951 - Número 6 da TV Tupi Rio passa a ter o Índio Curirim dentro
1955 - A TV Tupi Rio muda a sua Marca o nome TV Tupi passou a ser dentro número 6
1972 - Formada a Rede Tupi e o seu logotipo era duas Linhas entrelaçadas e três esferas nas cores Vermelho, Azul e Verde
1977 - O "T" Estilizado para a época continua nas mesmas cores do anterior
1980 - o "T" Passa para dentro de um tela de TV as cores saíram ele ficou em preto e branco


Divisão do ativo


Após o fechamento da Rede Tupi, o governo federal passou o ativo da emissora para empresários.
Estavam no páreo o Grupo Abril, a TVS (atual SBT) e o Grupo Bloch. Como na época a Revista Veja estava incomodando o governo com críticas, eles decidiram passar em 23 de abril de 1981 uma nova licença do canal 4 paulistano para a TVS, o canal 6 carioca para o Grupo Bloch e, a partir de 1985, os outros ativos da emissora "prédio, equipamentos e outro canal não utilizado" para o Grupo Abril. Toda está história pode ser conferida no documentário britânico Muito Além do Cidadão Kane.


Atualmente o prédio da emissora é a sede da Abril Radiodifusão, que gera o canal MTV Brasil.
Apesar de não conseguir a licença do canal 4 em VHF, necessário para realizar o projeto de criação de sua rede de televisão, em janeiro de 1987 o Grupo Abril conseguiu o seu canal em UHF.


Após conseguir seu canal próprio, e com a maturidade da MTV Brasil no mercado, a Abril Radiodifusão efetuou em 2003 o pedido de várias licenças de RTV (retransmissão de canal) em várias localidades do país


Slogans.


1950-1969: A pioneira.
1970-1979: Do tamanho do Brasil.
1973-1975: Tupi , Uma Estação de Emoções
1979-1980: Tupi, mais calor humano.


Geradoras da rede associada.


TV Tupi São Paulo (PRF-3)/São Paulo - Canal 3 (a partir de 1960, Canal 4)
TV Tupi Rio (PRG-3)/Rio de Janeiro - Canal 6


Distribuição das concessões.


Parte dessas emissoras foram distribuídas às concessões do SBT e Rede Manchete, a partir de 1981/1983
As concessões da Rede Manchete atualmente pertencem à RedeTV!, desde 1999
Já as outras emissoras, continuaram no ar ou foram compradas por outros grupos como CNT e Rede Record.


tV tupi rioTV TUPI - Rio de janeiro



A TV Tupi Rio, também conhcida como TV Tupi Rio de Janeiro e TV Tupi da Guanabara (quando existia a cidade-estado da Guanabara) foi uma emissora de televisão brasileira própria da Rede Tupi. Foi a segunda emissora de TV a ser inaugurada no Brasil, depois da TV Tupi São Paulo, que logo em diante iriam formar a Rede Tupi.


História

Foi fundada pouco tempo depois da primeira emissora de televisão brasileira, a TV Tupi São Paulo, em 20 de janeiro de 1951, e era sintonizada através do canal 6 do Rio de Janeiro, o monopólio como única emissora do Rio de Janeiro foi quebrado em 1955 com a inauguração da TV Rio, canal 13, e operou ali até o dia 18 de julho de 1980, quando a TV Tupi São Paulo, a Tupi Rio e mais 5 emissoras próprias da Rede Tupi tiveram suas concessões cassadas ilegalmente pelo Governo Federal.

O canal 6 depois do fechamento da Tupi Rio

Em 1981, o Governo Federal deu a concessão do canal 6 do Rio de Janeiro ao empresário Adolpho Bloch, dono do Grupo Bloch, porém o canal só voltou ao ar em 1983, passando a ter o nome de TV Manchete RJ, sendo a cabeça da Rede Manchete.

Desde 1999 até os dias atuais,a concessão do canal 6 carioca pertence a RedeTV! Rio de Janeiro, emissora própria da RedeTV!.

A TV Tupi Rio, também conhcida como TV Tupi Rio de Janeiro e TV Tupi da Guanabara (quando existia a cidade-estado da Guanabara) foi uma emissora de televisão brasileira própria da Rede Tupi. Foi a segunda emissora de TV a ser inaugurada no Brasil, depois da TV Tupi São Paulo, que logo em diante iriam formar a Rede Tupi.

A TV Manchete no Ro de Janeiro (1983-1999)
Rede MancheteProprietários Adolpho Bloch (1983-1995) Pedro Jack Kapeller (1995-1999)


A TV Manchete Rio de Janeiro era uma emissora de televisão brasileira com sede no Rio de Janeiro, RJ. Transmitia para sua região de cobertura a programação da Rede Manchete, onde era sua geradora, operava no canal 6 VHF. Era a emissora geradora da Rede Manchete. Depois da venda da Rede Manchete, quando foi substituída pela Rede TV!, a geradora de rede foi para São Paulo.



RedeTV! (1999-Atual)



RedeTV! é uma rede brasileira de televisão, sediadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. A sede da RedeTV! encontra-se no CTD - Centro de Televisão Digital, situado em Osasco, na Grande São Paulo.

Entrou no ar no dia 15 de novembro de 1999. É a mais jovem rede de televisão aberta, dentre as 5 maiores redes do Brasil.

A programação da emissora é voltada principalmente ao entretenimento, com diversos programas direcionados a segmentos específicos: humorísticos, talk shows, jornalísticos, esportivos, séries, programas de entrevista e femininos.

Inauguração da RedeTV!

Na madrugada do dia 12 de novembro de 1999, a TV! encerrava a programação para por no ar a seguinte mensagem: "Faltam 3 dias para a inauguração da nova rede de televisão brasileira", com um fundo verde e logomarca da "RedeTV!", o tempo de contagem regressiva — com hora, minuto, segundo e milésimo de segundo — para inauguração às 7h00min do dia 15, embora colocasse comerciais de programas a cada 15 ou 30 minutos da própria emissora. No dia 13 de novembro, a frase muda para "Faltam 2 dias para a inauguração da nova rede de televisão brasileira". No dia 14 de novembro, a frase muda novamente para "Falta 1 dia para a inauguração da nova rede de televisão brasileira". Nos dias 14 e 15, aparecia o texto "É hoje a inauguração da nova rede de televisão brasileira".

Às 6h59min32s do dia 15 de novembro de 1999, sem nenhuma cerimônia e repentinamente, apareceu o comercial da série estadunidense "I Dream of Jeannie", com duração de 30 segundos. Depois, em seguida, apareceu a logomarca da RedeTV! com a abertura do telejornal "Brasil TV!", com duração de 30 minutos, sendo o primeiro programa televisivo da emissora. Sendo assim esse dia, a inauguração oficial da RedeTV!.

RedeTV Rio de Janeiro

A RedeTV! Rio de Janeiro é uma emissora de televisão brasileira com sede no Rio de Janeiro, capital do estado brasileiro homônimo.

Transmite para sua região de cobertura a programação da RedeTV!, que tem sua sede em Botafogo, RJ. Opera no canal 6 VHF (Analógico) e no 21 UHF (Digital).

Como outras emissoras de televisão que operam no canal 6, seu áudio pode ser ouvido através de aparelhos de rádio FM sintonizados em 87,7 MHz (o sinal de áudio do canal 6 está localizado em 87,75 MHz).

A transmissão digital na RedeTV! Rio de Janeiro iniciou em 2008.
TV 792927478224457849

Postar um comentário

  1. pq só o 6vhf pode ser ouvido na fm?

    ResponderExcluir
  2. Bem legal essa ideia de postar a história dos canais aqui!

    ResponderExcluir
  3. O Canal 6 VHF pode ser ouvido pelas rádios FM (87,5) pelo simples motivo de que o canal de TV é visinho ao canal FM, daí a peculiaridade. Na verdade existem duas faixas VHF, de 2-6, há um pulo de 200 Mhz para rádios FM e de 7 - 13!

    ResponderExcluir
  4. Na década de 80,o canal 6 quase foi passado para o Grupo Abril.Porém,como a revista Veja estava incomodando o Governo da ditadura,foi repassado para o Grupo Bloch.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!!!
    Sou Jornalista e tenho um material no canal Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=3By2RyfihaE&t=4s
    E gostaria de exibi-lo neste canal
    Meus contatos:Dani Ferrari(DANIELE Ferrari) Facebook

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos