Carregando...

Silvio Santos conta como colocou no ar a TVS-Rio (1976)

Desde 1972, Silvio Santos planejava ter seu próprio canal de televisão, a Rede Globo começava a fechar as portas, os proprietários de outras emissoras, tanto paulistas como cariocas, começavam a colocar impedimentos nos arrendamentos de horários... enfim, o dono do baú foi coagido a tomar uma medida que mudaria o rumo da televisão brasileira.

No final de 1975, o Governo Federal abriu licitação pública para o canal 11 do Rio de Janeiro. Essa licitação foi vencida pelo Silvio Santos. O principal argumento técnico foi que a emissora entraria no ar em apenas seis (6) meses. Ou seja, ainda no primeiro semestre de 1976. Naquela época, o grupo liderado pelo Senor Abravanel já era dono de um considerável conjunto de empresas, e era dono também dos Estúdios Silvio Santos na Vila Guilherme (SP).


No início de 1976, a justiça carioca pôs em leilão todos os bens da antiga TV Continental. A então embrionária TVS comprou todo o lote de equipamentos, muita gente criticou, pois, a maior parte dos equipamentos era obsoleta ou formada por sucata. A idéia era a aquisição da torre de televisão do Sumaré, ainda em condições de uso. Então veio a grande surpresa(!), o transmissor da velha emissora estava intacto, em condições plenas de operação, e melhor, adaptável as transmissões a cores, assim, poupando tempo e dinheiro.

Assim, apenas poucos meses depois da aquisição do canal 11, Silvio Santos coloca no ar a emissora, que junto com os outros 50% de sociedade com a TV Record (obtida secretamente em 1972), formava a Rei - Rede das Emissoras Independentes, embrião do SBT.

Segue, o vídeo que deve ser provavelmente as primeiras imagens da TVS Rio de Janeiro


TV 1302583818056462801

Postar um comentário

  1. Apesar desse assunto e desse vídeo já ter em muito circulado na internet, me chamou a atenção o modo em que o dono do baú comentou a pré-história da sua emissora. Mostrou a antena, o parque transmissor, o centro de geração, os estúdios na Vila Guilherme (SP).

    Momento raro, para não dizer único. Acredito que essas imagens abriram as transmissões no Rio, pois, após contar a história, ele diz que "não iria fazer festa, apenas iniciar os trabalhos", em seguida aparece a vinheta do canal!

    ResponderExcluir
  2. Danilo,
    Curiosamente onde era o canal 9 e posteriormente o canal 11, hoje é a base e torre das Radios JB FM e OI (Cidade). Quando a Tupi fechou no Rio, Silvio se transferiu para a base e torre da TV Tupi aproveitando a torre da mesma (que se não me engano pertence a TVA/MTV, embora exista uma torre ao lado, que é a segunda mais alta do Sumaré mas que não se tem certesa se ela era da Tv Tupi ou não, ou seja, qual das duas era a utilizada pela Tupi) e aproveitando o transmissor da mesma para o canal 9 Tv Corcovado. Ja quando TVS virou SBT canal 11 em 1981 ele comprou um novo transmissor para o mesmo, conforme foi anunciado na Veja e na Isto é em abril de 1981, que ficou até 1996 quando foi substituido pelo transmissor Toshiba modelo TV5494 que funciona atualmente lá até 2016 quando o sinal analógico teoricamente sai de cena.
    Dois fatos curiosos aparecem neste video, aonde e a torre da saudosa Rede Manchete, era mato e tinha uma pequena torre(entre esta pequena torre e a da Tv Continental/TVS fica a torre de comunicação da Light que está lá até hoje) A torre original da TVS/Continental fÔra desmontada e no seu lugar está a torre da JB. e nos mapas de guia rex antigos constava o canal 9 no atual local da TV Manchete(Rede TV!) enquanto que o canal 6 ficava na ponta onde hoje é o SBT.

    ResponderExcluir
  3. E vi o video com mais detalhes e conclui: a torre atual do SBT que por sua vez é a segunda mais alta do Sumaré era mesmo a da TV Tupi, pois a mesma aparece no video e ja existia antes. O Silvio Santos transferiu para lá, pois assim como no caso da Continental ele também adquiriu os equipamentos dela quando de sua falência sendo que em Sampa ele assumiu imóveis, funcionarios e até parte das dividas da falida enquanto que no Rio ele só ficou com só com o parque de transmissão transferindo para este de imediato e deixando as instalações da Continental para o JB que por pouco construiu seu canal ali conforme descrito pelo Harris.

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, é muito bom aprofundar esses assuntos esquecidos da história das TV's do Rio de Janeiro. Eu não sabia dessas histórias! Muito interessantes!

    Outras histórias são esquecidas:

    A TV "Record Rio" canal 9 sob administração de Silvio Santos (1982-1997) e depois sob o nome de TV Copacabana e por fim TV Corcovado (1987-1991).

    A TV Rio (1987-1992) canal 13.

    A Lendária TVE Zona Oeste (1988) - canal 32 que durou três semanas. Era administrada pela TVE do Rio de Janeiro.

    Em muitos casos, existem vídeos no orkut dessas emissoras, ví inclusive hoje a vinheta de abertura da programação da TV Copacabana (1988) ainda sob administração de Silvio Santos!
    Está aí a sugestão aos colegas para novas postagens.

    ResponderExcluir
  5. Danilo que tesouro!!! um ótimo post, que inclusive adicionei aos meus videos no orkut. show !!! nota dez...

    ResponderExcluir
  6. E ainda tem o fato que a Record é a emissora mais antiga em operação no Rio e foi a primeira a se instalar no Sumaré. Seu nome era Tv Rio, mas a estrutura, plastica e donos eram os mesmos só mudando o nome. Ficou 11 anos fora do ar retornando com novos donos e se religando a Record de Sampa em definitivo em 1992. A Record RJ do Silvio era uma afiliada da Record SP e não uma geradora e co-geradora de rede como é hoje.

    ResponderExcluir
  7. Realmente Leonardo, ... e vou mais além, a Record, tanto do Rio, quanto de SP eram operacionalmente nos anos 80 uma rede auxiliar do SBT! Tanto que o termo REI (Rede das emissoras Independentes) foi usado extra-oficialmente até a venda para o Bispo Edir Macedo em 1988.

    em relação a história dessa emissora. É muito difícil conseguir vídeos dessas emissoras. Em relação a "Record Rio" (1982-1987), deve existir vinhetas, sei muito bem que haviam programas locais (fiz uma pesquiza na grade d programação), ou estão nos arquivos do SBT ou estão nos arquivos da CNT.

    Pois o atual imóvel da CNT, se não me engano, é o mesmo de 1992, no tempo da TV Corcovado, que por sua vez, já estava lá desde meados dos anos 80!

    ResponderExcluir
  8. A antiga Tv Record canal 9, é a atual CNT. ela foi adquirida de Silvio Santos, pela familia Martinez. Sua Sede em São Cristovão, equipamentos, carros e o compartilhamento da torre do SBT. com certeza, seus arquivos devem conter material referente a antiga Record, Tv Copacabana e Tv Corcovado (todas no canal 9)...

    ResponderExcluir
  9. A pergunta então deve ser, em qual estado deve estar essas fitas? A CNT Rio tem algum departamento que cuida disso? Ou, boa parte desse material se "perdeu"?

    ResponderExcluir
  10. Não foi a toa que o Silvio montou uma das maiores redes de tv do Brasil. Bravo!

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe quando surgiu o primeiro canal UHF no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  12. Fantástica esta história. Bravo, Bravíssimo!

    ResponderExcluir
  13. O primeiro canal UHF do RJ era o canal de Link utilizado pela TV Globo para receber os sinais de Minas Gerais em sua central aqui no Rio de Janeiro, se não me engano canal 22, quando o Retransmissor instalado no alto da serra de Petrópolis no Pico do Morin, teve sua potencia aumentada de 10 para 50 watts, ocorreu que o vento alterou a posição da antena de transmissão e ela que estava em polarização vertical, passou para a horizontal e muita gente, no Rio, principalmente na Zona Norte, começou a receber as transmissões de Jogos ao vivo, destinadas a MG.

    ResponderExcluir
  14. Todo transmissor antigo de TV era adaptável para a transmissão à cores. Tanto é que a TV Tupi fez experimentos de transmissão à cores ainda nos anos 60.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos