Carregando...

RBTV agora volta suas atenções para o Canal 5 VHF

A Rede Brasil de Televisão (RBTV) após ganhar e em seguida perder a autorização para usar o canal 14 UHF, está trabalhando nos bastidores do Ministerio das Comunicações para uma solução bastante ousada, deslocar o canal 5 VHF de Magé / RJ (Pertencente a TV Cidades Históricas de Petrópolis) para o Morro do Sumaré. A emissora paulista já teria inclusive protocolado no MC o pedido de transferência da propriedade da retransmissora de Magé, ainda constando na Anatel como sendo da Fundação Cidades Históricas, para a empresa Sistema de Comunicação Pantanal S/C Ltda.

O impedimentos técnicos são:

1) A RedeTV! que na cidade opera no canal 6 VHF, sem decalamento.

(Como já foi dito anteriormente, o canal 4 e o canal 5 não são vizinhos, e em São Luíz - MA, já há experiência positiva dos canais 5 e 6 estarem no ar harmoniosamente, desde que decalados opostamente, para mais informações, clique aqui.)

2) Associação de Moradores da Caroba (na zona Oeste), que opera o canal 5 VHF na comunidade.

3) A RedeTV! opera a sua retransmissora pelo canal 5 VHF de Nova Friburgo.
(Cidade relativamente próxima)

Minha fonte no MC (que me passou esses comentários) afirmou que o ministério estudará muito bem o protocolo enviado pela RBTV, para evitar qualquer futuro caso de interferência, pois, se o pedido for aceito, o canal ficará entre a poderosa Rede Globo e a RedeTV!. Cabe lembrar que a emissora paulista está trabalhando em várias frentes, a ordem é "atirar para todos os lados", o primeiro canal que for liberado, é o que eles colocarão no ar.
TV 104334647602211546

Postar um comentário

  1. Duvido que eles autorizem isso... mas vamos aguardar!

    ResponderExcluir
  2. São Luis: 2 - 4 - 5(SJRibamar) - 6 - 8 - 10 - 12.
    Rio: 2 - 4 - 6 - 7 - 9 - 11 - 13.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, mesmo assim, São José do Ribamar fica a apenas 32 Km de São Luís. É menor que a distância entre o Sumaré e o Mendanha. As reportagens locais afirmam categoricamente que o sinal está chegando a São Luís perfeitamente e agora, sem interferência nenhuma.

    ResponderExcluir
  4. Danilo,
    E impressão minha ou excluiram minha postagem?

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Ivo,

    Que postagem sua que sumiu??? Tem uma postagem sua lá nos Rascunhos mas você nunca escreveu lá, só deixou o título.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Postagem Leonardo? Não seria comentário?
    Digo porque comentei neste post e meu comentário sumiu e me lembro de ter visto um comentário seu aqui.

    ResponderExcluir
  7. Leonardo Ivo e Victor Faria, o erro foi meu, essa postagem é um rascunho antigo guardado no blogspot e só agora publiquei.

    Ocorreu uma falha na publicação, ao invés do template colocar na frente, publicou na data do rascunho salvo.

    Ou seja, tive que excluir a postagem do jeito que estava e publica-la novamente "do zero", para constar no topo da listagem, ocorreu que não notei, pela inesperiência, que já havia dois comentários postados.

    Minha sinceras Desculpas.

    ResponderExcluir
  8. Legal! será que vai ser digital?

    ResponderExcluir
  9. Record News tels.: (11) 2184-8999/ (11) 2184-5002 Record News SP, entrar em contato pra saber quando entrará em operação com sinal digital no Rio e relatar que o contato via site está com problema.
    vlw
    pessoal!

    ResponderExcluir
  10. Ok, Danilo. Sem problemas, vou refazer meu comentário então:

    Este 5 VHF já funciona em Magé? Acho que não, né?

    Seria ótimo ver a RBTV no VHF, ver como seria a divulgação deste canal, como a mídia o trataria e qual seria sua repercussão no Ibope, mas não acredito nisso. Acho que a emissora deve investir no UHF e na TV a cabo (sobretudo, a NET) e também nas operadas via satélite (se não dar pra ser a SKY, que seja a Via ou a Oi TV).

    ResponderExcluir
  11. Concordo integralmente com seus comentários, em relação ao canal 5 VHF de Magé, bem, consta no SISCOM esse canal e a sua propriedade(é uma retrasnmissora de baixíssima potência). Em relação ao motivo da postagem, ligo muitas vezes para a Secretaria de Comunicação Eletrônica (MC), e há questão de 20 dias, me foi relatado a entrada de um certo protocolo da RBTV solicitando a uma consulta sobre a viabilidade técnica para o deslocamento da localização do transmissor para uma "cidade próxima" sem prejuízo técnico".

    Matei a charada(!), mas nada impediria a instalação do transmissor em Niterói, por exemplo, teriamos assim, as mesmas condições de São Luis (MA).

    Agora, em relação ao funcionamento do canal em Magé, se estiver funcionando ou não, é uma mera formalidade.

    O mais interessante é que semana passada o MC deslocou alguns de rádio FM, canais próximos da frequencia da RedeTV (Canal 6), claramente dando a entender um provável decalamento para mais (+). Para que isso agora, diminuir a interferência (?), essa frequência é usada desde os tempos da Tupi...

    Em resumo, tem algo, SIM, no ar, pode até ser que a RBTV não coloque o canal 5 no Sumaré, mas aonde tem fumaça, tem fogo, há ótimos pontos em Niteroi para a implantação de uma torre, e com a RedeTV! sendo decalada para mais, o canal 5 podendo ser decalado para menos, e sendo afastadas razoavelmenteé possível uma co-existência sem interferência.

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo não foi postagem, foi comentario feito aqui sobre a inviabilidade de se instalar novas torres, emissoras e antenas lá por conta dos orgãos de meio ambiente. Comentei isso hoje de manhã e a tarde tinha sumido.

    ResponderExcluir
  13. No site da RBTV consta o canal 26 para a cidade do Rio de Janeiro e o 50 para o Grande Rio. Mas estes canais já estão em uso por outras emissoras. Há a possibilidade de novas alterações de canais?
    Um abraço a todos do Blog!
    Márcio

    ResponderExcluir
  14. Não é possível, É um disse me disse quando se refere a RBTV.

    Tambem acho muito difícil está hipótese do canal 5 VHF. Mas a mesma parece está no caminho para melhorar suas transmissões e isso já é uma boa iniciativa, ainda que aos nossos olhos seja algo meio que surreal.

    Em quanto isso, continuo aqui. Canal 57 UHF ? aqui? o que é isso ? Sinceramente ? Não sei...

    ResponderExcluir
  15. Olha ?? Emissoras ainda querendo e pensando em sinal analogico ?? No VHF ?? Enquanto que em pouco tempo ( dentro de 5 anos ) estarem quase todos os canais transmitindo em UHF jah pro sinal digital ??

    AHHH !! Por Favor neh !! Sinceramente !!

    Que falta de planejamento hein ?!!! Tomara que o MC soh deh autorizacao soh pra digital(se eh que eles tem capacidade pra isso tb neh), e que esta emissora se sinta SATISFEITA pela licenca digital!!
    Alex

    ResponderExcluir
  16. Anônimo.

    Com base na sua postagem, minha opinião é a seguinte:

    Vejo muitos dizendo, ahh, é que é o sinal digital, sinal digital...

    Ora, A questão toda é que nem todos dispõem de recursos, sejam eles técnicos ou financeiros para implantar em seus respectivos lares, o sinal digital gratuito. Em contra-partida, as emissoras ainda tem esta visão do sinal analógicom afim de atender toda a população de uma forma geral.

    Moral da história, a TV aberta, com tecnologia digital chegou muito tarde aqui no país.

    ResponderExcluir
  17. Rafael Silva, isso é "aquela história" que eu sempre levanto aqui nos comentários. Tomemos como exemplo a Record News (canal 52). A Record News tem graves problemas no RJ. Poucos bairros são atendidos, e esses poucos ainda com baixa qualidade. Aí, você le na imprensa que a Record dá prejuízo e chegou a ser cogitada a extinção do canal, o que graças a Deus, não aconteceu. Se a Record News é pouco assistida, se deve unicamente à imagem ruim, pois a programação é interessante. Porque não investir logo em transmissão digital? Existem 3 pontos importantes de transmissão da Record que podem ser utlizados pela News. Sumare, Jacarepagua e Mendanha.

    ResponderExcluir
  18. Uma coisa que jamais entenderei. A TV Digital apenas CONSIGNOU canais para o sistema digital. O que acho estranho é o porque de ainda de "distribuir" RTV analógicas por aí. Pelos motivos mais do que óbvios, cada emissora que recebeu um canal digital, deveria ter recebido também autorizações para gap fillers, e não mais canais analógicos (EX: MTV). Para esta mesmo, porque não foram autorizados os canais digitais 48.1 mais gap fillers no Mendanha (onde é o 47 analogico) e Jacarepaguá? Assim, todas as zonas recebem cobertura. Assim se incentiva a TV Digital.

    ResponderExcluir
  19. O MC definiu que ainda irá autorizar canais analógicos até 2012... depois disso, só digital!

    ResponderExcluir
  20. Pois é, Eduardo, é justamente isso que não entendo!
    O governo decreta o padrão digital, inicia as transmissões em várias cidades, e permanece concedendo canais analógicos.
    Ainda que fosse somente em localidades com número menor de habitantes, onde certamente a TV Digital vai chegar mais tarde, MAS, NO SEGUNDO CENTRO URBANO DO PAÍS, O RIO DE JANEIRO, continuar a conceder TV ou RTV analógica é de um ATRASO injustificável. Não sei porque ainda insistem nos canais TVA (que tem de 8 a 12 h de programação não-codificada) que já deviam ser consignados para digital por decreto. Não há mais porque ter concessão TVA. nem RTV analógica. Todos os canais UHF do Rio JÁ PODERIAM SER DIGITAIS. Seriam inclusive mais assistidos do que hoje. MANTENHO A OPINIÃO. É UM ATRASO.

    ResponderExcluir
  21. Canais digitais mais assistidos que os UHF Analógicos???? isso tá longe ainda de acontecer!!! é a tendência, mas tá longe de ser realidade ainda...

    ResponderExcluir
  22. Pois é Eduardo!
    Por isso que há tanto tempo insisto.
    Sem o cumprimento dos prazos, não há incentivo para o consumidor adquirir os televisores, mesmo com a grande oferta de crédito que vem acontecendo. Era o momento de virar. Tanto a TV quanto o Rádio digital, mas esse tbm... enfim...
    A Record News em SP já pontua no IBOPE. A Mix também. E não são mais conhecidas do grande público justamente por suas deficiências na qualidade da transmissão. A TV a cabo vai virar antes da aberta, mas seu crescimento é importante porque alavanca as vendas.
    Imagine a Record News fazendo chamadas nos intervalos da TV Record? Nos jornalísticos da Record? fazendo o cross-media com as rádios?
    Ela fica conhecida. Não adianta inaugurar o canal, e não investir nada nele. Nem propaganda.
    Você já viu algum case da Record News? Seja revista, tv, rádio, outdoor...? Eu tbm não.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Nem ferrando a RBTV vai botar seu canal 5 no ar e tão longe seja.

    ResponderExcluir
  24. Suas fontes no ministério, o sitezinho bem informado, que coisa boa, preciso arrumar contatos assim também...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos