Carregando...

TV Digital ainda NÃO decolou na cidade


Ao contrário da cidade de São Paulo, onde a implantação do sinal digital encontra-se implementada quase por completo, na cidade do Rio de Janeiro, a implantação da TV Digital esta parada a seis (6) meses (a última implantação de sinal foi a instalação do gap-filler da Band na Serra do Mendanha em novembro de 2010). Nesse momento, a cidade conta com apenas com 6 canais digitais.

É impressionante ver o descaso das emissoras de televisão em relação a implantação do sistema digital no Brasil e em especial a cidade do Rio de Janeiro. O SBTVD começou a operar comercialmente em 02/12/2007, ou seja, a quase 4 anos, e até agora, menos de 2% dos transmissores analógicos do país tem um correspondente digital. Ou seja, se os prazos forem mantidos, as emissoras só tem mais 5 anos para completar a instalação de transmissores e gap-fillers em 98% restantes das cidades brasileiras.

Em relação a nossa cidade, é nítido que as emissoras VHF locais (com exceção da Globo) estão adotando a mediocre lógica de um transmissor principal no Sumaré e um gap-filler no Mendanha. Certamente a RedeTV!, CNT, TV Brasil e Record utilizarão dessa lógica, renegando as peculiaridades geográficas da cidade e da Região Metropolitana. Já as emissoras que possuem apenas retransmissores, com excessão da Rede Vida, pouco ou nada estão fazendo para impalntar seu sinal digital, claramente despriorizando a cidade.

Em relação ao prazo para o fim das transmissões analógicas em 2016, podemos tirar duas conclusões: Primeiro, ou as emissoras estão julgando que o governo irá remarcar a data e daí a não necessidade de investimentos nessa altura ou; Segundo, as emissoras só pensarão nisso em cima da hora, corremos nesse caso do risco real de um apagão televisivo na cidade em pleno ano olímpico(!).

Se as emissoras continuarem nesse ritmo e o governo não prorrogar a data limite em 2016, o país vai passar por um caos analógico, a culpa será do governo, SIM, mas muito mais das emissoras de televisão pelo investimento mesquinho realizado até agora, mesmo com todas as linhas de crédito fornecido pelo governo federal.
Danilo Aguiar

TV 5191511767091192998

Postar um comentário

  1. Grande matéria, Danilo!
    São Paulo já está bem à frente do RJ neste assunto e daquia a pouco, se a coisa continuar desse jeito, outras cidades também estarão (será que já não estão...).
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Já tá na hora de cavar uma reportagem no jornal O Globo, portal G1... pra escancarar mais a situação que é alarmante sim.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Danilo,
    VocÊ apenas endossou aqui que eu ja sabia e ja escrevi aqui e no Fatos Gerais centenas de vezes. Por isso que antes de defender repetidores de tv digital deveria se focar o analógico primeiro, pois a maioiria ainda não tem o conversor e quiçá a Tv com o conversor embutido. E isso não apenas por questões financeiras somente, mas porque ninguém vai querer gastar seu suado dinheiro para assistir em alta definição ( ou definição duvidosa) os mesmos canais com a mesma programação tosca de sempre. O povo não quer só qualidade de imagem e sim mais variedades de canais, coisa que até agora não aconteceu. Para se ter uma ideia, nem São PAulo deu certo. PAra se ter uma ideia, as emissoras não estão com muita boa vontade em expandir os sinais digital, um exemplo é a Globo que quando lança uma nova tecnologia é sempre a primeira a aderir e faz um tremendo barulho para divulga-a e isso não aconteceu. Em 2016 ainda vaiter muita gente com tv analógica ainda e será a maioiria e o governo vai prorrogar este prazo de migração. Pensem nisso!

    ResponderExcluir
  5. No caso de Sampa estou me referindo aos consumidores, pois mesmo tendo o sistema funcionando a pleno vapor, este tem apresentado falhas na recepção.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares