Carregando...

Fim do futebol na Transamérica e eminente volta da Jovem Pan movimentamsegmento pop no dial FM

O evidente sucesso da Mix FM 102,1 e a falta de sucesso da sua única rival Transamérica FM 101,3, somados à contínua expansão do chamado rádio adulto (só neste ano poderemos ter o acréscimo da Kiss FM 91,9 e da Rádio Senado FM 105,9) fazem jus aos temores de amigos da coluna. Eles dizem que o dial carioca está ficando adulto demais. O que afasta mais ainda os jovens do FM (eles estão muito mais plugados nos dispositivos tocadores de MP3), impedindo a renovação do conjunto de ouvintes de rádio e fazendo a faixa etária subir muito.

Só que dois fatos podem ajudar a reverter este quadro. A Transamérica extinguiu sua equipe de esportes, não realizando mais transmissões de partidas de futebol. A rádio já não transmitiu partida alguma do Campeonato Carioca, nem as partidas do Flamengo na Pré-Libertadores. As transmissões de futebol atraem uma audiência muito diversa e misturada, diferente do ouvinte jovem ou adolescente que esse tipo de rádio busca. De modo que, sem futebol, a rádio pode voltar a se dedicar integralmente ao segmento de ouvinte que prestigiou a rádio a partir de sua fase áurea iniciada em 1985.

A outra notícia é do Tudo Rádio, que dá conta da afiliação da histórica Rádio Cidade FM 102,9 (não é compra nem arrendamento) à rede Jovem Pan FM, no que resultará na terceira encarnação da franquia no dial carioca. Não há envolvimento dos grupos Bel (responsável pela extinta Oi FM e pela "Rádio Oficial do Verão") ou Dial (responsável pelas rádios Mix Rio e SulAmérica Paradiso) nesta operação. As outras duas encarnações foram através da outorga da Fluminense FM 94,9 de 1994 a 2000 e da outorga da Imprensa FM 102,1, arrendada pelo grupo Dial a partir de 31 de dezembro de 2000, que nela instalou a segunda encarnação da Jovem Pan e depois a trocou em 1º de fevereiro de 2007 pela atual encarnação da Mix FM. A terceira encarnação da Jovem Pan ainda precisa entrar no ar, para se confirmar. Não é a primeira vez que a Jovem Pan FM tenta voltar ao dial carioca. Houve mais de uma alternativa de arrendamento do canal FM 104,5 da ex-Tropical FM de Armando Campos, tentativas abortada pelos pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, que sempre cobrem a oferta e renovam o arrendamento da rádio.

Quem sabe com a retomada da programação integralmente pop da Transamérica FM e com a reencarnação da Jovem Pan FM nós tenhamos um promissor ano de grandes disputas no combalido segmento pop do dial carioca. E com as três rádios em sequência: Transamérica em 101,3, Mix em 102,1 e Jovem Pan em 102,9. Ouvinte que quiser ouvir uma dessas rádios correrá o risco de procurar uma e ficar em outra, se elas não se diferenciarem.

Eu fico por aqui. Fico à disposição para acompanhar os comentários. Só não venham com cinco pedras nas mãos, que eu não tenho a menor vocação para ser a famosa personagem Geni, de Chico Buarque.

Até a próxima!

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Região Metropolitana 1951696205979948980

Postar um comentário

  1. Não sei se só aqui no RJ,a Transamérica extinguiu a equpie de esportes,mas acho que de SP deve ter extinguido tambem ou não,pois raramente ouço os 100,1 de SP pela internet.
    Em relação a possível terceira reencarnação da Jovem Pan FM,encaixaria muito bem nos 102,9 FM!
    Sempre gostei da rádio e principalmente do programa Pânico.
    Agora é só torcer pela volta da JP FM,ou qualquer rádio,menos para as gangues neo-pentecostais,leia-se IPDA,IURD,IMPD...

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem um erro na nota... nela diz " Não há envolvimento do Grupo Dial nesta operação", não seria o Grupo Bel, que hoje opera os 102,9?

    ResponderExcluir
  3. A IPDA está é perdendo rádios por aí, embora continue com muitas. As outras igrejas é que continuam expandindo seus domínios. A IURD se expande principalmente no interior do país. A IMPD tem fôlego de sobra, inclusive nas capitais. É a igreja da moda. E não esqueçamos da IIGD, da Paz e Vida...

    ResponderExcluir
  4. Nem o grupo Bel nem o grupo Dial. A coisa é direta entre o Sistema Rádio Cidade (ex-Sistema JB) e a Jovem Pan. É afiliação direta. O texto foi atualizado, pra ficar mais preciso.

    ResponderExcluir
  5. Sobre os profissionais da extinta equipe de esportes da Transamérica RJ,Anderson Cardoso foi pra Mix FM 102.1 ,Rogério Ribeiro foi para a JB FM 99.9 e Samyra Ponce,que foi para a Rádio Verão 102.9 participar do novo Rock Bola e atualmente e reporter do Balanço Esportivo da CNT.
    O restante da equipe,se eu não me engano,foram tudo para a Rádio Metropolitana AM 1090.

    ResponderExcluir
  6. Quero deixar aqui registrado ao maior número de leitores possível, os meus sinceros parabéns e votos de longevidade ao TRIBUTO AO RÁDIO DO RIO DE JANEIRO, editado pelo Marcelo Delfino.
    Hoje, dia 6 de fevereiro, o site completa 10 anos, se consolidando como importante ferramenta histórica e fonte de pesquisa do rádio do Rio de Janeiro.
    Vida longa ao TRIBUTO!
    Parabéns, Delfino!

    ResponderExcluir
  7. Vai voltar dia 1° de março
    http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=6807

    ResponderExcluir
  8. Enquanto isso,a Rede Verão FM,emissora controlada pelo Grupo Bel,sofre mais uma baixa!
    Em Ribeirão Preto/SP,a Melody FM 94,1,emissora adulta do Sistema Clube de Comicação,retoma ao dial que antes era ocupado pela então Oi FM.A emissora de segmento adulto do Sistema Clube de Comunicação,voltará a assumir o canal que hoje veicula a Rede Verão FM.
    Tudo isso no site Tudo Rádio:http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=6827

    ResponderExcluir
  9. Só de imaginar que o lendário 102,9 passará a ser ocupado por Justin Bieber, Restart e tantos outros me dá uma tristeza!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Não precisamos fazer tanto drama. Eu lembro de a própria Cidade ter tocado popices do mesmo naipe nos anos 80. Medudo, por exemplo. Menudo era o Restart do tempo deles.

    E ainda tivemos a modinha da Timbalada da Cidade nos anos 90. Uma popice de outra natureza.

    ResponderExcluir
  11. A Jovem Pan pode ter o rótulo de popice,mas tem uma rádio que é tão popice que voce enjoa e até vomita de tanto ouvir.O nome é Rádio Disney Brasil 91,3 de São Paulo.Só na programação toca Demi Lovato,Miley Cyrus,Selena Gomez,Taylor Swift,Jonas Brothers,Allstar Weekend,Manu Gavassi,Justin Bieber,Joe Jonas,Pitty e tantos nomes que nem cabe mais aqui!A programação dela é muito melosa,uma popice atrás da outra.Os locutores são muito ruins!
    Quer saber?Ouça >>> http://radiodisney.disney.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Aliás,existe um twitter oficial da Jovem Pan FM Rio.
    É esse aqui >>> @JovempanRioFM.

    ResponderExcluir
  13. Eng. Armando Torres Fortes11 de fevereiro de 2012 às 21:55

    Sr. Felipe Oliveira,
    Estás seguindo um baita fake.
    O oficial (há mto tempo) é @jovempanrio

    ResponderExcluir
  14. Nossa,nem sabia disso,rsrs.
    Obrigado Armando,agora estou seguindo o twitter oficial!!!

    ResponderExcluir
  15. Esse Twitter existe desde de 2010 se não me engano, foi quando cogitou da Jovem Pan entrar nos 104.5 até o site eles tem, mas que ainda não tem nada, e desde 2010 também...

    Site da Pan: http://www.jovempanrio.com.br

    ResponderExcluir
  16. Atenção galera do TVS do RJ!A Jovem Pan altera sua data de estréia!Vai ver no dia 05/03/2012e não no dia 01/03/2012!
    Mais informações em :http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=6867

    ResponderExcluir
  17. O site da Jovem Pan Rio já está no ar!!! http://rio.jovempanfm.virgula.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  18. TB ??!! O que adianta ??!! Acabei de acessar o site nesse exato momento e quando clico na radio ao vivo nao sai som nenhum !! Dando a impressao que a radio estaria fora do ar !! Enfim... Vamos aguardar entao !!

    ResponderExcluir
  19. Calma Alex,que apesar do site da Jovem Pan Rio está no ar,mas que ainda não possui áudio ao vivo.
    A estréia acontece no dia 05/03/2012!Aí sim,o áudio ao vivo estará disponível!

    ResponderExcluir
  20. hunnnnmmmmm !!! Agora " intindiiiiii " !!! kkkkk Valeu Felipe pela informacao !!

    ResponderExcluir
  21. para zona oeste o lugar e tao rui que nao pegam as radios do rio assim como as tv isso serai coisa para governo federal

    ResponderExcluir
  22. Concordo. Existe um problema que ouvi da boca de um especialista em transmissão. Sumaré, apesar de ser o ponto mais alto para distribuição, não tem alcance total devido ao relevo da cidade, que bloqueia o sinal. O ideal mesmo era a criação de repetidoras para essa área tão prejudicada. Acredito, na minha opinião de leigo, que depois que os equipamentos digitais se tornarem mais "acessíveis" para as empresas transmissoras, algumas tomem providência. Mas por enquanto seguiremos prejudicados pelo nosso relevo...

    ResponderExcluir
  23. Se a cidade do RJ não tivesse tantos morros e relevos,o sinal das rádios e da TV chegariam com uma ótima recepção na Zona Oeste!O Governo Federal tem que obrigar as emissoras a colocarem repetidoras nessa região muito prejudicada,que é a mais populosa da cidade.
    Não só nessa cidade do RJ,mas de outras cidades do Brasil afora,que enfrentam essa situação.

    ResponderExcluir
  24. Bomba!!!Definido o futuro da Rede Verão,emissora "tampão" que substituiu a Oi FM (que hoje é web rádio).Os grupos Bandeirantes e Bel lançam rede de esportes em FM,nas 5 praças onde compõem a Rede Verão.As praças de Ribeirão Preto 94,1,Campinas 94,1 ficarão de fora do novo projeto.
    Já aqui no Rio de Janeiro,mesmo de fora do projeto,pois a Jovem Pan 2 vai entrar nos 102,9,não ficará ausente do novo projeto,pois existem negociações avançadas entre o grupo paulista e uma FM do Rio para que a capital fluminense seja a quinta praça a integrar o projeto,já na estréia da nova rede. Ou seja,vai ser uma grata surpresa no dial!!!Confira:http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=6914

    ResponderExcluir
  25. Atenção!Definido o nome que substituirá a atual Rede Verão (antiga Rede Oi FM).A partir de amanhã,1º de Março,passa a se chamar Rádio Esportes.As praças de São Paulo,Recife,Porto Alegre e Belo Horizonte executarão esse novo projeto,que é fruto da parceria entre o Grupo Bel e o Grupo Bandeirantes.O Rio de Janeiro,tambem está incluso do novo projeto.A emissora pretendida pelo projeto de Rádio Esportes é a 91.1 FM de Petrópolis,que deve receber ajustes para alcançar toda a capital fluminense,sendo favorecida também pela altitude de seu município sede.Atualmente a 91.1 FM retransmite a grade da Rede Aleluia.
    Mais informações em :http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=6926

    ResponderExcluir
  26. Ontem a transamérica transmitiu o amistoso da seleção com a equipe toda de são paulo, inclusive o locutor tinha todo aquele jeitão paulista de narração, uma porcaria, se for assim ela não conseguirá mesmo tornar-se alternativa às tradicionais Tupi e Globo, e perderá até para as locuções robóticas do Evaldo "que lindo" José. Não sei porquê mas a globo também transmitiu com narração paulista, apenas como o carioca felipe cardoso nos comentários, de resto todos paulistas. Assim fica difícil. Só faltou a BandNewsFm tramitir com o chatíssimo e horroroso Zé Silvério.

    ResponderExcluir
  27. no "novo rock bola" eles jah anunciaram que voltam em abril nos 91,1 fm...
    vem ai a radio esportes no rj.

    ResponderExcluir
  28. 91,1 deve ser a frequência da Kiss FM no Rio, se não me engano. Mas se o programa não sofrer reformulações, em especial em relação ao Smigol, terá dificuldades, ele é sem graça e se acha um Jô Soares do rádio esportivo.

    ResponderExcluir
  29. kiss fm rj sera 91,9.
    se acontecer mesmo né...

    ResponderExcluir
  30. Livio,na verdade a FM 91,1 de Petrópolis retransmite a Rede Aleluia.
    Essa FM deve aumentar a potenica e atingir toda a capital do RJ,assim como a Tribuna,107 FM e Melodia.
    Já a Kiss FM 91,9,ainda transmite em caráter experimental somente em São Gonçalo com potencia baixíssima,que mal cobre a cidade.
    Talvez em 2012 ela deve entrar no ar para todo o grande Rio.

    ResponderExcluir
  31. Atenção!A Jovem Pan está no ar pelo 102,9 FM,tocando apenas música e chamadas de estréia!
    Na verdade,a estréia vai acontecer no dia 07 de março.
    Mais informações em :http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=6934

    ResponderExcluir
  32. O dono da RedeTV! Amílcare Dallevo disse que o elenco do Panico teria que responder por danos morais e ainda acrescenta que o faturamento do programa representava só 12%.WTF???
    Tudo aqui no :http://diversao.terra.com.br/tv/noticias/0,,OI5642118-EI12993,00-Dono+da+Rede+TV+Panico+tera+de+responder+por+danos+morais.html

    ResponderExcluir
  33. Sinceramente ??? Na minha modesta opniao !! Acha que os responsaveis pelo Panico iriao sair assim sem mais sem menos por causa de 12 dias de atraso de salario ???????!!!! Ahn e ainda tem coragem de vir e dar entrevista pra dizerem isso ???!!! Eles querem convencer quem ??!!! A MIN ?? A min nao soh me nao convenceram, como jah fico com os meus 2 pes bem atras em relacao aos donos da emissora e aos que eles dizem !! E o que penso !!

    ResponderExcluir
  34. Gente, se derem esse aumento estúpido de potência para a Musical FM de Petrópolis atingir o Rio de Janeiro, terão que fazer o mesmo com a Kiss FM. Dona Isonomia mandou lembranças.

    ResponderExcluir
  35. Se por um lado,o Grupo Bandeirantes ganhou com a parceria com o Grupo Bel para a criação da Rádio Esportes,no outro lado,o GBC perde mais uma rádio em SP!A MIT FM 92,5 vai deixar o dial paulistano!O Grupo Bandeirantes e a montadora Mitsubishi rescindiram o contrato dias antes da divulgação do fim da rádio e não há possibilidade de outro patrocinador assumi-la.A rádio sairá do ar no dia 05/03/2012.
    A frequencia 92,5 pertence a Rede Mundial de Cominicações (a mesma da rede Kiss FM) e no lugar da MIT FM,a Scalla FM voltará ao dial!
    A programação musical da MIT FM é equivalente ao da Sulamérica Paradiso 95,7 daqui do RJ,e tinha uma excelente audiencia na captal paulistana.
    Uma pena que essa rádio vai deixar o dial...
    E por falar na Rede Verão FM,segue no ar até o final de março em algumas cidades
    Mais informações em :http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=6942

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos