Carregando...

Tropical FM faz falta para escolas de samba cariocas

É inegável que a emissora de rádio que mais faz falta para as escolas de samba cariocas é a Tropical FM 104,5, que durou do início dos anos 80 até o fim dos 90. A Tropical FM cobria o dia a dia das escolas de samba durante todo o ano, dando notícias sobre decisões estratégicas das escolas, definições de enredos, escolha de carnavalescos e demais ocupantes de cargos importantes, além de fazer entrevistas, reportagens sobre os trabalhos dos barracões e a transmissão dos concursos de sambas enredo. É redundante lembrar que a Tropical FM tocava samba carioca o ano inteiro, principalmente nos anos 80. E, às vésperas do Carnaval e durante ele, a rádio tocava os novos e os antigos sambas enredo das escolas cariocas.

Era no Carnaval que a Tropical FM se consagrava. A emissora transmitia os desfiles das escolas de samba de todos os grupos. E depois do Carnaval, a emissora transmitia a apuração das notas dos jurados para todos os grupos e transmitia o Desfile das Campeãs, no sábado pós-Carnaval.

Neste Carnaval de 2012, pergunto aos amigos: que emissora de rádio do Rio em AM ou FM faz o trabalho que a Tropical FM fazia? O espaço para comentários está aberto. Se alguém puder responder à pergunta...

O que sei é que hoje a Tropical FM está entregue a aqueles que acham que samba e escolas de samba são coisas do diabo e fariam de tudo para acabar com o carnaval carioca, se estivessem no poder nesta cidade.

Agradeço a todos pela atenção. Até a próxima!

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Região Metropolitana 8250991736873659243

Postar um comentário

  1. Pena que não peguei este tempo da Tropical FM,pois eu ainda morava em SP,mas acho que nenhuma rádio (seja Tupi,Globo,Manchete e o escambau) faz mais sucesso cobrindo carnaval do que a extinta Tropical 104,5.Só lembro que peguei na época da Scala FM (em SP tinha essa rádio do mesmo nome,mas pertencia ao outro dono) que depois mudou para a Instrumental FM.
    Agora,o carnaval da 104,5 é Sessão de Descarrego,Nação dos 318,pastores da IURD errando no portugues,enfim!Todas as atrocidades cometidas pelos falsos radialistas estão aí,infestando o dial carioca e ao vizinho 105,1 que a Rede Aleluia.

    ResponderExcluir
  2. Armando Torres na Sapucaí19 de fevereiro de 2012 23:38

    Como última colaboração, respondendo a William Gimenes:
    >> Transmitem o desfile no Rio:
    Rádio Globo, com Jorge Luiz
    Rádio CBN, com Alves de Mello
    Rádio MEC AM e Nacional AM, com Adelzon Alves
    Rádio Manchete, com David Rangel
    Rádio BandNews, com Guilherme Calil
    Rádio Roquette-Pinto, com Luiz André Ferreira
    Rádio Mania, com Jairo Roberto e Homem Grito
    Rádio FM O Dia, com Cabeção, Vitor Jr, Viviany Tenório e Orelhinha.
    Super Rádio Tupi, com Eugênio Leal
    Rádio 107 FM, com Marcelo Barros
    Rádio Fluminense, com Mário Dias

    ResponderExcluir
  3. Vc tem razão Marcelo, até para Carnaval e Pagode há falta de uma rádio, que trate o assunto com propriedade, hoje somente as outras "passam", mas novidades durante o ano acho que não tem rádio, minto só a Tupi com o Eugênio Leal.

    ResponderExcluir
  4. na epoca da radio tropical eu tinha meus 12,13 anos mas ouvia todos os sambas e pagodes da epoca artistas que desfilavam sua vozes como:mestre marçal,cristina monteiro,marquinhos sathan,fundo de quintal e não deixar de mencionar a nossa saudosa jovelina.ah posso estar enganado mas se não me engano o locutor zeno bandeira fazia os comentarios das escolas de samba.saudades dessa epoca.ass.fabio sv!

    ResponderExcluir
  5. SAUDADES Q SINTO DA RADIO TROPICAL NA EPOCA EU TINHA MEUS 12,13 ANOS E GOSTAVA MUITO D OUVI LA ATE PQ ERA A UNICA Q TOCAVA SAMBA E PAGODE.CURTIA ARTITAS COMO:MESTRE MARÇAL,CRISTINA MONTEIRO(A VOZ DELA ERA OU E MARAVILHOSA)BRUNO MAIA,FUNDO DE QUINTAL,ARLINDO CRUZ E SOMBRINHA INICIANDO A DUPLA E CLARO A SAUDOSA JOVELINA E TANTOS OUTROS.AH POSSO ESTA ATE ENGANADO MAS TINHAO ZENO BANDEIRA Q FAZIA PARTE DA RADIO COMENTANDO TUDO SOBRE CARNAVAL.O TEMPO BOM Q NÃO VOLTA MAIS.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares