Carregando...

Paulo Bob, Roberto Canazio e Cidinha Campos: três radialistas da fase áurea da Manchete AM

A Manchete AM 760 teve sua origem em Niterói. Entrou o ar nos anos 60, como uma rádio rock: a Federal AM. Esta acabou em 1973, dando lugar à Manchete AM do grupo Bloch.

Quando integrou o grupo Manchete, esta rádio fez história, com comunicadores populares, como Paulo Bob, Roberto Canazio, Kléber Sayão, Alexandre Ferreira, Marcos Fraga, Mário Belisário, Evil Mendonça, Edmo Luiz, Marcelo Figueiredo, Ricardo Campello, Jair Lemos, Cezar Severo, Rodolfo Paul, Carlos Sigelmann e Cidinha Campos, esta mais recentemente.

A falência do grupo Bloch levou junto a Manchete AM, que passou os anos 90 à míngua. Curiosamente, foi esta a fase da rádio que mais conheci e mais curti, principalmente de manhã.

Três radialistas da Manchete AM me chamavam mais a atenção, no auge da Manchete, que durou até o arrendamento para o empresário Jair Marquesini em meados da década de 1990.

O primeiro foi o lendário Paulo Bob, que chegou na emissora tão logo a Federal AM deixou de ser rádio rock. Paulo Bob sempre foi um excelente radialista. Era bom ouvi-lo, por mais que ele tocasse várias músicas popularescas.

O segundo foi Roberto Canazio, que ouvi pela primeira vez na Manchete AM. Quando não ouvia o programa do Mestre Haroldo de Andrade na Rádio Globo, estava conferindo o programa do Canazio, principalmente no horário dos debates, que tinham uma organização diferente dos Debates Populares do Mestre Haroldo. Naquela época, Roberto Canazio era um radialista 100% independente, sem as amarras que acabaria enfrentando anos depois na Super Rádio Tupi, esta sempre favorável ao governo do Estado, sempre impedindo críticas à gestão do governador ou governadora, seja quem for.

A terceira radialista é a atual deputada estadual Cidinha Campos (PDT). Historicamente ligada ao brizolismo (o trabalhismo escorado na figura do ex-governador Leonel Brizola, um campeão de votos até a eleição de 1990). Cidinha adotou esta linha política principalmente depois que rompeu politicamente e profissionalmente com as Organizações Globo, onde fôra repórter do Fantástico, da Rede Globo. Por algum tempo, acumulou a carreira de radialista (seus programas tiveram o mesmo nome: Cidinha Livre) com a de deputada federal e, mais tarde, estadual. Cidinha passou a adotar uma linha independente dos governadores do Rio de Janeiro que vieram de 1995 a 2006. Hoje é defensora ferrenha do atual governador Sérgio Cabral Filho. E uma defensora mais ferrenha do que havia sido com Brizola. Como Canazio, Cidinha também deixou a Manchete, rumo à Tupi AM, mas voltou à Manchete (já decadente), alguns anos depois. Atualmente trabalha apenas como deputada estadual. Recentemente perdeu seu programa na Band, programa que também tinha o nome Cidinha Livre e marcou seu retorno à TV após deixar a Rede Globo e após uma breve passagem pela CNT, na década de 1990.

Oportunamente, retornarei com mais comentários sobre o passado e o presente da rádio Manchete AM.

Agradeço aos leitores que prestigiam esta coluna e o TVs DO RJ.

Até a próxima!

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Rádio 2161784964039692568

Postar um comentário

  1. Teve uma época em que a Cidinha Livre trabalhou por um curto período na CNT,com o mesmo programa "Cidinha Livre".Isso se não me engano do ano de 93 ou 94 por aí.Mas o seguinte!A Manchete AM no tempo do Adolpho Bloch era muito melhor do que de hoje,do atualmente (ou dono sei lá!) arredatário Miguel Nasseh.Sorte que a "rádio de verdade"como diz o slogan da Manchete AM,não está mais nas mãos de gangues pentecostais,como aconteceu durante a fase IPDA de 2003/2006.
    Tambem teve outros grandes radialistas como Francisco de Assis (ou Ronaldo Kelly),Eduardo Andrews e Lucia Leme e outros.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi a Radio Manchete do tempo que ela era Manchete CCI foi a primeira vez.que ouvi Roberto Canazio. Gostava de sua independencia editorial e.seus debates.eram.os.melhores.nao tirando na epoca os.meritos dos.debates.populares.do.Haroldo de Andrade.

    Discordo do amigo que falou que a programacao do atual arrendatario Miguel Nasseh e pior.que da epoca.dos.Bloch. Claro que na.epoca.dos bloch e.do Markesini eram melhores.que a de.hoje mais vejam uma coisa

    A radio Manchete hj na atual gestao Miguel Nasseh tem em seu elenco nomes.como Mario Esteves Luiz de França, Miro Ribeiro, Jorge Baccarin, Kleber Sayao (que ja.foi da.epoca.bloch) Claudia Ferreira, Claudio Ferreira, Robson Alencar, Raphael de França (NETO DO.LUIZ DE.FRANÇA), e uma equipe de esportes que em.questao de imparcialidade e.opiniao deixa as demais de.queixo caido.

    A Manchete hoje e a unica emissora que tem uma equipe de fala de carnaval o ano inteiro, nao apenas na data do evento, a unica radio que dedica sua programaçao um programa que fala de carnaval no total sao 3 programas.um.segunda a sexta e dois programas.no sabado.

    A Manchete foi boa em grandes tempos mais nesse ai continua ainda nos agradando so tirando o horario do.Anthony Garotinho que pela.lingua ai a fora.Garotinho seria o atual arrendatario da.radio e Miguel Nasseh seria um laranja.

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  3. Atenção!A Bradesco Esportes FM será inagurada no final de abril inicialmente nas estações da rede em São Paulo 94,1 e no Rio de Janeiro 91,1.
    Por falar na estação 91,1,essa não terá envolvimento do Grupo Dial,pois o dial pertence ao Grupo Bandierantes desde Agosto de 2011,que hoje retransmite a Rede Aleluia.
    Matéria do site Tudo Rádio : http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=7039

    ResponderExcluir
  4. Não sei se é plágio ou não,mas há outra Rádio Manchete,mas de Londrina/PR.A Rádio Manchete 1160 AM é afiliada da Rádio Bandeirantes desde o ano de sua fundação,2011 no lugar da antiga Rádio Norte.Até o slogan deixa suspeita,"Londrina Virou Manchete!".
    Será que o atual administrador Miguel Nasseh sabe dessa história?E o clã dos Bloch sabem disso tambem?
    Veja só no :http://www.radiomanchetelondrina.com.br/

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos