Carregando...

Bradesco Sports FM 91,1 provoca um tsunami no rádio esportivo carioca

A antiga rádio Musical FM 91,1 de Petrópolis estava há anos arrendada pela Rede Aleluia, nas há poucos meses foi vendida para o Grupo Bandeirantes. Pois eis que o grupo Band promete não só instalar um novo transmissor para a rádio atingir a cidade do Rio de Janeiro (tal como faz a Melodia FM 97,5) como está anunciando (com a locução de Luciano do Valle) na FM 91,1 a instalação de uma nova rádio: a Bradesco Sports FM, que ao que tudo indica, terá transmissões esportivas e música qualificada nos horários sem transmissões esportivas. Ainda não há data prevista para a inauguração da Bradesco Sports 91,1. A expectativa é que ela coincida com as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

O primeiro lance do tsunami foi a investida da Bradesco Sports FM em cima dos quadros da Rádio Globo AM 1220 e FM 89,5. De lá foram retirados de uma vez o locutor José Carlos Araújo, o comentarista Gérson "Canhotinha de Ouro", Gilson Ricardo, Jorge Eduardo e os repórteres Jorge Eduardo, Cláudio Perrout, André Luiz, Bruno Cantarelli e Francisco Aiello. Garotinho e Gilson eram veteranos de décadas de Rádio Globo.

A AM+FM da Rua do Russel não ficou quieta. Foi na rival Tupi AM 1280 e FM 96,5 e tirou de lá o locutor Luiz Penido. A estreia do Garotão da Galera na Rádio Globo será, no mínimo, histórica. Ele se revezará com José Carlos Araújo hoje na transmissão do jogo final do campeonato carioca de futebol entre Fluminense e Botafogo. Se há décadas atrás os locutores Jorge Curi e Waldir Amaral se revezaram na própria Rádio Globo com cada um narrando um tempo de partida, hoje Garotinho narrará apenas o primeiro tempo de Fluminense e Botafogo, se despedindo assim da emissora. Luiz Penido narrará o segundo tempo da partida, marcando assim sua reestreia efetiva na emissora onde já trabalhou em outras épocas.

Comentava-se nos bastidores radiofônicos que uma das rádios do Rio tentou tirar o comentarista Washington Rodrigues da Tupi, mas ele teria recebido uma contraproposta da AM+FM da Rua do Livramento e decidiu ficar.

Escorada pelos grupos Bandeirantes e Bradesco, a Bradesco Sports FM provocou uma movimentação no dial carioca, mas não se sabe efetivamente qual será o futuro dessa emissora. As tentativas anteriores de implantar uma rádio com transmissões esportivas apenas em FM fracassaram com o tempo. A Tropical FM 104,5 foi arrendada pela IURD. A então popular FM 94 da Era dos Garotinhos (os de Campos dos Goytacazes, não o José Carlos Araújo) virou a educativa Roquette Pinto FM 94,1 da Era Sérgio Cabral Filho. E a Transamérica FM 101,3 deixou de fazer transmissões esportivas no ano passado. Como quase todas as FMs com antenas instaladas em Petrópolis, a Bradesco Sports FM deverá enfrentar problemas sérios para ser sintonizada na Zona Sul carioca, o filé do mercado radiofônico. Já enfrenta hoje para chegar nas zonas norte e oeste da capital, onde pouca gente afirma ter sintonizado o novo sinal da Bradesco Sports ainda em teste. Pode ser que o apartheid tecnológico contra as rádios AM e a presença de José Carlos Araújo façam com que a Bradesco Sports tenha audiência e faturamento suficientes ao menos no nível esperado pelos três grupos que estão criando a rede: Band, Bradesco e Bel, sendo que este último não está envolvido na criação da filial fluminense, que é do Grupo Bandeirantes. Não é rádio alugada nem arrendada. A participação do grupo Bel na empreitada é entrar com a emissora própria de Belo Horizonte e as arrendadas que compuseram a extinta rede Oi FM, que também era uma rádio customizada bancada por um patrocinador master. A Bradesco Sports FM entra com outra proposta em quase todas as emissoras da extinta Rede Oi, exceto a antiga filial carioca, que é a Rádio Cidade FM 102,9 hoje afiliada da rede Jovem Pan FM.

Continuaremos acompanhando essas movimentações no dial carioca. Agradeço pela atenção de todos.

Até a próxima!

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Região Metropolitana 794018773317903235

Postar um comentário

  1. Com esse troca-troca,poderá influenciar a fatia da audiencia entre Globo-Tupi-Bradesco Esportes FM.Esperem só os números que o Ibope vai divulgar!!!
    E por falar nisso,a estréia definitiva acontecerá no dia 17 de Maio,como diz pelo site Tudo Rádio: http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=7297
    Além do José Carlos Araújo,Gérson e Gilson Ricardo,a Bradesco Esportes FM terá os repórteres Jorge Eduardo,Cláudio Perrout,André Luiz,Bruno Cantarelli e Francisco Aiello,todos vindos da Rádio Globo.
    O dial carioca anda muito movimentado.Primeiro veio a Rede Verão,emissora tampão da Oi FM.Depois,a Jovem Pan retornou ao dial carioca em 102,9 e ainda temos a vinda da Bradesco Esportes FM em 91,1 de Petrópolis.E sem falar das vindas das futuras Kiss FM 91,9,Nacional FM 88,9 e Rádio Senado 105,9.
    Tomara que expande logo esse sinal,pois aqui na Ilha do Governador onde eu moro,tá meio razoável a sintonia.
    Hoje no Engenhão,a Rádio Globo vai ter a maior audiencia da história ao colocar dois locutores.No primeiro tempo,o Garotinho José Carlos Araújo narra o primeiro tempo entre Botafogo e Fluminense.Depois do primeiro tempo,o Garotinho despede-se da Rádio Globo depois de 42 anos,com duas passagens na emissora.Já no segundo tempo,estréia o novo contratado Luiz Penido narrando o restante do jogo da final do Carioca.
    Desejo boa sorte aos locutores José Carlos Araújo e Luiz Penido e principalmente para a Bradesco Esportes FM nessa nova e inédita rádio esportiva do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Podem ter certeza que a Kiss FM será a última rádio a chegar efetivamente ao Rio. SE CHEGAR. A Bradesco Sports tem três grupos apoiando (Band, Bradesco e Bel), a Nacional FM tem o Governo Federal e a Rádio Senado tem o Senado. Já a Kiss tem só o grupo Mundial, que paga no Rio (junto com os ouvintes da Kiss) os pecados do grupo Mundial em São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. E por falar nisso,estreiou agora há pouco ás 20:05,depois da Voz do Brasil e da propaganda obrigatória eleitoral,a Bradesco Esportes FM,só que inicialmente em São Paulo,através do dial 94,1 FM.As demais praças,incluvsive a do Rio de Janeiro em 91,1 FM,vão estreiar ainda em breve!

    ResponderExcluir
  4. Essa Bradesco Sports chia mais do que gato quando apanha!

    ResponderExcluir
  5. acabei de ver aqui no canal 33 da tal e famosa TOP TV ( kkkkkk ) o comercial meio " TOSCO " ( e bota tosco nisso !! Quero dizer nao pelo comercial em sih que eh o desenho animado !! Mas pela qualidade da imagem que eh pra lah de pessima !!) , mas....... Mas apareceu o comercial dela , SIM ISSO da Radio Kiss Fm DO RIO MESMO !! Entao o canal jah comeca realmente a fazer a sua divulgacao realmente da radio !! E aproveito e levanto mais uma suspeita !! Sera mesmo que estariam mechendo os pauzinhos pra que realmente o canal seja definitivo pra esse novo canal do Top Tv e se unindo com a radio kiss fm ??!! Enfim.... Vamos aguardar as cenas dos proximos capitulos !! kkk Ahh soh pra informar !! O canal em rarissimas vezes eles mostram comercial do governo, comercial de outros canais em outras capitais, e agora mais essa , comercial da radio kiss !! kkk So espero que eles consigam fazer com que o canal fique 24h funcionando, e nao esse tempo limitado a qual funciona todos os dias !! ENFIM... Vamos aguardar !!

    ResponderExcluir
  6. Enquanto a Bradesco Esportes FM 91,1 não estreia,que deve ser inaugurada oficialmente no mês de Junho,o locutor José Carlos Araújo,ex-Rádio Globo,estreiou hoje na Band News Fluminense FM 94,9,com o jogo Fluminense e Boca Juniors da Copa Libertadores.Além do Garotinho como é conhecido o locutor,também estreiaram Gilson Ricardo e Gérson Canhotinha de Ouro,tambem egressos da Rádio Globo.E ainda teve a estréia do Wellington Campos,que rodou por várias rádios como a Nacional AM,Tamoio,Bandeirantes e Itatiaia.
    Segundo essa notícia retirada do site Tudo Radio http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=7352 o José Carlos Araújo irá atual tanto na Band News quanto na Bradesco Esportes.

    ResponderExcluir
  7. Voces sabiam que a Rede Aleluia pertencia ao Edir Macedo, daqui a pouco vai ser a Record indo pro beleleu. Gastou uma verba violenta para poder transmitir a Olimpiadas sem condições técnicas a jornalistica. Estamos pra assistir a pior transimissão das olimpiadas de todos os tempos. É uma pena.

    ResponderExcluir
  8. Voce sabe que a Rádio Record AM 1000 de SP foi pro saco em Agosto de 2011,demitindo 100% de seu quadro de funcionários pra virar um vitrolão evangélico.
    Assim como fez a antiga Rede Família,que tambem demitiu 100% dos funcionários para virar a IURD TV,uma TV voltada aos fiéis da igreja.
    Sabe o porque disso tudo!É porque houve contenção de despesas,etc e tal.Mentira!Aquilo foi pra utilizar o dinheiro pra construir o Templo de Salomão,que provalvelmente seráo maior templo evangélico do Brasil.Uma obra inútil,chula dessa,aff...
    Te garanto que a Record terá a pior transmissão,pois nem chega perto da Globo e da Bandeirantes em termos de estrutura técnica e joralística.Milhões de dólares jogados fora!
    Pra ver a Globo e a Band nos Jogos Olímpicos,só em 2016 amigo.

    ResponderExcluir
  9. Pra ver Olimpíada de Londres 2012, só pagando, amigo. Só o SporTV está prometendo abrir quatro canais durante a Olimpíada, e os quatro em HD. Duvido que as operadoras encrespem com esses quatro canais SporTV HD como encresparam com o Fox Sports.

    ResponderExcluir
  10. Imagina que as pessoas que moram em regiões remotas,isoladas do Brasil que não tem cobertura da Record?A Globo possui quase 100% de cobertura nacional e a Record deve possuir 85% ou 90% de cobertura.Ou seja,há lugares em que os telespectadoresnão poderão ver os Jogos Olímpicos de Londres 2012 na TV aberta,pois a Globo e a Band perderam os direitos de transmissão,sendo reservados para transmitirem na TV paga,no caso do Sportv,que promete abrir 4 canais durante os jogos em HD.
    Como voce disse Marcelo,pra ver Londres 2012,só pagando,mas quem tiver parabólica,no caso da Record que transmite nesse meio,nem precisa pagar (risos).

    ResponderExcluir
  11. Hoje a Transamérica FM 101,3,retornou as transmissões esportivas.O destaque é o novo locutor titular da emissora Edilson Silva,apresentador do Balanço Esportivo da CNT e o comentarista veterano Ronaldo Castro.Além da Samyra Ponce como repórter,que retornou a Transamérica.Não durou 5 meses como rádio predominantemente musical e a rádio voltou com o seu "modus operandi" "AeMão em FM".
    O nosso amigo Marcelo Delfino não deve gostar nada disso...

    ResponderExcluir
  12. O grande problema da Record e seus diretores que tem a ganancia de querer acabar com a Globo a qualquer custo, consegue manter um desenho (pica pau) durante horas sem intervalos para manter em alguns casos a vice liderança. Programas jornalistico que repetem a mesma noticia a todo momento, e agora dizem que vão transmitir a olimpiadas, so que como tem pouca divulgação muita gente nem imagina que este ano tem olimpiadas. Inagina se for transmitirem a copa do mundo, e não conseguem botar para funcionar um gap-filler no mendanha. É um pena o que estão fazendo a TV Record que é pioneira na Tv brasileira, esta na hora dos diretores desta TV tirar da cabeça pois passar a Globo é praticamente impossivel, ela ja faz parte da ultura do Brasileiro, um exemplo existe cidades do interrior do Brasil que nunca ouviram falar de tv Record, (É como o Silvio Santos falou trabalhe para ser voce mesmo que assim voce chegara onde quer, pois passar a Globo pode até acontercer mas apenas por alguns minutos) palavras do Silvio.

    ResponderExcluir
  13. Bem so reforcando o que o Marcos acabou de colocar !! E segundo jah foi divulgado !! Parece que a Globo passou de 4 do mundo pra 2 do mundo !! Enfim.....

    ResponderExcluir
  14. nilson santos-Barra28 de maio de 2012 às 12:18

    Amigos alguma novidade sobre tv com sinal digital?E alguem pode me dizer a que proposito a tv NGT veio,aqui na barra não concigo mais sintonizar esta emissora pelo digital não que eu faça questão.

    ResponderExcluir
  15. Vejam vocês a que ponto chegou o fm carioca. Ontem,durante o jogo do vasco,eram nada mais nada menos do que CINCO fms passando o jogo: Globo,Tupi,Cbn,Band News e Transamérica. Eu que sou do tempo em que rádio fm tocava apenas música,fico impressionado. É como dizem : o fm carioca está passando por um processo de AEMIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  16. Será que a 107 Furacão 2000 FM não transmitiu o jogo? Não sei se essa rádio pega aí onde você está, Arnaldo. E eu também não procurei sintonizar nenhuma dessas rádios, ontem.

    Em época de Copa do Mundo é uma festa. Normalmente, transmitem os jogos da seleção brasileira em FM: Globo, Tupi, CBN, Beat 98 (repetindo Rádio Globo), Transamérica, Mix e Nativa FM (repetindo Tupi). Na próxima no Brasil será uma festa. Deverão entrar: Bradesco Esportes, Band News, Jovem Pan, 107 FM e Gospel FM. Um total de 12 FMs transmitindo futebol ao mesmo tempo, para alegria dos Fanáticos Modulados.

    ResponderExcluir
  17. É verdade,Marcelo,esqueci da 107. Com certeza deve ter transmitido. Mas , espera aí, nós estamos falando de rádios e não de aberrações da natureza como é essa 107. Porque na minha opinião, rádio fm tem que tocar música, e o que eles tocam , não é.

    ResponderExcluir
  18. AS Rádios Am estão respirando por aparelho,infelizmente

    ResponderExcluir
  19. Bradesco Esportes FM pode estrear em outro prefixo no Rio de Janeiro


    ==========

    Devido aos problemas burocráticos relativos ao prefixo 91,1 (cuja concessão é de Petrópolis), pode ser em outro prefixo a entrada da Bradesco Esportes FM no Rio de Janeiro : 95,7. Nota do Papo de Bola, por Edu César, informa que a direção do Grupo Bandeirantes tem conversado com o empresário Luiz Calainho, que é sócio da Dial Brasil, empresa que controla as rádios Mix Rio e Paradiso. Se a conversa tiver final feliz, esta última daria lugar à Bradesco Esportes devido à perda do patrocínio da SulAmérica.

    ==========

    http://www.esporteemidia.com/2012/06/bradesco-esportes-fm-pode-estrear-em.html

    ResponderExcluir
  20. Péssima noticia gosto muito da Paradiso fm grupo Bandeirantes é uma porcaria.

    ResponderExcluir
  21. Essa nota sobre a possível mudança de dial e prefixo da Brasdesco Esportes FM de 91,1 para 95,7 da atual Sulamérica Paradiso pode ser verdadeira.Mas acontece o seguinte:O que acontecerá com o dial 91,1 de Petrópolis se a Bradesco Esportes FM for para os 95,7?Como o dial 91,1 já pertence ao Grupo Bandeirantes,talvez pode transformar em outra rádio do grupo,como no caso da Band FM (que já possui uma retransmissora em Campos em 96,1).
    A Sul América,que patrocina a rádio,poderá desfazer uma parceria,mas vou ser sincero,o Rio perderá mais uma opção de rádio adulta e a JB FM 99,9,reinará absoluta!Perdemos a Antena 1 para os Diários Associados em 2009,agora vamos perder uma rádio do Grupo Dial para o grupo sediado no Morumbi/SP?
    Porque a Anatel e o MC,não libera logo o aumento de potencia e instalação da retransmissora no Sumaré?Isso evitaria uma "deserção" de rádios,pois o dial carioca,continua bom com a vinda da Jovem Pan,mas é preciso mudar e muito!
    Estou aqui em SP de férias e nos próximos dias,publicarei na seção de comentários,as rádios AM/FM sintonizáveis da capital e da Grande SP.
    Tenham uma boa noite a todos!

    ResponderExcluir
  22. Existem tantas Rádio no Rio de Janeiro , mal utilizadas, com é o caso da 104,5 do Sr. Armando Campos, que está arrendada para a igreja universal. Gostaria de saber o custo benefício de se ter 2 emissoras com frequências "encostadas" uma na outra, (104,5 e 105,1) ambas da universal, com programação discutível e idêntica, isso sem falar na 107,1 e 107,9. Mas eles preferem acabar com emissoras já existentes como a Antena 1 e agora com a Paradiso, que possui um público cativo e audiência consolidada. E como surgiram agora, frequências para a futura Nacional FM e Radio Senado???? Já que alegavam que o dial das FMs no RJ estava saturado?????

    ResponderExcluir
  23. Tomara que a Sulamérica Paradiso não saia do ar. Seria um enorme perda para o rádio carioca...

    ResponderExcluir
  24. Creio que vai acabar sobrando para a MPB Fm... , emissora recém adquirida pelo Grupo Bandeirantes. Seria uma pena... mas a falta de visão deste grupo é notória...

    ResponderExcluir
  25. augusto cesar de oliveira3 de julho de 2012 às 16:31

    amigos, ultimamente tenho acompanhado futebol pela radio 540 am, eu moro em niteroi, sou tricolor, admiro o trabalho dessa equipe, porque eles são profissionais, não perco um programa de esportes que começa 8 da noite, um dia desses ouvi um jogo do flu, quem narrava era uma revelação, o furação carioca, cristiano mello, ele me emocionou muito, quero parabenizear toda equipe.

    ResponderExcluir
  26. claudio castro, gostaria de saber , por onde anda o narrador cristiano mello, gostava de ouvi-lo narrando e uma pena ele ter saido do radio, ele narra com emoção, lembra ate o garotinho, um abraço a todos

    ResponderExcluir
  27. Hoje já faz algum tempo que o projeto Bradesco Esportes foi encerrado. Certamente isso ocorreria com o fim da parceria entre o Grupo Bandeirantes e o banco. Fato é que faltou ao grupo Bandeirantes assertividade neste projeto. A começar pela escolha da estação para transmitir no Rio de Janeiro. Creio que se houvesse um investimento em outro prefixo e uma programação mais bem definida a partir do que pensa o público e não o contrário, certamente o carioca teria optado por ouvi-la. Uma pena!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos