Carregando...

Ascensão e queda da MTV Brasil

Escrevo este texto diante da notícia das possíveis venda e extinção da MTV Brasil, anunciada na coluna Outro Canal, da Folha de São Paulo.

A MTV Brasil é, na verdade, a TV Abril, rede de TV do grupo homônimo, que tem uma geradora em São Paulo no canal 32 UHF, além de repetidoras em diversas cidades brasileiras, e usa a franquia MTV, licenciada junto à proprietária da marca: a americana Viacom. A MTV Brasil foi fundada em 20 de outubro de 1990, entrando no ar no canal 32 paulistano (a geradora própria da TV Abril) e no canal 9 do Rio de Janeiro, arrendando junto à TV Corcovado. A MTV era uma emissora bacana. Era escorada essencialmente em programas de clipes musicais, cada um com um estilo, mas todos eles voltados à audiência juvenil. Era uma emissora evidentemente pop. Mas tinha informação musical, que eram passadas pelos apresentadores nos programas de clipes e também pelos programas jornalísticos e nos especiais. Quando a emissora transmitia pelo canal 9, o pessoal assistia direto. O impacto era tão avassalador que influenciou (conceitualmente e negativamente) até a mídia roqueira, como a Fluminense FM, rádio que ficou no ar até setembro de 1994. Até o Frejat era telespectador assíduo, segundo o que ele disse quando a emissora deixou o canal 9. Sim, porque em 1992 a TV Corcovado foi comprada pela Rede OM (atual CNT), substituindo a bem azeitada programação musical por programas grossos como o ultrarreaça Cadeia, que despejava no ar noticiário policial de Curitiba. O jornalista Sérgio Cabral (ele mesmo, o pai do atual desgovernador) é que devia gostar dessas coisas, pois deixou claro estar aliviado com a substituição da programação da MTV pela da Rede OM. A partir da saída do canal 9, os telespectadores sofreram para acompanhar a programação, através da repetidora no canal 24 UHF, atualmente ocupando o canal 48. Aliás, continuam sofrendo, até hoje. Quem não assina a NET assiste a emissora com chuviscos e chiados em vários pontos da cidade.

Um clipe marcante desta fase áurea da MTV (mesmo no canal 24 UHF) foi o da música Pérola, do CD Paulo Ricardo & RPM, lançado pelo RPM em 1993.



A MTV era legal quando a letra M de seu nome era M de Music, ou música. Ou seja: na década de 1990, quando seu carro chefe eram os clipes e programas musicais. Na segunda metade da década de 1990, a coisa degringolou. Passaram a exibir clipes de música popularesca, deformando o formato originalmente pop. O formato foi extinto de vez em meados da década seguinte (a do ano 2000), quando a emissora deixou de ser propriamente musical e encheu a grade quase toda com programas de auditório e humorísticos acéfalos, deixando os melhores clipes apenas para a madrugada e o início da manhã. O M da MTV passou a significar outra coisa. Não música. Imaginem que M é essa.

Na segunda metade dos anos 90 e na década de 2000, só prestavam poucas coisas, como os especiais Acústico MTV e MTV Ao Vivo. Eu mesmo comprei alguns CDs e DVDs desses especiais. A série Acústico MTV começou na verdade lá em 1992, com o CD Acústico MTV de João Bosco. Mas a série se tornou célebre na segunda metade dos anos 90, ao literalmente ressuscitar a carreira de muita gente boa do pop e do rock brasileiro. Titãs (1997) e Capital Inicial (2000) devem muito do sucesso posterior deles aos programas, discos e DVDs acústicos lançados com a MTV, nesses respectivos anos. Hoje, nem esses projetos arrojados temos na MTV.

Segundo a coluna Outro Canal, a TV Abril poderá ser vendida, e o grupo Abril poderá renegociar a franquia MTV (licenciada até 2018) de volta para a Viacom, que poderá criar a sua própria MTV Brasil agora como canal pago, sem aproveitar nenhum dos atuais programas ridículos da MTV Brasil. Melhor assim.
TV 7116840979794705216

Postar um comentário

  1. A MTV tem muita coisa que eu dificilmente consigo assistir. O Rock Gol, que era um dos programas engraçados que eu curtia, foi tirado do ar. Tem horas que a emissora até passa bons clipes sim, mas ainda assim prefiro a Mix TV, mas essa também mostra muitos clipes "sem noção". Em nota, o Grupo Abril desmentiu a venda da MTV: http://www.jb.com.br/heloisa-tolipan/noticias/2012/08/16/em-nota-grupo-abril-desmente-o-fim-da-mtv-brasil.

    ResponderExcluir
  2. A MTV deveria voltar com programas de clips como os extintos: Disk MTV, Hits Mv, Teleguiado... com certeza ia melhorar e muito a audiência. Assisti muito na década de 90, principalmente de 96 a 99. Depois mudaram o foco da emissora, com muitos programas comédia e zero de clips. Deveriam ter mudado o nome para Comédia Television...

    ResponderExcluir
  3. Aqui na Ilha,o sinal da MTV que antes era canal 24 e depois 48 chegava super bem,parecendo até canal VHF,mas de 2011 pra cá,o sinal dela piorou muito!Se a MTV quiser se salvar da venda/extinção,tinha que reformular a programação da emissora e trazer de volta,como o amigo acima Paulo Rocha disse:Disk MTV,Hits MV,Teleguiado,etc.
    Se a MTV realmente acabar,vai ser um soco no estômago,não para o público que assiste como eu,mas para os cantores,bandas reveladoras que precisam divulgar os trabalhos,já que a MTV sempre abriu portas para o promissores cantores!
    Espero que a MTV não seja vendida,senão,vamos ter que aturar essa porcaria da Mix TV,que é a pior cópia da MTV.Assim,vou ter que passar a ver a Play TV na minha TV de assinatura!

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, eu já acho que de 1 ano pra cá a programação da MTV melhorou bastante... hoje já consigo assistir muita coisa lá, e tem muitos clipes também... o formato atual me agrada!

    O Comédia ao vivo é ótimo! tem o TOP 10 diário, que é a mesma coisa que o antigo Disk MTV.... tem a MTV1, só com clipes temáticos... tem o "Trolala", uma espécie de Teleguiado de baixa qualidade... hehehehe

    Enfim, o canal me agrada... tomara que seja tudo boato mesmo e que venha o sinal digital para o Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
  5. MTV ja vai tarde esteva fazendo hora extra

    ResponderExcluir
  6. QUE PORCARIA É ESSA de TV MAX no canal 28 da NET RIO?
    Canal de vendas carioca? Mas que bela buesta!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a Mtv melhorou muito do ano passado pra cá, não troco a Mtv por nada.A Mix tv nem chega perto da qualidade da Mtv, a Mix tv é muito amadora e tenta de qualquer forma copiar a Mtv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a MTV melhorou bastante desde o ano passado quando ela 'mudou seu formato' e concordo também ao caso da MixTV e seus programas cópias de alguns programas atuais e extintos da MTV, como por exemplo, o 'Piadaria' com formato igual ao "Quinta Categoria" + "Comédia MTV" e sem deixar de falar de um programa que saiu da grade em 2012, que se chamava "Pegada" que tinha o formato igual ao "Beija Sapo" sem o cenário fictício. Ah e a MEGA CÓPIA... "Sex N' Roll", nem preciso dizer com qual programa se parecia né? rs

      Mas, eu particularmente acho que a MTV tinha que reformular os VJS, colocar gente com mais atitude lá, acho alguns VJS tão caidinhos e alguns até chatos. A respeito de seus programas... também passassem por reformulações, e com mais programas com a participação do público, viram como foi o sucesso "MTV na Rua" entre 2008-2010?
      O maior chute pra fora neste ano na MTV foi ter colocado a Cicareli ao lado do Thunder nesse "Provão MTV", não dá pra engolir até hoje... Mas 2013 está chegando, e a esperança de uma melhor MTV para todos ainda prevalece, também com o Sinal Digital HD ou com a entrada dela na TV Paga, já que foi retirada da parabólica no primeiro trimestre deste ano.

      Excluir
  8. A MTV ERA BOA EM 90 A 99 TINHA ALEM DE OTIMOS PROGRAMAS DE CLIPES PROGRAMAS DE GAMES ENTRETERIMENTO E DIVERSÃO E BOM ROCK GOL COM PAULO BONFÁ E MARCO BIANCHI.

    AGORA ESSA MTV ME RECUSO A DIZER QUE É UMA OTIMA EMISSORA PORQUE SÓ TEM UM BANDO DE CARA QUE QUER PAGAR DE SER ENGRAÇADO E UM TAL DE ADNET QUE JA LEVOU DOIS PROCESSOS E JA OFENDEU AUTISTAS E PESSOAS DE ESCLEROSE MULTIPLA MAIS ESSE QUE OFENDEU FOI BENTO RIBEIRO O QUE DIZER DA DANI CALABRESA QUEM É ELA AH SIM A ESPOSA DO ADNET QUE FICO ENCIUMADA QUANDO VIU O MARIDO DELA CONTRACENANDO EM AGAMENON O FILME COM UMA BELA ATRIZ.

    ResponderExcluir
  9. Não vejo MTV direito desde quando o Mion e a Penélope sairam, as vezes assitia Furo MTV, agora não vejo mais porque o sinal tá horrivel

    ResponderExcluir
  10. O sinal da MTV Brasil canal 48 UHF,voltou a ter uma ótima sintonia.Talvez o transmissor estava passando por manutenção e reforma.
    Aqui na Ilha do Governador,a sintonia chega muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb sou da ilha, há mto tempo a MTV não pegava tão bem!
      Espero q eles mandem o sinal digital, agora a NGT digital sumiu...

      Excluir
  11. Comecei a ver MTV assistindo clips do Faith No More e Pantera no Gás Total, a isso se soma o Lado B com Fábio Massari, e um programa já as duas da manhã com o Thunderbird. Quem quiser ver como era a programação da MTV no início da Directiv, entra no site:

    www.indiecircus.com.br

    ResponderExcluir
  12. Comecei a ver MTV assistindo clips do Faith No More e Pantera no Gás Total, a isso se soma o Lado B com Fábio Massari, e um programa já as duas da manhã com o Thunderbird. Quem quiser ver como era a programação da MTV no início da Directiv, entra no site:

    www.indiecircus.com.br

    ResponderExcluir
  13. Em relação ao sinal MTV 48 UHF, cabe esclarecer que (segundo os engenheiros da emissora: a transmissão, no canal 24 UHF era razoável no município do rj em razão do conjunto transmissor/antena estarem "cortados" para o canal 24 UHF. Porém, quando a ANATEL determinou que o canal 24 UHF (RJ) seria um canal digital (salvo engano, atualmente, o SBT digital), a emissora foi obrigada a migrar para o canal 48 UHF (salvo engano, um de seus canais fechados), a emissora manteve o mesmo conjunto transmissor/antena "cortados" para o canal 24 UHF. Entretanto, recentemente (outubro-novembro 2012), a emissora instalou novo conjunto transmissor/antena "cortados" para o canal 48 UHF (analógico) e o futuro canal 47 UHF (digital). Este último, somente dependendo de liberação pelo governo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos