Carregando...

TV Digital: Governo estuda leiloar os canais 7 ao 13 VHF para novas emissoras!


O Governo federal anunciou que está estudando destinar os canal 7 ao 13 VHF para leilão a interessados em implantar novos canais de televisão, após o fim das transmissões analógicas. O entendimento inicial do governo, no início da digitalização era usar esses canais para aplicativos interativos, porém, com a decisão recente de realocar os canais de 51 a 69 UHF para a telefonia celular 4G, o governo pode está precisando de mais espaço para realocar canais já existentes ou locar mais canais. Daí o estudo do governo para mais abrir espaço reutilizando os canais VHF.

VANTAGEM:

Com apenas uma torre, a área de abrangência é muito maior. Isso se deve ao fato da frequência VHF ir muito mais longe, diminuindo drasticamente a necessidade de implantação de Gap-fillers para cobertura de áreas de sombra, dependendo assim, unicamente da potencia do transmissor e da altura e posicionamento da antena principal.

DESVANTAGEM

Atualmente não existe tecnologia para transportar os canais 1-seg para aplicações móveis como aparelhos celulares, ou seja, esses canais digitais de 7 a 13 VHF, hoje, são de uso restrito a aparelhos convencionais de TV DIGITAL.  Mesmo assim, o governo acredita que existam muitos interessados nesses canais.

DÚVIDA

Segundo o governo, o leilão desses canais somente ocorrerá (se ocorrer mesmo a destinação das frequência VHF para TV aberta ) após o fim das transmissões analógicas em cada cidade. O governo federal ainda não especificou como seria o leilão (?): Se seriam em blocos de canais - A exemplo do leilão dos canais da Rede Tupi que em 1981, que deram origem a Rede Manchete (atual RedeTV!) e SBT - contemplando todas as principais praças do país ou canal por canal isoladamente. 

OS APARELHOS ATUAIS PEGAM ESSES CANAIS DIGITAIS VHF?

Resposta: Todos os aparelhos de TV digital vendidos no país, desde seu lançamento em 2007, já são preparados para receber os canais 7 a 13 VHF, sem necessidade de nova adaptação. Assim como também são preparados para receber os canais 60-69 UHF, onde até 2007 não eram utilizados no Brasil.

Deixo o debate aberto aos leitores do Blog TVs do RJ.

TV 332226629741170878

Postar um comentário

  1. O usuário "Fagner Nascimento" no tópico "HDTV em São Paulo" do HTForum deu uma excelente sugestão para uso destes canais de VHF alto, alocar os canais de TVA nesta faixa, o que achei bem próprio pois esses canais não tem foco na mobilidade. Fica aí a sugestão.

    ResponderExcluir
  2. uma duvida queria saber se depois da digitalização os numeros dos canas ira mudar acho q nao ne exemplo 4.1, 6.1

    ResponderExcluir
  3. Record-RIO demite 114 funcionários
    Funcionários da TV Record no Recnov, complexo de estúdios da emissora no Rio de Janeiro, classificaram como "dia terrível" a última quinta-feira (2), quando inicialmente 114 pessoas foram demitidas dos seus mais diferentes setores.

    http://televisao.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2013/05/03/record-demite-e-manda-retirar-funcionario-do-estudio.htm

    ResponderExcluir
  4. Armando Torres Fortes3 de maio de 2013 às 22:45

    Tomara que usem mesmo estas frequências para isto, mas DUVIDO que consigam. Duas redes de TV já sofrem com o mercado publicitário minguado e mal dividido. CNT e RedeTV mal se sustentam...
    E ainda querem botar mais SETE CANAIS?
    Como criar o modelo de negócio sem publicidade?
    Vão leiloar sete canais para igrejolas evangélicas...
    O inferno do dial, agora no line-up da TV.

    ResponderExcluir
  5. Armando Torres Fortes6 de maio de 2013 às 23:14

    Mas é muito longínqua essa decisão...

    ResponderExcluir
  6. Ontem,estreiou a nova vinheta do Bom Dia Rio,com o padrão gráfico do RJTV.Quase todas as afiliadas da Globo estão usando agora o novo padrão gráfico do Bom Dia Praça.Em SP,o Rodrigo Bocardi substituiu a Carla Vilhena.Enquanto as emissoras da Globo exibem o Bom Dia Praça ás 06:30 da manhã,o do Bom Dia SP,agora começa 15 minutos mais cedo,ás 06:15.Ou seja,tudo pra concorrer com a edição manhã do Balanço Geral SP da Record com Reinaldo Gottino.Vai entender a guerra entre Globo e Record pela manhã...

    ResponderExcluir
  7. Alguém saber que os canais da tv por assinatura que estão entrando na tv aberta digital vão continuar fixos ? Aqui em Nova Iguaçu tá pegando todos limpos.

    ResponderExcluir
  8. Tem que controlar esses comentários. Tem que ter alguém online para excluir. Não é permitido anônimos, ainda mais com palavras ofensivas. Pena que se tirar a função anônima do Blogger também some a Nome/URL.

    ResponderExcluir
  9. Acho que NGT digital já esta no Mendanha,pq aqui em Bangu (Rio da Prata)está pegando o canal 26.1 ( 45 ).com um pouco de falha mais ta pegando ,ô glória ,mais um milagre na Zona Oeste.

    OBS.: RECORD HD e TV APARECIDA nada de sinal por aqui ,o mesmo vale pro canal 57.2 e os demais.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos