Carregando...

Campanha para o desligamento do sinal analógico começa em abril



De acordo com o site do Ministério das Comunicações, daqui 2 meses, ou seja no próximo mês de abril, vai ter inicio a campanha falando sobre o "Apagão Analógico" que é o nome dado ao fim das transmissões analógicas, passando a transmitir somente no sinal digital. O Distrito Federal será a primeira região a receber exclusivamente o sinal digital, em abril de 2016. Também no próximo ano será a vez de São Paulo (maio), Minas Gerais (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro). A implantação do sinal digital será concluída em todo o país até 2018.



Em abril, o telespectador vai passar a contar com um site específico com informações sobre o processo de desligamento da TV analógica. Além disso, será criado um call center para tirar dúvidas da população gratuitamente, explica o coordenador do Gired, o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone.

Um ano antes da mudança definitiva para o sinal digital em cada localidade, avisos serão divulgados na tela da TV pelas geradoras e retransmissoras. Cada emissora terá de informar ao telespectador a data do desligamento e o canal digital em que vai passar a transmitir sua programação.

Essas informações deverão ser veiculadas em um número mínimo de inserções diárias na programação das TVs: começa com 3 e vai até 18 inserções. Todas as informações deverão ser veiculadas na TV aberta, inclusive nos sinais disponibilizados por meio da TV fechada.

Esses avisos serão feitos por meio de uma logomarca com o símbolo da televisão analógica, que será exibida no canto superior direito da tela. Dois meses antes da transição definitiva para o sinal digital, haverá uma indicação com a contagem regressiva para o desligamento.

Também haverá uma tarja no pé da tela de TV, que vai divulgar informações como a data do desligamento da geradora e as cidades afetadas; indicar o canal digital em que vai operar a estação; e divulgar site e telefone da central sobre o desligamento.

Na véspera do desligamento, a EAD também deverá fazer uma ampla campanha de conscientização da população para estar apta a receber o sinal digital. Os aparelhos de TV mais recentes já conseguem transmitir o sinal digital. Os demais vão precisar utilizar um conversor. O governo vai distribuir conversores para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A previsão é de que sejam repassados entre 13 e 14 milhões de conversores digitais.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Com a digitalização da TV, essa faixa vai ser usada para expandir o serviço de telefonia e internet 4G no Brasil, que desde 2013 já opera na frequência de 2,5 GHz.

A frequência de 700 MHz possibilita cobertura de grandes áreas com o uso de menos antenas, o que permite levar os serviços de telecomunicações inclusive às áreas rurais, a um custo menor. Além disso, é o padrão utilizado internacionalmente para a internet 4G.


Fonte : Ministério das Comunicações
TVs do RJ 3190926125841496441

Postar um comentário

  1. Nova Iguaçu, está incluído para novembro de 2016 só quero ver o apagão geral aqui, na área de sombra, por enquanto só a globo HD, a record deve digitalizar o 52 e parece que o sbt quer entrar direto no digital aqui, bom será para quem está na área de cobertura do Sumaré, a propósito a band HD de Petropolis 15-1 virtual 43-1 deixou de pegar aqui desde o início do ano nem o analógico 43 pega mais, se alguém estiver sintonizando o mesmo, favor deixar um comentário.

    ResponderExcluir
  2. Domingo de carnaval, e eis uma surpresa a band de Petropolis voltou tanto no HD quanto no analógico.

    ResponderExcluir
  3. Alô Alô Brasília é hoje, daqui a exatamente um ano será desligado o sinal analógico de TV.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos