Carregando...

Funcionários da Super Rádio Tupi entram em greve



A noticia vem do SINRAD - RJ (Sindicatos dos Radialista do Rio de Janeiro), informando que na ultima quinta-feira dia 4 de fevereiro de 2016, foi realizada uma assembleia entre os Radialista e Jornalista para debater as condições de trabalho na Super Rádio Tupi, umas das maiores rádio do Rio de Janeiro. Além do 13º salário estar atrasado desde o ano passado, responsáveis pelo RH da empresa já sinalizaram o atraso também do pagamento de janeiro, onde pretendem pagar apenas 30% do valor integral no dia 5, sendo o restante pago apenas depois do dia 15 de fevereiro. Segundo o SINRAD, a TUPI não repassa o pagamento do Plano de saúde, INSS e FGTS para os respectivos órgãos.

Então depois de muito debate, os trabalhadores decidiram fazer um movimento de pressão, de maneira que em todos os discursos foram entonadas frases como: “Chegamos ao limite”e foi decidido iniciar um ESTADO DE GREVE a partir de 14 horas do dia 4 de fevereiro de 2016, de forma que os trabalhadores alertam a possibilidade de realizar paralisação total ou parcial das atividades a qualquer instante caso não forem atendidas as seguintes reivindicações:

- Fim da postura de NÃO-PREVISÃO de pagamento do 13°salário do ano de 2015.
- Pagamento imediato do 13° SALÁRIO do ano de 2015.
- Fim do pagamento parcelado dos salários ordinários.
- Pagamento integral do salário do mês de janeiro de 2016 até o dia 5 de fevereiro.
- Regularização imediata do Plano de saúde dos funcionários
- Pagamento imediato das obrigações da empresa que são descontadas dos trabalhadores: INSS, FGTS e Plano de Saúde.
- Regularização imediata dos plantões de Carnaval, de forma que nenhum trabalhador faça mais do que 2 horas extras além da carga horária regulamentada.
- Revisão imediata das condições de trabalho dos Motoristas.
- Fim das jornadas de trabalho abusivas que passam de 2 horas extras além da carga horária prevista em lei.


Esse são os efeitos da crise financeira que atinge o grupo "Diários Associados" que foi criado em 1924 por Assis Chateubriand, e que chegou a ser o maior conglomerado de mídia até a metade do século XX, sendo responsável, por trazer a primeira emissora de TV da América Latina, no caso, a TV Tupi, canal 3 de SP em 1950. Atualmente, o grupo conta com 50 veículos de comunicação9 são jornais e 5 revistas 12 rádios (entre elas a Super Rádio Tupi),8 emissoras de televisão sendo 5 afiliadas do SBT, (Rede Alterosa e emissoras componentes), 1 afiliada da Rede Record (TV Clube), 1 afiliada da Rede Bandeirantes (TV Clube João Pessoa) e 1 afiliada da RedeTV! (TV Brasília). Essa última chegou a ser vendida pelo grupo em 21 de junho 2001, mais foi readquirida em 23 de janeiro de 2008,4 portais e outros 14 sites, 1 fundação e outras 7 empresas.

A crise no Diário Associados, tem sido tão forte que até o apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, estaria interessado em comprar a TV Alterosa, que é afiliada do SBT e cobre todo estado de Minas Gerais, além de filias no Sul de Minas, Triângulo e Zona da Mata. De acordo com o jornal O Tempo, a crise no grupo é grave e capaz de encerrar suas atividades, pelo menos em Minas Gerais.

O Sindicato do Radialista do Rio de Janeiro, ainda emitiu uma nota falando sobre a situação do Grupo.

Apesar da empresa alegar-se vítima da crise, o sindicato buscou informações sobre os 23 donos do grupo e constatou que a grande maioria dos donos do grupo estão ligados a políticos ou a empresários milionários, de forma que fica difícil acreditar que tais pessoas não tenham recursos para colocar as contas da rádio em dia. A rádio TUPI vendeu recentemente um prédio que era localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro e comprou o atual que é localizado no bairro de São Cristóvão. Até hoje os trabalhadores se perguntam porque não quitaram as dívidas da empresa com a diferença do valor da venda.

Esperamos que tudo se resolva, não queremos perder a nossa querida Super Rádio Tupi, igual perdemos a TV Tupi, igual perdemos a Rede Manchete entre outras empresas. Super Rádio Tupi é um rádio tradicionalíssima e esta desde 1935 no ar, são 80 anos de prestação de serviços ao povo. Na década de 1940, a Rádio Tupi tinha um elenco com grandes nomes da música brasileira como Sílvio Caldas, Jamelão, Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Dorival Caymmi, Vicente Celestino etc, tendo também um elenco de rádio teatro com nomes como Paulo Gracindo, Yoná Magalhães, Maurício Shermann, Orlando Drummond etc. O jornalismo da Rádio Tupi foi importante no final da Segunda Guerra Mundial sendo a primeira a anunciar o final da guerra. Lançou grandes sucessos populares como Parabéns pra Você, advindo de um concurso promovido por Almirante e vencido por Bertha Celeste Homem de Mello e Aquarela do Brasil. Programas que marcaram a história do jornalismo no Brasil, com o Patrulha da Cidade criado pelo jornalista Afonso Soares; Hoje, o programa é dirigido, roteirizado e apresentado pelo jornalista Coelho Lima, acompanhado pelo comunicador Garcia Duarte e grande elenco de rádio atores e desde sua estreia lidera a audiência na cidade. Não esquecendo do Show do Pedro Augusto, Show da Manhã com Clóvis Monteiro e o Show do Apolinho, com Washington Rodrigues.

Na década 70 o Diários Associados também passou por uma crise, tal crise que levou o fechamento da TV Tupi e torcemos para que Tupi vença esse crise mais uma vez.

Curta nossa pagina no facebook
facebook.com/tvsdorj ou digite TVs do RJ
Rádio 1951549875248976008

Postar um comentário

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos