Carregando...

Rede Globo muda o formato de tela na transmissão analógica


Não... a sua televisão não está com problemas. A partir de hoje, para quem ainda assiste a programação da TV Globo no sinal analógico (Canal 4 no Sumaré, 28 no Mendanha e 30 em Jacarepaguá), vai notar uma pequena mudança no formato de tela. Agora toda a programação será transmitida no formato 4:3 letterbox (foto abaixo), com a adição de duas faixas negras, uma no topo e outra embaixo da tela. Desta maneira todo o conteúdo produzido em HD será exibido nas televisões de tubo, na íntegra, sem perda de informação. Nas faixas pretas passarão, futuramente, avisos sobre o desligamento do canal analógico - previsto para final de 2017 no Rio de Janeiro.

Programação analógica emitida em letterbox
Só um aviso: como a pessoa que escreve este blog não possui mais TV de tubo em casa, uma vez que o sinal analógico é emitido em 4:3, também é adicionado faixas pretas nas laterais da tela para evitar distorções.

Durante muitos anos, todo o conteúdo textual das transmissões em HD precisava estar localizado dentro da safe area 4x3, onde garante que todos os televisores tivessem acesso à informação textual (Por este motivo, a logomarca da TV Globo e de outros canais estavam no "meio da tela" na transmissão digital). Com a mudança, a partir do dia 20 de março, não será mais necessário respeitar esta limitação. Com isso, a logomarca voltará para o canto da tela, como era no inicio das transmissões em HD (Foto abaixo).

Logo no canto da tela no inicio das transmissões em HD. Foto da final do Campeonato Carioca de 2009
Esta mudança acontecerá nos demais canais analógicos nas outras emissoras no futuro.

Atualização (20/03): Como antecipado aqui na postagem, hoje de madrugada ocorreu a mudança da posição do logotipo da emissora para a área 16:9 durante a transmissão do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1.
(Foto: Reprodução)




Técnico 3791242732064122704

Postar um comentário

  1. Como vc sabe que em 20/03 a logo irá voltar para o canto da tela??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho minhas fontes :D
      Só ver o Tá no ar. Muitas informações textuais já não respeitam a área do 4:3

      Excluir
    2. Será q as outras emissoras vai, faser a mesma coisa q a globo? E a band no digital e no analógico aq em itabuna BA ta fora do ar, ja a 3 meses

      Excluir
    3. Será q as outras emissoras vai, faser a mesma coisa q a globo? E a band no digital e no analógico aq em itabuna BA ta fora do ar, ja a 3 meses

      Excluir
    4. Vai sim, mas apenas quando tiver mais perto do apagão. É uma determinação do GIRED que o formato de transmissão seja 16:9 para que nas faixas pretas passe o aviso do fim do sinal analógico.

      Excluir
    5. Eu moro no Rio de Janeiro (Zona Sul) e quase sempre o sinal digital desaparece da minha televisão LED com conversor digital integrado, e utilizando a antena correta. Desde sexta-feira da semana passada a TV Globo desligou o sinal digital DTV e a TV só lê o sinal analógico. É um tremendo absurdo, todos os canais abertos e gratuitos tem que ter a imagem digital, igual existe em UHF/VHF, já tem dezenas de anos.

      Excluir
  2. Tenho Oi TV... E ela ficou assim só um dia... E já voltou ao formato antido 4:3... Por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta mudança de formato é válido apenas para a televisão analógica e parabólicas. TV por assinatura, pelo menos no Rio, a Globo já entrega em 16:9.

      Excluir
  3. Prefiro a logomarca no meio da tela. Acho que assim é melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já está acostumado assim. Até 2012 todas as emissoras no sinal digital tinha o logo na área 16:9 (no canto). É questão de costume

      Excluir
  4. Questão de COSTUME! Eu ODEIO estas logomarcas neste formato, prefiro no canto... As que mais me irritam são a do SBT por ser um ponto cinza, e a da Record por ser imensa. Aliás, eles deveriam reduzir o tamanho da logo já, faz tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O logo da Record até 2011 era bem melhor rsrs. E a tendência é abandonarem a safe area 4:3. Então vai voltar pro canto.

      Excluir
  5. ah sei lá eu prefiro a logo do jeito que está, fica mais bonito, a logo no canto da tela da impressão que a imagem está cortada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já deve ter se acostumado com o logo nesta posição rs. Mas até 2012, no sinal HD, a logomarca ficava no canto e, com o analógico emitindo o sinal em letterbox, não terá mais motivo do logo estar nesta posição.

      Excluir
  6. Mais um motivo para o pessoal ter que comprar a antena digital e mais o conversor digital, mas pra ver a mesma coisa sempre.
    Pra quê gastar tanto dinheiro, ainda mais com a crise que todos estão passando?
    Se essa programação das emissoras abertas não mudar ou melhorar, seria muito melhor elas me pagarem para comprar a antena e o conversor.
    É... parece que quando desligar de vez o sinal analógico, muita gente vai ter o que fazer em vez de permanecer na monotonia e na rotina de ver as mesmas coisas que enjoam, fora que também vão economizar bastante na conta de energia, porque comprando o conversor (que também gasta energia) só pra continuar assistindo o que sempre passa ninguém merece, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALOU E DISSE, ESSA É A EXATA IDEIA. FORÇARA ASSIM QUE TODOS MUDEM PARA O FORMATO DIGITAL, MELHOR DIZENDO COMPREM RECEPTORES DIGITAIS..

      Excluir
    2. Você não é obrigado a mudar pro digital, nem assistir TV, Felipe rs. Mas quem se importa em ter acesso a televisão, no futuro ou compra o conversor ou assina TV paga porque não terá mais a transmissão analógica. É assim nos EUA e em muitos países na Europa, Japão e Austrália.

      Excluir

    3. Amigao Lucas !! Esqueceu de mais um detalhe que ocorre hoje em dia e que eh importantissimo e muito ameaçador pras emissoras !! OS CONTEUDOS DIGITAIS ( redes sociais como snap,youtube e seus concorrentes, netflix e seus concorrentes e alem de blogs e vlogs )!!!
      Entao, que as emissoras se cuidem, porque a um prazo de medio pra longo, vao com o passar do tempo perdendo pessoal que assiste a tv pra essas novas midias !! Ate porque com o advento da melhoria do sinal da internet ( claro que dependendo do lugar porque cada caso e um caso ), ja e possivel assistir por esse novo meio !! Entao ou as emissoras acordam e melhoram o seu conteudo e por outro lado facilitam a exibicao, e esquecendo de ficarem fechando conteudo, colocando conteudo bom e especifico em canais fechados pra so depois de x tempos vir pro canal aberto ??!! Pra que isso se algum "ze mane" vai na internet e assiste a esse conteudo e ainda por cima com mais conteudo extra a respeito daquilo ?? Ou as emissoras acordam ?! Ou os seus fechamentos estao vindo a medio e longo prazo !!
      ALIAIS ... Fica ai ate um tema pra que esse blog informativo muito bom aqui junte pessoas que entendem e gostam de falar sobre a tv e discuta o futuro da tv brasileira. Pra ondem vai ? Se vao conseguir ficar as redes atuais ou se irao mudar ? Se teremos mudança de pensamento ou se ainda ficaram nesse metodo de conteudo muito bom ainda fica na tv paga ?!! Enfim...

      Alex RJ BR

      Excluir
  7. pqp para que ter uma uma televisao entao de tantas polegadas pra ter uma imagem desgraçada dessa pelo amor de Deus ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Migre para o sinal digital que você poderá aproveitar toda a imagem :D

      Excluir
  8. gostaria de saber se o sinal analógico da parabólica também vai sair do ar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficarão só os digitais em HD com o tempo.

      Excluir
  9. O problema é que em muitos lugares só se consegue assistir algo através de uma parabólica apontando para o sta one c2 e nesse satélite nãotem a Globo em digital, ta demorando, tem que jogar em digital e manter o analógico por mais uns anos.

    ResponderExcluir
  10. Um Pais como o Brasil, onde o povo vive de bolsa família,agora vão ter que pagar pra assistir comprando conversor e outras merdas pra assistir merdas,tudo isso pra girar a economia visa lucros,o que o pobre quer com sinal HD se o que eles mais querem é o básico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, sobre os pobres que vão ficar sem TV voce está equivocado. Não estou defendendo o governo, mas antes é necessário pesquisar antes de sair falando ;) O governo vai pagar/ceder pra essas pessoas o conversor digital pelo programa do bolsa família. Isso (a entrega do conversor) ocorrera de acordo com o cronograma de desligamento do sinal analógico.

      Excluir
    2. Cara... Tu acredita no governo??? Papai noel existe... kkkkkkkkk

      Excluir
  11. Será o Fim das Parabólicas ?

    ResponderExcluir
  12. Será que não vai ser adiado o dia em que a marca d'água vai para o 16.9?

    ResponderExcluir
  13. O logo da globo foi para 16×9.

    ResponderExcluir
  14. A mudança ocorreu durante a fórmula 1.

    ResponderExcluir
  15. Na Claro TV o logo foi pro canto parecendo que voltou para 4:3...achi que é questão de costume pois os outros da tv por assinatura estão da mesma forma...mas achava legal o logo no centro da tela..

    ResponderExcluir
  16. Na Claro TV o logo foi pro canto parecendo que voltou para 4:3...achi que é questão de costume pois os outros da tv por assinatura estão da mesma forma...mas achava legal o logo no centro da tela..

    ResponderExcluir
  17. Só fica bom no HD...no SD ficou bem ruinzinho

    ResponderExcluir
  18. To em duvida em questão das parabólicas
    O sinal será em HD ou só o formato que mudará?
    E sobre o sbt na minha região não ser em HD ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o formato mudará.
      Sobre o canal ser HD ou SD depende se o teu receptor da parabólica aceita canais HD ou não.

      Excluir
  19. E essas barras pretas? Nunca vão sumir???

    ResponderExcluir
  20. E essas barras pretas? Nunca vão sumir???

    ResponderExcluir
  21. Tenho oitv e parabólica, na parabólica realmente a minha tv que é hd ficou com a imagem achatada e com faixa preta um horror, vc compra uma tv 42 e fica com essa mudança como se fosse uma de 29 um horror. Isso só ocorre na transmissão pela parabólica. Quando a parabólica comum terá sinal digital? Terei q comprar outra antena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenta mudar as configurações de formato de tela do receptor do satélite. Que eu saiba na Oi TV a Globo já envia em HD o seu sinal.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Caro colega, já existe há pelo menos uns 7 anos transmissão digital via satélite, utilizando antena parabólica em Banda C, troque seu receptor.

      Excluir
  22. Tenho oi TV livre satélite amazonas 2 oeste, moro na Bahia e a globo está com as faixas emcima e em baixo, por que se o receptor e digital , Modelo DSB 6336BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifica as configurações do formato de tela no teu aparelho Oi TV livre.

      Excluir
  23. Um abuso com o telespectadores! País que ninguém mandar, vira essa zona. A LEI DIZ QUE NÃO HAVENDO 70% DE TELESPECTADORES,são obrigados manter a transmissão analógica, no mínimo até 2018!
    Mas, como nessa país não há regras, esses fdputas querem zoar com o povo!
    Vou abrir uma denúncia a ANATEL e ver ser eles colocam ordem nesse galinheiro!
    O país em crise e esses merdas querendo obrigar o povo gastar o que não tem. Nos EUA o sistema teve dois avisos de encerramentos, pausado por mais de dois anos e, somente na terceira vez, foi encerrado definitivamente...obrigando o povo comprar os conversores. Já Brasil, um país de terceiro mundo, teima querer viver como primeiro.
    Oh, poLvinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, o sinal foi implantado em 2007.Está dentro do cronograma o desligamento do sinal, e foi determinação da própria Anatel que se colocasse o formato 16x9 nas parabólicas com sinal analógico. Para resolver seu problema, compre um receptor digital em HD.

      Excluir
  24. comprei uma de 32 mas na globo estou assistindo uma tela de 14 pode um negocio desses

    ResponderExcluir
  25. Não vejo esse lixo de emissora mesmo.
    E muitos deveriam deixar de assistir essa M.!!

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho notado que imagem HD da Globo ficou "menos viva" depois que o logotipo voltou para o canto da tela. Alguém mais percebeu isto?
    Eu também gosto do logotipo mais ao meio da tela. Fica mais bonito!

    ResponderExcluir
  27. gostaria que a rede globo fosse exibida em hd como era antes e no sinal digital eu acho muito ter mudado o formato por uma imagem de tela fechada

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos