Carregando...

Emissoras investem em transmissão pela internet






No anos de 1950, o empresário Assis Chatuebriand, foi precursor a fazer a primeira transmissão televisão no Brasil, surgindo a TV Tupi no canal 3 de São Paulo. Tivemos transmissão em preto e branco e depois quando chegou a década de 70 vieram a primeiras transmissões à cores, no final da década de 80 começaram a surgir os primeiros canais UHF de concessão TVA, em um periodo bem próximo começou surgir a TV por assinatura no Brasil, sem esquecer que já existia as Antenas Parabólica. Não mudou muita até que chegou o ano de 2007 quando no 2 de dezembro daquele ano estreou o sinal digital em nosso país. Para a maioria deste tipo de tranmissão, precisa-se de uma concessão para um canal de TV, autorizada pelo próprio Governo Federal. Ter um canal na Parabólica, é só pagar que você tem o seu canal sendo exibido por lá, mas deve ser um grana violenta, na TV por assinatura se seu canal for interessante para eles é bem possível que eles ponha seu canal com você pagando, a exemplo de muitos canais regionais sendo exibido pela NET. Mas se seu canal for uma barreira para operadora de TV por assinatura, eles nem colocam no ar e por aí vai.

Mas o tempo passou e a internet se tornou uma realidade na vida de boa parte dos brasileiros. Dados do IBGE revelam que 70% dos brasileiro possuem acesso a internet, até o final de 2017. Fazendo uma união de todos os internautas 69% tem acesso através de smartphones e o restante através de computadores. Todavia a maioria do internautas usa o servicço para bate papo na internet através da redes sociais e aplicativos de conversa. Assistir vídeos (programas, séries e filmes) foi apontado por 76,4% dos brasileiros conectados. Com o sucesso de plataforma de vídeos via on demand, transmissões ao vivo de canais de TV pela internet e através de aplicativos disponível para Smartv, começa surgiu mesmo que devagar uma nova forma de se transmitir TV.

Com quedas na arrecadação de dízimos e ofertas e também pelo alto custo do aluguel de horário na TV, igrejas evangélicas como Plenitude e Universal, tem investido nesta nova vertente e por lá transmitem seus programas, o que para ele é muito mais barato. A Igreja Plenitude e a Igreja Universal disponibiliza um aplicativo no Google Play onde tem acesso a rádio online, podcast, vídeo e transmissão de TV. A Universal disponibiliza o Universal e Assosiação Vitória em Crista liderada pelo pastor Silas Malafaia disponibilizam uma espécie de 'Netflix Gospel" com filmes religiosos, pregações, etc, onde você paga algo em torno de R$ 15 á 19 para poder assistir e pode cancelar a qualquer momento.

Recentemente a Record TV lançou a plataforma de vídeo PlayPlus, lá você pode assitir a programação da Record, ESPN Extra, Disney e ouvir rádios como a Transmérica por exemplo, além de assitir todo o contéudo na hora que quiser, porém precisa pagar uma taxa de R$12,90 para pode ter acesso a todo o conteudo disponível, porém na versão gratuita você pode assitir a programação da Record no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas, Brasilía, Rio de Grande do Sul e a TV Itapoan afiliada da Record na Bahia, além da Record News. Emissoras como SBT e Rede TV também transmitem sua programação ao vivo gratuitamente em seus site, emissoras de rádio como a Jovem Pan (SP) e Super Rádio Tupi (RJ) por exemplo também já fazem transmissão em áudio e vídeo, além de várias rádios Brasil á dentro que transmitem sua tranmissão online através de site e aplicativos.

O resumo de tudo isso é que no mundo cada vez mais conectado e depois de fracassos da fabricação da TV com VHS acoplado e mais recente decepção com a TV 3D e o ainda prematuro uso de TVs em UHD (Ultra High Definition) conhecido com 4K, as Smartv tem sido sucesso garantido em lojas de eletrodomésticos e aquele que não tem condições de ter uma TV Smart estão procurando aparelhos que possam dar uma melhoras na sua TVs digitais e como em certos lugares existem ainda a restrição tecnológica e muitas das vezes burocrática em pode assitir uma emissora de TV, por que ela não é disponível em sua região, com a chegada deste novos meios de transmissão, hoje fica possível aos canais que tantos desejavam.

Mas por um lado ficamos as pessoas vão economizar cortando custos deixando a TV por assinatura de lado, porém terão que investir numa qualidade maior de internet, pois dependendo da plataforma e se for reproduzir vídeos em alta definição se a internet for lenta, infelizmente terá uma qualidade bem baixa, mas desde que a internet seja adequada para pode assitir uma transmissão plausível, já é um grande avanço. Este tipo de tecnologia não pode ser implantada de vez e sim aos poucos, quem sabe este seja o futuro da transmissão de rádio e TV no país, sem depender do Governo Federal para poder liberar uma concessão de canal e assim tendo veículos mais independentes, sendo assim a emissora terá que andar com as próprias pernas pois só terão as verbas de seus investidores. Hoje é muito mais fácil você assitir um canal que você quer, basta que ele esteja dispoinivel na internet, o triste é que isso pode acabar com a regionalização dos canais, mas por um outro lado mostra que pode todos estão a nível nacional e assim ter um maior alcance de ouvintes e telespectadores.




Curta nossa fanpage no Facebook
facebook.com/tvsdorj ou digite TVs do RJ
ou nos siga no Twitter @TVsdoRJ
Região Metropolitana 6792843318668049735

Postar um comentário

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos