Carregando...

RJ: Problemas técnicos, promessas de canal e respostas sobre TV no Rio

TV Digital no Rio de Janeiro e suas questões; muito papo, poucos canais.

Recentemente, mais exatamente no último dia 21 de fevereiro, um forte vendaval ocasionou problemas no Morro do Sumaré, principal parque transmissor na cidade do Rio de Janeiro.

Emissoras como por exemplo a TV Universo, estava passando problemas técnicos, suspeitava-se que fosse este vendaval que danificou o seus transmissores, mas de acordo com o Lorran Mateu do site InfoTV RJ, esta informação de que a antena estava quebrada não foi confirmada pela equipe da emissora. Na verdade o equipamento que a TV Universo tinha era na "refrigeração do TX", e esta peça teria que vir da Itália já que é importada, logicamente, informa os usuários do HDTV In Rio no HT Fórum Mas fica o relato de que ela estava fora do ar, não por causa do vendaval, e sim por conta de um equipamento com defeito, mas já voltou e está operando normalmente, com leves pixeladas.

Outro canal que sumiu foi a RBI, que ultimamente tem retransmitido a Mega TV, canal irmão do Grupo Objetivo.
Segundo informações do usuário do fórum HDTV in Rio no HT Fórum, a antena da RBI caiu e a Rede Vida está passando por problemas no equipamento. Os novos aparelhos já chegaram e logo será resolvido, as dificuldades no sinal da emissora religiosa.

Outra que andava sumida era a Rede Brasil (RBTV). A emissora era outra que apresentava problemas técnicos nos seus equipamentos pois apresentavam defeitos, que não foram especificados. Existem relatos de que depois deste conserto nos equipamentos da RBTV no Sumaré, o sinal ficou mais forte.

Outro assunto que tem repercutido nos últimos são de que as pessoas estão conseguindo captar no no canal 40, o sinal da Bem+TV, outro dizem que tem captado o sinal da Band, mas que no EPG está sem nome. Ainda não há nada confirmado de qual será este canal. Sabe-se somente que nos tempos do analógico a TV Verde Azul era quem operava no canal 40 UHF, mas não tem nada que confirme a quem pertença o carinhoso 'Canal 40' e o que ele irá transmitir. Os moradores da Zona Oeste, Baixada Fluminense são os que consegue ter mais facilidade para captar este canal. Estão apostando na entrada do Terra Viva, Bem+TV, Boa vontade TV ou TV Novo tempo, mas reitero que não há nada de concreto para se afirmar.

Existe ainda a promessa para o mês de março de que a Rede Boas Novas entre no ar pela Serra do Mendanha, mas é aquela história. Uma vez publiquei uma data de que tal dia entraria a Boas Novas em numa cidade, não me recordo onde, estou esperando desde de 2013 ela entra no ar, dei a nota baseada num jornal da cidade, até hoje estou esperando. Se entrar ficaremos felizes, se não entrar paciência, o em breve das emissoras é algo bem longo, como pode ser algo bem curto.

Imagem da captação do canal 40 Digital.
 Foto: HDTV in Rio (HT Fórum)

Agora, respondendo as perguntas que nos fizeram aqui nos comentários.


Por onde anda a TOP TV - Canal 33...saiu de vez do Rio de Janeiro?

Não sabemos informar se ela saiu de vez do Rio, mas quando estava no ar, ela pertencia ao Grupo Abril, tanto que o EPG era Abril SD. Em 2009, o canal 33.1 chegou a transmitir a Ideal TV, em 2010 a MTV Brasil chegou a transmitida na mesma frequência posteriormente a Top TV chegou a usar o canal depois de um tempo encontra-se fora do ar. Lembrando que o "Canal 33" era uma concessão de TVA, ou seja, só ficava no ar durante 12 horas e no restante do dia ficava como "Função não disponível", aquela tela preta, porém estava captando sinal, mas nada transmitia o mesmo caso do "Canal 40 Digital", só o 40, não sabe se é TVA, nem de quem realmente pertence.

Pode ter acontecido três coisas com o Canal 33 pode de ser extinto, depois do apagão analógico, já que os canais de concessão TVA deixaram de existir, pode estar envolvido com a venda do Grupo Spring e Grupo Abril e o canal pertence aos novos donos, no caso, é Spring, ou simplesmente está sem uso, já que não tem nada para transmitir. Essas informações são dificíes de saber, pois são coisa ultra restritas, mas conseguimos deduzir pelo menos o que está acontecendo, pois os relatos e fatos que acontecem da um senso do que poder está acontecendo. Segundo o site Lineup BR, o Canal 33 consta como "Sem Sinal" atualmente

E o Mux Legislativo que só dependia do Ibama prá instalar os transmissores?

Já comentamos isso aqui no TVs do RJ, a TV Alerj mudou de prédio e tudo depende da nova gestão do governo estadual de Wilson Witzel e seus deputados para saber o que irá acontecer. Eles estão focados em outros casos, como aquele do Picciani por exemplo e isso tem feito com que a TV Alerj e o Mux Legislativo entrem no ar. Mas pode ser que entrem a qualquer momento. A TV Câmara será no canal 14 e a TV Senado no 15, de acordo com o Lineup BR.

E a RBTV canal 18 em Santa Cruz..sai ou não!?

Este canal é outro que há muito tempo não tem informações sobre ele. Ele entrou no ar, exatamente no dia 24 de novembro de 2017 ficou um tempo no ar e sumiu. Antes do apagão analógico o canal 51 Digital era destinado para a Rede Gospel que desde que acabou o sinal analógico nunca mais apareceu. Pode ser que por ter dois canais operando eles resolveram tirar um. Não há informações sobre o que será feito o canal 51 já que ele iria pertencer a Rede Gospel, mas hoje parece que não há nenhum projeto para que a emissora entre no ar naquele canal. Sendo assim o 18 fica inativo, já que não haveria necessidade de ter duas Rede Brasil e pode ser que futuramente, mudem a concessão deste canal para o Mendanha, para que os moradores da Zona Oeste no geral captem o sinal. Tudo pode acontecer, mas acho difícil voltar.


Curta nossa fanpage no Facebook
facebook.com/tvsdorj ou digite TVs do RJ
ou nos siga no Twitter @TVsdoRJ
Região Metropolitana 423878439964259451

Postar um comentário

  1. quais tvs podem entrar na tv digital ainda em 2019?gosto muito do seu site parabens

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos