Carregando...

Canais VHF ainda são utilizados após o apagão analógico

Foto de um televisor captando o canal 15 UHF no Rio de Janeiro em 20/05/2019


Se não fosse por causa da Internet da Oi eu já teria publicado isso.

No dia 19 de março de 2019, logo depois de uma "busca de canais" podemos perceber que o canais 2,3,4 VHF ainda estavão sendo utilizados, mas não de uma forma legal.

O canal 2 estava transmitindo uma música de pagode, o canal 3, músicas gospel e o canal 4, MPB. Os canais 2 e 3 com sinal bom e o canal 4 teve leves quedas de sinal.

O canal 6 VHF ficou no ar de 1951 até 2016. Sendo TV Tupi de 1951 até 1980, Rede Manchete de 1983 até 1999 e Rede TV de 1999 até o fim do sinal analógico em 2017, quando ainda era possível de captar o áudio destas emissoras pelas frequência do FM 87.7, ou mais exatamente 87.75 Mhz, que equivale ao 88 MHz pertinente ao 6 VHF. Porém com o fim do sinal analógico de TV, será possível que alguma rádio transmita numa frequência parecida com o canais VHF 2,3 e 4 VHF ?


De acordo com as pesquisas que fizemos no site da ABERT e no willians.pro.br para o canal 2,3,4 estarem tocando música deveriam ser utilizados as frequências de 54 á 66 Mhz deste canais VHF e o que futuramente será o FM extendido será do 76 á 88 Mhz, que estaria na mesma faixa dos canais 5 e 6 VHF. Essas músicas tocando no canais entre 2 e 4, suspeita-se, que seja um teste para faixas do FM extendido, sendo em uma frequencia menor, do que anunciada, usada para fazer experiências.

Nos momentos em que acompanhei essa faixa de áudio nos extintos canais analógicos, a gente não conseguiu escutar nenhum tipo de vinheta, dando indícios que sejam uma rádio comercial. No dia seguinte estes canais não puderam ser mais captados.




Agora em 8 de maio de 2019, novamente depois de uma busca de canais, encontramos programas sendo exibido num sinal bem fraco através do canal 14 e 15 VHF. No canal 14 VHF, não deu para notar que tipo de programa e nem a logo do canal, porém por causa do áudio e algumas letras subindo parecia ser um canal de filmes e no canal 15 percebendo que era o canal TNT, então comparamos com o sinal da Oi TV no Canal TNT e vimos que a programação não era igual, só depois percebemos que era do canal TNT Séries. Isso foi pela madrugada, logo em seguida, ás 02h30 publicamos essas fotos numa postagem informal na página do TVs do RJ. Logo os leitores relataram dizendo que era "Gato NET". Não é que seja "Gato NET" mas sim de algum lugar que transmita em CATV, via cabo somente, pode até ser um Gato NET, mas as pesquisas que fizemos, deu a entender a que frequência do canal 14 e 15 UHF tem a frequência de MHz parecida do que os canais 65 e 66 de CATV.

Este fato também nos faz lembrar de que em 2013, conseguimos acompanhar alguns canais de TV por assinatura pelo sinal digital. eram eles e veja o vídeo abaixo.
57.2 - BandNews (com som e imagem)
57.4 - BandSports (sem imagem e sem som)
57.5 - ESPN INET HD (sem imagem e sem som)
57.6 - Kids Brazil (com som e imagem) - a programação era do Discovery Kids
57.7 - Disney Junior (com som e imagem) - a programação era da TNT
57.8 - Bem Simples (sem som e com imagem) - a programação era do Disney Jr.
57.11 - TNT Brazil (som som e imagem) - a programação era do Discovery Channel
57.12 - Glitz Brasil (sem imagem e sem som)
57.13 - Brasil (sem imagem e sem som)




Estamos disponíveis para correções ao texto, referente as frequências, ficarei agradecido em receber a sua ajuda. Pois na vida é assim: "O ignorante acha que sabe de tudo, o sábio está sempre disposto a aprender


Curta nossa fanpage no Facebook
facebook.com/tvsdorj ou digite TVs do RJ
ou nos siga no Twitter @TVsdoRJ

TV 4644974880964403623

Postar um comentário

  1. Deu apagão digital na RBI - Canal 16.1....sumiu ninguem sabe pra aonde..foi a torre dela que caiu com a ventania lá no Sumaré...

    ResponderExcluir
  2. Nesse link a baixo, tem uma demostademo bem melhor!

    https://youtu.be/c82PDjkxuA8

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos