Carregando...

TV 3.0 : A evolução da TV Digital brasileira a partir de 2024



No dia 2 de dezembro de 2007 foi lançada a TV Digital no Brasil, que só chegou aqui no Rio de Janeiro em abril de  2008 com a RedeTV estreando o Sinal Digital para nós cariocas.

Agora, o Governo Federal publicou o decreto Nº 11.484 com as diretrizes para evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre a chamada TV 3.0. Desculpe, mas a TV Digital que já estamos acostumados não funciona direito em diversas regiões do Rio de Janeiro, vamos como vai ser essa TV 3.0.  Tudo bem, vamos lá. 

A TV Digital 3.0 ou TV 3.0 vai proporcionar ao telespectador mais funcionalidades como por exemplo a melhoria da imagem de Full HD para 4K, quiçá até 8K. O contraste da imagem também vai ser melhor por meio da tecnlogia HDR (High Dynamic Range);  o áudio, a cor e nitidez também vão dar ter melhorias. 

Mas e aí? Vamos ter que trocar de aparelhos de TV, comprar conversores digitais,etc? 

De acordo, com o site Tecnblog, provavelmente, mas calma lá, palavra deles. 

Pois o inicio das transmissões será em 2024 e a mudança da TV Digital para TV 3.0 será gradual assim como foi do Analógico para Digital. Eles usam um exemplo "Uma TV de LED tem em torno de 40 mil á 90 mil horas de uso, se você adquiriu um televisor novo em 2021, você adquira um outro aparelho por volta de 2030." diz Ricardo Syozi jornalista de tecnologia do Tecnoblog.  Ele também explica que muito aparelhos com qualidade 4K já são comercializadas em bastante quantidade desde 2020 e que pode haver bastante pessoas que já compraram esse tipo de televisor que já esteja apto para receber a nova tecnologia da TV 3.0 antes da hora e a partir de 2024 vão pode assistir TV em aberta em 4K.

Em resumo: Vai ser muito interessante, porém não vai ser algo apressado. Conforme você for adquirindo novos aparelhos você já vai poder usufruir da TV 3.0. E realmente muitas pessoas já possuem televisores 4k em casa, mas nem usam nada em 4K. 

Agora, eis a questão, será que as pessoas vão estar preocupadas com isso ou será menos apressado que a implantação da TV Digital? Cada vez menos as pessoas assistem TV pelo modo tradicional, ou seja, o sinal terrestre. É interessante um televisor 4K para jogos, streaming, evidente que a TV aberta também precisa dessa melhoria, mas a dúvida é a seguinte. Será que as emissoras vão querer investir, e as emissoras menores? Quanto tempo isso demorará pra chegar? Tem canais que ainda transmitem em SD na TV Digital Brasil à dentro e tem lugares que a implantação do sinal digital nem chegou direito. 

Eu não sei a resposta, não estou determinando nada, apenas fico curioso para saber como serão as coisas no futuro. Espero que seja, algo natural, sem pressão e que as emissoras consigam fazer isso também. 




TVs do RJ 8303226627333117915

Postar um comentário

  1. Olá Wallace.
    Começou a pegar hoje , 21/04/23 , a Rede Brasil de Televisão aqui em Santa Cruz. Não sei de onde vem o sinal, porque ainda está fraco os decibéis , girando em torno dos 15 . Mesmo assim está pegando firme .
    Falo isso porque quando o sinal vem do Mendanha gira em torno de 25 a 28 decibéis e quando o sinal vem de Itaguaí, gira em torno de 12 a 15 , por isso pode está vindo de lá. Mas lembro que vi alguma coisa em algum site, há algum tempo, dizendo que a Rede Brasil estava autorizada a instalar um transmissor aqui em Santa Cruz pelo canal 18 ,não lembro se foi nesse site .
    Ela está pegando no canal físico como 18 e no virtual 18.1
    Deixo então aqui essa apuração pra você fazer, e se possível muito em breve você falar sobre esse assunto no TVs do RJ
    Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendo aqui que a programação está diferente da
      do site .
      Também está diferente o logotipo no canto embaixo . No site está aquele antigo redondo e na televisão é um outro com a abreviação RBTV

      Excluir
    2. Outra diferença que estou observando também é que não está tendo comercial. Está até acabando uma série e começando outra direto.

      Excluir
    3. No Twitter da NGT está divulgando que vem uma nova programação para Maio de 2023.
      Tá divulgando só no Twitter.

      Excluir
    4. Aqui em Duque de Caxias a Rede Brasil não está pegando o sinal faz uns 6 meses. Sou fã da emissora, tem conteúdos retro uma ótima programação.espero que a técnica da emissora aqui no Rio faça o concerto o mais rápido possível.

      Excluir
    5. Olá, Rogério obrigado pelo contato. Em novembro de 2017 surgiu a Rede Brasil no canal 18 (Santa Cruz). Boa parte dos cariocas passaram a ter dois canais da Rede Brasil. Um dps ele sumiu e voltou agora. Vamos ver como vai ficar. Eu nao conseguir captar. Eu recebo sinal do Sumaré, antes eu conseguia, hoje, não mais, por enquanto. E o canal 51 da Rede Brasil tbm está fora do ar.

      Excluir
    6. Fiz uma busca e também consegui captar o 18.1 em Realengo com apenas 14% de qualidade, mas mesmo assim está firme o sinal.

      Excluir
  2. Olá, recentemente fizemos uma reportagem falando sobre o problema de sinal da Rede Brasil veja neste link >> http://www.tvsdorj.com/2023/04/rede-brasil-esta-5-meses-fora-do-ar-no.html

    ResponderExcluir
  3. Ligaram o sinal no Mendanha e esqueceram de consertar o transmissor do Sumare...

    ResponderExcluir
  4. Sao 2 emissoras diferente uma da outra...o dono o mesmo...Mendanha fica com a RBTV e o Sumare com a REDE BRASIL...vai entender

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos