Carregando...

Edir Macedo lotou o Maracanã para comprar a Rádio Copacabana

No início dos anos 80, o líder da ainda nascente Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, decidiu adquirir a primeira emissora de rádio para a sua denominação. Até então, a igreja usava apenas horários alugados em diversas emissoras. A primeira aquisição foi a Copacabana AM 680. A Universal afirma que o dinheiro para a aquisição veio de uma concentração num Maracanã lotado, conduzida pelo próprio Edir Macedo.

Sobre essa concentração, há um paralelo com outra, no estádio Fonte Nova, em Salvador. Quem conta essa história sobre a concentração na capital baiana é um ex-pastor da IURD, Mário Justino, em seu livro Nos Bastidores do Reino - A vida secreta na Igreja Universal do Reino de Deus (São Paulo, Geração Editorial, 1995):

Naquela época em que o termo yuppie estava em voga, o bispo Macedo, portando Rolex, Ray-ban, Mont Blanc e a sempre presente Hermès, subiu no palanque que fora especialmente armado para ele no centro do gramado. Não conseguia esconder sua alegria. O estádio da Fonte Nova estava completamente lotado. Repetia-se em Salvador o fenômeno do Maracanã, no Rio.

Naquela tarde, depois de recolher os envelopes com o "sacrifício" e com os pedidos de oração, que seriam levados para o monte das Oliveiras, em Jerusalém, o bispo pediu aos seus seguidores baianos uma oferta especial para comprar uma emissora de rádio em Salvador, assim como seus fiéis cariocas o haviam contemplado  com a rádio Copacabana.

- Será que os cariocas têm mais fé que os baianos? - perguntou o bispo à multidão.

- NÃO! - a resposta retumbou como um trovão.

As ofertas vieram em forma de dinheiro e jóias. Passamos três dias trancados em uma sala contando os sacos de dinheiro levantados na Fonte Nova. No final, o dinheiro foi depositado na conta da Igreja, no Bradesco, em Salvador. O ouro seria levado para o Rio de Janeiro e transformado em barras. Quanto aos pedidos de oração que seriam levados para Israel - bem, eles foram queimados na praia da Boca do Rio.

A Copacabana já era uma rádio evangélica, pertencente ao empresário Francisco Silva, até o momento da venda para a Universal. A rádio, desde então, tornou-se um púlpito eletrônico para o próprio Macedo e para os pastores da igreja, lotados no Rio de Janeiro. A rádio tem pouca audiência, quase toda composta por fiéis da própria igreja.

A oposição da igreja afirma que a rádio faz dos pastores falsos radialistas e veicula uma programação abaixo do sofrível, com erros de português e ataques às outras igrejas e às outras religiões.

Esta é uma discussão que não deve acabar tão cedo.

A Copacabana AM possuía uma repetidora em ondas curtas, hoje desativada.

Aos amigos leitores da coluna, agradeço pela atenção. Tenham uma excelente semana.

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Região Metropolitana 412489687441674822

Postar um comentário

  1. Para Edir Macedo somente um versículo: Salmos - 101:7
    O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.

    Leia mais em: Bíblia Comentada por Versículo - engano

    ResponderExcluir
  2. Este versículo do Salmos 101:7,diz claramente sobre isso Valdair!
    Tenho uma enorme pena dos fiéis que são enganados com falsas promessas pelo 171 Macedo,que certamente há uns 15 anos atrás eu entrei na IURD da Ilha do Governador,e frenquentei o culto Sessão de Descarrego.No final,o pastor que nem lembro o nome,disse aos fiéis,que quem der o maior dízimo,maior será o abençoado.Eu cheguei a uma simples conclusão:eles se alimentam,respiram e vivem do $$$.Eu nem tinha nada na minha carteira,somente 1 centavo no bolso,e eu na fila depositei na sacolinha.Não era que eu estava duro,sem grana,mas uma forma de protesto contra esse faturamento dizimal dos bispos e pastores da IURD.E inclusive,um casal de ricos doou um cheque no valor de aproximadamente 100 mil reais e o pastor disse gritando alto:"Esse é o casal mais abençoado da face da Terra!!!!Glória,glória,aleluia,louvado seja o Senhor e salvador Jesus Cristo"
    E os outros frequentadores nem sequer tinham 10 reais no bolso,pois na época era muito dinheiro,já que o Real foi lançado em 1994.
    O Ministério Público já tá na cola do 171 Macedo faz um tempão,mas enquanto não se faz a lei pra prender esse pilantra,só nos resta por uma verdadeira justiça:A de Deus,até porque pode tardar,mas nunca falhará!
    Disso pode ter certeza...

    ResponderExcluir
  3. Perceba, caro ouvinte:
    É justo que uma denominação religiosa detenha tantas concessões num mesmo dial, para servir a interesses ÚNICOS desta seita?
    É justo manter retransmissão pura e simples de um inacreditável canal de pregação VIA INTERNET?
    É justo que pelo poder financeiro, um grupo impeça a operação de demais grupos com comprovação de capacidade técnica?
    Até quando?
    Copacabana AM, Record AM, Musical FM, Tropical FM, 105 FM...
    Quando nos veremos livres da Rede Aleluia?
    Eu não sou contra a utilização do dial pela Universal. Não mesmo.
    Sou contra a ocupação de CINCO EMISSORAS NA MESMA ÁREA DE ABRANGÊNCIA FAZENDO A MESMA COISA! Irrita, porra!
    E por favor, não me venham com papinhos de Transamérica e nem de Record News. O pau está comendo dentro do grupo. E na porradaria pastores conservadores versus diretores comerciais, o "sagrado" vaio vencendo. E fazendo mierda.
    Se fosse pra Record News FM entrar no ar, já teria entrado. Até porque, espaço está sobrando...

    ResponderExcluir
  4. Ridículo este tema.

    Ao invés de ficar criando estes temas que abrange religiões, porque não cria temas mais construtivos e relevantes ?

    ResponderExcluir
  5. Ô meu prezado Rafael! Se houver uma maneira de contar a história do dial carioca sem citar confissões de fé, me avise, que posso até rever a pauta. Aliás, aviso que amanhã teremos um texto que citará a extinta Rádio Carioca. Como os personagens citados serão de outro credo, talvez isso lhe satisfaça.

    ResponderExcluir
  6. Caro Marcelo,uma coisa que não entendo!
    Pq a IURD faz dos pastores falsos radialistas?Quero ver o diploma de cada um deles!Creio que a maioria usa diploma frio,ou seja falso!
    E os pastores que passam a madrugada apresentando programas da IURD na Record,no IURD TV,será que eles são formados em comunicação?
    Pelos erros de portugues sofriveis,atacando as religioes dos outros,etc e tal,obviamente que não são formados porcaria nenhuma!
    E o Ministério das Comunicações não vê,não faz vistoria e nem sequer regulariza este tipo de prática!
    Pense na Rede 21,que é do Grupo Bandeirantes de Comunicação,que arrendou 22 horas para IMPD do Valdemiro Santiago,dissidente da IURD!Alem desse apóstolo,os outros pastores que apresentam,tbm são formados?
    Claro que não!Fato comprovado da vergonha radiofonica e tambem televisiva.

    ResponderExcluir
  7. Essa política do DRT é uma mixórdia. Eu mesmo cogitei tirar o meu, numa época da minha vida. Tinha duas opções: fazer um curso (se fosse superior, melhor ainda) ou arrumar uma peixada numa rádio, que me botaria de produtor ou locutor (de programa musical, óbvio) e me indicaria para receber o DRT. Como queria fazer cursos para outras coisas e nunca tive peixada em rádio, descartei completamente me meter com radialismo.

    O que essas rádios evangélicas fazem é: dão a titularidade dos programas para os pastores e lhes indicam para irem no Ministério do Trabalho receber o DRT. E o Ministério dá! Aí vocês veem os pastores se apresentando como radialistas. O que é oficialmente verdadeiro. Só não é moralmente aceitável. Nem tudo que é legal é moral.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos