Carregando...

102,9 FM: A Rádio Oficial do Verão com um outono duvidoso

A outorga da Cidade FM carioca pertenceu inicialmente ao grupo Poubel, do interior do Rio de Janeiro, tendo sido posteriormente vendida ao grupo niteroiense Fluminense, e depois revendida ao Sistema JB, ainda nos anos 70. Em 1977, a Cidade entrou no ar, com uma inteligente programação pop, que fez história e foi imitada em todo o Brasil e até no exterior. Mas ninguém jamais se igualou à Cidade FM dos anos 70. A Cidade original foi criada por Carlos Townsend, Alberto Carlos de Carvalho e Clever Pereira. Carlos Lemos era o superintendente do sistema JB, e comandou a empreitada.

Nos anos 80 e 90, a Cidade FM se perdeu completamente. Foi rádio popular, rádio "pop-rock" e rádio de dance music bate-estaca. De setembro do ano 2000 a 5 de março de 2006, a Cidade FM carioca foi uma emissora da "Rede Rock", liderada pela 89 FM paulistana. A Cidade tornou-se, assim, a maior fraude da história do rádio do Rio de Janeiro, com uma programação que jamais foi "rock", como eles diziam.

Logo a fraude acabaria. E acabou mesmo: o grupo JB desfiliou a Cidade FM da "Rede Rock" e arrendou a Cidade para o grupo Bel, de Minas Gerais, que nela instalou a filial carioca da rede Oi FM, que, na ocasião (6 de março de 2006), já contava com estações em Belo Horizonte (matriz), Uberlândia, Vitória, Recife e Fortaleza.

A Oi FM, ligada à operadora de telefonia móvel Oi, representava a definitiva invasão da geração lounge ao rádio carioca. Sua programação foi inicialmente a mais enjoada possível. Misturava música pop, um pouquinho de rock mais acessível (alguma coisa que a Cidade já tocava), dance music, um pouco de música "adulta" e a música lounge propriamente dita.

A cúpula da rede Oi afirmava que cada emissora contaria com programação própria voltada para cada cidade. Uma mentira, porque a lista de músicas de todas as filiais (disponível no portal oficial) era rigorosamente a mesma, alterando-se apenas a hora de execução de cada música.

A propaganda da Oi FM afirmava que a rádio não teria jabá. Podia ser verdade, mas a lista pequena de músicas (como uma rádio pop tradicional) e a insistente repetição de certas músicas e artistas era um indício desfavorável.

O objetivo inicial da Oi FM era vender celulares, ringtones e mensagens SMS, único meio que a rádio disponibilizou no início para os ouvintes comentarem a programação e pedirem músicas.

A programação musical foi melhorando com o passar dos anos. Mas a mistureba de estilos (transitando entre o pop e a música contemporânea) nunca comoveu a audiência carioca. A Oi FM 102,9 disputava as últimas posições nas tabelas de audiência com rádios gospel e estatais. Na verdade, a Oi FM 102,9 nunca se identificou com esta cidade.

No dia 31 de dezembro de 2011 a Oi retirou o patrocínio e seu nome da rádio. Agora o grupo Bel mantem a rádio arrendada, com alguns programas de 2011 e a planilha musical, praticamente a mesma da Oi FM. E criou o slogan "A Rádio Oficial do Verão". O que indica que essa atual programação tem prazo de validade: março de 2012. O futuro da ex-Rádio Cidade é incerto: manutenção do arrendamento para o grupo Bel, assunção de outro patrocinador master para substituir a Oi, devolução para o grupo JB, volta da Rádio Cidade ou arrendamento para outro grupo, evangélico ou não.

Por enquanto, a rádio segue com uma boa programação, que tem o demérito de atirar para quase todos os lados. Se a audiência carioca acolherá agora a rádio, isso é outra história.

Aqui podemos conferir a transição da rádio, de Oi FM para 102,9, entre 21h de 31 de dezembro de 2011 e 1h de 1º de janeiro de 2012.

DADOS DA RÁDIO

Entrada no ar (Rádio Cidade): 1º de maio de 1977
Entrada no ar (Oi FM): 6 de março de 2006
Entrada no ar (atual programação): 1º de janeiro de 2012

Sede da outorga: Niterói

Alcance: Grande Rio (exceto parte da Zona Oeste carioca) e arredores. A torre fica no morro do Sumaré, Rio de Janeiro.

Portal na Internet: www.radiooficialdoverao.com.br

Texto da nova resenha do Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro.

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Região Metropolitana 6096486882680283453

Postar um comentário

  1. Mas é o seguinte:como estava dizendo,a planilha musical,alguns programas e até o locutor de chamadas são praticamente os mesmos da Oi FM ,que agora é web rádio.
    Pena que não terá o Rock Bola na programação (se não me engano),mas a Rádio Oficial do Verão,manterá alguns programas da antecessora Oi FM,como Rádio Café por exemplo,com a nova apresentadora Lorena Calábria.
    Agora o verão não dura o ano todo e tem prazo de vencimento:Março de 2012.
    O que o Grupo Bel vai fazer com o dial 102,9?Manter arrendada para colocar um patrocinador master (como a Coca-Cola FM,possível candidata ao dial)?Devolver ao Grupo JB para trazer de volta a histórica Rádio Cidade (hoje como werb rádio)?
    Ou colocará para arredamento ou até venda para algum grupo midiático ou evngélico (isso é o que mais tem como a IURD,IPDA,IMPD e outras denominações).
    E há quem diga que a Kiss FM possa ocupar os 102.9,mas considero impossível,pois está investindo na sua outorga 91,9,e nem mesmo para arrendamento.
    Quem pensa que essa tal Rádio Oficial do Verão terá vida longa pela frente,ledo engano.
    Agora é só aguardar a chegada do mês de Março para saber qual será o destino dos 102,9.
    Torço para que não caia em "mãos erradas"!

    ResponderExcluir
  2. Comentei várias dessas hipóteses no texto. A hipótese menos provável é um arrendamento para a IPDA, que tem devolvido muitas rádios e está perdendo membros para outras igrejas neopentecostais que eu prefiro chamar de pós-pentecostais, IMPD e IIGD à frente. Mas não dá para descartar nem IPDA e muito menos IURD, Paz e Vida...

    ResponderExcluir
  3. Olá caros amigos do tvsdorj.com, foi uma boa ter conhecido o post falando sobre rádios.
    Gostaria de deixar minha opinião, pouco conheço das rádios do rio, qdo vou a cabo frio ouço algumas delas. Mas comparando com a média em BH o nível da Verão FM ex-Oi, não tem comparação, as outras só tocam dance comercial da pior qualidade, axé, pagode, Gospel, funk carioca, mpb de 30 anos atrás. Na Verão FM podemos ouvir as novas tendências musicais de vários estilos, inclusive rock, não por acaso ela foi exclusiva em tocar uma música de parceria de Rolling Stones com Alice Cooper, antiga do início dos 70 mas tocou, foi a única emissora em BH a tocar Arcade Fire, que ganhou o Grammy 2010 (melhor album), a única que continua tocando Gorillaz, Neil Young, Paul Mac Cartney, Genesis, Aerosmith e U2 (vide show transmitido ao vivo no início de 2011) muitos outros do rock.
    Mas ela também toca coisas novas do rock inclusive carioca, vide Mallu Magalhães, Camelo, muita banda nova que só poderíamos ouvir aqui. Logo gostaria de deixar meus Pêsames para a operadora Oi pois já estou pedindo a portabilidade númerica, uma das poucas coisas que me prendia a Oi era a interatividade permitida (bem limitada) mas era. Tim abra os olhos essa é uma rede nacional que cobre uma boa gama de estilos musicais, se prezando sempre pelo bom gosto, que tal patrocinar???.
    Uma rádio que seja 100% ROCK, creio que também disputaria os últimos lugares do Ibope. Infelizmente a grande maioria dos brasileiros não tem gosto próprio e segue o que a TV lhes empurra guela abaixo nos PROGRAMOES do domingo, na sua maioria lixo musical disfarçado de “Cultura Brasileira”. Vamos dar força a essa nova rádio que surge, pois sua plataforma é a mais inovadora já vista,permite a participação do usuário na criação da grade de programação, seja no celular ou Laptop, Tablet ou qualquer outro Gadget que venha a entrar na moda… E esse caminho tecnológico, eu acho que é uma Via sem retorno... Thank you...

    ResponderExcluir
  4. Mto bem pelo q vc escreveu CHRIS DEBROT. Parabéns cara é isso mesmo. Qta musica boa e novidades q a OI FM tocava( e ainda toca via web) dentre varios outros nomes vale lembrar Eskobar, Madcon, Aloe blacc, Robin Thicke, Janelle Monae, Morcheeba, Plan b, Kaskade, Empire of the sun, Kraak e Smaak e inumeros outros. A OI FM é nota 1000! Agora só na web e estas frequencias disponiveis p as evangelicas, as jovens q são tds iguais com as mesmas musicas o dia inteiro; só dá Britney Spears, Beyoncé, Justin Bieber, Lady Gaga, estas bandinhas de pop adolescente; essas porcarias de radios populares de axé, sertanejo, pagode e funk. E ainda falam mal da Oi FM, uma radio alternativa p poucas pessoas com bom gosto musical.

    ResponderExcluir
  5. Viva a radio alternativa com ótimas musicas e mta variedade sonora. A OI FM realmente é LIVRE. A OI FM mostrou q com certeza EXISTE MÚSICA ALÉM DAS OUTRAS RÁDIOS. Vai deixar mta saudade aqui no dial de BH. No Rio de Janeiro o radio fm deixar a desejar. É uma pena, uma cidade tão linda, com + de 6 milhoes de habitantes e com poucas opçoes no FM q presta. Que absurdo!!! Grandes cidades do Brasil como o Rio e BH sem radio alternativa. Curitiba por exemplo tem uma q é mto boa a Mundo Livre FM

    ResponderExcluir
  6. Sou protestante, mas não gostaria de ver a frequência arrendada para igrejas que não possuem sedimentação teológica. Então, é melhor que permaneça uma rádio em que a cultura musical é ampla e rica, como é a planilha musical comandada pelo coordenador Bruno Levinson, responsável pela extinta Oi FM e pela Rádio Verão. Torço muito pra que ela permaneça. É o último suspiro de inteligência no dial.

    ResponderExcluir
  7. FÁBIO BARROZO DA SILVA4 de janeiro de 2012 às 12:31

    Boa tarde

    È uma pena que das quatros radios do Rio, agora só tem tres, Sulamerica Paradiso, JB, MPB FM, Por não acabam com as fm o dia da vida, que mais parace um pinico sonoro!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos, so queria falar que na epoca da Radio OI FM a frequencia chegava na Zona Oeste (campo Grande), depois que virou "Radio Verão" a sua frequencia sumiu porque? Voces sabiam que a "JB FM" colocou uma torre na Serra do Mendanha (Campo Grande) porque não fazem o mesmo? Gostaria de voltar a ouvir a radio.
    Abraços aguardo resposta.
    Celso Mello

    ResponderExcluir
  9. O programa Rock Bola agora vai para a MPB FM 90,3. Estréia dia 16/01 às 20h.

    ResponderExcluir
  10. O que?Rock Bola na MPB FM 90,3???
    Não vai dar certo numa rádio que toca samba de raiz e MPB,sinceramente.
    Quando a Rádio Cidade cedeu o lugar para Oi FM em março de 2006,a equipe do Rock Bola se transferiu para a FM O Dia.Mas não agradou parte de seus fãs,pois a rádio já transmitia samba,pagode,axé e funk,o programa foi imediatamente retirado do ar.
    Imagine um programa que satiriza ao futebol carioca,fazendo piadas,etc e tal para uma rádio muito conceituada que conquista audiencia a cada dia?!
    Daqui a pouco vai surgir muitas reclamações por parte dos ouvintes,a audiencia pode cair e o programa,quando menos esperar,pode sair do ar em pouco tempo...

    ResponderExcluir
  11. Putz...nada haver Rock Bola na MBM FM. Se era pra sair da Rádio Oficial do Verão (antiga Oi FM), que fosse pra Transamérica ou pra Mix.

    Sobre a MPB FM, acho que ela toca rock nacional, mas não acho que o programa se encaixa bem na filosofia da emissora. Até mesmo na SulAmérica Paradiso e na JB FM seria estranho.

    ResponderExcluir
  12. Não haverá problema nenhum com a transferência dos meninos do Rock Bola para a MPB FM. A programação da Oi não me agradava nem um pouco e eu ouvia todos os dias o programa. Os ouvintes que eles já tem, vão com eles, pq é o melhor horário pra todo mundo, e eles terão ainda mais ouvintes do horário da noite. Nesse horário só irá escutar quem realmente estiver a fim. Seria muito fácil se fosse simplesmente "escolher" em qual rádio se quer trabalhar, só que há negociações em tudo. Horários, contratos, patrocínios e obviamente eles vão escolher o que for melhor pra eles em todos os sentidos.
    Sorte à Radio do Verão, que eles arrumem um contrato em breve, e sorte aos meninos do Rock Bola também. Sempre!

    ResponderExcluir
  13. Sei disso Wanessa,que o Rock Bola tem ouvintes,mas acho que a MPB FM não tem esse tipo de filosofia para por um programa que satiriza o futebol carioca.A MPB FM pode até tocar rock nacional oitentista e noventista,mas acho estranho numa rádio tão conceituada que só toca MPB e samba.
    Pra se ter uma idéia,duas rádios recomendáveis para a equipe do Rock Bola trabalhar:Transamérica e Mix FM.
    Até na séria JB FM e Sul América Paradiso,seria muito estranho ter um programa rockeiro como esse.

    ResponderExcluir
  14. A verdade é que o Rock Bola não cabe mais no dial FM carioca. Não conceitualmente. Só cabe na Transamérica, na Mix e na 102,9, de onde saiu. No dial AM é que não falta espaço para o Rock Bola. Tirando a CBN e as rádios evangélicas.

    ResponderExcluir
  15. LUCIANO ALVES FERREIRA19 de janeiro de 2012 às 12:04

    INFELIZMENTE O ROCK BOLA MUDOU DE CASA... QUEM PERDE É A RÁDIO QUE PARA MIM O ROCK BOLAERA O MELHOR PROGRAMA NA GRADE DA RÁDIO... MUDAREI PARA A MPB FM.

    ResponderExcluir
  16. LUCIANO ALVES FERREIRA19 de janeiro de 2012 às 12:12

    NÃO CONCORDO, POIS NÃO ERA SÓ POR CAUSA DO FUTEBOL QUE O PROGRAMA ERA BOM... ELE TINHA CREDIBILIDADE TAMANHO ERAM OS ARTISTAS RENOMADOS QUE ERAM CONVIDADOS... EM GERAL ERA UM BOM PROGRAMA QUE FAZ FRENTE AOS MAIORES DAS OUTRAS RÁDIOS.

    ResponderExcluir
  17. A rádio oficial do verão vai manter o nome rock bola na programação e no mesmo horário. Ainda estão fazendo escolha de locutor e convidaram o smigol para voltar ao programa. Que passo seria esse? Remodelar o programa para depois ser arrendada por algum grupo evangélico ou que tenha proposta diferente? Será que a rádio continua?

    ResponderExcluir
  18. O que "tá" acontecendo com as rádios cariocas? Um dia desses foi a Antena 1
    O interessante é que essas "bobeiras" de músicas de duplo sentido (ou sentido declarado) continuam.Lamentável.

    ResponderExcluir
  19. Ninguem quer entrar nessa roubada de entrar num programa de uma rádio q saira do ar em março. somente quer estiver desempregado toparia um programa nessas circunstancias

    ResponderExcluir
  20. Se o Rock Bola precisava usar artistas como muletas, é sinal de que o programa em si carecia MUITO de credibilidade, que é algo intransferível. A não ser que estejamos falando de eleição. Vide Lula e Dilma...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos