Carregando...

A farsa da migração de rádios AM para o FM

Uma das coisas mais comentadas nos fóruns radiofônicos é a suposta migração das rádios AM para o FM. O que há, na verdade, é a repetição simultânea da programação de rádios AM por algumas FMs, e o nascimento de rádios AM direto no dial FM, sem jamais terem ocupado espaço no dial AM.

Os casos mais festejados de "migração de rádios AM para o FM" são os das rádios CBN AM 860, Super Rádio Tupi AM 1280 e Rádio Globo AM 1220. Só que nenhuma dessas três jamais migrou de uma faixa para outra. Ou seja, da faixa AM para a faixa FM. As três conseguiram espaço no dial FM e passaram a usar canais de FM para repetir integralmente a mesma programação que transmitem nas frequências originais de Amplitude Modulada. A CBN desalojou a Globo FM 92,5, que como a Rádio Globo e a CBN, pertence ao Sistema Globo de Rádio (SGR). A Tupi desalojou a Nativa FM 96,5, outra rádio Associada que, para não sair do ar, arrendou a Antena 1 FM 103,7. Por fim, a Rádio Globo arrendou a antiga frequência FM 89,3 (atual FM 89,5) da Nova Brasil FM, que antes da Globo estava arrendada para a Nossa Rádio FM.

Há ainda o caso de três rádios AM que nasceram direto no FM, sem jamais ocupar a faixa AM: a Catedral FM 106,7, a FM 104,5 da Igreja Universal (que arrendou o antigo canal da Tropical FM de Armando Campos) e a Band News Fluminense FM 94,9. Portanto, não houve migração de rádios AM para FM, neste caso. Se bem que a Catedral FM é uma legítima sucessora de outra rádio arquidiocesana, extinta há décadas: a Rádio Vera Cruz AM.

O dial AM tem ainda várias rádios que não migraram para o FM: Fluminense, Relógio, Copacabana, Rede Sucesso, Manchete, MEC AM, Tropical AM, Tamoio, Rádio Brasil, Record, Capital, Canção Nova, Metropolitana, Nacional, Mundial, Boas Novas, Bandeirantes, Rio de Janeiro, Rádio Livre, Rádio Popular, Continental e Grande Rio. É provável que ninguém me convença que todas essas rádios tenham condições de terem repetidoras no FM ou de migrarem para o FM. Não há espaço no dial FM para tanta rádio, mesmo que acabem com todas as atuais rádios FM. Não no atual rádio analógico. E mesmo porque, dessas rádios AM, as que não são mantidas por governos ou por igrejas ou outros grupos confessionais mal tem condições de se manterem no ar no AM, que dirá de migrar para o concorrido dial FM ou de ter repetidora no FM.

Ainda não houve no Rio um caso de autêntica migração de rádio AM para o FM como houve com a CBN de Brasília. Por lá, a rádio começou transmitindo apenas na frequência própria AM 750. Depois desalojou a Globo FM local que operava em FM 95,3, fazendo dela sua repetidora. Mas depois vendeu o canal AM para a Jovem Pan e, aí sim, migrou de vez para o FM, após o período de transmissão simultânea em AM e FM.

Fique aqui mais esta questão intrigante para os debates dos leitores. Agradeço por prestigiarem a coluna.

Até a próxima!

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Região Metropolitana 6038693123963005798

Postar um comentário

  1. Perai a Rádio MEC AM é diferente da MEC FM ? Ou a MEC FM já foi de ralo !

    ResponderExcluir
  2. Se eu não citei a MEC AM nem a MEC FM, é porque ambas continuam como sempre: com programações distintas. MPB, programas culturais e educativos na MEC AM, música clássica na FM.

    ResponderExcluir
  3. Será que o Ministério das Comunicações não dá um belo puxão de orelhas nessas emissoras de rádio que fazem a dupla transmissão AM/FM?
    Pra que uma rádio AM utilizar o FM para repetir a mesma programação da outra?
    Vocês sabiam que a Band FM 96,1 de São Paulo,quando iniciou as operações em 1975,utilizou muito de seus horários apenas reproduziam a programação do AM,no caso da Bandeirantes 840 AM.Este seria o primeiro caso de dupla transmissão AM/FM,mas em 1976 a Band FM executou a programação musical com MPB,Rock,Soul e Jazz.A Band AM só voltaria a ter dupla transmissão AM/FM na metade dos anos 2000,ao adquirir a antiga Vip FM 90,9,de São Bernardo do Campo na Grande SP,que atualmente está com a péssima sintonia!
    Já a primeira rádio AM/FM do Brasil em prática,é a CBN de São Paulo.A CBN 780 AM desalojou a então Globo FM (Ex-Excelsior FM,Rádio X) 90,5 FM em 1995 e até hoje essa dobradinha AM/FM vigora.
    De lá pra cá,muitas rádios AM passaram a transmitir simultaneamente em FM,como as rádios Gaúcha e Guaíba do RS;Clube B2 do PR;Estadão/ESPN,Tupi,Mundial todas de SP;Itatiaia e Inconfidencia em MG;Metrópole da BA;Clube do DF e demais rádios que abusurdamente utilizam a famosa AM em FM.
    Mas há emissoras que,além de utilizarem o mesmo nome,não retransmitem uma programação do AM para o FM,como no caso da Cultura Brasil 1200 AM,que toca muito MPB de qualidade e alungs programas educativos e jornalísticos e a Cultura FM 103,3,que executa música erudita.O mesmo vale para a MEC 800 AM e MEC 98,9,ambas do RJ.E algumas rádios que não adotam a dupla AM/FM,mas possui o mesmo nome em ambas as frequencias.
    Sinceramente,eu sou totalmente contra essa dobradinha AM/FM com a mesma programação,mas salvo se tirar alguma rádio de picareta de Cristo (não sou contra neste tipo,mas conceito é fundamental!).

    ResponderExcluir
  4. Novidade no dial carioca!BandNews Fluminense FM 94,9 prepara equipe esportiva no Rio de Janeiro e claro sobre a vinda da Bradesco Esportes FM 91,1,que terá tambem sua prórpia equipe esportiva local.
    Infomações no site do Tudo Rádio >>> http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=7196
    Resumindo :Será um AeMão em dobro!!!

    ResponderExcluir
  5. Para quem pensava que o Áureo Ameno estava fora do rádio,engana-se.Ele está na Rádio Canção Nova 1060 AM apresentando o programa Tarde Especial,que vai ao ar de Segunda,Terça,Quarta e Sexta ás 17 horas.E por incrível que pareça,alguns programas da Rádio Canção Nova quando são gerados direto de Cachoeira Paulista/SP,e quando terminam os programas,em vez da filial carioca colocar prefixo do AM 1060,no caso ZYJ 495,deixa passar os prefixos de ondas média,curta e tropical da própria geradora do interior de SP.

    ResponderExcluir
  6. Caro Marcelo Delfino, parabéns pelo seu trabalho. Acompanho o seu site há algum tempo. Resgatar a memória e a importância do rádio na cultura nacional é um belo trabalho!
    Gostaria de sugerir que você dedicasse um espaço também para as Web Rádios (autênticas) espalhadas pelo Brasil.
    Falo em nome da Rádio Web News - www.webnewsradio.net - na grande rede desde março/12. Gostaria que você, com seu conhecimento, fizesse uma avaliação da Web News e abrisse um espaço no site para tratar do assunto.
    Fraternalmente.
    Edson Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Hoje,01/05/2012,além do Dia do Trabalhador,dia da morte do piloto Ayrton Senna e da morte do terrorista Osama Bin Laden,faria 35 anos,se a ZYD 462 estivesse no ar,dando uma baita dor de cabeça dessas pseudos-FMs,como a Beat 98,FM O Dia,Nativa e tantas merdas.Estou falando de quem?Claro,da saudosa Rádio Cidade,uma rádio que revolucionou o rádio brasileiro.Com seu jeito descontraído e brincalhão de se fazer locução e tocando música jovem,a Rádio Cidade virou referência nacional.Seu time de locutores,formado por Ivan Romero,Sergio Luís,Sandoval,Romilson,Paulo Roberto,Jaguar,Marco Antônio,Mansur e mais tarde,Paulo Martins, era um verdadeiro time de celebridades.
    Se não fosse a decadencia do Sistema JB,a Cidade estaria de pé até hoje,disputando pau a pau na concorrencia.Hoje ela é só uma Web Rádio.
    Saudades da eterna Cidade...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos