Carregando...

A corrida para o Sumaré e o Mendanha

2012 pode estar sendo marcado uma nova corrida das rádios FM do Rio de Janeiro rumo ao Morro do Sumaré e a Serra do Mendanha. Estes são os dois principais parques de transmissão para as rádios FM do Rio de Janeiro, e também para emissoras de TV VHF, UHF e digital. O Morro do Sumaré fica estrategicamente entre as Zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro, próximo ao Morro do Corcovado. A Serra do Mendanha fica na Zona Oeste carioca.

Pelo menos uma novidade já aconteceu na Serra do Mendanha: a Beat 98 e a CBN em FM 92,5 inauguraram suas repetidoras FM por lá. Mas é no Sumaré que a coisa está movimentadíssima. De cara, há a promessa de que a rádio Bradesco Esportes FM 91,1 (a ex-petropolitana Musical FM 91,1 comprada pelo Grupo Bandeirantes) instale uma repetidora no Sumaré no mês de junho. Até lá, José Carlos Araújo e seus ex-companheiros de Rádio Globo permanecerão trabalhando apenas na Band News Fluminense FM 94,9.

Fora a Bradesco Esportes, há uma lista enorme de emissoras que tentam obter licença para colocarem geradoras ou repetidoras no Sumaré. Dizem que a mais antiga é a Costa Verde FM 91,7 de Itaguaí, interessada em instalar uma repetidora, ou reforçadora, como dizem. Aqui, um elemento complicador, devido à questão das frequências próximas: a novata Kiss FM 91,9 (já instalada no Centro do Rio mas operando ainda com um raquítico parque transmissor na cidade de origem da outorga: São Gonçalo) busca colocar sua geradora no Sumaré, como fizeram as outras rádios originadas em São Gonçalo: FM 104,5 (a ex-Tropical FM) e a Catedral FM 106,7. Onde está o princípio da isonomia neste caso da Kiss FM?

A lista de futuras FMs a operarem no Sumaré continua com emissoras que ainda não tem sinal no ar, sequer em teste. Como a já outorgada Rádio Senado FM 105,9 e a nova Nacional FM. prometida para uma frequência localizada entre os 88,5 da Tribuna FM de Petrópolis e os 89,5 da Rádio Globo.

Muitas novidades aguardam o rádio carioca no ano de 2012. Um ano que já começou cheio, com a afiliação da Rádio Cidade FM 102,9 à rede Jovem Pan, tornando-se assim a terceira encarnação da Jovem Pan FM Rio. E depois de anunciarem 171 mil vezes a venda da JB FM, os boateiros já estão vendendo e extinguindo uma famosa rádio adulta do Rio de Janeiro. E ainda anunciam que o apóstolo Valdemiro Santiago anda rondando algumas FMs do Rio. Como diz meu amigo Ernesto Pina, curta o silêncio... Ou os berros do apóstolo.

Fico por aqui, agradecendo a atenção dos leitores. Até a próxima!

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Região Metropolitana 6953364975144051968

Postar um comentário

  1. É meu caro Marcelo Delfino,o ano de 2012 começou bem movimentado demais!Agora o grande problema é sobre a Costa Verde FM 91,7,que quer inaugurar repetidora no Sumaré,só que poderá ocorrer problemas com a Kiss FM,que já tem escritório,quase tudo pronto no Centro do Rio,mas continua operando com fraco transmissor em São Gonçalo,que tambem quer instalar transmisor no Sumaré.E aí,como vai ficar?Pra mim,seria que a Costa Verde mudasse de frequencia para 91,5 FM (nem sei se existe essa frequencia em algum lugar do estado) para dar pelo menos espaço para Kiss FM operar em 91,9 FM.
    E sobre o Apóstolo Valdemiro Santiago de estar rondando para procurar alguma FM,é pouco provável que a JB FM saísse do ar,pois ela consolida e primeiro lugar de audiencia entre as rádios adultas.Já a Sulamérica Paradiso,acho difícil tambem,porque disputa pau a pau com a JB FM,e pelo fato de obter números expressívos de audiencia,faturamento e sem contar com o patrocínio master da seguradora Sul América.
    Chances do Valdemiro adquirir ou arrendar rádio na capital e do Grande Rio na minha opinião:menos de 10%,pois nem há espaço pra ele.Mas no interior ele terá chance de 60% até 70% de comprar ou arrendar.
    Essa é a realidade...

    ResponderExcluir
  2. Eh neh !! As emissoras de tvs em processo digital que eh bom NADA NEH ??!! Enfim.... Vamos ficar nesse arrasmo ai ate quando ??!! Alem disso, acredito que quase todas agora fiquem de olho na faixa FM pela questao dos celulares poderem funcionar so na faixa FM !! E acredito que por causa disso seja essa agitacao toda ai !! Quer dizer questao de mercado mesmo !! Enfim.... Vamos aguardar ai as novidade !!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com AlexRJ, nem que fosse alguns bons canais no UHF, como por exemplo um canal fixo do Esporte Interativo, e não podemos esquecer dos canais HD!

    ResponderExcluir
  4. Em quanto o Sinal Digital esta precário!
    O Tv Digital do canal do #SBT esta muito instável!

    ResponderExcluir
  5. Antes da Beat98 e da CBN, a 93FM também tem repetidora no Mendanha.

    ResponderExcluir
  6. O Governo Federal pretende vetar "aluguel" de rádio e TV.Matéria do Tudo Rádio >>> http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=7407 .
    Mas acho que isso não vai dar certo!Sempre há "padrinho" político no meio dessa história...

    ResponderExcluir
  7. nilson santos-Barra9 de junho de 2012 às 12:40

    Se a Radio JB FM acabar vendo meu radio,hoje as FM`s do Rio na minha opinião é lixo puro,só tem porcaria programação de baixissima qualidade,a ANTENA1 FM ja foi que éra otima no lugar nativa fm porcaria,mais o velho ditado que é atualissimo e pelo geito não vai acabar nunca é o seguinte TUDO QUE É BOM DURA POUCO.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos