Carregando...

Vamos falar sobre sincronia

Os três principais parques transmissores da cidade e a emissão de seus sinais: o azul é a área coberta pelo Sumaré, vermelho o Mendanha e o verde a N.S. da Penna. Imagem meramente ilustrativa

O Rio de Janeiro é uma cidade complicada para a captação de sinais de radio frequência (RF). Devido a sua geografia, apenas um parque de antenas infelizmente não cobre toda a região metropolitana da cidade. Deste modo, é necessário que haja mais parques de antenas para que cubram áreas de sombras (foto acima). Na tevê analógica, isto nunca foi um problema, uma vez que em cada parque transmissor, um canal ocupava uma frequência diferente. Por exemplo, no parque principal da cidade – o Sumaré – um determinado canal opera no canal 6 na faixa VHF. Em parte da zona oeste onde o sinal vindo do Sumaré é bem precário, ele operava na serra do Mendanha no canal 20 UHF. São canais (ou frequências) diferentes convivendo em harmonia, sem interferência. Por outro lado, isto acarreta em um desperdício de frequências, lotando o espectro desnecessariamente.

Na televisão digital, isto mudou: é possível que duas ou mais antenas trabalhem numa mesma frequência. Este tipo de rede é conhecida como SFN (Single Frequency Network), possibilitando uma otimização de frequências e espectros. Na figura abaixo, mostra o exemplo de como funciona a MFN (basicamente foi como a TV analógica foi projetada) – que utiliza três frequências (canais) e a SFN, que apenas é necessário um canal para cobrir os três parques.

Redes em MFN x redes em SFN
(Fonte: Technical Overview of Single Frequency Network - Enensys Technologies)




Porém, ondas na mesma frequência podem causar interferência. E elas podem ser tanto construtivas (as ondas se somam) ou destrutivas (uma onda anula a outra). Para o sistema SFN funcionar adequadamente sem causar interferência destrutiva, é necessário que elas emitam a mesma informação na mesma frequência ao mesmo tempo. E aí entra a sincronia. Nos canais digitais que emitem sinal em mais de uma antena, é utilizado um GPS como uma referência para realizar esta sincronia entre as torres e desta maneira, o mesmo pode ser captado apontando a antena em mais de uma direção. Não vou entrar muito no aspecto técnico disso, mas para quem tem interesse e saiba inglês, tem este artigo clicando aqui para ler mais sobre o assunto, o qual me baseei para escrever os primeiros parágrafos.

Infelizmente, faltando menos de 8 meses, há emissoras que ainda não se acertaram com a sincronia. Como falei na postagem anterior, explicando a ausência de posts no blog Tvs do RJ, a Rede Record sofre com isso, principalmente aqueles que moram entre o Sumaré e Mendanha - ilustrado pela interseção do circulo azul com o vermelho na imagem acima - estranhando que o canal deixou de sintonizar do nada. Ou seja, o sinal HD do Mendanha - que não está ajustado adequadamente - está atrapalhando para captar o sinal HD emitido pelo Sumaré. Quando o sinal do Mendanha está fora do ar, o sinal do Sumaré reestabelece nesta área. Do contrário, aqueles que possuem a antena apontada para o Sumaré não irão captar o sinal. Tenho contatos antenistas que me informaram que sentem este problema de captação também em Jacarepaguá (onde a emissora possui uma antena de reforço na N.S. da Penna) e até em trechos da Zona Norte do Rio, onde o Sumaré deveria prevalecer sobre o Mendanha e conseguisse pegar, sem problemas.

Até esses dias, acredite: a emissora havia alterado o canal VIRTUAL na Serra do Mendanha para 38-1 na tentativa de resolver este problema de sincronia. NÃO ADIANTA! Canal virtual é apenas o “nome fantasia” o qual você visualiza pela Tv. O canal real é a frequência a qual a emissora transmite o sinal. No caso da Record TV é o canal 39 UHF nas três antenas a qual a emissora está presente. O problema seria sanado se alterasse o canal FÍSICO para outra frequência, mas, para isso, seria necessário autorização da empresa regulamentadora de telecomunicações e fugiria do escopo das redes SFN, voltando ao que era na Tv analógica. Abaixo está a foto de um leitor do blog o qual mostra a mudança do canal virtual da emissora quando ele recebe o sinal do Mendanha (quando está no ar) e quando está fora do ar – que é quando ele capta o sinal do Sumaré.  

Reparem a mudança do EPG e do canal virtual quando o sinal do Mendanha está fora do ar (a esquerda) e no ar (a direita)

Este antenista, o qual eu tenho contato, conseguiu relatar ao técnico da emissora sobre isto e ele informou que tiveram um problema com o equipamento via micro-ondas e estão captando o sinal via satélite e ainda sugeriu que apontasse a antena para o Mendanha até este problema estar sanado - isto significa perder a recepção de mais da metade dos canais para quem aponta para o Sumaré. 

Não, técnico, não vou mexer na posição da antena. E muito menos vou adotar uma solução que tenho visto em algumas instalações que é o uso de duas antenas (uma apontada para o Sumaré e outra para o Mendanha) com seus sinais misturados através de um divisor invertido ou chave comutadora A/B (foto abaixo).

Conectando duas antenas nesta chave comutadora A/B, você seleciona qual antena a tua TV irá recepcionar o sinal através da chavinha acima.

É obrigação da emissora em manter os sinais em sincronismo, assim como a Globo, Band, SBT e RedeTV estão, sem problemas – e que possuem antenas retransmissoras no Mendanha e em alguns outros lugares pela cidade. No caso da Globo, há gap-fillers até em Botafogo e um em Bento Ribeiro. E a antena do telespectador tem que estar apontada para a direção que lhe ofereça o maior opções de canais possíveis.

A Rede Vida HD também tem este problema entre o Sumaré e o Mendanha. Porém o sinal do Mendanha está fora do ar faz alguns dias e, após contato com o técnico, ele falou que estão trabalhando nesta solução para que a emissora opere em SFN.

Espero que nestes oito meses que faltam para o término do sinal analógico que estes problemas sejam solucionados. Não só relacionados a falta de sincronismo mas também problemas técnicos relatados pelos nossos leitores em algumas emissoras nanicas e que também invistam em expandir a cobertura de seus sinais (em sincronia!) para que não haja mais problemas para a captação do sinal digital.  


Atualizado em 01/02/2017 às 11h32:
A Rede vida HD voltou no Mendanha hoje, mas ainda não estão operando em sincronia (SFN). Mas a promessa disto se resolver, como relatado no texto acima, ainda é válida.



Técnico 1280576492269348177

Postar um comentário

  1. HOJE UM TÉCNICO INFORMOU QUE ESTÃO CIENTES DO PROBLEMA, E ESTÃO FAZENDO DE TUDO PARA RESOLVER.

    ResponderExcluir
  2. Quero saber quando o Esporte Interativo vai entrar ?

    ResponderExcluir
  3. Segue resposta do Esporte Interativo ao meu e-mail perguntando a mesma coisa:

    "Nós vamos anotar a sua sugestão aqui e assim que tivermos novidade avisaremos, ok?

    Muito obrigado!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a Tv Cultura vai ter sinal digital ?

      Excluir
    2. Segundo a própria TV Cultura, a Passaponte está em processo de implantação e pede que aguardemos!

      Excluir
  4. Esse sinal do medanha que vcs tanto fala e o da baixada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o sinal da Zona Norte do Rio.

      Excluir
    2. A Baixada em geral recebe sinal do sumaré. Acho que N. Iguaçu "está de costas" para o Mendanha...

      Excluir
  5. O SBT digital aqui em Nova Iguaçu está fora do ar à meses alguém poderia avisar aos engenheiros da mesma canal físico 23 virtual 11.1.

    ResponderExcluir
  6. Rede Brasil canal 51.1 fora do ar.

    ResponderExcluir
  7. Vamos atualizar esse site

    ResponderExcluir
  8. O melhor canal na madrugada e o sbt com seu jornal mesmo com notícias repetitivas, porquê o resto não tem nem um conteúdo interessante.

    ResponderExcluir
  9. Record News vem melhorando bastante

    ResponderExcluir
  10. CANAL ASHOW TV!

    Moro em SJMeriti e ontem a noite, no canal 55 sintonizei este canal analógico. Qualidade de imagem ruim e muuuuito ruído no áudio.
    Encontrei o site do canal que diz ser um canal novo (desde 2015) de Petrópolis e já chega neste ano com canal digital no 49 (este ainda não consegui sintonia). Inclusive no mapa de cobertura, aparece parte da zona norte do Rio, Niterói, Sãogonça e partes da baixada.
    Não é primeira vez que sintonizo algo neste canal 55. Ano passado, ficava uma imagem congelada de praia a noite (possivelmente Copa) e depois de um tempo começaram a transmitir clipes da MK Music e, já a noite transmitia um programa com imagens direto de uma cabine de rádio evangélica (uma Assembleia de Deus de Duque de Caxias).
    Por sinal, consigo sintonizar canais digitais no 25 (13.1 Record Interior) e 15 (43.1 Band Interior) com alguns travamentos nos melhores dias.

    Verei se consigo algo mais na sintonia e posto por aqui.

    ResponderExcluir
  11. Ola !! Parabens Lucas pelo artigo !! Muito bem feito e explicativo !! Aqui aonde estou na Taquara temos 2 realidades diferenciadas !! A primeira a Globo no qual se consegue captar bem o sinal dela !! E como voce disse na materia, a emissora tem mais de uma antena pela cidade !! Diferentemente da emissora SBT, como por exemplo, que aqui o sinal e quase nulo, enquanto que na epoca que so tinha no Sumare era muito bom o sinal, MAS.... depois diminuiu muito com a vinda do sinal dela pelo Mendanha, e agora recentemente com essa nova colocacao ( ao que me parece e pelas poucas noticias relatadas desse assunto ) da antena dela aqui em Jacarepagua, o sinal e praticamente pifo tambem !! A da Record e outra que volta e meia tambem aparece problemas !! Enfim... RESUMINDO > Acho que as emissoras poderiam ter um maior carinho pros nos cariocas e fluminenses pelas captacoes dos sinais das emissoras. Porque realmente aqui no Rio e super complicado !! E quem se da bem, e muito bem, sao as empresas de venda de servico de tvs pagas !! Enfim.... Vamos aguardar pelo melhor !! Parabens Lucas !! Abracos !! Alex RJ BR

    ResponderExcluir
  12. PESSOAL.
    Ontem por volta das 22hs, sintonizei no canal 8 vhf, com imagem e som muito ruim, o canal VIVA (num logo azul) da Globo. Depois, por volta das 23hs, já não via mais nada.

    Alguém está sabendo de alguma coisa?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares