Carregando...

Opinião: O Perigo do Fake News



O TVs do RJ criado em janeiro de 2010, sempre se comprometeu em passar credibilidade aos seus leitores e nunca postar aqui no site e nem na nossa página do Facebook, nenhuma informação sem que tudo esteja conferido antes de ser publicado, este tipo de confirmação pode ser uma foto, um vídeo, um áudio, um texto, um link com conteúdo, que até mesmo você leitor(a) pode nos enviar através das nossas redes sociais. Deste modo depois de averiguarmos e temos de alguma forma algo que possa passar confiança para o leitor; isso também vale pra quando se escreve um texto de forma opinativa como este aqui; passando credibilidade quando sabemos que estamos falando e não simplesmente digitamos qualquer coisa para poder "encher linguiça", como se diz num linguajar vulgar.

Porque estamos publicamos isso!? Não é indireta para ninguém, porém podemos dizer que é um alerta para quem que consome notícias pela internet, já que ultimamente estão surgindo muitas "Fakes News" traduzido literalmente para o nosso idioma, claramente conhecemos como "Notícias Falsas". Este tipo de manchete tem surgido em todos os ramos e assuntos; então tome muito cuidado com o que você anda compartilhando ou pelo qual site, jornal, revista, emissora de Rádio e TV que você tem se informado.


COMO IDENTIFICAR UM CONTEÚDO DE BAIXO NÍVEL ?

Conhecido como "Imprensa Marrom" que é uma expressão de termo pejorativo, utilizada para se referir a veículos de comunicação que escrevem notícias extravagantes, tendenciosas, duvidosas, com ideias deturpadas, chegando a ser controversas intencionalmente para que possa atrair acessos ou audiência de maneira sensacionalista. Eles inventam noticias fantasiosas, uma coisa que mais parece um filme de ficção cientifica do que uma noticia real. Eles também publicam textos escritos errados, fotos de baixa qualidade, são nitidamente parciais, favorecendo algum tipo de personalidade ou criam noticias mentirosas, a tal fake news, para poder manchar a imagem de outra pessoa, principalmente se essa individuo que é a vitima da "fake news" for uma cidadão que incomode as ideologias daquele veiculo de comunicação, então essa pessoa será duramente criticada injustamente, pois hoje em dia qualquer um pode escrever algo na internet e com um pouco de administração consegue fazer que seu conteúdo viralize rapidamente e esse tem sido o problema; as pessoas acreditam em tudo que estão escrito em qualquer site, que vê por ai.

"Ah eu vi no Facebook, que fulano disse isso e aquilo sobre o ciclano, viu que absurdo!"
Quando você vai ver não há um áudio, não tem um vídeo do fulano dizendo o tal absurdo ou ás vezes até existe o vídeo, porém é editado de maneira injusta, uma edição claramente feita de má fé para pode prejudicar o outro individuo.


Uma coisa que deixamos bem claro é que você não se pode acreditar em tudo que está nas redes sociais, por exemplo, o Facebook.
O Facebook é uma rede social aonde você pode compartilhar textos, fotos, vídeos, fazer uma transmissão ao vivo, mas a fonte real da noticia não surge do Facebook, ela surge de uma pessoa que escreveu e você tem que estar atento se esta pessoa está falando algo coerente, algo que tenha nexo ou não. A noticia não surge da "Empresa Facebook" do Mark Zuckberg, o Facebook é apenas um intermediario assim como as outras redes sociais como Instagram, Twitter e etc.

"Ah! Então quer dizer que não posso confiar em site ou mídia independente?"

Negativo! Você tem que saber que tipo de site você tem acessado, acredito que existe leitores que acompanham nosso site há muitos anos e continuam acompanhando pois confiam no nosso site. Não é querendo "puxar sardinha" pro nosso lado, mas são sites assim em que você tem que confiar. Existem muitas Web Radios,Canais no Youtube, Radio Comunitárias, Jornais e etc que passam mais crediblidade do que muito veículos de grande mídia. Deixamos aqui por exemplo o InfoTV RJ do Lorran Mateu, o HT Fórum tem o Topico "HDTV In Rio" que tem bastante credibilidade, TV Foco é um site independente com confiabilidade, tem o Nando Moura e o Rogério Betim no Youtube que dão opiniões coerentes, melhor que um jornalista da TV ou do Rádio, tudo isso porque eles fazem um serviço ao publico que acessam o seus conteúdo, se é que me entendem.
Não é um site que passam uma desconfiança, algo que não você não confie.

Você deve confiar na grande mídia?
Sim! Mas fique com um olho no peixe e outro no gato, com isso digo, fique esperto, tenha você uma auto análise do contéudo jornalistico que você leu, ouviu ou assistiu, se é realmente aquilo que o reporter/jornalista/blogueiro está falando, se ele não vai contra os principios básicos da ética, da moralidade e do respeito.


"QUAL É A MENSAGEM DESTE TEXTO? "

Que você pode sim confiar nos veículos de comunicação seja ele independente ou de grande mídia tradicional, só que tem que ficar alerta com o que ele escrevem, as ideologias deles, se eles são éticos, se a reportagem é verdadeira, tem conteúdo verídico, se o jornalista que está opinando está falando algo coerente ou parece um bêbado descontrolado. Se o veiculo de comunicação está inventando noticia para prejudicar alguém, já que essa pessoa que está sendo vitima do "Fake News" por ter um cargo importante na sociedade; se existe um áudio, vídeo, documentos que comprovem a noticias isso passa ser uma reportagem-denuncia uma coisa digna e maravilhosa de ser ver, mas se não há nenhum tipo de prova e a manchete é totalmente da criação do jornalista, não existe como ter credibilidade naquele site/radio/jornal/revista/Canal do youtube/emissora de TV seja lá o que for. Isso também vale para sites que inventam noticias sem nexo para dizer que tem conteúdo, quando na verdade ele(a) não passa de roteirista, um contador de historia fictícias e não de um jornalista/repórter/blogueiro que gostam de registrar a verdade.


Obs : Sabemos que isso não é foco principal do site, mas o a intenção é para que os leitores fiquem alertas com as "Fake News".

Texto: Wallace Lopes

Curta a nossa pagina no Facebook
www.facebook.com/tvsdorj, ou digite TVs do RJ
TVs do RJ 4886925979958498520

Postar um comentário

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos