Carregando...

TV Cultura Rio, sabia mais sobre o novo canal e como ficará a TV Universo



Vamos contar essa história de TV Cultura Rio desde do inicio. No dia 4 de janeiro de 2024, Flávio Ricco, experiente jornalista e especialista sobre informações de televisão, publicou no Portal R7, que Carlos Martins Camargo, o Caioto  deixou a vice-presidência institucional da emissora em São Paulo para assumir em breve, a gestão da TV Cultura Rio, que está em fase de implantação. 


Como o Flávio Ricco só escreveu poucas linhas sobre o assunto, pois foi somente uma nota, criou-se uma interrogação sobre a TV Universo, atual afiliada da TV Cultura no Rio de Janeiro, que tem sua sede em São Gonçalo, porém, abrange boa parte do município do Rio, por serem cidades vizinhas, mas áreas como a Zona Oeste carioca são não são cobertas pelo sinal da emissora da Fundação Universo. 


Pois bem, a TV Universo continuará sendo afiliada da TV Cultura pois também tem contrato em vigor. E a TV Cultura Rio também será uma afiliada da TV Cultura diferentemente de uma filial, já que esse novo canal que surgirá preferiu usar o nome TV Cultura Rio ao inves de usar de a própria marca, isso é uma opção que empresa detém.


A TV Universo tem concessão em São Gonçalo e a TV Cultura Rio terá concessão no munícipio do Rio de Janeiro, portanto, em tese que uma emissora cobrirá aonde a outra não alcança. Lembra que citei sobre a Zona Oeste do Rio? No Rio de Janeiro diferente das maiores da cidades brasileiras, os carioca tem problemas com recepção do sinal de televisão em rádio, por conta da topografia da cidade que é tomada por morros em todo território, sendo assim moradores da Zona Oeste captam sinal da Serra da Mendanha e moradores do restante da cidade e região metropolitana receber sinal do Morro do Sumaré e algumas partes recebe sinal do Morro da Pena. Ou seja, são três parques transmissores na cidade do Rio de Janeiro para abranger toda a cidade; diferente de outras cidades que até tem alguns parques transmissores, mas eles abrangem praticamente toda região. Com a vinda da TV Cultura Rio, a TV Cultura terá sinal em toda região metropolitana trabalhando em conjunto retransmitindo a programação da TV Cultura SP.  Incialmente a TV Cultura Rio não terá programação local. Já a TV Universo exibe seus boletins de noticias diariamente e programas especiais como foi a Retrospectiva 2023. 


Veja só como é chamada da TV Cultura Rio durante a programação da TV Cultura. 


TV Cultura 8294077066609556125

Postar um comentário

  1. Tomara que o sinal realmente venha abranger a região da zona oeste, pq é um problemão antigo aqui na zona oeste sempre foi muito ruim a grade de canais, ficando só as principais redes, o que com tempo satura de assistir, tendo mais opções de canais é bom para todos, exemplo é a rede brasil e a RBTV, só que infelizmente ambas se encontram fora do ar depois das tempestades. Mas enfim que o sinal da Tv Cultura RJ venha para o Mendanha, pois será muito bem vinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gabriel, até a Rede Vida tinha sumido depois das tempestades. Teve uma semana que ficou quase tudo fora do ar.

      Excluir
    2. Mas pelo que eu li, O sinal da Cultura vai abranger as áreas que não recebem o sinal da Universo. Só não sei se isso inclui o Mendanha.

      Excluir
    3. Sim, sim, essas tempestades realmente conseguiu tirar até emissoras do ar, estranho isso. Ah que bom que a Cultura vai pensar um pouquinho no nosso povo aqui da zona oeste, seja bem vinda, e que isso possa até chamar a atenção de outras emissoras a colocar os seus sinais no Mendanha.

      Excluir
  2. Bom dia gostaria de saber se vcs da tvs do rj entrou em contato com a emissora pra saber se já está em teste o sinal da tv cultura Rio ou tem data pra iniciar o sinal do canal.

    ResponderExcluir
  3. Tv Cultura Rio ja esta no ar pelo canal 32F e virtuais 16.1.2 e .3...o sinal pelo Sumare...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voces poderia me infomar Quando a TV Cultura Vai ter o sinal no Mendanha?

      Excluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos