Carregando...

Relatório do TVs do RJ / Outubro

34 A+ A-


Como estão os trabalhos para implementação do sinal digital no Rio? Aqui, você tem informações atualizadas sobre o mundo da TV fluminense!


Por Pedro Paulo Spoletto



Apesar de ser o terceiro menor estado do Brasil, o Rio de Janeiro é o de segunda maior economia, atrás apenas de São Paulo, e o terceiro estado com maior IDH (índice de desenvolvimento humano), atrás apenas de Brasília e São Paulo. Principal ponto turístico e cultural do país, terá fortes investimentos nacionais e internacionais por causa da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Mas, e sobre tecnologia televisiva? Infelizmente, o Rio sofre hoje com a pouca oferta de canais analógicos e digitais. Para saber como estão os investimentos na cidade e no estado, o TVs do RJ traz para você, o Relatório do TVs do RJ do mês de Outubro!

Entramos em contato com a RedeTV!, Band, CNT e Rede Record. A partir de agora, você confere como está a situação da TV fluminense.






RedeTV!
Como dissemos na edição de Setembro, o transmissor analógico foi trocado. O antigo, um RCA de aproximadamente 30 anos, cedeu lugar a um STB novinho em folha. Entretanto, alguns telespectadores têm enfrentado dificuldades de sintonia no 6VHF, na região da Grande Tijuca. Para verificar tal problema, os técnicos deverão fazer uma vistoria na região. Há a possibilidade de excesso de sinal.
Quanto ao canal digital, os técnicos informaram que a antena já deveria ter sido trocada há dois meses. O problema persiste devido ao IBAMA, que ainda não liberou o local para as obras. De acordo com os funcionários da emissora, a antena atual tem um raio de 220°, cobrindo o Centro e a Zona Sul. Por isso, muitas pessoas nas Zonas Norte e Oeste não conseguem sintonizá-la. A nova antena terá um raio de 360°, cobrindo uma maior parte da cidade. O equipamento já se encontra no Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com os funcionários, o transmissor digital está com potência reduzida, devido ao fato de que a antena atual é provisória. Ou seja, os 4kW do Linear instalado no Sumaré ainda não foram usados completamente. Num primeiro momento, quando a nova antena já estiver instalada, o transmissor deverá ser ligado em potência total. Num segundo passo, em 2011, o transmissor será trocado.

Vale lembrar que BAND e REDETV! têm a mesma potência original nos transmissores. Logo, depois da troca da antena, possivelmente quem sintoniza o canal 35D também estará apto a sintonizar o 21D.


Band Rio
Mendanha: Não há novidades animadoras. A filial carioca está sujeita à alfandega. Eles precisaram importar um equipamento que faz o delay necessário para o funcionamento dos transmissores do Sumaré e do Mendanha, sem interferências e anulação de sinais. De acordo com os técnicos, a previsão mais otimista é a de que, até o final do ano, o transmissor do Mendanha seja ativado.


CNT

A emissora está enfrentando sérios problemas com o IBAMA, que impede qualquer tipo de modificação no Sumaré. De acordo com um funcionário da filial carioca, a inauguração do sinal digital da CNT estava prevista para dezembro. Entretanto, devido às limitações impostas pela entidade governamental, todos os equipamentos ainda estão no pátio da emissora, em São Cristóvão, e esperam liberação para serem transportados para o Sumaré.

Além disso, há entraves com a ANATEL, que também não liberou toda a papelada. De acordo com o técnico, o prazo pode ser estendido. A inauguração pode ser adiada mais uma vez e só ocorrer em 2011.



Record Rio
A emissora ainda está na metade das obras da casa do transmissor do Sumaré. Algumas pessoas se queixaram da queda do sinal da emissora mas, de acordo com funcionários, não houve qualquer modificação nas instalações transmissoras.
Segundo técnicos da Record Rio, um novo transmissor já se encontra no pátio da emissora, mas ainda não se sabe quando ele será levado ao Sumaré. A previsão incial era a de que o novo equipamento seria instalado até o final de novembro.

De acordo com uma fonte, a emissora carioca está preferindo adiar a implementação do sinal digital porque deve mudar de instalações. A sede sairá de Benfica e deverá ir para a Zona Portuária. Ainda de acordo com essa fonte, a inserção de material local no sinal HD não deverá sofrer mudanças. Ou seja, continuará a chamada 'gambiarra' até que a nova sede seja construída. Vale lembrar que esta fonte só fez um comentário. Ela não é ligada à Record, não tendo, portanto, qualquer vínculo oficial como assessoria da emissora.

Mendanha: A Record Rio já está fazendo um estudo sobre as regiões com deficiência de recepção. Estima-se que, até o primeiro semestre de 2011, o Mendanha seja beneficiado por um retransmissor digital.
_________________________________

Vale lembrar que todas as informações aqui postadas são de inteira responsabilidade das emissoras. Todo o conteúdo foi proveniente de consulta telefônica a técnicos e funcionários da RedeTV!, Band, CNT e Record. O TVs do RJ não se responsabiliza por afirmações desencontradas ou falsas.

_________________________________



Este foi o relatório de Outubro do TVs do RJ. No próximo mês, você confere como estão os processos de implementação da TV Digital no Rio. Se você tem dúvidas, críticas, sugestões ou elogios, não deixe de postar um comentário. Até lá!
TV 241609095541498728

Postar um comentário

  1. nossa a cnt ,não ,segundo e-mail diz que ela já foi liberada pela anatel ,mas teve problema co ibama ,mas isso será resolvido ,a cnt etrou com ação na justiça ela ganhou ,mas ,o ibama recorreu ,isso vai demora um poquinho ,isso aconteceu também com a rede globo , por isso que ela foi estreia 2 meses depois do prazo ,anatel e as principais rede vão ter reuniao .eu acho que vai entra todos esses canais ou melhorar só para 2011,conforme os tecnicos acima disseram !

    ResponderExcluir
  2. "A tarefa é difícil, dificílima". (risos)

    Infelizmente, a TV digital no Rio de Janeiro continua parada no tempo.

    ResponderExcluir
  3. Ao PEDRO PAULO SPOLETTO, quero deixar aqui meus cumprimentos pela INICIATIVA de fazer esses relatórios mensais. Além de dar uma "satisfação" ao telespectador, as EMISSORAS também percebem o aumento do interesse por parte do público na passagem para o sistema HD e "entendem" que deve-se apressar os investimentos em programação HD. Investir dinheiro em sistema SD agora é como jogar pela janela.
    Parabéns extensivo a todos os colaboradores do blog.

    ResponderExcluir
  4. LEMBRANDO INCLUSIVE AO AMIGO LEONARDO IVO, no caso da TV RECORD, a indefinição de suas novas instalações do departamento de jornalismo no Rio de Janeiro, não só trava o desenvolvimento do sistema de irradição HDTV, como também atrasa os projetos de rádio, que dividirão a mesma sede e uma mesma estrutura técnica de produção, recepção e transmissão, como nos casos da RÁDIO RECORD AM 990, da 105 FM (que se Deus permitir e iluminar as mentes do grupo, vai virar de novo a gloriosa 105 FM, com essa programação romãntica/adulto contemporânea hoje excelente), e ainda os projetos futuros de criação da RÁDIO RECORD NEWS e também do canal RECORD ESPORTES, que dizem que herdaria as concessões da Rede Família (coisa que fazem muito bem)
    TORÇAMOS TODOS POR ISSO !

    ResponderExcluir
  5. ola pessoal boa tarde moro em queimados rj aqui o sinal e horrivel muito mal pega a rede globo no sinal digital e ainda com sombra no centro da cidade vamos olhar por queimados rj estamo muito precario com sinal digital.

    ResponderExcluir
  6. E a MTV e a Rede Brasil? Oficialmente, operam respectivamente nos canais 33 e 41, mas nunca as vi no ar.

    ResponderExcluir
  7. @Daniel
    Rede Brasil no canal 41? De onde você tirou isso?

    ResponderExcluir
  8. Pauta para o pessoal do BLOG:
    Hoje entrou no ar à tarde um programa no canal ESPORTE INTERATIVO, uma mesa-redonda em parceria com o jornal MARCA CAMPEÃO (EJESA/ODIA). O programa foi ao vivo.

    A TV O DIA tem 2 canais em UHF no Rio.

    SERIA O INÍCIO DE UMA PARCERIA, TRAZENDO AO RIO DE JANEIRO O ESPORTE INTERATIVO VIA UHF ?

    a pauta é boa....

    abraços!

    ResponderExcluir
  9. @Harris Watts
    Você quer ser um colaborador/escritor do blog TVs do RJ???

    ResponderExcluir
  10. Victor Faria, inclusive, pela primeira vez vi no ar essa madrugada. Primeira vez que vejo a TV Brasil transmitindo em HD no canal 41.

    Mas a Record e a TV Brasil ainda apresentam muitos problemas no sinal, mas pelo menos já estão no ar.

    Agora, a MTV no canal 33 nunca vi, nem vestígio. E a CNT, pelo visto, só no começo de 2011.

    Acredito que em 1 ano esteja tudo estabilizado. Parece que a Record News tbm vai transmitir em HD pro Rio no segundo semestre de 2011.

    ResponderExcluir
  11. Seria um enorme prazer!
    De qualquer forma, gostaria de ter um contato também para poder "pautar" outros fatos que podem ser verificados por este blog.
    A grande sacada desse blog é "unir" num único endereço, todas as informações necessárias aos aficcionados por Radiodifusão televisiva, incluindo programação e engenharia e suas novas tendências.
    É preciso ter total precepção de nossa importância.
    Embevecido pelo convite, mais do que aceito, cumprimento todos os leitores e demais colaboradores do blog.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  12. @Harris Watts`
    Entre em contato pelo email tvsdorj@hotmail.com!!!

    ResponderExcluir
  13. @Daniel
    Então, o amigo se confundiu, porque primeiro disse Rede Brasil e agora TV Brasil. TV Brasil é a emissora pública da EBC e a Rede Brasil é uma emissora comercial, que não tem canal próprio no RJ, o único sinal da emissora no estado é pelo 57 UHF de Petrópolis, que pertence à Rede Grande Rio.

    ResponderExcluir
  14. @Harris Watts
    Na verdade, desde a última segunda-feira o jornal não tem mais a palavra "Campeão" no nome.
    O nome do programa que vai ao ar no EI é "Marca Brasil". O nome do jornal parece que é "Marca.br", uma espécie de versão brasileira do jornal "Marca".
    Espero que o EI tenha logo um canal UHF do Rio. Não sei se esses canais que pertencem ao "O Dia" me atenderiam, mas concerteza seria uma ótima opção para muita gente.

    ResponderExcluir
  15. Victor Faria, vocÊ que se confundiu.

    Em nenhum momento falei Rede Brasil, falei TV BRASIL, emissora pública =)

    ResponderExcluir
  16. E a TV Brasil, emissora pública, tbm não deixa de ser uma rede.

    Inclusive, isso ficou bem claro no meu penultimo comentário :]

    ResponderExcluir
  17. A TVE BRASIL, antigo nome da TV BRASIL, já tinha um telejornal com o nome "REDE BRASIL". Era inclusive apresentado pelo Mário Lúcio. Se não registrou o nome, DEU MOLE. Afinal de contas, além dessa RBTV NADA ACRESCENTAR, nem em termos de qualidade de programação (sem padrão) e sinal pífios, ainda usa o nome que DEVERIA caracterizar a Rede Pùblica de TV. Aliás, nem sei porque tanta briga entre as duas. Tanto em Petrópolis quanto Niterói, os canais são EDUCATIVOS... É sempre bom lembrar...
    Fora as burradas da Casa Civil, que na sua maior vomitada criou os nomes horrorosos e eliminou os tradicionais....
    TV BRASIL em vez de TVE
    EBC em vez de RADIOBRAS

    EBC é o nome mais feio que já foi criado.

    ResponderExcluir
  18. Daniel, aqui está a íntegra de seu cometário (deixado mais acima), como vê, você disse "Rede Brasil", mas deixa pra lá...

    Daniel disse... [Responder comentário]

    E a MTV e a Rede Brasil? Oficialmente, operam respectivamente nos canais 33 e 41, mas nunca as vi no ar.
    20 de outubro de 2010 22:05

    ResponderExcluir
  19. Parece que a Record e a TV Brasil acertaram as transmissões nesse final de semana, os problemas já são bem menores.

    Nesse momento, consigo assistir todas as emissoras em HD menos a MTV e a CNT, que pelo visto só vai começar as transmissões em 2011.

    ResponderExcluir
  20. A Band já está transmitindo em digital na região do Mendanha. O sinal está muito bom e sem falhas. O sinal da TV Brasil neste fim de semana estava pegando com falhas e hoje já parou de sintonizar. Minha antena é apontada direto pras torres do Mendanha sem nenhuma obstrução.

    As únicas que não tem nem sombra de sinal é da RedeTV, mas segundo a Wikipédia estão em testes, e a Record, essa sim, está muito atrasada em relação ao digital e HD com a sua própria programação.

    ResponderExcluir
  21. Onde moro (Ilha do Governador) consigo sintonizar todas, menos a MTV.

    A TV Brasil é a única que tem falhas, provavelmente por estar com transmissão experiemental.

    ResponderExcluir
  22. Caro amigo luan vc e um cara de sorte que conssegue a band do mendanha.
    PARABEM.

    ResponderExcluir
  23. Caro amigo luan porque so vc conssegue este milagre?
    pos moro na cdd e nao conssigo.
    No mendanha so SBT e GLOBO.

    ResponderExcluir
  24. Ola !! Primeiro parabens pela materia colocada acima e por poder acompanhar mes a mes a situacao das emissoras !!
    Achei estranho e vc nao tocar em outros canais jah conhecidos como a globo (que ao meu ver me parece que ela vai colocar mais 1 antena na barra no jardim oceanico!! Nao sei se isso e verdade !!),da mtv e de outros canais !!
    Outra coisa que acho estranho por exemplo e a emissora Record em ela ter a sua antena de reforco aqui em JPA e nem o sinal digital ela ainda o colocou aki (acredito que isso nao seja ate problema pra ela!! Mesmo se ela resolver mudar de local),e de tb nessa localidade reforcar o sinal do outro canal, da Record News ! (pq na antena de JPA e soh reforco da Record soh e no sinal analogico soh )!!
    Alem disso tem um assunto a qual seria bom discutir aqui sobre o lance das torres publicas,e as emissoras usarem as suas antenas instaladas nessas torres. Como seria isso em termos de RIO, jah que a cidade tem o seu relevo geografico bem complicado ?!!Aonde seriam essas novas torres? Como seria feito isso? Vao tirar do Sumare ? E iram colocar aonde ? Tem lugar melhor que no Sumare ? Seria bom uma materia relatando e analisando sobre esse assunto !!
    Alex RJ BR

    ResponderExcluir
  25. moro na rocinha na parte (são conrado) comprei uma antena sagna 2000 mesmo assim o sinal ta rede tv hd não pega.

    ResponderExcluir
  26. gostari de ter mais notoias das torres de transmissao do mendanha.
    principalmente da BAND.
    poque sinal nao chega em jacarepagua.
    moro na cidade de deus e sinto falta de mas canais.
    aguardo noticias.

    ResponderExcluir
  27. tudo bem?? estou animado com a possibilidade de outras emissoras de televisão expandirem seus projetos no Rio de Janeiro, com a proximidade da Copa do Mundo e Olimpiadas. Acho que desde que , TVs Tupi e Manchete encerraram suas atividades, nao se via por aqui, um efetivo centro de produçao local, visando a transmissão para o Brasil, não só para o Rio de Janeiro. Louvemos o esforço da Tv Record-Rj com sua Base de Jornalismo e alguns programas locais, sem mencionar o Recnov. Mas, eu quero mais. GOSTARIA QUE EMISSORAS COMO RECORD E BAND, TRANSMITISSEM O JORNAL DA BAND E O JORNAL DA RECORD, INTEGRALMENTE GERADO NO RIO DE JANEIRO. VISANDO A DAR MAIS RESPONSABILIDADES A ESTAS EQUIPES E PROPORCIONANDO ASSIM, A DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS NO JORNALISMO, ENTRE REPORTERES E ANCORAS. OU MESMO MATAR A SAUDADE DE ROSTOS CONHECIDOS, COMO: CARLOS BIANCHINNI, CLAUDIA RIBEIRO, MARCIA PELTIER, BERTO FILHO, LEILA RICHERS, CARLA CAVALCANTI E OUTROS... VAMOS DIVULGAR ESTA IDÉIA?? ESTAMOS TODOS DESAFIADOS... valdairlopes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  28. POR QUE ?? APRESENTADORES DE RECONHECIDO TALENTO, ESTAO FORA DA PROGRAMAÇÃO LOCAL NO RIO DE JANEIRO??? EX: JIMMY RAW, SUSANA VERNER, CARLINHOS ROSEMBERG (POVO NA TV), AMAURY VALÉRIO(POVO NA TV), JOSÉ CUNHA(POVO NA TV), MYRTES PARANHOS, LUIZA BIÁ, WILTON FRANCO(DISPENSA APRESENTAÇOES), LUCIANA SAVAGET, ANA DAVIS, VIVIANE ROMMANELLI(RIO DE PREMIOS), TERESA FERNANDES(POVO NA TV),MARIANA LEAO(MAL APROVEITADA NO HOJE EM DIA LOCAL) E OUTROS QUE VOU PESQUISAR... valdairlopes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá, Alex

    O motivo de as outras emissoras não serem citadas neste post é devido ao fato de que elas próprias se recusam a divulgar dados.

    No post de novembro, mais emissoras divulgaram notícias, o que enriquece nossas postagens. Mas, infelizmente, ainda há uma mania de 'sigilo' na área de engenharia das redes.

    Muito obrigado por acompanhar os posts do TVs do RJ. Com a sua participação, poderemos melhorar ainda mais nossos focos de pesquisa.

    ResponderExcluir
  30. Não gostei pois o sinal digital é mais lento que o analógico, falta velocidade e com isso a imagem e som travam.

    ResponderExcluir
  31. com uma tv full hd o sinal fica perfeito aqui na rocinha sinal e ótimo, só rede tv hd que não pega.ao amigão de cina eu reconmendo a vc comprar uma tv de s40" LED Samsung Série C5000 UN40C5000QMXZD Full HD ai vc postar outro comentário falando sobre o sinal digital.

    ResponderExcluir
  32. Realmente Valdair!!! Tanto na tv aí do rj quanto no resto do Brasil eles fazem falta!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos