Carregando...

A terceira encarnação da Jovem Pan FM no Rio de Janeiro

Nem Kiss FM, nem Rádio Senado, nem Nacional FM. A primeira novidade do dial carioca em 2012 foi a saída da Oi FM da frequência histórica de 102,9 MHz da Rádio Cidade e a ocupação provisória da frequência pela "Rádio Oficial do Verão", slogan inventado pelo grupo Bel para cumprir o contrato de arrendamento da Cidade sem pagar multa ao Sistema Rádio Cidade (ex-Sistema JB), sem colocar um nome novo e sem criar uma nova programação.

Pois a segunda grande mudança no dial em 2012 envolve a mesma frequência. A Rádio Cidade e a Rádio Jovem Pan de São Paulo (que levou o modelo pop da Rádio Cidade para São Paulo nos anos 70) entraram em contato e firmaram um contrato inédito. A Rádio Cidade se afiliou à rede Jovem Pan FM. Não há arrendamento, não há aluguel, não há compra, não há venda. É afiliação.

A primeira encarnação da Jovem Pan FM no Rio de Janeiro foi ao ar na noite de 30 de setembro de 1994, quando a Jovem Pan paulistana arrendou a então Fluminense FM 94,9. A segunda encarnação foi ao ar em 31 de dezembro de 2000, quando a então Imprensa FM foi arrendada pelo grupo Dial, que fez uma franquia da Jovem Pan no Rio. A terceira encarnação é essa afiliação da histórica Rádio Cidade, outrora modelo para o rádio pop em todo o mundo, inclusive a Jovem Pan, e que agora é ironicamente uma afiliada da rádio pop paulistana.

A Jovem Pan FM 102,9 é totalmente operada pelo Sistema Rádio Cidade e terá o mesmo diretor artístico da JB FM: Alexandre Howoruski, aquele que deu um perfil falsamente rock para a extinta rede da 89 FM de São Paulo. Se o Sistema Rádio Cidade operar a JP FM da mesma forma que a JB FM, pode ser que esta reencarnação da Jovem Pan seja um sucesso no mercado carioca, cujo segmento pop está totalmente dominado pela Mix FM 102,1, que deixa a rival Transamérica FM 101,3 com bem menos ouvintes. A Mix FM 102,1 é, ironicamente, operada pelo mesmo grupo Dial que arrendou a Imprensa FM e que simplesmente trocou a franquia da Jovem Pan pela da Mix, quando o grupo proprietário da Mix São Paulo comprou parte das ações do grupo Dial.

A Jovem Pan FM Rio entrou no ar à meia-noite de 1º de março de 2012, depois que a Rádio Oficial do Verão encerrou suas atividades no dia anterior (29 de fevereiro), com o programa Black To Black. A Jovem Pan deverá ser inaugurada no dia 7 ao meio-dia, com o tradicional programa Pânico. Pode ser que o programa de reestreia no Rio seja transmitido direto dos estúdios da Jovem Pan FM do Rio de Janeiro para toda a rede. No entanto, a expectativa é de que a rádio tenha provisoriamente uma programação inicial quase toda gerada em São Paulo, com apenas dois locutores locais, e de que a programação majoritariamente local (fala-se em 70%) deverá entrar no ar até o mês de maio. A rádio já tem um portal oficial em www.jovempanrio.com.br e tem um perfil oficial no Twitter, também presente na página principal do portal: @JovemPanRio. Se o leitor viu outro perfil se apresentando no Twitter como sendo da Jovem Pan FM Rio, pode ter certeza que é perfil falso ou de algum ouvinte ansioso pela volta da Jovem Pan FM ao Rio.

Acompanharemos os desdobramentos da terceira vinda da Jovem Pan FM ao Rio de Janeiro.

Fico por aqui, agradecendo a atenção dos leitores.

Marcelo Delfino

Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro
www.radiorj.com.br
www.twitter.com/radiorj
www.facebook.com/radiorj
Região Metropolitana 3063518902610654304

Postar um comentário

  1. Vida longa à Jovem Pan no Rio! Pena que para ela retornar teve que sair do ar a Oi FM / Rádio do Verão.
    Agora, que volte a Antena 1!

    ResponderExcluir
  2. Mas pra entrar uma rádio de verdade no Rio (com locutores, produção, etc), tem que sair uma rádio audível como era a rádio do grupo Bel. A própria Jovem Pan FM entrou no ar nas outras vezes no lugar da Fluminense e da Imprensa FM... Os caras não tiram do ar rádios populistas nem de picaretas da fé. O caso da Rádio Globo no FM (que tirou do ar uma rádio daqueles picaretas) foi uma rara exceção. Como será uma exceção a Kiss FM, que entrará varrendo várias piratonas gospel do dial.

    ResponderExcluir
  3. E essa Kiss FM chega quando, afinal? Fala-se tanto dela e nunca que ela entra no ar. A Jovem Pan, que ninguém esperava, já está aí, e a Kiss FM nada...
    Essa Kiss FM vai tocar também rock alternativo, pop rock ou só rock in roll dos pesados?

    ResponderExcluir
  4. Desejo vida longa a Jovem Pan FM no dial carioca!!!
    E torço pela vinda de outras 3 rádios,todas com novas concessões:Rádio Senado 105,9 FM,Nacional FM 88,9 e a mais aguardada:a Kiss FM 91,9!
    O dial carioca começa,ou melhor,já começou a melhorar,com essa primeira novidade do ano de 2012!O dial carioca promete muitas surpresas!
    Agora vai ser impossivel escolher qual das tres rádios que quer ouvir,pois são vizinhas do dial:Transamérica 101,3,Mix FM 102,1 e a Jovem Pan 102,9.
    O sofrimento acabou!Viva a Jovem Pan!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Victor,a Kiss FM ainda está resolvendo pendencias burocráticas (Ibama,MC,instalação da antena e transmissor,e outras "cositas más"),mas talvez ela deve entrar no ar ainda em 2012.Os estúdios já estão praticamente prontos!

    ResponderExcluir
  6. Essa Jovem Pan próxima da Mix e da Transamérica vai fazer muita gente errar o dial direto. Que nem o povo que ouve a FM 104,5 e a FM 105,1... Mas quem ficar um pouco em cada emissora perceberá que a JP dá um banho nas outras duas. Se escolher direito entre as três, ficará com a Pan.

    ResponderExcluir
  7. Zenon Barriga Empezada4 de março de 2012 às 20:09

    Victor,
    Véio, não tem porra de pendência... É foda...
    A KISS acordou sua antena ainda no ano passado. Nunca se tratou absolutamente nada com Ibama nem qualquer outro órgão ambiental, pois não há necessidade. Só haveria problema caso fosse construída torre, ampliação ou construção de casa de máquina ou qualquer outra estrutura que modificasse ambientalmente ou visualmente o Parque da Tijuca.
    A Kiss entra em torre de terceiros, já erguida.
    Qualquer outra informação contrária a esta, Victor, é fofoca e desinformação pura.
    Um processo tramita desde jan/2007 na ANATEL com pedido de mudança de classe e aumento de potência, já se encontrando nos âmbitos finais, na coordenação de engenharia e divisão de controle operacional. A autorização vai sair em breve. Não há como precisar exatamente.
    E é bom que saia logo. Uma resolução do MINICOM no início deste mês, abre consulta pública para ouvir a opinião do cidadão. O Ministério sabe que muitas rádios competem em concorrências para classes bem baixas e logo pedem aumento de potência, pagando apenas pela concessão de curto alcance. O que o Governo quer evitar, e com toda a razão, é que o sujeito burle dessa forma o cálculo do valor devido, que deveria ser bem maior, no caso de potência igualmente maior. Daqui pra frente, a rádio que tiver aumento VAI pagar a diferença.
    Pelas regras atuais, uma rádio só pode pedir o aumento depois de 5 anos de concedida.
    Atualmente, cerca de 1.000 processos idênticos, compõem o estoque de processos do Ministério.
    A KISS já chegou, Victor. Ela opera em baixa potência, sem ter sequer "proteção" na Lei contra interferências de outras emissoras legais fora do seu raio de ação - limitado ao raio de 7 Km - por ser a menor das classes de operação comercial.
    Mas ela já existe e já tem prefixo e outorga licenciada para operação normal.
    Inclusive dá prefixo de hora em hora como obriga a Lei.

    ResponderExcluir
  8. Mas por que a Jovem Pan conseguiu tudo isso mais fácil e a Kiss FM não?

    Com a Globo (estilo AM) no FM, acho que nunca mais teremos a antiga Globo FM no dial carioca, não é? Ao menos que ela retorne com outro nome (tipo Multi Show FM) ou 88FM...

    ResponderExcluir
  9. Clesio Hypolito da Silva5 de março de 2012 às 20:03

    Esqueceu de um detalhe nessa notícia: Já existe também uma página oficial no Facebook da Jovem Pan RJ

    ResponderExcluir
  10. Como assim, a Kiss FM já está no ar? Já há locais que é possível captar o sinal dessa rádio? Tem certeza? Acho que vc está se confundindo, não? O Marcelo Delfino, que sabe muito dessas coisas, não mencionou nada.

    ResponderExcluir
  11. Enquanto isso em SP,depois do Grupo Bandeirantes firmar parceria com o Grupo Bel (ex-Oi FM,e atual Rádio Oficial do Verão) para a ciração da futura Rádio Esportes,o GBC perde mais uma rádio!A Mit FM 92,5 saiu do ar a meia noite de hoje,depois de quase 4 anos de operações na capital paulista.Agora,quem ocupa os 92,5 é a Iguatemi Prime,da Rede Mundial de Cominicações (a mesma da Kiss FM).
    A Mit FM continua por streaming na internet no mitfm.com.br,mas sem vinhetas ou identificação!Logo mais,ela será extinta na internet!
    O motivodo fim da rádio foi por causa da montadora Mitsubishi que enfrenta uma grave crise em sua história.Por isso,o contrato entre o Grupo Bandeirantes,a montadora e a Agencia África não foi renovado.
    A Mit Fm,era que nem a extinta Oi FM,tinha uma programação adulto comtemporaneo.
    Vai deixar saudades dessa rádio,que poucas como essa,sabe fazer uma ótima programação.

    ResponderExcluir
  12. MARCELO TU SABE ONDE FICA A SEDE DA PAN NO RIO?

    ResponderExcluir
  13. Falando em Grupo Bandeirantes, parece que a nova rádio irá operar no Rio pela 91,1 FM de Petrópolis.

    ResponderExcluir
  14. #FatoVerdade!O Grupo Bandeirantes de Comunicação vai operar os 91,1 FM da Musical FM(hoje Rede Aleluia),e a estreia será em abril!
    Apesar da saída da Rede Aleluia no dial 91,1 FM,a rádio do Edir Macedo pode ser captada pelo dial 105,1 daqui da capital do Rio de Janeiro.
    A 91,1 de Petrópolis deverá receber novos investimentos técnicos nas próximas semanas.Um dos investimentos será o aumento de potencia da rádio,que poderá ter uma ótima sintonia na Baixada Fluminense e na cidade do Rio.
    A notícia está aqui no tudoradio.com :http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=6959

    ResponderExcluir
  15. Samara,a sede da Jovem Pan fica na Avenida Presidente Vargas, 509 no Centro do RJ,fica ao lado do prédio 435 da JB FM!

    ResponderExcluir
  16. Qual a página oficial da Jovem Pan RJ no Facebook, que eu ainda não achei?

    ResponderExcluir
  17. Victor,a página da JP Rio no facebook,é esse aqui :http://www.facebook.com/JovempanRJ

    ResponderExcluir
  18. Podem comemorar galera!!!!Pontualmente ás 12:00 (horário de Brasília),a Jovem Pan 2 FM 102,9,é oficialmente inaugurada com a abertura do programa Pânico!!!!

    ResponderExcluir
  19. Matando a saudade da Jovem Pan no Rio!!!

    ResponderExcluir
  20. porraaaaa
    quem fica na Presidente Vargas, 509 é a MIX.
    a Pan é no 435.
    e esse face não é oficial da rádio, é de um mané ouvinte.
    esse Felipe Oliveira não dá uma dentro.

    ResponderExcluir
  21. Fora daqui essa rádio já esteve no Rio e não aprovou há que saudades da Rádio Cidade Antena 1 isso sim que eram Rádio de boa qualidade

    ResponderExcluir
  22. Já encarnou, graças!!
    Agora só falta dar um jeito nesse sinalzinho xexelento...

    ResponderExcluir
  23. Ja soube atraves de noticias que a radio que era da OI FM !! Agora tem o patrocinio do Bradesco , a qual passa-se a se chamar de Bradesco FM !! Tanto em radios do RJ e em SP !!

    ResponderExcluir
  24. Agora é só aguardar o aumento de potencia na 91,1 de Petrópolis para a chegada da futura Bradesco FM.

    ResponderExcluir
  25. Seguramente,
    A Rádio não recebe aumento de potência imediatamente, até pelo fato de já ter um bom limite, e pela própria demora do trâmite processual. Ela entra no ar com a potência atual, mas com uma mudança importante: Sai do antigo Teleférico da cidade, desativado e abandonado, e se muda para as torres das rádios no Morin, que além de estar em melhor posicionamento, ainda está praticamente 500 metros mais acima do antigo. Antenas de maior capacidade e ganho mais amplo, e um novo transmissor são necessidades urgentes.

    ResponderExcluir
  26. voltou para onde nunca deveria ter saido

    ResponderExcluir
  27. E a Rede Verão FM,emissora tapa buraco da extinta Oi FM (hoje web rádio) foi extinta na virada de sábado para domingo dia 01/04/2012,conforme notícia no tudoradio.com: http://tudoradio.com/noticias.php?noticia=7100
    Hoje,as emissoras componentes executam a programação de transição entre a Rede Verão e a Bradesco Rádio Esportes.
    E o site da Rádio Verão saiu do ar.O domínio virtual da Rede Verão está apontando para a “fan Page” da rede presente no Facebook: http://www.facebook.com/Radiodoverao

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos