Carregando...

Saiba tudo sobre o Apagão Analógico.


No dia 2 de dezembro de 2007, na cidade de São Paulo foi dado o inicio das transmissões do sinal digital em nosso país.
Naquela época era escassa as informações sobre TV Digital, talvez poderia ter algumas informações em algumas Comunidades do Orkut e inicialmente em fóruns da internet, uns dos mais antigos é o HDTV in Rio que está no ar desde de 4 de dezembro de 2007.

Com isso, no Brasil à fora começaram a surgir sites/blogs dedicados exclusivamente ao assuntos, uns dos mais conhecidos é CuritibaHD, escrito por Mateus Gabi, além do Rio TV News , Portal HDTV em Fortaleza, BrasilDTV, não esquecendo do site oficial da TV Digital no Brasil que é o DTV.ORG.BR e mais recentemente o InfoTV RJ escrito pelo Lorran Matheu, o grupo do Facebook TV Digital no Brasil, além de outros sites espalhados por aí.

Porém se não fosse esses sites especializados em TV Digital (sendo que muitos já nem publicam mais), praticamente não existiria informações sobre TV Digital, até porque sites que falam sobre TV, como por exemplo, R7, TV Foco, RD1, Tela Viva, UOL TV entre outros falam sobre o mundo da TV , masraramente quem dá uma informação sobre esse tipo de assunto é o Daniel Castro do Noticias da TV e o Ricardo Feltrin da Coluna Ooops.

Muito se fala de programação de TV, audiência, quem saiu e quem entrou no canal, o que houve na novela, mas não se fala sobre TV Digital; este mundo é muito segmentado, restrito, somente pessoas realmente interessadas procuram saber informações sobre isso.

O Apagão Analógico está próximo, a previsão que em 2016, a cidade de Rio Verde em Goias, seja a primeira a ter o sinal analógico desligado e pelo que parece a cidade ainda não está preparada, alias a cidade não ; as emissoras de TV não estão preparada para este grande fato que será realizado em nosso país, fato qual já houve em várias outros países como, Japão, Austrália e etc.

Quando se falam em sinal analógico e/ou digital, parece que você tá falando grego com as pessoas, pois elas pensam que sinal digital é colocar SKY, NET, ClaroTV, OI TV, GVT TV, mas não é, hoje em dia nem tanto, mas muitas dessas operadoras tem muitos canais em SD (Standard Definition), que é uma qualidade padrão de imagem, que não chega nem aos pés do sinal digital em high definition. Ainda tem pessoas que ainda tem coragem de colocar uma Gato NET e dizer que a imagem está uma maravilha, pode uma coisa dessa?

Esse tipo de coisa acontece porque deveria ser papel das emissoras de TV, informar aos seus telespectadores o que é TV Digital.
Nada de slogan, como Somos HD, Somos Digital igual a Rede Globo faz. Isso é bom? Sim, mas não deixa claro para os telespectadores leigos no assuntos o que é uma TV em alta definição, lembro que no inicio da TV Digital foi muito comum as pessoas trocarem seu televisores de tubo, pelas Telas de Plasma, mas muito ainda desconhecia como funcionava, houve casos de que a pessoas assistia uma imagem analógica e ficava decepcionada, porque a imagem da TV na loja era fantástica, mas em casa continua com aqueles chuviscos insuportáveis, só depois de uma conversa, com alguém que entendia do assunto as pessoas começaram a colocar a TV Digital em funcionamento perfeito.

Talvez você se pergunte, o que é sinal analógico? Sinal analógico é esse sinal com imagens fantasmas, chuvisco na tela e etc e isso já tem prazo determinado para ter um fim até porque é algo ultrapassado, então por isso esse sinal será desligado, para ficarmos somente com a TV Digital.

O que é preciso para ter um TV Digital ?

Uma TV não é uma coisa que a gente compra toda hora, quando se compra uma TV é um investimento, geralmente os aparelhos de TV ficam em torno de 10 a 20 anos na estante da sala, a não ser que pare de funcionar. Existe vários tipo de TV's Modernas, LCD, LED, Plasma, 3D, 4K, a maioria das TV Modernas já vem com conversor digital incluso, ou seja, ela já é preparada para receber o sinal digital.

Existem TVs de todos os preços, modelos e tamanho, mas mesmo que você ainda queira conservar aquela sua TV de Tubo, você não precisa jogar ela fora, ainda funcionará se você comprar para ela uma conversor digital externo, que é semelhante do que já vem incluso na TV Modernas, este tipo de aparelho gira em torno de R$ 100 á 150 reais. Esse aparelho é conectado como se fosse um aparelho de DVD, em televisores com entrada AV e/ou componente, se sua TV ainda possui entrada RF, aquele que parafusa os cabos, neste tipo de TV ela não funcionará, a não ser que tenha uma cabo especial e a TV tem a função AV.

Para captar o sinal é necessário de uma antena UHF, preferencialmente é utilizado antenas externas para melhor recepção do sinal, mas também existem antenas UHF's internas onde pode ficar mais aconchegante em sua casa.

Depois é só fazer a busca automática dos canais e para sua TV memorizar os canais disponíveis e pronto.
Hoje (02/11/2015), no Rio de Janeiro temos 15 canais digitais em funcionamento, então basta você seguir nossa dicas e aproveita o melhor da TV Digital, que o melhor de tudo é graça, totalmente gratuito, se te falarem que tem que botar uma TV por assinatura, não aceite de imediato, se for pra colocar uma SKY, por exemplo, só pra você, Globo, SBT e Record, não vale a pena você gastar dinheiro para assistir algo que é gratuito, mas nós não somos contra as TVs por assinatura, pois a TV por assinatura é para te dar mais opções e variedades de canais e não fazer você pagar por alguma coisa que você tem de graça


Esperamos ter ajudado.. Curta a fanpage do TVs do RJ

facebook.com/tvsdorj

TV 9119818620395065469

Postar um comentário

  1. Devia ter colocado, tem ATÉ 15 canais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, tem lugar que não pega não rsrs.

      Excluir
  2. O apagão de TV analógica em Rio Verde Goiás será em 27 de Novembro de 2015, portanto faltando menos de 30 dias.

    ResponderExcluir
  3. Wallace Lopes por favor corrija o texto.

    ResponderExcluir
  4. olha, mesmo em TVs muito antigas e possivel por um set top box, bastando pra isso comprar um modulador de RF canal 3 ou 4.

    ResponderExcluir
  5. AAaahhnnmm !! uma vez mostrei a um amigo meu ( e olha que nisso foi la em meados de 2010 ou 2011, nao me lembro mais ) o que realmente era uma emissora com imagem digital, esse meu amigo quase caiu pra tras com a qualidade da imagem. E ainda me indagou o pq do serviço de tvs pagas nao eram a mesma qualidade, e explicando a ele ( meio a grosso modo ), ele ficou de boqueaberta pela minha explicacao e disse que nem o cara tecnico da tv paga sabia disso e nem soube explicar a ele !!

    E digo mais hein...... Ate hoje ( e estamos em 2015 hein ), tem ainda muita gente que acha ainda que o sinal digital e vindo das tvs pagas !! Concordo com o texto, falta ainda muita, mas muita informacao ao publico !!

    ResponderExcluir
  6. Acho que as emissoras de tv deveriam massificar as informações sobre TV digital aberta e gratuita. Nem sempre qualidade quer dizer ter que desembolsar uma grana suada no final do mês. Se tivéssemos mais união,até mesmo por parte das emissoras,teríamos muito mais informação sobre o assunto. É algo que precisa ser divulgado,ser massificado,ser propagado.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares