Carregando...

RBI entra no ar no sinal digital no Rio



Na noite do dia 10/12/2015, entrou no ar pelo sinal digital, o canal RBI (Rede Brasileira de Informação) através do canal 10 VHF Físico (16.1 virtual).

Talvez você ache estranho de início essa entrada através do VHF Alto que são o canais entre 7 ao 13, que na teoria seria de prioridade aos canais públicos, como canais do Poder Executivo, da Educação, da Cultura e o Canal da Cidadania.
Ao menos que parte dos canais públicos prefira ocupar um endereço mais para cima do espectro radioelétrico.

Mas em Abril deste ano quando foi designado pelo governo os canais entre 7 e 13 VHF, algumas empresas privadas se interessaram por esse canais, principalmente canais que queiram instalar suas retransmissoras como no caso da RBI que tem sede em São Paulo e retransmite no Rio pelo canal 16 UHF. Existia proposta desse tipo para o Interior de Minas Gerais por exemplo, mas não aqui no Rio de Janeiro. Os canais do 7 ao 13 seriam de prioridade dos canais públicos, por causa de uma possível inviabilidade técnica, no caso de não ter onde alocar o canal segundo, informa o site Convergência Digital, que é uma coluna do UOL.

Segue abaixo a Portaria

PORTARIA No 1.581, DE 9 DE ABRIL DE 2015

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal, resolve:

Art. 1o A faixa compreendida entre as frequências 174 MHz a 216 MHz ("VHF Alto") será́ utilizada para a execução do serviço de radiodifusão de sons e imagens, em tecnologia digital, por consignações da União e outorgas integrantes dos sistemas de radiodifusão publico, privado e estatal.

Parágrafo único. Continuará a ser executado, nesta faixa, o serviço de radiodifusão de sons e imagens, em tecnologia analógica, apenas antes dos prazos fixados pela Portaria no 481, de 9 de julho de 2014.

Art. 2o Os canais criados pelo art. 13 do Decreto no 5.820, de 29 de junho de 2006, terão preferência no uso da faixa de VHF Alto nos municípios onde houver inviabilidade técnica de atribuição de outros canais utilizados para a execução do serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital.

§ 1o Antes do início de qualquer processo de outorga na faixa de VHF Alto em municípios com população superior a quinhentos mil habitantes ou outros a eles conurbados, o Ministério das Comunicações questionará formalmente a Anatel sobre a viabilidade técnica de que trata o caput.

§ 2o Caracterizada a inviabilidade técnica, o Ministério das Comunicações consignará todos os canais citados no caput antes do prosseguimento do novo processo de outorga na faixa de VHF Alto.

Art. 3o Respeitada a preferência de que trata o art. 2o, o Ministério das Comunicações realizará chamamentos públicos, por município, para mapear potenciais entidades interessadas em executar o serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital na faixa de VHF Alto.

§ 1o Concluído o chamamento público, o Ministério das Comunicações planejará as novas outorgas, em cada município, considerando o percentual de entidades interessadas em executar, na faixa de VHF Alto, os serviços de:

I - Radiodifusão de sons e imagens;

II - Radiodifusão de sons e imagens com finalidade exclusivamente educativa; e

III - Retransmissão de televisão - RTV.

§ 2o A resposta ao chamamento público de que trata o caput não configura qualquer direito adquirido ou preferência à nova outorga.

Art. 4o Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.


Com isso da entender que qualquer outra emissora que queira entrar nos canais entre 7 ao 13 VHF, o chamado VHF alto, é só pedir uma autorização, que talvez será outorgada sua concessão.

No EPG, aparece RBI HD, porém não existe nenhuma tipo de programação em alta definição.

O Rio de Janeiro é quarta cidade a receber o sinal digital da RBI e a primeira fora do estado de São Paulo, pois nas cidades de Bauru, Dracena, Lins e São Paulo, ele já usufruem do sinal digital da emissora.

Parece que a imagem que é disponibilizada é a mesma que se passa no satélite StarOne C3, que a mesma retransmitida para todas operadoras de TVs por assinatura no qual onde a RBI (antiga MIX TV) está disponível, ou seja, em SD.

A programação da emissora é dominada por conteúdos independentes como por exemplo o programa de televendas Veneno de Cobra e a retransmissão de alguns programa da Mega TV, canal de televendas que pertence ao Grupo Objetivo, os mesmo que são donos da RBI e MIX TV.

A RBI também exibe outros programas como Opinião Livre e Edição Saúde que são produzido pela TV UNIP, que é um canal que pertence a faculdade Universidade Paulista, que também é controlada pelo Grupo Objetivo, como havia dito; além de programas de televendas, a RBI exibe o chamado de tele evangelismo com por exemplo o programa, TV Verdade - O Caminho Antigo apresentado pelo Eli Soriano, que é um pastor que nasceu na Filipinas, além do programa Mudança de Vida com a Bispa Cléo Ribeiro, além dos programas da Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus, no qual o líder é o apóstolo Agenor Duque e sua esposa Bispa Ingrid Duque, que praticamente dominam a programação da emissora, principalmente pela madrugada e no início da manhã. O único programa que a RBI produz é um jornalístico chamado simplesmente de News, um jornal que não tem apresentador, onde a noticias são somente narradas e imagens da manchete passam na tela, somente para cumprir a lei que obriga que a emissora exiba pelo 5% de conteúdo informativo durante a programação, caso contrário, poderá ocorrer multa ou até a perdão da concessão



Curta nossa página no Facebook

facebook.com/tvsdorj
Região Metropolitana 6630471825496482405

Postar um comentário

  1. A minha Tv possui sintonia para VHF alto, bem como meu Set Top Box na minha Tv de tubo no quarto. Puxei a sintonia de ambos e nada. Sera necessario comprar uma antena para esse VHF alto ou a Pro-Eletronic que possuo resolve. Obrigadso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim consegui sintonizar! Aquelas antenas vhf antigas servem normalmente. Mas lembre-se de misturar os sinais das duas antenas.

      Excluir
  2. Em duque de caxias nada DO sinal

    Att leno

    ResponderExcluir
  3. No meu celular Optimus L40 nao consigo sintonizar o canal..

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
» Comentários "Anônimos" não serão aceitos e posteriormente apagados. Identifique-se com nome válido!
» Não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".
» Xingamentos e ofensas diretas não são tolerados, isso se aplica para todos os participantes do site.
» Todos os comentários são de total responsabilidade de quem as publicou, não refletindo necessariamente a opinião dos administradores e colaboradores deste site.

emo-but-icon

Página inicial item

Comentários recentes

Postagens Populares

Arquivos